domingo, 27 de setembro de 2015

ABAV Expo 2015 atinge os seus objetivos

A 43ª ABAV Expo, realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, contou com 32.176 visitantes, uma média de 10.725 por dia nos três dias de eventos.
Foram 3.121 marcas expositoras espalhadas em 304 estandes. O número de hosted buyers foi de 1.137. No ano anterior a média foi de 8.219 visitantes em cinco dias de eventos.
A 44ª ABAV Expo já tem dia e local para acontecer. Será no próprio Anhembi, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, quinta, sexta e sábado, como foi estreado esse ano. A ABAV tem contrato assinado com Anhembi até 2017, e sinaliza que continuará na capital paulista após este período.
“Hoje no Brasil somente Rio e São Paulo tem porte para receber um evento como ABAV. A cidade do Rio tem o apelo turístico, mas São Paulo é a capital nacional dos eventos”, afirmou o presidente Antonio Azevedo, que se despede do cargo em dezembro deste ano.
Na abertura do evento, o presidente da ABAV Nacional, Antonio Azevedo, saudou os presentes e enfatizou as três pilastras que norteiam a realização da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo: Negócios, Conhecimento e Relacionamento. “Aqui, temos uma oportunidade especial para a superação da crise instalada no País, por meio da nossa união, do aprimoramento da nossa
prestação de serviços ao viajante e da requalificação contínua”, afirmou Azevedo. Finalizou bradando: “A hora é aqui e agora!”.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, abriu seu pronunciamento dando conta de reunião com a presidente Dilma Rousseff, quando ficou claro que o Ministério do Turismo (MTur) não pode ser extinto. “Ao contrário: temos de fortalecer o Ministério do Turismo!” Lembrou que a atividade turística está instalada em cada município brasileiro e é aquela que mais rapidamente gera emprego e renda. Ao comentar o potencial da Olimpíada 2016, falou das tratativas que vem fazendo para modificar o procedimento padrão de vistos para norte-americanos entrarem no País. “Queremos a liberação de vistos por um período mínimo de seis meses”, salientou.

O evento de abertura da 43ª ABAV Expo foi encerrado com a fala do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Atravessamos um momento difícil e, por isso, é hora de somarmos esforços. Momento de nos unirmos para proteger o emprego. A nossa moeda sofreu grande desvalorização e isso tornou o nosso País muito barato para os turistas internacionais”, sustentou Alckmin. Ao mencionar fala do ministro Henrique Eduardo Alves, o governador paulista disse que, “em vez de seis meses, sugiro que a liberação do vistos para turistas norte-americanos seja de um ano. É preciso rever essa questão da reciprocidade e como governador de São Paulo, oferecemos todo apoio ao Ministério do Turismo". Alckmin resumiu os esforços que tem feito para fortalecer o turismo paulista, incluindo o processo de criação de 140 municípios com vocação turística, que vão se somar às 70 estâncias deste setor no Estado. “Deixo aqui meu cumprimento a todos os agentes de viagens brasileiros, pela importância que eles têm no fortalecimento da atividade no País”, finalizou.

VIII FTN reuniu profissionais de turismo em Floripa

Agentes de viagens, operadores nacionais e internacionais,​ autoridades, jornalistas e  profissionais de turismo de diversos​ Estados do Brasil estiveram reunidos nos dias 20 e 21 de setembro, em Florianópolis, na oitava edição do FTN (Fórum de Turismo de​ Negócios), realizado no Centro de Convenções do Hotel SESC​ de Cacupé.​
A presidente do FTN, Marta Mara Lobo de Souza, agradeceu aos​ participantes e lembrou que a força das associações e fundações de​ turismo são fundamentais para os eventos com  intenções  e ações para​ melhorar a demanda turística, mencionando o exemplo da união e apoio dos hotéis de Florianópolis. Neste ano foram mais de doze​ empreendimentos que aderiram ao evento, através do espaço da SANTUR,​ o  apoio do SEBRAE SC e a participação do Ministério de Turismo foram​ uma motivação a mais. O evento superou o ano anterior, tanto no​ público visitante quanto no expositor.​
A abertura do evento foi realizada no CIC (Centro Integrado da​ Cultura) e contou com a presença do presidente da Santur, Valdir Walendowsky; do presidente da Associação​ Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Samuel Koch; do diretor de​ turismo do Sebrae Santa Catarina; do presidente da Abrajet-SC (Associação Brasileiras​ de Jornalistas de Turismo) Evandro Novak, além de autoridades e​ representantes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará.​
O presidente da Santur disse que, mesmo Santa Catarina estando​ entre os menores Estados do Brasil, representa hoje a sexta economia​ do país. Na sua avaliação, o estado catarinense tem o potencial para​ receber turistas em todos os meses do ano e trabalha em ações para que​ o fluxo de visitantes aconteça em diferentes períodos. “Oferecemos o​ turismo rural, de inverno, de aventura, as festas de outubro, festival​ de dança, entre tantos outros eventos e opções de turismo que coloca o​ estado ativo no setor”, resssaltou.
Walendowsky destacou ainda sobre a importância do turismo para Santa​ Catarina e a estratégia para o estado. "O turismo catarinense exerce​ grande impacto na geração de renda em nosso Estado. Somos um Estado​ forte e competimos até com destinos internacionais, por isso estamos transportando o desenvolvimento da atividade turística por todo o​ interior do Estado".
Após a cerimônia de abertura os profissionais de turismo participaram​ de uma confraternização de boas vindas no Restaurante Casa do Chico,​ na lagoa da Conceição e conferiram ainda a apresentação do grupo de​ musica de São Paulo Chiquita Bacana (Também  realizaram uma breve​ apresentação na abertura do evento no CIC).
Na terça-feira foi o dia das palestras de qualificação em vendas e a​ feira de negócios onde os agentes e profissionais de turismo​ conhecerem e tiveram contanto direto com os pacotes e serviços de​ turismo nacionais e internacionais, para vender melhor e obter mais​ conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais.
Entre os participantes: Israel, Terra Santa e pacotes da Operadora​ Vered Hasharon, Transmundi operadora, Egípcia Tours Operadora, Repytur​ operadora Argentina, Convention Bureau de Santos, Convention Bureau de​ Ouro Preto, empresas e estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, pelo Ministério de turismo, Urubici (SC), Santur (Santa Catarina​ Turismo), Rio Grande do Sul e hotéis, BTL (Bolsa de Turismo de​ Lisboa), mais de dez hotéis de Florianópolis, seguradora Flycard, Air​ Europa, China, Ouro Preto (MG), Vip Mar (agência de receptivo em Bal.​ Camboriú) e Avianca.

A oitava edição do FTN contou também  com participação de​ profissionais de turismo de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas​ Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e do exterior, como Israel, Argentina, México e Portugal.

Hotel Continental Canela comemora 25 anos

Um dos empreendimentos mais tradicionais da Serra Gaúcha está completando 25 anos. O Hotel Continental Canela (foto) realizará um café da manhã especial no dia 30 de setembro. Autoridades, imprensa e convidados da região serão recepcionados no Restaurante Mirabelle para celebrar esse importante momento.
Com 172 apartamentos, o Hotel Continental Canela é devidamente equipado para fornecer conforto e aconchego aos seus hóspedes. O empreendimento possui uma área de cinco hectares e está localizado em meio à mata nativa. Com gastronomia diversificada, o hotel conta com cardápio regional, internacional e ainda um agradável happy hour com música ao vivo nos finais de semana. Na sua estrutura, possui piscina térmica (adulto e infantil), trilha para caminhadas em meio a natureza, cancha de bocha, tirolesa juvenil, playground, campo de futebol 7, Castelo Encantado e uma experiente e profissional equipe de recreação.

