sábado, 28 de fevereiro de 2015

21ª BNT Mercosul apresenta novidades

A 21ª edição  da BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turisticos, acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2015 e será marcada por importantes mudanças que atenderão as expectativas tanto de expositores quanto de visitantes.
A maior delas é a mudança do local da Feira de Negócios, que ocorria no Castelo das Nações no Beto Carrero World e passa ter como sede o Centreventos Itajaí (foto), um moderno complexo com 19.000 metros quadrados onde ocorrem importantes eventos em Santa Catarina. Conforme os organizadores da BNT Mercosul um local maior para a realização da feira já estava entre os pedidos dos expositores.
A mudança possibilitou a criação de Alamedas, onde novos segmentos serão apresentados aos visitantes, como festas típicas, roteiro de vinícolas e cervejarias, turismo marítimo, serviços e produtos para bares, hotéis e restaurantes e os melhores de viagem e turismo.
Uma das características da BNT Mercosul é a presença de público profissional, o que acontece graças às parcerias com operadoras de várias partes do Brasil e países do Mercosul e hotéis de Balneário Camboriú e Itajaí.  Na edição anterior foram mais de 6 mil profissionais nos dois dias do evento.

O Beto Carrero World parceiro da BNT Mercosul desde a primeira edição, continuará recebendo os agentes de viagens para a tradicional festa de encerramento e entrega da Premiação Campeão de Vendas aos seus principais clientes, além disso os inscritos terão acesso ao Parque bem como em outros atrativos da região.

Começa a busca pelos melhores do turismo

Já começou o processo de identificação dos destaques do setor turístico do Paraná, em 2014, que receberão o Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano. A partir dessa edição, a propósito, a premiação passa a ser uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da sua Câmara Empresarial de Turismo.
Na primeira etapa da consulta estão sendo coletadas e tabuladas sugestões de nomes apresentadas por entidades de classe com âmbito estadual (Abav, Abrajet, ABIH, Abrasel, Sindetur, Abraccef, Abeoc e federações dos convention bureaux e dos hostels) e pelas governanças regionais de turismo. Numa segunda fase, a partir de março, os mais indicados serão colocados em votação aberta ao público no site www.panoramadoturismo.com.br.
Concorrem ao prêmio, nessa edição, profissionais que se destacaram em 2014 nas seguintes áreas: meio de hospedagem, estabelecimento gastronômico de interesse turístico, agência de receptivo, agência de emissivo nacional, agência de emissivo internacional, instituição de formação e pesquisa em turismo, empresa de eventos, espaço de eventos, companhia aérea nacional, companhia aérea internacional, transportadora turística terrestre, guia de turismo, ente turístico, associativismo regional, divulgação turística, turismo cultural. O dirigente, gestor ou técnico mais lembrado do turismo paranaense receberá o troféu Top Tur.
Uma comissão julgadora irá acompanhar e referendar todo o processo de consulta e votação. Ela contará com três profissionais do segmento turístico de notório saber, dois jornalistas especializados no setor, um representante da Coordenação Regional de Turismo da Paraná Turismo, um representante do Instituto Panorama do Turismo e um representante da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-Paraná.

Para conhecer o regulamento da premiação basta acessar o endereço http://panoramadoturismo.com.br/regulamento2015.pdf. Na foto, o troféu criado pelo artista Luiz Gagliastri.

