terça-feira, 30 de junho de 2015

Lummertz fala sobre os desafios do turismo

Durante Almoço-Debate do LIDE, Grupo de Líderes Empresariais de Santa Catarina, no Hotel Majestic, em Florianópolis, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, falou sobre “O turismo como elemento de integração da América do Sul”. Na ocasião ele lembrou que “pelo terceiro ano consecutivo o Brasil se coloca em primeiro lugar no mundo como um país com grande potencial paisagístico. A vocação natural para o turismo é notável, e é responsável por movimentar também a economia catarinense, quinto Estado que mais recebe estrangeiros no país. Mas o Brasil ainda esbarra na política e na dificuldade de empreender, ocupando a 135ª posição de um total de 140 países nas dificuldades para tocar negócios. Para montar empresas, a burocracia vai além e deixa o país em 137º lugar”. Para ele, é preciso que o turismo receba mais investimentos, mas também seja valorizado além de sua vocação natural, que são suas belas paisagens.

BNT promove rodadas de negócios no Mercosul

Depois do sucesso da 21ª BNT Mercosul – edição Brasil (Bolsa de Negócios Turísticos) o evento chega no Peru e no Chile pelo 8º ano consecutivo, em formato de rodadas de negócios/workshops. Trata-se de uma iniciativa exclusiva para comercializar produtos e serviços turísticos brasileiros com importantes polos emissores ao Brasil. A primeira parte do evento acontecerá no dia 20 de outubro na capital chilena, em seguida, no dia 23 de outubro, os expositores partem para o Peru. A expectativa é que cerca de 250 importantes agentes de viagens e operadores participem de cada evento para visitar 50 mesas de negócios de empresas e destinos turísticos do Brasil.
Nos dois workshops são esperados cerca de 500 operadores e agentes de viagens para contatos comerciais e negócios com representantes de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros em Santiago e Lima. Meios de hospedagem, empresas de receptivo, locadoras de veículos, parques e atrações além de destinos e órgãos de turismo são alguns segmentos que participam da exposição.

Trata-se de um período estratégico para a realização dos eventos já é um momento em que os profissionais da área estão estruturando seus pacotes turísticos para a próxima temporada de verão (2015/2016). Outras vantagens na realização de workshops como esses é a redução de custos em viagens isoladas e principalmente com relação ao tempo, já que será possível realizar em dois dias cerca de 500 contatos comerciais.

Dom Capudi recebe reconhecimento internacional

A Pousada Dom Capudi, estabelecimento localizado em Bombinhas (SC), recebeu, pela terceira vez consecutiva, o certificado de excelência da TripAdvisor, maior site de viagens do mundo. O selo é dado somente a estabelecimentos que alcançam constantemente as qualificações máximas nas avaliações dos hóspedes por um período de pelo menos um ano. Apenas 10% dos negócios listados no TripAdvisor recebem o reconhecimento. A pousada integra a Cadeia de Hotéis Associados (CHA), rede de gestão hoteleira que atua na operação de hotéis familiares e independentes. 
O estabelecimento é ideal para quem procura relaxar em meio à natureza. Bombinhas é muito procurada por adeptos de mergulho, principalmente a região da Ilha do Arvoredo, um dos melhores pontos para a prática dessa atividade no Brasil. “É uma grande honra para a Pousada Dom Capudi receber o selo, principalmente por tratar-se de uma avaliação realizada pelo próprio hóspede, que pontua a qualidade do nosso atendimento. Aos hóspedes devemos o maior agradecimento. Parabéns para a nossa incansável equipe de trabalho que, unida e comprometida, mantém a qualidade dos serviços, uma das prioridades da rede”, elogia o gerente do estabelecimento, Sandro Rancheski. 

A pousada catarinense já coleciona diversas premiações, especialmente devido ao seu cuidado com o meio ambiente. Entre elas, foi considerada a “melhor hospedagem com práticas sustentáveis do Brasil” pelo Guia Quatro Rodas em 2010, e foi selecionada entre os “10 hotéis mais sustentáveis do país” pelo portal Eco Hospedagem em 2013.  