Outro destaque do Continental Canela é a completa estrutura para receber os mais variados eventos. O empreendimento conta com salas versáveis e modulares com capacidade para atender até 1.400 pessoas simultaneamente. As salas são climatizadas e contam com equipe profissional de apoio à disposição dos participantes do evento. Outro espaço é o parque do Hotel, espaço a céu aberto ideal para a realização de dinâmicas de grupos ou confraternização entre os participantes.

Começa a busca pelos melhores do turismo do PR

Teve início o processo de identificação dos destaques do setor turístico paranaense de 2015 a serem homenageados com o Prêmio Panorama do Turismo Profissionais do Ano. Em reunião realizada na semana passada, na Fecomércio-PR, foi aprovado o novo regulamento da premiação e constituída a comissão julgadora incumbida de chancelar os trabalhos de consulta e votação.
A exemplo das três edições anteriores, a festa de divulgação dos vencedores e de entrega do prêmio, traduzido em exclusiva escultura do artista Luiz Gaglistri, será promovida em Curitiba, na segunda quinzena de março do próximo ano.
Nessa sua quarta edição, o Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano vai distinguir dezessete categorias da cadeia produtiva do segmento. O nome dos eleitos resultará de consulta envolvendo entidades de classe e instituições com abrangência estadual e, na sequência, votação pela internet.
Até o dia 20 de novembro deverá estar concluída a primeira etapa do processo de identificação dos destaques de 2015. E no período de 10 de dezembro a 5 de março do próximo ano ocorrerá a votação popular dos indicados ao prêmio através do site www.panoramadoturismo.com.br
A pesquisa da primeira etapa do processo de escolha alcançará as secionais da Abav, ABIH, Abrasel, Abeoc, Abrajet e da ABGTUR, o Sindetur-PR, Paraná Turismo, Federação dos Hostel do Paraná, o Paraná Convention & Visitors Bureau, a Coordenação Estadual de Turismo do Sebrae-PR e governanças regionais legalmente constituídas.
Nessa edição, a comissão julgadora é formada por Orlando Kubo, Cibele Carvalho, Licério Santos (nessa ordem, presidentes da ABIH-PR, da Abeoc-PR e do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), Vânia Climinácio, Rosa Maria Corbari Macalli, Júlio Cézar Rodrigues (respectivamente, representantes da Paraná Turismo, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR e do Instituto Panorama do Turismo) e pelos jornalistas Marian Guimarães e Edson Luís Militão.

O prêmio é uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR.

Vem aí o Festival de Teatro de Bonecos de Canela

O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela chega a sua 27ª edição neste ano e, ocorre de 3 a 12 de outubro. O renomado bonequeiro espanhol Jordi Bertran, o grupo The Family Theater da Itália, Clair de Lune da Rússia e Clow Houses da Grécia são os internacionais que estarão no Festival. Do Brasil, o evento contará com o Grupo Só Rindo, da Região das Hortênsias, que chega direto do Festival de Charleville - França, Cia Goliardos, De Pernas pro Ar, Cia Lisi Berti e ainda os espetáculos Mirim e Gestão Ambiental e Os Contadores de Histórias – Bonecos que falam através de mentes pensantes.
A tradicional programação de rua do Festival, sempre gratuita, o desfile de bonecos e bonequeiros, quando o público mais interage, espetáculos nos Teatro Municipal e Teatro Laje de Pedra, oficinas, exposições e ainda um trabalho social, que levará peças ao Oásis Santa Angela e ao Presídio Estadual de Canela tomarão conta da cidade nestes 11 dias de Bonecos Canela, com toda a magia que a arte bonequeira traz.
O Festival Internacional de Teatro de Canela é uma realização da Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Canela com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Em 1989, a Prefeitura de Canela e a AGTB (Associação Gaúcha de Teatro de Bonecos), realizaram uma mostra de Teatro de Bonecos, como lançamento do 3º Festival de Teatro de Canela, evento de cunho nacional que trazia o melhor do teatro do Brasil e América Latina.
O evento de Bonecos, que já havia acontecido antes em Caxias do Sul, estava sem lugar definido para acontecer, a CODEC (Coordenadoria de Artes Cênica), órgão de Cultura do Estado, sob o comando de Jorge Carlos Appel e a prefeitura de Canela  resolveram lançar o evento de Teatro com a mostra de Teatro de Bonecos. Num primeiro momento, a comunidade de Canela esperava por um evento infantil de fantoches, sem grandes expectativas em relação a programação e desconhecendo totalmente a arte titiriteira. Mas o que estava por acontecer era muito poderoso e viria mexer com toda a cidade e marcar, para sempre, o calendário de eventos de Canela.

Nestes 27 anos centenas de grupos de teatro de bonecos do Brasil e do mundo inteiro participaram do evento, que além de oportunizar espetáculos inesquecíveis ao público oportuniza troca de experiência entre os profissionais da área.

Codorna ao Cabernet no Thermas Piratuba Park Hotel

Ave muito comum na região e de carne bastante apreciada, a codorna é a estrela de um prato que aparece na lista dos mais pedidos do Thermas Piratuba Park Hotel. Preparada no forno, em baixas temperaturas e regada com vinho, a Codorna ao Cabernet acompanha arroz e polenta frita. A iguaria pode ser degustada todas as sextas-feiras, no tradicional jantar "Uma Viagem à Itália", sempre animado com um repertório de música italiana ao vivo.
"A codorna é bem comum aqui, então aliamos à polenta, característica da nossa colonização alemã e italiana. E para acompanhar, sugerimos uma taça de vinho tinto seco, que harmoniza muito bem com o prato, um dos mais elogiados de nossa cozinha", afirma Jachson Ravaneli, gerente de Alimentos e Bebidas (A&B) do Thermas Piratuba Park Hotel.
Localizado a 300 metros de um dos mais belos e tradicionais Parques de Águas Termais do Brasil, o Thermas Piratuba Park Hotel oferece completa infraestrutura e serviços diferenciados para seus hóspedes, com destaque para a gastronomia. Além de encontrar opções de diversão e programações diferenciadas, os hóspedes também podem desfrutar de uma gastronomia de alto padrão. O hotel promove periodicamente Festivais Gastronômicos, oferecendo um cardápio rico, que valoriza os sabores regionais e também a cozinha internacional.

Ravaneli ressalta que na elaboração dos cardápios é dado atenção aos mínimos detalhes, além do uso de matérias primas da melhor qualidade. "Aqui no Thermas Piratuba Park Hotel, temos o maior prazer em preparar nossos pratos regionais e internacionais de acordo com o tema oferecido, para agradar até os mais exigentes paladares. A escolha de cada prato oferecido ao nosso hóspede é baseada em um histórico de anos de apreciação, e escolha dos pratos com maior aceitação pelos nossos clientes", afirma.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alckmin prestigiará abertura da 43ª ABAV Expo

No próximo dia 24 de setembro (quinta-feira) o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (foto), prestigiará a solenidade de abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, que ocorrerá a partir das 9h no Auditório Elis Regina (Anhembi). Após a cerimônia, o Governador também estará presente no corte da fita, às 12h, que marcará a inauguração oficial do evento no Pavilhão de Exposições do Anhembi.
 A maior feira de turismo das Américas e do Hemisfério Sul já conta com mais de 17 mil profissionais previamente inscritos e segue com o credenciamento aberto para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para profissionais do setor, que podem ser feitas diretamente no site: www.abavexpo.com.br.