Nova Trento realiza a 1ª Vitrine Religiosa

A 1ª Vitrine Religiosa foi realizada no último final de semana no Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC). Além de poderem aproveitar as atrações do parque que aliam turismo convencional ao religioso, os visitantes puderam conhecer outros destinos turísticos que integram a região do Vale Sagrado Catarinense e participar de um congresso com palestras e exposições que discutiu formas de fortalecer o turismo religioso.
A 1ª Vitrine Religiosa  contou com mais de 40 expositores de produtos e serviços ligados ao turismo religioso que  apresentaram as atrações dos dez principais destinos religiosos de Santa Catarina e dos municípios do Vale do Rio Tijucas, conhecido como Vale Sagrado Catarinense.
O evento recebeu um público estimado em 10 mil visitantes entre eles empresários do setor, profissionais e estudantes de turismo, fieis e turistas. Paralelamente à feira foram realizadas atividades culturais e artísticas, além de um congresso para discutir formas de fortalecer o turismo religioso no Estado.
O evento foi coordenado pelo Sebrae/SC e faz parte do Projeto de Turismo Cultural Religioso do Vale do Rio Tijucas em parceria com a prefeitura de Nova Trento e os municípios de São João Batista, Canelinha, Tijucas, Brusque e Major Gercino além do GT Turismo Religioso de SC, SOL, Santur e MTur.


COCAL 2015 apresenta atividades paralelas

Tendências do mercado associativo, oportunidades que existem no mercado corporativo e capacitação do setor são assuntos a serem abordados no Encontro de Profissionais de Marketing de Destino e Eventos, que acontece no dia 7, no Costão do Santinho Resort (Espaço Açores), das 14 às 16h, em paralelo ao XXXII Congresso da COCAL – Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina.
A coordenação da mesa redonda será feita pelo Ministério do Turismo, tendo como participantes Toni Sando (São Paulo Convention), Ferdinando Lucena (João Pessoa Convention) e Ana Claudia Bitencourt (ABEOC Brasil).
Ainda no dia 5, antes da abertura oficial do Congresso, das 9h às 13h, também no Costão do Santinho, será realizada a oficina “DestinationNEXT”, uma promoção da COCAL e DMAI – Destination Marketing Association International.

Os objetivos da oficina DestinationNEXT incluem definir o estado atual da indústria de DMO (Destination Management Organization) e posição no mercado; Identificar as principais tendências e questões para o modelo DMOs ao longo dos próximos cinco anos e recomendar estratégias para tratar de questões específicas da indústria.

Quality Vila Velha completa 13 anos

O Quality Suites Vila Velha, empreendimento administrado pela Atlantica Qiality Vila Velha coHotels,completa 13 anos de atividades consolidando-se como o único hotel de rede na região, com uma taxa de ocupação média de 67%. “A demanda é fruto da localização estratégica, a apenas 20 minutos de Vitória (ES), o que atrai hóspedes que participam de eventos na capital e também do segmento deoffshore”, destaca o gerente geral Daniel Matoso.

Os bons resultados estimularam, no último ano, a realização de amplos investimentos na renovação e modernização dos 126 apartamentos. Foram efetuadas as trocas de chuveiros nas suítes de frente para o mar, o que garantiu uma maior coluna de água e ainda mais conforto para o hóspede no momento do banho. Além disso, foi efetuada a troca do ar-condicionado por modelos split de maior capacidade, mais silenciosos e modernos, e a colocação de lâmpadas dicroicas.

MGM Operadora no 21° Salão Paranaense de Turismo

A MGM Operadora participará na próxima semana do 21° Salão Paranaense de Turismo, evento promovido pela ABAV-PR. Durante os dias 6 e 7 de março, em Curitiba (PR), a equipe da Operadora estará atendendo os agentes de viagem e divulgando seus bloqueios aéreos e pacotes para 2015. Entre os destaques estão viagens para os feriados – Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho e Corpus Christi – para destinos nacionais, como Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), Natal (RN), Recife (PE), e outros. Para as férias de julho também entram na programação da MGM, com pacotes para roteiros nacionais e internacionais.

“A MGM tem mais de 17 anos de experiência no mercado e oferece serviços e pacotes personalizados para os agentes. Além disso, contamos com uma renomada lista de parceiros pelo mundo inteiro e acordos com companhias aéreas, que refletem diretamente na viagem do cliente final – ele tem a opção de escolher o melhor fornecedor e ter preços especiais, o que se torna um diferencial”, diz o diretor comercial da empresa, Arnaldo Levandowski.