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Novo Secretário Nacional de Políticas do Turismo

A Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, do Ministério do Turismo, definiu o substituto de Vinicius Lummertz no cargo. Trata-se de Raimundo Coimbra Junior (foto), ex-deputado federal pelo PMDB-TO. A nomeação foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira.
Junior Coimbra, como é conhecido, será o braço direito do ministro Henrique Eduardo Alves e terá a responsabilidade de dar continuidade às ações de Lummertz, que assumiu a presidência da Embratur, e teve sua gestão elogiada pelo trade nacional. Ele assume a secretaria da pasta em um momento desafiador, com a aproximação das Olimpíadas de 2016, do Rio de Janeiro. A indicação do novo secretário da pasta contou com grande apoio dos parlamentares da bancada do PMDB. 

Indomit Vila do Farol vai movimentar Bombinhas

Com 700 atletas confirmados e faltando menos de dois meses para o evento, as inscrições para a 7ª edição da Vila do Farol Indomit Bombinhas seguem superando as expectativas dos organizadores. O grande encontro trail, presente nos principais calendários internacionais, será realizado no dia 15 de agosto e já conta com indomáveis de 17 Estados do Brasil, além de representantes de outros países. Uma grata surpresa foi a grande procura na modalidade 42Km revezamento em duplas demonstrando que um dos grandes destaques do evento é o de promover a confraternização.
O cenário escolhido pela sétima vez é a paradisíaca cidade de Bombinhas, eleita pelo site Trip Advisor como umas das 20 praias mais belas do mundo, brindando aos seus participantes um percurso desafiador com um mix de trilhas, praias, estradas de terra além do icônico costão. “Um desafio cheio de novas emoções. Foi a minha primeira prova trail… com momentos de superação, fascinação pela exuberante paisagem e companheirismo por parte dos participantes. Show de bola!”, afirmou o corredor Márcio Miguel Tavares em referência à última edição. Outro atleta, Ricardo Soares de Lima, disse ainda ao referir-se à parte técnica da prova que “é  desafiadora, por suas subidas e descidas que requer uma atenção redobrada, pelo grau de dificuldade. Como já é minha terceira participação, digo que aprendo a cada edição que participo. Única.” 

Os participantes podem escolher entre as modalidades 42Km individual, 42Km por equipe (aonde cada atleta corre 21Km) e ainda o 12Km, especialmente para os atletas que estão iniciando em corridas trail running. No domingo, dia 16, é esperado um colorido todo especial para a garotada na Indomit Kids, destinada para crianças de 4 a 15 anos, para assim fechar o evento com chave de ouro.

Ouro Preto realiza o seu Festival de Turismo

O cenário não poderia ser mais atraente. Caracterizada pelas ruas de paralelepípedo e pela arquitetura barroca, entre museus e casarios, chafarizes e oratórios, museus e igrejas, esta cidade esconde em cada canto a diversidade histórica da colonização .
Ouro Preto, antiga Vila Rica , considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerias , é a cidade das nuances,  da arte de  Aleijadinho, da Inconfidência Mineira,  de Tiradentes , da Escola de Minas e da UFOP,  de  Carlos Bracher e de tantos outros artistas e artesãos espalhados pelos seus becos e vielas.  Eleita pela UNESCO  como Patrimônio Mundial da Humanidade e tombada nacionalmente para amparar as tradições culturais e manter viva  em sua memória fatos históricos do Brasil,  Ouro Preto não se conta, se visita, se descobre , se vivencia...
Com o apoio governamental da Prefeitura Municipal de  Ouro Preto e vários parceiros estratégicos do trade, este  evento é uma promoção da ABAV-MG ( Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais) e como realizadora a FIRE Assessoria de Eventos, será  realizado de 15 a 17 de  outubro de 2015 o  Festival de Turismo Ouro Preto, no Centro de  Artes e Convenções da UFOP, que é uma atração turística à parte. 