 A 43ª ABAV Expo acontecerá entre os dias 24 e 26 de setembro (quinta-feira a sábado), com a participação de expositores nacionais e internacionais e grande variedade de palestras, painéis e debates no Congresso ABAV de Turismo – âncora da Vila do Saber. Simultaneamente ao evento será realizado o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.

Sucesso na primeira etapa do Gastronômade Brasil

Uma grande mesa com noventa lugares foi montada no último sábado, 12, à beira da Praia Mansa do Plaza Itapema Resort e SPA para receber os participantes da primeira etapa do Gastronômade Brasil 2015. Independentemente do lugar escolhido para sentar, a vista era exuberante: céu azul contrastando com o mar da cor verde esmeralda em um agradável dia de sol após uma semana de tempo chuvoso e frio. Em torno da longa mesa compartilhada com o clima de celebração entre amigos -marca registrada do evento - foi servido almoço com cardápio elaborado pelo renomado chef Ivan Lopes. Receitas contemporâneas com produtos cultivados na região – de ostras frescas, garoupa assada na brasa com banana da terra, lombo de cordeiro, pão de mel nativo entre outros ingredientes - harmonizados com rótulos da vinícola catarinense D´Alture foram ponto altos do encontro. O almoço reuniu pessoas de diversas cidades catarinenses como Florianópolis, Lages, Blumenau, Joinville, Chapecó e de outros estados como Paraná, Rio Grande do Sul e até mesmo de Brasília. 
“Santa Catarina é um dos Estados que mais apoia o Gastronômade Brasil, seja através do fornecimento dos produtos ou pela adesão do público. Realizar a primeira etapa de 2015 com um visual maravilhoso em um dia de temperatura agradável após chuva e frio foi um grande presente”, comenta a organizadora do evento Renata Runges.
Para Edson de Castro, lageano que participa pela segunda vez do evento e que já trabalhou muitos anos com gastronomia, é uma experiência que vale a pena. “Sou apaixonado pelo conceito do evento, acredito que temos mesmo que valorizar o que é nosso desde os ingredientes, a bebida, o chefe e principalmente nossas belezas naturais. Não conhecia a estrutura do resort e fiquei encantado com essa paisagem, sem contar com os pratos servidos pelo chefe. Estamos inclusive nos programando para acompanhar o evento em outra cidade”, diz.
Até mesmo as crianças aprovaram o passeio. “Meus netos brincaram, comeram bem e estão bem à vontade. É uma delícia estar com a família em um local tão bonito e poder desfrutar de uma refeição deliciosa. Fica difícil dizer o qual foi a melhor parte”, comenta Letícia Campos Machado Alécio que veio de Chapecó com o filho, a nora e os dois netos participar do evento.

Até o final de setembro serão realizadas outras etapas do Gastronômade Brasil 2015. Deverão receber o evento o Distrito Federal, Bahia e São Paulo além de uma edição especial no Rio Grande do Sul.

Joinville divulga as atrações da Bierville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Turística, a empresa Sol Feiras e Eventos e a cervejaria Ambev divulgaram a programação da Bierville – Festa da Cerveja de Joinville.
O evento, que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro, no Complexo Expoville, marca a estreia de Joinville no circuito das festas de outubro de Santa Catarina.
“Joinville, a maior cidade do Estado, não poderia mais ficar fora do circuito das festas de outubro de Santa Catarina. Vamos resgatar nossas tradições, nossa história e presentear o público com um grande evento onde a alegria e os sabores da cultura germânica são representadas em uma grande festa”, afirmou Raulino Esbiteskoski, presidente da Fundação Turística.
De acordo com o presidente, a criação de um evento como a Bierville era um desejo da atual administração de Joinville, e sua concretização foi possível graças à parceria com a iniciativa privada.
“Estamos muito satisfeitos com o fato de a Sol Eventos e a Ambev terem acreditado no nosso projeto. Mais uma vez, vemos que a parceria entre o poder público e a iniciativa privada são essenciais para o desenvolvimento turístico de Joinville”, completou.
A Bierville será realizada no Complexo Expoville e a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem a festa. Para atrair o público, a programação está repleta de atrações de qualidade, traduzindo todo o estilo e alegria da cultura germânica.
De acordo com Norberto Mette, diretor da Sol Feiras e Eventos, a Bierville vai reunir ícones das festas germânicas: “Vamos trazer para a festa bandas renomadas como a Cavalinho, Os Montanari, Vox 3, Banda Society, a Original Donaushcwaben Musikanten, entre outros destaques. A gastronomia também será diversificada e com os principais pratos típicos da culinária alemã”.
A cerveja oficial da Bierville será a Brahma. O público optar pelo tradicional Chopp da Brahma, reconhecido por seu sabor e aroma neutro, que torna a bebida mais leve, ou pelo Chopp Brahma Black, que apresenta como diferenciais a cremosidade extra e o efeito visual tipo cascata, graças ao processo de fabricação especial.
Também presente no evento, o presidente da Santur (Santa Catarina Turismo S/A), Valdir Walendowsky, ressaltou a importância de Joinville participar do roteiro das festas germânicas. “As festas étnicas transformaram o turismo de Santa Catarina. E Joinville, que também tem a cultura germânica no seu DNA, não poderia deixar de ter a sua festa da cerveja”, comentou.
Para o prefeito Udo Döhler, a Bierville vai incluir definitivamente Joinville no roteiro das festas alemãs de Santa Catarina: “Estamos constituindo o trade da cerveja para fazer a melhor festa de Santa Catarina”.
O horário de funcionamento da Bierville será das 19h à 1h, na quinta-feira (29/10) e das 19h às 2h, na sexta-feira (30/10). No sábado e domingo, a festa estará aberta ao público das 17h às 2h.
O valor da entrada será de R$20 e meia-entrada R$10 (para estudantes e menores de 10 ou maiores de 60 anos). Menores de 18 anos só entram acompanhados dos pais ou responsáveis. O valor do estacionamento será de R$15 para carros e motos; R$30 para vans; e R$45 para ônibus.

A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, será realizada pela Sol Eventos – empresa que já assinou importantes eventos como a Oktoberfest, o Festival Gastronômico de Blumenau e o Festival de Botecos de Rio do Sul. O evento terá o patrocínio da cervejaria Ambev e apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Fundação Turística.

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Começa o Roteiro Gastronômico de Porto Belo

A culinária de Porto Belo estará em destaque nos meses de setembro e outubro. A partir desta sexta-feira, 18, moradores e visitantes do município passam a contar com o roteiro gastronômico Sabores de Porto Belo. O projeto é uma parceria da Prefeitura, por meio da Fumtur (Fundação de Turismo), com o comércio local. Além de conhecer pratos típicos, a pessoa poderá receber um brinde.
Ao todo, 18 estabelecimentos aderiram à promoção deste ano. Os frequentadores terão à disposição pratos que variam de R$ 12 à R$ 100. O participante receberá um guia com o roteiro gastronômico. Ao pagar a conta, ele recebe um selo para colar no livreto. Ao juntar três marcações em diferentes restaurantes, o frequentador terá direito a um brinde da promoção.
Segundo o presidente da Fumtur, Claudio Souza, o roteiro foi criado para valorizar produtos, produtores e empreendimentos gastronômicos da cidade. “Essa é mais uma atividade para romper a sazonalidade. Esse movimento nos bares e restaurantes gera renda e emprego para nossa população, além de atrair novos visitantes para nossa cidade”, explicou.
Os consumidores terão uma ampla variedade de pratos para saborear durante o roteiro. Entre eles: Batata Açoriana, Crocante de Meca, Sardinha a Escabeche e Lambe – Lambe são alguns pratos salgados. Já a área dos doces fica por conta da Rabanada Brasileira e Torta Gelada de Limão Siciliano.