Vivence Suites Hotel tem novo gerente geral

O Vivence Suítes Hotel (GO) anuncia a contratação de Paulo de Tarso Knabben Benedet como novo gerente geral do empreendimento. Formado em Direito, o executivo inicia as atividades encarando o desafio de elevar o padrão de atendimento, garantindo a satisfação e fidelização dos clientes.
Benedet acumula 28 anos de experiência no setor hoteleiro, tendo passado por grandes redes. Iniciou a carreira como cost controller no Sheraton Mofarrej Hotel & Towers, foi gerente geral do Slaviero Palace Hotel, sócio-diretor executivo da Juruá Viagens e Turismo, além de gerente geral e diretor operacional do Grand Hotel Rayon. Registra também uma atuação destacada na rede Blue Tree Hotel & Resorts, onde trabalhou como gerente geral da unidade de Curitiba, gerente regional sul e diretor de operações e de vendas.

O profissional já trabalhou ainda como diretor executivo do Roochelle Corporate Hotel e comandou a gerência geral do Hotel Internacional Termas do Gravatal, Gran Hotel Bittar de Brasília, Teju Açu Ecopousada e do Jardim Atlântico Beach Resort, onde foi responsável pela repaginação e reposicionamento do empreendimento. “Minha última passagem foi no The Sun Premium Resort, em Brasília, onde fui responsável por sua implantação e posteriormente assumi a gerência geral. Quero emprestar toda essa bagagem a serviço do Vivence Suítes Hotel”, ressalta.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Revista “Viagens & Eventos” lança sua 6ª edição

Já está circulando a sexta edição da revista “Viagens & Eventos”, com reportagens especiais sobre destinos turísticos e as últimas novidades sobre turismo, hotelaria, gastronomia, vinhos, aviação, negócios, feiras e eventos. Destaque nesta edição para matérias sobre o litoral catarinense, turismo náutico e pedagógico e destinos como Belém do Pará, Porto de Galinhas, Itá, Punta del Este, Mar del Plata, Cuba, Lima, Stonehege e outros. E ainda as dez cidades mais caras do mundo e os melhores hotéis do Brasil.

A revista “Viagens & Eventos” é trimestral e já se consolidou como uma das melhores publicações do setor, com circulação em todo o Brasil e países vizinhos. Sua edição impressa é distribuída em hotéis, pousadas, restaurantes, aeroportos, agências de viagens e órgãos oficiais de turismo e a edição on-line pode ser
lida através do site: www.issuu.com/viagenseeventos.


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Turismo de Minas lançará guia turístico do Estado

Conhecido como um Estado com inúmeros encantos, Minas Gerais possui expressiva riqueza cultural. Com diversas cidades históricas, o estado é berço de grandes monumentos, de belezas naturais e de uma extensa e variada culinária, o que torna Minas reconhecida em todo o país e também em terras estrangeiras. Com tantos atrativos, o Guia Turismo de Minas reunirá os mais variados roteiros de viagens para auxiliar os turistas. A iniciativa é uma das ações planejadas para comemorar os 10 anos do Turismo de Minas, principal mídia especializada do setor no estado.  
Destinado ao visitante, operadores e agentes de viagens e profissionais do setor, o Guia contará com um breve resumo da história do estado, cultura, gastronomia, artesanato, parques e eventos, além de informações úteis sobre Minas Gerais. Com base na classificação do Ministério do Turismo, serão apresentados 22 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional: Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei, Sete Lagoas, Santana do Riacho (Serra do Cipó), Poços de Caldas, São Lourenço, Juiz de Fora, Camanducaia (Monte Verde), Caxambu, Maria da Fé, Caeté, Araxá, Capitólio, Governador Valadares, Brumadinho, Itabira, Uberlândia, Ipatinga e Montes Claros. 
Para enriquecer o conteúdo, o material incluirá fotos, perfil das cidades, dicas, principais atrações, hotéis, pousadas e serviços. Já no quesito roteiros especiais, a publicação abordará os tópicos: Estrada Real, Cidades Históricas, Gastronomia, Cafés, Cachaças, Cervejas Artesanais, Parques, Trens, Monumentos Religiosos, Grutas, Águas, Furnas, Moda, Artes, Cachoeiras, Niemeyer, Aventura, Sul de Minas, Eventos e Negócios. 