Segundo o empresário e realizador do evento, Sr. Alexandre Araújo,este evento promete ser o maior e mais arrojado do setor nas terras  mineiras   e tem o objetivo  de promover  possibilidades  de negócios, se tornando referência  nacional em evento de turismo. Além das mostras de turismo com o intuito de divulgar roteiros e circuitos nacionais e internacionais  com stands de operadoras, parques temáticos,  circuitos gastronômicos , hotéis, resorts ,  navios, companhias  aéreas, e tudo mais que envolve uma boa viagem , serão oferecidas aos agentes , palestras e workshops e  as visitas de familiarização por maravilhosos destinos.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Florianópolis vai ganhar dois novos hotéis Marriott

Florianópolisvai ganhar dois hotéis da rede Marriott. O primeiro já está sendo erguido num dos 
terrenos mais valorizados da ilha, na Avenida Beira-Mar Norte, perto dos maiores concorrentes. 
A bandeira escolhida para a operação será a AC by Marriott, marca de luxo com uma pegada mais
high tech. O hotel terá 175 quartos quando pronto.

O segundo hotel será um Fairfield Inn a ser erguido na Presidente Kennedy, no município vizinho 
de São José. A previsão é de que este hotel tenha 124 quartos. A rede Marriott vem aumentando 
de forma agressiva sua presença no Brasil.

Rio do Sul terá Festival Sabores & Tradições

A cidade catarinense de Rio do Sul terá, entre os dias 1º e 4 de outubro, o Festival Sabores & Tradições, que vai ser realizado no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, no bairro Canta Galo. O evento vai reunir as tradições alemã, italiana e regional, mistura que reflete a colonização miscigenada do Alto Vale do Itajaí.
“Será uma festa diferente de tudo o que já foi feito no município”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Empreendedorismo de Rio do Sul, Marco Aurélio Rosar, que destaca a diversidade de atrações do evento. O público poderá conferir, por exemplo, gastronomia típica, festivais food truck e de cervejas artesanais, apresentações culturais, shows regionais e nacionais, eleição de rainhas, costelada de chão e cavalgada.

A Secretaria já se reuniu com entidades de tradições italiana, alemã e tradicionalista que apoiaram a iniciativa e confirmaram a participação. “Vamos discutir para formatar este evento que terá uma parte beneficente”, disse Rosar.

Definida a programação da 22ª Festitália

Separe uma máscara, o paladar e reserve a agenda para prestigiar a 22ª Festitália, que será realizada de 10 a 19 de julho no Parque Vila Germânica. Maior festa italiana de Santa Catarina terá Carnaval Italiano, apresentações culturais e banda internacional. Além das opções gastronômicas e do Carnaval, o público também vai poder conferir diversas atrações, entre grupos de danças folclóricas, canto, bandas locais, estaduais e até mesmo internacional, como a italiana “Ondarmonica”. A abertura da maior festa italiana do Estado será com a catarinense Vecchio Scarpone, considerada uma das melhores do Brasil no gênero. A 22ª Festitália  é uma realização do Circolo Italiano di Blumenau, com apoio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Blumenau e Vila Germânica. A expectativa da organização é que 60 mil pessoas passem pela festa. A programação completa do evento está disponível no site www.circoloitalianodiblumenau.com.br.

Plaza Itapema reúne autoridades do turismo

O presidente da Santur (órgão oficial de turismo de Santa Catarina) Valdir Walendovsky; a presidente da ABAV-SC Ely Silveira; o prefeito de Itapema Rodrigo Costa e outros representantes de Secretarias de Turismo, associações, entidades de classe e clubes do Estado estiveram presentes na quarta-feira, dia 10 de junho, no Plaza Itapema Resort e SPA para um café da manhã de troca de ideias e para conhecerem o novo espaço gastronômico do resort.  Na ocasião, foram recepcionados pelo gerente geral Carlos Higgie e presenteados com apresentação cultural do grupo Tropeiros do Litoral, já que um dos compromissos do resort é promover atrações ligadas à cultura e ao folclore da região.