O projeto Sabores de Porto Belo já presenteou os moradores da cidade com oficinas culinárias que tiveram quase 1.000 inscritos e o concurso de “Melhor Cozinha Escolar de Porto Belo”. As ações fazem parte do Procomtur (Programa de Competitividade no Turismo), desenvolvido pela Prefeitura de Porto Belo desde 2013.

Grupo Privé vai marcar presença no Minas Tur

Para a 10ª edição do Minas Tur, que acontecerá no dia 22 de outubro no Minascentro, em Belo Horizonte, o Grupo Privé reforçará a divulgação da marca de entretenimento Privé Diversão. O produto permite aos hóspedes acesso gratuito ao Water Park, Clube Privé e Náutico Praia Clube (foto). Os agentes poderão conferir mais detalhes sobre os três parques aquáticos, além de informações relacionadas ao ingresso Vem Com Tudo, destinado aos visitantes day user´s por um preço único de R$ 99.

“A feira é de extrema importância para o grupo, uma vez que Belo Horizonte já representa 38% do nosso público. Além disso, o evento é mais uma oportunidade de reforçar o Grupo Privé como única rede hoteleira do país com três parques aquáticos no mesmo local”, destaca o gerente comercial Marco Ribeiro.

Brocker Turismo e Liga Turismo anunciam fusão

As duas principais empresas de turismo emissivo e receptivo da Serra Gaúcha estão se unindo. A Brocker Turismo e a Liga Turismo anunciaram aos funcionários na última terça-feira, 15 de setembro, a fusão das duas empresas. A união das duas expertises irá resultar em um player mais competitivo com novos serviços, otimização de custos, ampliação da logística e oferecerá preços mais vantajosos aos clientes. Além disso, a aliança fortalecerá o mercado turístico regional, ampliando a força junto aos parceiros e fornecedores, gerando ainda mais confiança e movimento no mercado.
As negociações entre as duas empresas tiveram início há cerca de dois anos e foram intensificadas nos últimos quatro meses. A fusão envolverá todas as empresas que integravam os grupos Brocker e Liga. Com isso, a Brocker Turismo, Liga Turismo, BusTour, Jardineira das Hortênsias, Jusepe Turismo e Gramado Locadora serão incorporadas a nova administração. A holding terá como sócios Adriane Brocker Boeira Guimarães, Fábio Bordin, Carlise Bianchi e Luiza Brocker Boeira e contará com cerca de 170 funcionários. A nova identidade visual será apresentada após o processo de transição e deve ocorrer na edição deste ano do Festival do Turismo de Gramado.
Buscamos estar sempre à frente no nosso segmento: novos produtos, pacotes, sistemas e nichos. Queremos sempre avançar e garantir o nosso propósito ao nosso cliente que é fazer uma viagem feliz. Seremos ainda mais competitivos, fortes, criativos e inovadores. Já temos a melhor equipe e esta empresa maior e mais forte certamente será melhor para os funcionários, fornecedores e, claro, para o cliente, que contará com uma maior gama de produtos para todos os segmentos, principalmente lazer e eventos na Serra Gaúcha, destaca Adriane Brocker Boeira.

Para Fábio Bordin, a fusão das empresas representa um grande desafio. É um marco para a região e para o mercado de receptivo do Brasil e que será rapidamente absorvido por todos. Muitas novidades virão e o nosso grande desafio a partir de agora é transformarmos tudo que tínhamos de bom em ótimo e aperfeiçoar ainda mais tudo que era ótimo, pois seremos muito cobrados por isso. Uma empresa confiável, sólida e agora ainda melhor é o que queremos entregar ao mercado, ressalta.

1ª edição da Bierville será realizada em outubro

A alegria das festas de outubro tomará conta da maior cidade do Estado. De 29 de outubro a 1º de novembro, a Bierville – Festa da Cerveja de Joinville traz na sua receita a gastronomia alemã, música típica e muita cerveja. O lançamento do evento será nesta quinta-feira (17/9) no W’inn Alven Hotel, Rua Engenheiro Niemeyer, 215, no Centro de Joinville. A partir das 19h30min, os convidados poderão conhecer todos os detalhes da primeira edição da Bierville.
A Festa será realizada no Complexo Expoville, onde durante quatro dias o público local e turistas irão conferir os pratos de seis pontos de alimentação, harmonizados com o chope Brahma, bebida oficial do evento. Já a animação fica por contas de bandas renomadas, que farão o público dançar. No dia 29 de outubro, o show de abertura será com a Banda Cavalinho. Os Montanari, Vox 3 e a banda Original Donaschwaben Musik também subirão ao palco da Expoville para contagiar os visitantes. A Bierville – Festa da Cerveja de Joinville é realizada pela Sol Feiras e Eventos, em parceria com a Prefeitura de Joinville e Ambev. “Joinville agora também faz parte do calendário das tradicionais festas de outubro. A Bierville é mais um atrativo para a cidade e para turistas de todo o Brasil, reunindo o melhor das tradições germânicas”, comenta Develon da Rocha, diretor da Sol Feiras e Eventos.

A abertura da Bierville será no dia 29 de outubro às 19h, quando a festa segue até a 1h. Já na sexta, o horário de funcionamento é das 19h às 2h, e no sábado e domingo, a festa estará aberta ao público das 17h às 2h. A entrada custará R$ 20 e meia-entrada R$ 10 para estudantes, menores de 10 anos ou maiores de 60. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O valor do estacionamento será de R$ 15 para carros e motos; R$ 30 para vans; e R$ 45 para ônibus.

BNT Mercosul apresenta as novidades para 2016

Após o sucesso da 21ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos que esse ano aconteceu pela primeira vez no Centreventos de Itajaí e que será sua sede também no ano que vem, a BNT Mercosul já começou os preparativos para 2016.
Foi realizada uma pesquisa com os participantes ao final da feira deste ano, onde ficou comprovada a aprovação do novo local do evento, o que consequentemente, ampliará as possibilidades de otimizações para o ano que vem, que acontecerá nos dias 20 e 21 de maio.
Uma das principais novidades para a 22ª edição será o Business Center, onde o expositor que tiver um estande na feira de negócios terá direito a uma credencial de acesso ao novo espaço para contatos com horário marcado  com operadores e agentes de viagens. Um detalhe que enriquece ainda mais essa ideia, é que o Business Center, não será para estandes compartilhados ou de destinos turísticos, pois o foco será 100% na realização de negócios.
A maneira de medir e exigir a realização desses contatos é que fará a BNT Mercosul acompanhar as necessidades dos expositores, garantindo o contato com profissionais que vendem seus produtos e serviços. Haverá uma Agenda com Compromissos para os Agentes de Viegens, que serão medidos e acompanhados, se o agente não comparecer, perderá os benefícios oferecidos pelos organizadores.
Para os organizadores do evento, Geninho Goes e Jair Pasquini, as mudanças da BNT começaram em 2015 com a inclusão de uma nova cidade sede, porém, apresentar mudanças que acompanhem as necessidades dos expositores é o grande desafio, e neste caso contatos mais eficientes e capacitação são as maiores prioridades do momento.