O Guia Turismo de Minas estará disponível a partir de março, nas principais bancas e livrarias do Brasil, alguns pontos turísticos e no portal www.turismodeminas.com.br. A publicação conta com os apoios da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, do Instituto Estrada Real, da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, entre outros.  

Hotéis credenciados ao 21° Salão Paranaense de Turismo

A ABAV-PR firmou parceria com hotéis de Curitiba (PR) para receber os participantes do 21° Salão Paranaense de Turismo. Diversos empreendimentos hoteleiros da capital paranaense disponibilizam tarifas-acordos para o público de fora da cidade que se inscreve do evento. “Buscamos oferecer facilidades e mais comodidade aos nossos convidados e participantes, por isso, o apoio dos principais hotéis da cidade é fundamental para uma boa recepção aos inscritos, que também se tornam turistas em Curitiba”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

Os hotéis credenciados que contam com tarifa-acordo para os participantes do Salão Paranaense são: Hotel Harbor Saint Michel; Bristol Brasil 500; Bristol Centro Cívico Hotel; Bristol Portal do Iguaçú Hotel; Bristol Saint Emilion Hotel; Bristol Metropolitan Flat; Bristol Upper Residence; Dan Inn; Four Points Sheraton; Harbor Hotel Batel; Hotel Cwb Express; Deville Curitiba; Hotel Golden Star; Nacional Inn; Quality Hotel Curitiba; Radisson Hotel Curitiba; San Juan Executive; San Juan Royal; Slaviero Conceptual Palace; Slaviero Executive Batel; Slaviero Rockfeller; Slaviero Slim Centro; Slaviero Slim Alto da XV; Slaviero Suítes Curitiba Batel; Slaviero Slim Torres; Slaviero Suítes Curitiba Soho; L'a Venue Apart Hotel; Savoy; Estação Express; Soho Batel; Confiance Batel; Confiance Residence Inn; Confiance Inn Centro Cívico; San Martin e Tulip Inn Batel.

Festuris esteve presente na Fitur em Madrid

O Festuris – Feira de Turismo de Gramado, por meio de seu diretor, Eduardo Zorzanello, esteve participando da 35ª edição da Feira Internacional de Turismo - Fitur, uma das maiores feiras do setor no mundo, que aconteceu em Madrid, na Espanha, no final do mês de janeiro.
 A presença teve o objetivo de incluir o Festuris e consequentemente o Rio Grande do Sul e Gramado no trade turístico europeu e latino americano.
O diretor representou o País na oportunidade em encontro com membros afiliados da Organização Mundial do Turismo (OMT), onde divulgou as ações promocionais de 2015 e participou de reunião com o Diretor Executivo da entidade, Márcio Favilla, tratando sobre as novidades do Festuris 2015.
“Esta é uma oportunidade única para buscar a aproximação do evento com seus mercados prioritários e, além disso, captar novos parceiros, para manter em ascendência a internacionalização do Festuris e mostrar assim a força da América do Sul para este setor”, ressaltou Eduardo.
Durante a Fitur, Eduardo Zorzanello também participou da entrega do Prêmio Sílvia Zorzanello, que ocorreu junto a programação oficial do evento e homenageou o  operador e empresário brasileiro Roberto Silva, da Sanchat Tour.
O troféu foi criado há quatro anos pelo Grupo Excelências, Media Partner da Fitur, em homenagem a esta empreendedora cujo trabalho com sua sócia Marta Rossi levou o produto Brasil pelo mundo e consolidou o Festuris como a principal feira em resultados de negócios turísticos da América Latina.
Em sua 35ª edição, a Feira Internacional de Turismo (Fitur) abriu a temporada das grandes feiras internacionais de turismo da Europa. Considerado o maior evento de turismo dos países de língua latina, contou com  mais de 9,4 mil 9.400 empresas representadas e 690 expositores de 165 países diretos, um avanço de 12%.  A área de exposição também foi ampliada em 5%. Durante os cinco dias de feira, o impacto da atividade deste volume de empresas e visitantes foi estimado em 200 milhões de euros em receitas na cidade de Madrid.