 O espaço gastronômico agradou os convidados através do amplo espaço e da decoração com objetos que remetem às tradições luso-açorianas. É aberto tanto aos hóspedes quanto ao público em geral e é mais uma opção do resort para a realização de eventos sociais e corporativos.

Conselho Consultivo da OMT aprova filiação da ABAV

A Organização Mundial de Turismo (OMT) formalizou durante 100ª Sessão realizada em Rovinj, na Croácia, a aprovação da ABAV Nacional como mais nova afiliada. A deliberação do conselho consultivo será ratificada na Assembleia-geral da entidade que acontecerá em setembro, na cidade de Medellín, na Colômbia. A deferência é concedida após análise acurada que a OMT faz entre as entidades mais representativas do setor em todo o mundo.
"Ingressar nessa lista seleta de entidades reconhecidas pela contribuição em prol do turismo é uma grande honra para a ABAV. Denota confiança em nossa atuação  e empenho colaborativo na criação de um setor mais ético, responsável e capaz de gerar e distribuir riquezas", declara o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. 

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é a Agência das Nações Unidas (ONU) responsável pela promoção do turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Atua como fórum global condutor de crescimento econômico e disseminador de conhecimento prático sobre o turismo junto às comunidades internacionais.

Dono da Azul vence a disputa pela TAP

O consórcio integrado pelo empresário David Neeleman, dono da companhia aérea brasileira Azul, venceu o processo de privatização da companhia aérea portuguesa TAP. O resultado foi anunciado no dia 11 de junho pelo governo de Portugal. O grupo de Neeleman propôs um desembolso mínimo de 354 milhões de euros por 61% da TAP, mas o valor pode chegar a 488 milhões de euros, dependendo do resultado financeiro da companhia neste ano. Como parte do negócio, assume as dívidas da companhia, que somam cerca de 1 bilhão de euros.

Itajaí terá festival gastronômico em agosto

Este ano acontecerá a primeira edição do “Porto de Sabores”, festival gastronômico de Itajaí. O evento de dar água na boca será realizado entre 14 e 30 de agosto. Semelhante ao festival de Balneário Camboriú, que entra em sua 6ª edição, o festival de Itajaí também terá um menu completo por até R$ 39,90 por pessoa. Nada menos que 36 restaurantes instalados na Beira Rio e nas praias de Cabeçudas e Brava irão oferecer cada um o seu prato especial durante o período do festival, com entrada, prato principal e sobremesa. O festival faz parte do projeto de revitalização da Via Gastronômica, Beira Mar e Beira Rio de Itajaí em uma parceria da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com o Sebrae. A expectativa é que o festival entre na programação do município e aconteça todos os anos no mês de agosto, período de queda no movimento do setor.

Assunção será sede da Fitpar 2015 em outubro

A Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2015) será realizada nos dias 8, 9 e 10 de outubro, no Centro de Convenções Mariscal López, em Assunção (foto). Será a vigésima edição do evento, que é um dos mais importantes do segmento na América do Sul. Durante três dias, a capital paraguaia se transformará no centro das atenções de todos os profissionais de turismo do Mercosul que procuram realizar negócios e alianças com destinos de todo o mundo. A organização da Fitpar está a cargo da Associação Paraguaia de Agências de Viagens e Empresas de Turismo (Asatur), com apoio da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai (Senat).