Pensando na necessidade de atualização constante dos profissionais de turismo, haverá também uma área com diversas Salas de Capacitação para quem deseja treinar os agentes de viagens. Os destinos turísticos e operadoras trarão temas para estas salas e os agentes farão a escolha com antecedência. Essas capacitações farão parte da agenda de cada profissional.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

VIII Fórum de Turismo de Negócios agita Florianópolis

O VIII Fórum de Turismo de Negócios vai agitar a capital catarinense nos dias 21 e 22 de setembro. Veja a programação completa do evento:
21 de setembro:
Manhã:
City-tour pela cidade de Florianópolis para convidados, agentes de viagens, expositores, operadores internacionais e nacionais e jornalistas.
Tarde:
Visita Técnica ao Hotel Faial às 15hs (agentes de viagens e jornalistas).
(Neste período teremos no CIC uma hora com palestrantes sobre Festivais e Filmes de Turismo, Cultura, Comerciais, Esportivos e diversos setores que compõem as categorias do FIACULT). Paralelamente as palestras sobre Gastronomia com os Chefs Alessandro Dirienzo e Felipe Lummertz.
Noite:
Abertura oficial do FTN ás 19h no Centro Integrado da Cultura de Santa Catarina.
Entrega dos prêmios para os vídeos do FIACULT ás 20 horas e coquetel ou jantar com show do Grupo Chiquita Bacana (esporte social).
22 de setembro:
Local: Hotel SESC – Cacupé – Florianópolis (Pela Manhã, transfer dos hotéis e centro 08h30min e 09h00min).
09h –Estados do Brasil (MS, BA, TO, RS)
09h15 - Flay Card – seguradora de viagens
9h30 – O Pará lhe espera
10h - AIR Europa
10h15 - Palestra sobre eventos nos hotéis e restaurantes e importância na operação
10h30 – Turquia e Europa - Operadora Vered Hasharon
10h45 Egito - Operadora Egípcia Tours
11h Operadora Transmundi
11h15 China – Câmara do Comércio
11h30 Santa Catarina - Santur – Destaque Serra Catarinense
11h50 Avianca e novas rotas
Almoço Avental com a logomarca dos expositores. Ação social do FTN e expositores (entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade local).
14h – Feira de Negócios e Exposição no salão principal de produtos e destinos

Pacotes de operadoras receptivos e destinos: Egito, Turquia, Emirados Árabes, Jalisco, China, Itália, Portugal, Argentina, Espanha, Chile, Peru, Cruzeiros, Urubici, Veranópolis, Balneário Camboriú, Ouro Preto, Santur, Ministério de Turismo (todos os Estados do Brasil), Air Europa, hotéis e produtos.

Presidente da ABAV-SC critica autoridades catarinenses

A presidente da ABAV-SC e diretora geral da Ceretur Operadora, Ely Ribeiro da Silveira (foto), divulgou nota criticando as autoridades estaduais pelo cancelamento da participação de Santa Catarina na Feira Internacional de Turismo (FIT 2015), em Buenos Aires. Eis a íntegra da nota:
“Não posso mais calar diante de tanta decadência do turismo de Santa Catarina.​ O Atual governo trata com um desprezo jamais visto o turismo catarinense, o qual representa quase 13% do nosso PIB e, não satisfeito cancela participação na maior Feira Turística da América Lati​na, (FIT), deixando municípios na mão. Na 43ª ​Expo Internacional de Turismo – ABAV a maior feira de turismo do Brasil, Santa Catarina ficará no estande do Ministério do Turismo.
Com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte literalmente quebrada, nas mãos de quem não entende nada da pasta, ​depois de ter distribuído milhões de dinheiro destas pastas para as escolas de samba de todo o Estado e com uma péssima administração, perdemos até a divulgação básica nas melhores feiras de turismo.
Perdemos o título de Melhor Estado para o Turismo, não temos incentivo a nem um bom projeto sendo trabalhado no turismo. A Santur, nas mãos do competente Valdir Walendowsky, está totalmente sem apoio da Secretaria e é ​hoje é um órgão fantasma, manipulado pelo Secretário e pela diretora financeira em causa própria.
O desgoverno de Raimundo Colombo, que não tem cultura suficiente para entender a importância do Turismo, ​nos leva ao caos.
Balneário Camboriú com um bom Secretário de Turismo e com um trade unido, ainda se vira sozinho e consegue fazer milagre, mesmo sem nem um apoio do Estado”.
Att. Ely Ribeiro da Silveira”.


Bahia levará Festa do Bonfim à 43ª ABAV Expo

Quem for à 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo vivenciará a presença da Bahia em todos os sentidos. O cheiro da alfazema, o sabor do acarajé, a música e as belas paisagens estarão reunidos, em São Paulo, entre os dias 24 e 26 de setembro, no Anhembi. A Bahia será o destino anfitrião do evento.
Na entrada da feira, elementos que remetem ao turismo e à cultura baiana darão as boas vindas. A Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa) montou um estande que tem a Igreja do Senhor do Bonfim como tema. “A nossa intenção em ser o Estado Anfitrião da 43ª ABAV é de ampliar a visibilidade do destino Bahia, nacional e internacionalmente, fortalecendo nossa posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil”, afirma o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
Além do espaço oficial, uma série de ações está sendo preparada para o evento, incluindo capacitações para agentes e operadores de viagem. Os visitantes poderão experimentar o quitute mais tradicional da Bahia, o acarajé, e degustar vinhos do Vale do São Francisco. Na ABAV, o Estado também estará em evidência nos detalhes com sua marca plotada em diversos espaços, inserida no site (www.abavexpo.com.br) e na comunicação eletrônica do evento.
O receptivo da Bahiatursa dará boas vindas aos convidados já na cerimônia de abertura, com as baianas a postos e produtos típicos distribuídos no coquetel, durante o qual será exibido um vídeo institucional mostrando as belezas do Estado. A abertura solene acontecerá na quinta-feira (24), às 10h, no Auditório Elis Regina, onde o público será contemplado com um show do Olodum, que tocará o Hino Nacional. Na sequência, todos se dirigirão para a entrada do Pavilhão de Exposições do Anhembi para o corte da fita e abertura oficial da feira.
A ABAV Expo é a maior e mais completa feira do setor das Américas e do Hemisfério Sul e uma das mais importantes do mundo. É um evento exclusivo para profissionais do setor. Por ser um evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), é uma das feiras que apresentam a maior e mais qualificada visitação de agentes de viagens no Brasil.