ABAV comemora o sucesso do Projeto Liga

A Associação Brasileira de Agências de Viagens - ABAV-SP informa que o "Projeto Liga - Mercado de Turismo" obteve pleno êxito; pois além de fortalecer o desfile das Escolas de Samba em São Paulo como um atrativo turístico, ampliou oportunidades de negócios para o setor como um todo.
A iniciativa deverá ser mantida nos mesmos moldes em 2016, com a provável antecipação do prazo para a compra dos ingressos colocados a disposição do mercado de turismo; uma vez que neste ano já existem filas de espera e até foram recusadas demandas de última hora. "O mais importante é que o Carnaval de São Paulo agora conta no Sambódromo com setores reservados com exclusividade ao mercado do turismo e, com isso, a cidade de São Paulo também amplia a visibilidade dos atrativos artísticos e culturais que possui", avalia Constantino Karacostas, presidente da ABAV-SP.

De acordo com o dirigente, além de estar consolidada como o principal pólo emissivo e receptivo do país em viagens corporativas, São Paulo também possui oferta turística de lazer e cultural competitiva, "capaz de atender as necessidades e de superar as expectativas dos mais exigentes viajantes brasileiros e estrangeiros, de todos os segmentos e nichos de mercado", conclui.
Porto de Galinhas conquista mais um reconhecimento internacional. O destino foi eleito um dos dez lugares mais bonitos do Brasil para viajar pelo GlobalGrasshopper, portal britânico especializado em dicas para viajantes independentes. A seleção foi feita pela blogueira sueca Sandra Svensson, que passou dois meses e meio viajando pelo País.
“Para a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), fazer parte desta seleção, além de nos proporcionar uma visibilidade extraordinária, nos traz a sensação de reconhecimento pelo trabalho realizado durante todo esse tempo. É Porto de Galinhas, mais uma vez, em destaque no cenário mundial”, ressalta o presidente da entidade, Otaviano Maroja.
Sandra Svensson destacou que as belas e variadas paisagens fazem do País um destino interessante que vale a pena conhecer. Apaixonada por explorar novos lugares e culturas, ela ainda ressalta que “Porto de Galinhas foi eleita a Melhor Praia do Brasil por dez vezes seguidas pelos leitores da revista brasileira Viagem & Turismo. Até a década de 70 era uma aldeia isolada de pescadores, que agora é acessível a qualquer pessoa que procura relaxar e desfrutar das praias incríveis que a região tem para oferecer”.
Para a blogueira, a prática do mergulho é uma obrigação. Ela ainda menciona a impressionante seleção de peixes coloridos que pode ser encontrada no passeio pelas piscinas naturais. “Outras atividades incluem esportes aquáticos, passeios a cavalo,trekking, capoeira e muito mais”, finaliza. Recentemente Sandra Svensson deixou sua vida na Suécia para se tornar uma viajante em tempo integral.
A lista dos Top 10  é completada por Rio de Janeiro, Lençóis Maranhenses, Salvador, Chapada Diamantina, Jericoacoara, Ilha Grande, Fernando de Noronha, Cataratas do Iguaçu e Pantanal. (Notícia publicada na revista Viagens & Eventos).