segunda-feira, 8 de junho de 2015

Porto Belo participa de missão internacional

Comerciantes, empresários e gestores de Porto Belo, Bombinhas e Itapema participam, a partir desta segunda-feira, 8, de missão empresarial internacional, organizada pelo Sebrae/SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O intercâmbio, viabilizado pelo projeto "Fortalecimento do Turismo e Sol e Praia da Costa Esmeralda"  contará com visitas técnicas em Portugal e Espanha. Os integrantes da comitiva terão a oportunidade de conhecer experiências, iniciativas e ações de promoção do turismo e comércio que possam ser absorvidas e aplicadas para o desenvolvimento da Costa Esmeralda.
O projeto "Fortalecimento do Turismo e Sol e Praia da Costa Esmeralda" foi criado para posicionar a região da Costa Esmeralda como destino turístico, por meio da gestão sustentável, diversificação, aumento da demanda turística, inovação dos produtos oferecidos e estímulo ao empreendedorismo. 
O roteiro proposto nesta missão é de percorrer parte da costa litorânea Européia, nos países de Portugal e Espanha,  tendo como base a visitação nas cidades e praias com influência regional. De acordo com o Presidente da Fumtur, Claudio Souza, a ideia é que comerciantes e gestores consigam identificar projetos de sucesso nas cidades visitadas e que possam ser colocados em prática na Costa Esmeralda. "Teremos a oportunidade de trocar informações. Saber o que dá certo ou errado. Assim, tanto o gestor público quanto o empresário poderá colocar em prática novos projetos, produtos e serviços para atrair visitantes", explicou.
O prefeito Evaldo Guerreiro destaca que a parceria com o Sebrae tem rendido bons frutos para Porto Belo. "Hoje, o Poder Público já conseguiu estabelecer um calendário de eventos para amenizar a sazonalidade. São vários eventos feitos em parceria com a iniciativa privada e comunidade. E isso só foi possível graças a qualificação feita em parceria com o Sebrae", ressaltou. 
A empresária Marilene Linhares explica que a participação trará resultados ao município em breve. "Acho importantíssima a participação dos empresários de Porto Belo em missões empresariais, trocando experiências e absorvendo novas ideias. Este é um processo necessário para o município, mesmo sendo de resultados a médio e longo prazo", avaliou.
A programação técnica proporciona aos participantes observarem os seguintes temas, além do desenvolvimento do Turismo de Sol e Praia: Turismo Náutico e de Eventos, bem como o desenvolvimento econômico dos segmentos hoteleiro, gastronômico, comércio varejista, gestão ambiental e Gestão Pública. Participam desta missão empresarial vinte e três pessoas, entre gestores, técnicos, empresários e vereadores.  O Legislativo de Porto Belo é representado pelo presidente, Jonas Amadeu Raulino, e pelo vereador João Mendes, que integra a comissão de Turismo.


Divulgada a data do 22º Salão Paranaense de Turismo

O 22º Salão Paranaense de Turismo, evento promovido pela ABAV-PR, já tem data marcada para 2016: nos dias 3, 4 e 5 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). Um dos principais encontros do turismo do sul do país, chega a sua 22ª edição. “A data já foi definida e a partir de agora a diretoria da entidade começa a intensificar os trabalhos para a realização do evento e a elaboração de um Salão mais robusto e estruturado. Como na edição passada, queremos trazer novidades e expositores inéditos para Curitiba”, relata o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.

sábado, 6 de junho de 2015

Lummertz assume a Embratur com muitos desafios

Vinicius Renê Lummertz Silva assumiu no último dia 2 de junho a presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Ele deixou o cargo de secretário nacional de Políticas de Turismo para substituir Vicente José de Lima Neto, que estava no comando da autarquia desde março do ano passado.
Lummertz é bacharel em Ciência Política pela Universidade Americana de Paris, com pós-graduação no exterior. Já foi Secretário de Turismo de Florianópolis e de Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina.
Nos quase três anos no Ministério do Turismo, Lummertz liderou o processo de elaboração do Plano de Marketing Nacional, participou do debate sobre o trabalho intermitente, a terceirização e a simplificação dos marcos regulatórios e processos de formalização das empresas. Seu empenho ajudou a transformar o setor em um dos principais vetores do desenvolvimento econômico brasileiro. À frente da Secretaria de Políticas coordenou, ainda, o Plano Nacional do Turismo, um documento referência para o setor produtivo e gestores, e sempre alardeou o potencial turístico do país.
“Lummertz deixou um legado consistente para o Turismo e se empenhou diariamente em inovar o setor, unindo forças de empresários e órgãos públicos. Agora tem uma grande missão pela frente. Temos que modernizar nossa Embratur para posicionar o Brasil como um dos melhores destinos do mundo”, disse Henrique Alves, ministro do Turismo.
Uma de suas maiores convicções é de que o turismo pode se desenvolver – e muito – apoiado nas riquezas naturais. Afinal, de acordo com Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um entre 141 países pesquisados quando o tema é o patrimônio natural. “Os 69 parques nacionais recebem apenas 7,4 milhões de visitantes por ano, enquanto os parques americanos recebem 280 milhões de pessoas”, disse Lummertz.