Segundo dados da organizadora do evento, em 2014, a Feira contou com 42 mil visitantes profissionais do setor, 3.500 expositores, 1.245 compradores convidados do Brasil e de outros 21 países da América Latina, da Europa, Ásia e África, além dos Estados Unidos, totalizando mais de 65 países presentes na feira, além de 840 profissionais da imprensa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Lançada em Buenos Aires a FIT America Latina 2015

A 20° edição da Feira Internacional de Turismo (FIT) se realizará entre os dias 26 e 29 de setembro em La Rural, em Palermo, Buenos Aires, e terá cerca de 1.600 expositores de mais de 35 países. Este ano o país convidado especial será a Venezuela.
Na cerimônia de lançamento estiveram presentes o Ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer; o encarregado de Negócios da Embaixada da República da Venezuela, Juan Valero Nuñez; o presidente da FIT e da Federação Argentina de Associações de Viagens e Turismo, Fabrício Di Gambattista; o vice-presidente da FIT e presidente da Associação de Agências de Viagens e Turismo de Buenos Aires, Jorge Andía; o presidente da Câmara Argentina de Turismo, Oscar Ghezzi; o presidente da Confederação Argentina de Pequenas e Médias Empresas, Osvaldo Cornide, entre outras autoridades.
O Ministro Meyer disse quer a Feira Internacional de Turismo “se renova e supera constantemente no que se refere à inovação e conteúdo, para continuar com o objetivo de ser o centro de comunicação, encontro e comercialização por excelência dos destinos e produtos exponenciais mais importantes de nosso país e do mundo”.
O Ministro afirmou que “a Argentina está com uma situação econômica e social em crescimento e com um mercado turístico fortalecido e que encontros como a FIT nos permitem promover nossos destinos e potencializar a cadeia de comercialização através dos operadores e agentes de turismo de todo o mundo”.
O encarregado de Negócios da Embaixada da Venezuela na Argentina agradeceu o convite feito a seu país como convidado especial, “já que nos permite mostrar ao mundo os atrativos naturais e culturais que possuímos”.
A FIT 2015 contará com diversas novidades, como a FIT Aventura, espaço para aficionados da adrenalina; Marktur Forum, um foro para conhecer opiniões de experts nas diferentes âmbitos do marketing turístico; o 11° Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável; uma mostra itinerante da Marca País; e o Turtech by FIT, o primeiro evento orientado à aplicação de tecnologia na indústria turística.

Além disso, participarão cinco novos países: Nova Zelândia, Austrália, Egito, África do Sul e Jamaica, o que aumenta as rodas de negócios e o setor turístico nacional e internacional.

Santa Catarina cancela participação na FIT 2015

O Governo do Estado de Santa Catarina cancelou pela primeira vez nos últimos anos a participação na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires (foto), considerada o maior celeiro de negócios para o trade catarinense. O estande é tradicionalmente montado pela Santur e reúne representantes das principais regiões turísticas catarinenses. A feira ocorre no fim do mês, de 26 a 29 de setembro.
Este ano, Bombinhas e Porto Belo haviam sido sorteadas para representarem a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri). Como este ano já haviam sido canceladas pelo Estado participações em outras feiras (a mais recente em Canela, no Rio Grande do Sul), a gerência de turismo da associação havia deixado para comprar as passagens aéreas na última hora. Pelo menos, não terá custo de cancelamento.
Mas Blumenau, por exemplo, já estava de malas prontas e passagens compradas para cinco pessoas - inclusive a realeza da Oktoberfest. O secretário de Turismo da cidade, Ricardo Stodieck, que preside o Conselho Estadual de Turismo, encaminhou um documento formal ao governador Raimundo Colombo (PSD) e ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, pedindo que a decisão seja revista. Até a manhã de sexta-feira (11) ele aguardava confirmação oficial e acreditava numa mudança de planos.
Entretanto, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, confirmou o cancelamento definitivo. Segundo ele, a alta do dólar foi a causa da desistência do Estado. O estante, que custou no ano passado cerca de R$ 200 mil, chegaria perto de R$ 400 mil em 2015.
Walendowsky reconhece a importância da feira para Santa Catarina, que é o Estado que mais recebe turistas argentinos no Brasil. Disse que a Santur manterá contato com os operadores, para tentar evitar o afastamento, e que o espaço está à disposição da iniciativa privada, caso queira manter o estande.
“Os operadores podem questionar por que não estaremos lá desta vez, já que sempre estivemos. Mas temos que nos adequar à realidade econômica do Estado e do país”, afirmou.
A feira argentina não será a única a não receber estandes catarinenses. Em outras feiras internacionais o Estado deverá integrar o espaço da Embratur, dividido com todo o país. Segundo Walendowsky, na Argentina essa integração não será possível porque, como sempre houve um estande de Santa Catarina no evento, não há espaço disponível na estrutura nacional.

O único município do Estado a ter o próprio estande na FIT é Balneário Camboriú, principal destino dos argentinos que vêm a Santa Catarina. A cidade tem arcado sozinha com a estrutura e, este ano, negociou com empresários da região uma contrapartida: enquanto o poder público paga pela feira, a iniciativa privada vai arcar com materiais de propaganda no exterior - inclusive um outdoor na área central de Buenos Aires.

Ministro do Turismo confirma presença na Festuris

O Ministro do Turismo, Henrique Alves, confirmou presença na 27ª edição da Feira de turismo de Gramado (Festuris), que acontece de 5 a 8 de novembro na Serra Gaúcha. O Ministro estará participando da solenidade de abertura e também será palestrante do Congresso Festuris.
Os diretores, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello realizaram o convite ao Ministro, durante audiência realizada no Mistério do Turismo em Brasília. Presentes na ocasião também estavam o Presidente ABAV-RS, Danilo Kehl Martins, representando a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Viviane Dutra, o representante do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em Brasília, José Otaviano Fonseca e Leonora Guedes representante da Festuris em Brasília.
“Saímos de lá com a boa notícia de que o Ministério do Turismo participará novamente, de forma fortalecida e ativa do evento”, destacou o diretor da Festuris, Eduardo Zorzanello.
Para o Ministro do Turismo, Henrique Alves, o turismo é uma das atividades econômicas mais promissoras do mundo. “Em 2014, enquanto a economia mundial mantinha o pessimismo impulsionado por uma das mais graves crises das últimas décadas, o setor mostrava vitalidade. Registrava um crescimento de 4,4% no número de viagens internacionais, com a movimentação de mais de 1 bilhão de turistas e a geração de 1,2 trilhão de dólares, segundo a Organização Mundial de Turismo”.
 “No Brasil, ultrapassamos pela primeira vez a marca dos 6 milhões de turistas internacionais. Somente no ano passado, recebemos 6,4 milhões de visitantes estrangeiros e foram realizadas mais de 206 milhões de viagens domésticas. O setor representa 9,6% do PIB, contribui com mais de 3 milhões de empregos e é o quinto item da pauta de exportações do país e apoiar eventos que promovem o fortalecimento da indústria turística” destacou Henrique Alves.
Novidades
A 27ª edição da Feira de Turismo de Gramado – Festuris, acontece de 5 a 8 de novembro na Serra Gaúcha, na cidade de Gramado e vem repleta de novidades e atrações. A mais importante e rentável feira de negócios turísticos da América Latina já bateu recordes de inscrição, alcançando com 30 dias, um volume de mais de 2 mil inscritos.
Em conexão com o mundo, a Festuris é a melhor plataforma de negócios B2B para o mercado brasileiro e sul-americano. Na edição de 2015 os participantes vão encontrar muitas novidades, reflexo das principais tendências mundiais.
Uma das novidades é o Salão de Destinos Gastronômicos. Integrado ao salão do Enoturismo, será a vitrine da gastronomia na Festuris e contará com formato inovador.
Arena Gastronômica: espaço show do Salão de Destinos Gastronômicos - nela chefs renomados, mestres cervejeiros, barristas e sommeliers serão desafiados a mostrar um pouco da gastronomia dos destinos presentes ao longo da Alameda Gastronômica.