Um dos primeiros desafios de Lummertz à frente da Embratur será a modernização do modelo de gestão da autarquia, uma orientação do ministro Henrique Alves para deixar o órgão mais atuante e ágil. A ideia é que essa mudança possibilite uma estratégia mais agressiva de marketing para as ações de promoção internacional

29° Encatho & Exprotel supera expectativas

A 29ª edição do Encatho (Encontro Catarinense de Hoteleiros) & Exprotel (Exposição de Produtos para Hotéis), realizado em Florianópolis, superou as mais otimistas expectativas. Foram quatro dias de qualificação profissional, troca de experiências e conhecimento sobre as inovações e perspectivas da hotelaria e do turismo, além de prospecções e negócios na feira de produtos e serviços. A avaliação da maioria dos expositores foi positiva. Mais de 90% dos entrevistados afirmaram que pretendem voltar em 2016 e, comparado com 2014, os principais elogios foram para a estrutura da feira, público, organização e divulgação.

O diretor-presidente da ABIH-SC, Samuel Koch, avalia o evento deste ano como um grande passo para a concretização do sonho da entidade em tornar o Encatho & Exprotel um evento de cunho nacional. “Hoje somos o maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil. Nossa meta é sermos um dos maiores do País”, afirma Koch.

Expo Internacional da ABAV terá novidades

Estão a todo vapor os preparativos para a 43ª da ABAV – Expo Internacional de Turismo, que será realizada de 24 a 26 de setembro no Parque Anhembi, em São Paulo. Entre algumas das mudanças já estabelecidas pela organização estão e data e o formato da feira, que volta a ser dedicada com exclusividade ao mercado profissional. “Apesar dos excelentes resultados da edição anterior, identificamos alguns aspectos da formatação da feira que precisamos avaliar com mais assertividade, e é nisso que trabalharemos nos próximos meses”, antecipa o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo. Confirmada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista, e com a data agendada para o período de 24 a 26 de setembro – quinta-feira a sábado, desta vez, e não mais de quarta a sexta-feira, como em anos anteriores -, a ABAV Nacional atende a uma reivindicação dos agentes de viagens que encontram dificuldade em visitar a feira em dias úteis. Muda também o horário, que passa a ser fixado, das 12h às 20h, também visando dar maior flexibilidade à visitação dos profissionais. 

Porto de Galinhas Convention elege nova diretoria

Constituído em dezembro do ano passado, o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (PGCVB) anuncia Brenda Silveira (foto) como nova diretora executiva. A profissional acumula cerca de 12 anos de experiência no segmento turístico.
“A chegada de Brenda é determinante para delinear um amplo planejamento estratégico para a entidade e alavancar o processo de capitalização de parcerias público-privadas”, argumenta o presidente do Conselho de Administração, Otaviano Maroja.
A executiva é graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e possui MBA de Marketing pelo Cedepe Business School. Iniciou sua trajetória profissional no Recife Convention & Visitors Bureau na área de capacitação e, posteriormente, foi promovida a gerente de relacionamento e visitors. Permaneceu na entidade entre 2003 e 2008, até assumir a gerência de marketing da rede Pontes Hotéis & Resorts (PE).
“Em um primeiro momento, teremos como atribuição definir as diretrizes estratégicas e alinhar o processo de formação dos associados-mantenedores, entre os quais já estão 46 organizações ligadas à atividade turística no destino. Vamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido no segmento de turismo de lazer e direcionar nossos esforços também para eventos e negócios”, ressalta Brenda.
Entre as primeiras ações do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau está a criação da Contribuição Turística e Ambiental (COTA), com implementação a partir deste mês de abril. Trata-se de uma contribuição facultativa a ser aplicada pelos empreendimentos hoteleiros aos hóspedes, com valores simbólicos de R$ 1 a R$ 4. Parte desses recursos será revertida para projetos de sustentabilidade em Porto de Galinhas e o restante será utilizado na estruturação e execução de ações no destino.