A Alameda: um projeto temático, que pretende através de fachadas conceituais e de paisagismo diferenciado lembrar uma via repleta de restaurantes, bares e cafés, que mostrará aos participantes do Festuris um pouco do destino que está conhecendo.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

"Champagne Party" na abertura oficial da 43ª ABAV Expo

No próximo dia 24 de setembro (quinta-feira), a partir das 22h30, a rede portuguesa Dom Pedro Hotels e a brasileira GJP Hotéis & Resorts, com apoio da TAP Air Portugal, recebem representantes do trade turístico para a 3ª edição da “Champagne Party”, tradicional festa que celebra a abertura da 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Na ocasião, os anfitriões possibilitarão momentos de descontração, glamour e divertimento, marcando oficialmente o início da maior e melhor feira de turismo das Américas e Hemisfério Sul.
Com o mote “Please Disturb!”, o evento será realizado na casa de shows La Fiesta (Rua Alvorada, 1951, Itaim) e contará com a participação especial de celebridades brasileiras e portuguesas e do reconhecido DJ Hugo Tabaco, além de celebrar a noite paulistana com o champagne “Sélection Spéciale Stefano Saviotti” Trouillard Brut, a bebida oficial dos Hotéis Dom Pedro.

A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo se realizará entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.

Pomerode se prepara para receber a Primavera

A cidade mais alemã do Brasil já se prepara para receber o sol da Primavera de forma especial. A partir de 18 de setembro, Pomerode se veste de flores reais, de crochê e tricô e dá um toque especial à cidade para celebrar a estação mais colorida do ano durante a primeira edição do Sonnenfest e Kinderfest, o Festival da Primavera e das Crianças. Neste ano, a Associação Visite Pomerode (AVIP) abraça o desafio de fazer da Primavera uma festividade que entrará como um dos destaques para o calendário festivo, envolvendo toda a comunidade.
As ruas pomerodenses, que já chamam a atenção pela sua beleza e organização, ganharão um charme a mais: os estudantes da cidade farão a decoração de alguns pontos com materiais recicláveis, parte de um concurso cultural, e os finais de semana prometem várias atrações para todas as idades e envolvendo toda a família.  No Centro Cultural, os adultos poderão conferir a mostra de artesanato, participar de oficinas de jardinagem, workshop de ervas medicinais e plantio de orquídeas, assistir a peças no Teatro Municipal, ou até mesmo experimentar um típico café colonial ao som de músicas típicas da cidade. Outra opção é curtir a noite com as apresentações do concurso de rock alemão, composto por bandas de Pomerode.
Já para os pequenos, uma programação especial, com artesanato de bolachas, oficina de jardinagem, brincadeiras antigas com materiais recicláveis, e oficinas de música. Já a exposição de brinquedos antigos conta a história das famílias de Pomerode. No jardim, sete cata-ventos com quatro metros e meio de altura, e insetos gigantes, compõe a decoração de um jardim especial, que terá como cenário uma réplica da casa enxaimel mais antiga da cidade, revestida com 100 mil metros de linhas, um desafio que foi lançado para os artesãos da cidade.

E é claro, a gastronomia típica alemã não poderia ficar de fora, e nessa estação, os pratos recebem uma decoração exclusiva, remetendo à Primavera. O Sonnenfest será realizado entre os dias 18 de setembro e 12 de outubro, com atrações nos finais de semana, das 10h às 18h.

Seminário de Cicloturismo na Costa Verde & Mar

Atividade que vem ganhando força e incentivando a atividade turística em toda Santa Catarina, o cicloturismo será tema de um seminário que pretende apontar a evolução e as necessidades para o crescimento sustentável. O evento está previsto para 26 de novembro, na sede da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e terá a presença dos quatro circuitos regionais de fomento a esta modalidade de turismo: Costa Verde & Mar, Vale Europeu, Acolhida na Colônia e Circuito das Araucárias.
Durante o período da manhã, os circuitos apresentarão sua forma de funcionamento e as melhores práticas, num momento de troca de informações. Também haverá um bate-papo sobre mobilidade e cicloturismo. A intenção é fomentar uma discussão que instigue um olhar mais atento para esta atividade que tem incrementado de maneira pioneira o turismo catarinense.

O evento será aberto ao público em geral, com inscrições gratuitas, porém limitadas a 100 pessoas. A organização é do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – Citmar, Instituto Federal Catarinense – IFC e Associação de Cicloturismo de Balneário Camboriú e Camboriú - ACBC. O apoio é da União de Cicloturistas do Brasil (UCB).

Fenachamp, a festa do espumante brasileiro

No Rio Grande do Sul os espumantes ganharam um gostinho ainda mais especial. Todos os anos acontece na cidade de Garibaldi a Fenachamp, a Festa Nacional do Champanhe. Para 2015, turistas do país inteiro poderão aproveitar os festejos que acontecem de 01 a 25 do mês de outubro, sempre às sextas, sábados e domingos.
Tudo começou no Festival Colonial Italiano, em 1979, quando fundou-se uma associação completamente sem fins lucrativos, sendo uma parceria entre a Associação Comercial e a Prefeitura Municipal de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. A ideia partiu da necessidade e da visão de crescimento da cidade. Garibaldi desenvolveria mais a sua comunidade, além dos setores comercial e social.
Havia um projeto guardado desde 1913, quando Manuel Peterlongo Filho, um imigrante italiano e radicado em Garibaldi, produzia espumantes em meados de 1900. Ele foi o responsável pela realização da 1ª Exposição de Uva, que aconteceu nesse ano e na região serrana do município e quando foi criado o primeiro espumante brasileiro. O próprio Manoel passou a comemorar as vendas crescentes de sua bebida a partir de então.
A festa foi reunindo cada vez mais pessoas e atraindo visitante de outras cidades vizinhas e até mesmo de outras capitais. Hoje é referência e transformou-se no maior evento de espumantes do país.

Durante todo o mês de outubro acontecem eventos voltados não apenas para degustação, mas também para o aprendizado sobre a bebida. Você pode se inscrever em cursos de gastronomia e degustação, participar de jantares harmonizados, conhecer a vila típica italiana – onde são feitos diversos encontros, ver de perto a feira comercial e industrial, além de conferir apresentações e shows paralelos.

Rede Bourbon consolida atuação no mercado de MICE

Com cinco empreendimentos de categoria upscale no Brasil e no Paraguai – Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort, Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, Bourbon Conmebol Assunção Convention Hotel, Bourbon Convention Ibirapuera e Bourbon Curitiba Convention Hotel –, a Bourbon Hotéis & Resorts é, reconhecidamente, uma das principais redes hoteleiras fornecedoras de infraestrutura e serviços em MICE.
Instaladas em regiões econômica, geográfica e politicamente estratégicas – Atibaia (SP), Foz do Iguaçu (PR), Assunção, São Paulo e Curitiba –, essas unidades oferecem, juntas, mais de 20 mil metros quadrados de áreas destinadas à realização de eventos de portes variados. No último ano, 1.675 eventos ocorreram nesses hotéis e resorts. Já no primeiro semestre de 2015, receberam mais de 500 eventos.
Os Resorts Bourbon apresentaram uma peculiaridade fundamental: realizaram eventos maiores e mais extensos como congressos profissionais e convenções de empresas. No Bourbon Atibaia, por exemplo, a duração média de cada evento foi de três dias.
Somadas, essas cinco unidades da Rede Bourbon têm mais de 20 opções gastronômicas e outros espaços que atendem às diversas necessidades dos clientes: bares, cafés, foyers, salas de reunião, grandes auditórios, pavilhões, restaurantes, além do Theatro Bourbon em Atibaia.
“Esses empreendimentos de categoria upscale - Convention Hotel e Convention & Spa Resort – são os que possuem uma área de eventos maior, mas as demais unidades também estão preparadas para a realização de eventos de médio e pequeno porte”, afirma o vice-presidente de operações da Rede Bourbon, José Ozanir. “O Bourbon Alphaville Business Hotel, por exemplo, possui centro de eventos com 700 metros quadrados de área e capacidade para receber até 700 pessoas, além de oito salas de apoio e reuniões. Já o Bourbon Barra Premium Residence, possui salas para receber de 20 a 120 pessoas”, explica Ozanir.