Brenda também trabalhará com parcerias para massificar ações de promoção do destino em esfera nacional e no Exterior. “Para isto, já iniciamos o processo de elaboração de uma campanha de marketing de Porto de Galinhas, que contemplará uma nova logomarca e materiais de apresentação”, antecipa.

Ribeirão Preto sedia em agosto a 19ª Avirrp

A 19ª edição da Avirrp será nos dias 1 e 15 de agosto, no Centro de Eventos Taiwan, em Ribeirão Preto (SP). O evento foi criado pela Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região no ano de 1997 e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Um dos pólos mais importantes nos mais variados setores da economia brasileira, Ribeirão Preto também acabou se despontando como um dos mais expoentes emissores nacionais de turistas para todos os lugares do mundo. A feira de negócios ocupa um espaço de mais de 6 mil m² e movimenta toda a estrutura turística e econômica da cidade, mas seu avanço vai além, pois gera inúmeras oportunidades de negócios entre expositores, agentes de viagens e profissionais diretos e indiretos do turismo nacional e internacional. Em 2014 a Avirrp recebeu 4.197 agentes de viagens. O público total foi de 5.992 pessoas, incluindo 1.558 expositores e 237 staff. 

Fitpar será em outubro na capital do Paraguai

A Feira Internacional de Turismo do Paraguai - Fitpar 2015 - será realizada de 8 a 10 de outubro deste ano no Centro de Convenções Mariscal Lopez, em Assunção, capital do Paraguai (foto). Em sua décima segunda edição, a Fitpar é a mais importante Feira Internacional de Turismo do Paraguai e um dos mais prestigiados eventos da América do Sul.

5ª Fimtur Business acontece na Serra Gaúcha

A cidade gaúcha de Bento Gonçalves (foto) será sede da 5ª Fimtur Business Serra Gaúcha, no período de 30 de agosto a 4 de setembro deste ano. A Fimtur (Feira Interestadual Móvel de Turismo) proporciona em seus workshops de um dia em cada uma das cidades de seus roteiros, contatos de seus expositores (operadoras, hotéis, companhias. aéreas, órgãos oficiais e Secretarias de Turismo), exclusivamente com agentes de viagens, de forma ágil, produtiva e a baixo custo, mantendo e ampliando o potencial de vendas / divulgação / negócios das empresas expositoras. A Fimtur realiza seus eventos desde 1991, e já completou 858 apresentações por todo o Brasil, com apresentações nas regiões Centro Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. 

Equipotel 2015 mostra novidades para hoteleiros

Mais do que uma feira de exposição de produtos e serviços que atenda  todos os segmentos do mercado hoteleiro, a Equipotel 2015 oferece o ambiente de negócios mais propício para os empresários do setor. O evento também serve de base para lançamentos importantes para muitas empresas. Com 53 anos de existência, a Equipotel é o ponto de encontro do setor de hospitalidade, alimentação e serviços da América Latina. Figurando entre as cinco maiores do mundo no setor, é um grande incentivador de negócios e relacionamento entre visitantes e expositores. Na edição 2015, que acontece de 14 a 17 de setembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, serão 60 mil m² e mais de 700 empresas expositoras, com 1.500 marcas nacionais e internacionais.