Para comercializar esses produtos, completos e diversificados, a Rede Bourbon mantém em São Paulo uma equipe de vendas especializada em MICE. E nas onze praças em que a Rede Bourbon está presente – Assunção, Atibaia (SP), Barueri (SP), Buenos Aires, Cascavel (PR), Curitiba, Foz do Iguaçu (PR), Joinville (SC), Londrina (PR), Rio de Janeiro e São Paulo – há equipes preparadas para comercializar a infraestrutura e os serviços de qualquer uma das unidades da Rede Bourbon, no Brasil e no exterior.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Florianópolis recebe pré-evento da Oktoberfest

O mês de outubro é internacionalmente conhecido como mês das festas alemãs, principalmente da Oktoberfest, realizada originalmente em Munique na Alemanha e replicada em diversas cidades do mundo como Blumenau, em Santa Catarina. Depois de 31 edições, a Oktoberfest de Blumenau terá pela primeira vez um pré-evento oficial, que vai inaugurar um novo perfil de público e de eventos no Complexo Music Park, em Florianópolis, no dia 3 de outubro e dará o start para os eventos alemães do mês no Estado.
A Pré-Oktoberfest tem o apoio da prefeitura de Blumenau e da Eisenbahn e entra no calendário das grandes festas de outubro como evento oficial da Oktober. De acordo com os organizadores do evento, a escolha do Music Park como sede se deu por questões de estrutura como tamanho, cobertura e capacidade do espaço em comportar as atrações tradicionais da Oktoberfest como shows e o chopp em metro.

O evento em Florianópolis terá início às 12h com entrada franca até às 18h, e irá replicar fielmente os pontos altos da festividade alemã com food trucks de comidas típicas, chopp em metro, além de contar com shows tradicionalmente alemães. Após as 18h a festividade, até então mais ‘família’, ganhará ares de festa e contará com atrações musicais que irão levar a diversão até a madrugada de domingo. Os ingressos para a Pré-Oktoberfest no dia 3 de outubro, estarão à venda pelo site da Blueticket (www.blueticket.com.br) e nos pontos de venda autorizados.

Festuris: Congresso apresenta seu tema central

Todos os anos, a Feira de Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado através do Congresso Festuris, realizado em parceria com a ABAV /RS.
Segundo o presidente da ABAV/RS, Danilo Klehl, “Devemos investir em atendimento de qualidade; em profissionais capazes de gerar rapidez de informação; agilidade no atendimento; aptos não somente a auxiliar seus clientes em todas as etapas de venda, mas hábeis em prover soluções para possíveis problemas".

 Em 2015, o tema central será “De olho no mercado – Superando crises e desenvolvendo novos modelos de negócios”. O evento traz ao seu congresso grandes nomes do turismo, apresentando os planos e mostrando o que o profissional do turismo deve fazer para estar completamente apto a se adaptar às novidades do segmento. Entre os painelistas já confirmados está o presidente do Grupo Trend, Luis Paulo Luppa.

FTN será realizada no SESC Cacupé, em Florianópolis

A oitava edição do Fórum de Turismo de Negócios (FTN) será sediado em um novo local, com completa infra estrutura, há apenas 15 minutos do centro de Florianópolis (SC). Com inscrições abertas desde o dia 12 de julho, o evento será realizado, nos dias 21 e 22 de setembro de 2015, no SESC Cacupé (foto) e contará com palestras, debates e em paralelo uma feira de exposição de produtos e serviços de turismo.
Além toda infraestrutura e belezas naturais, o SESC Cacupé apresenta melhor logística em relação ao deslocamento para a realização do evento, que antes era realizado no norte da ilha, e agora fica entre o norte e o centro.
As inscrições para o VIII FTN devem ser realizadas no site www.ftnonline.com. Podem se inscrever agentes de viagens, jornalistas, profissionais (trade) e autoridades do turismo nacional e internacional. Nesta próxima edição, o FTN trará caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens, jornalistas e expositores.

Os agentes de viagens e demais profissionais de turismo poderão conhecer e ter contanto direto com os destinos, hotéis e produtos do ramo para vender melhor obtendo mais conhecimentos e condições para grupos ou pacotes individuais.

Para a Gestour Brasil, crise é sinônimo de oportunidade

A Gestour Brasil divulga uma janela de oportunidade para atrair empreendedores digitais do turismo, com o lançamento de licenças do eMarketplace do Turismo Nacional, a mais eficaz plataforma de promoção e venda dos destinos, produtos e fornecedores no ambiente online.
A iniciativa possibilita a quem assiste a um único vídeo http://euquero.gestour.com.br/operacao-2015 obter as informações necessárias sobre a visão estratégica e as táticas mercadológicas que orientam as ações voltadas à conquista de um Brasil com mais turismo doméstico e internacional.
De acordo com Giba, ex-capitão da seleção brasileira de vôlei, campeão olímpico, sócio e entusiasta da plataforma tecnológica, “os jogos olímpicos de 2016 abrem, desde já, uma outra janela de oportunidade, a midiática, a qual favorece o desempenho dos negócios para os profissionais do setor de viagens e turismo obterem no ambiente do e-commerce resultados que até então foram vergonhosos; uma vez que o Brasil recebe por ano menos visitantes estrangeiros do que algumas Ilhas do Caribe”.
Com investimentos cooperados em marketing, múltiplos produtos, fornecedores e destinos turísticos nacionais são atualmente comercializados por mais de cem lojas ativadas no Gestour eMarketplace, todas elas de propriedade de agentes de viagens, operadoras de turismo, hoteleiros, parques de diversões, parques aquáticos e organizadores de eventos sediados em 12 diferentes estados do Brasil. Outras 400 lojas também estão em processo de ativação, fortemente estimuladas pela desvalorização do real frente ao dólar e ao euro – fatores conjunturais que também favorecem a chegada de mais turistas estrangeiros, com o ingresso de mais divisas e a geração de melhores empregos no Brasil.
Por meio da recém-lançada campanha de integração dos novos licenciados, que tem seu prazo de validade esgotado até o próximo dia 11 de setembro, a Gestour Brasil prevê expandir a força de vendas do eMarketplace até o final de 2015 com a ativação de mil lojas equipadas para atender a demanda em onze diferentes idiomas.

“Com respaldo tecnológico e recursos de treinamento disponibilizados a custo zero para os lojistas do eMarketplace do Turismo Nacional, cada licenciado passa a atuar como um empreendedor digital, qualificado e capacitado para integrar, no âmbito de um espaço territorial previamente determinado, a diversidade de produtos ofertados a consumidores brasileiros e estrangeiros”, resume Vadis Luiz da Silva, CEO da Gestour Brasil.

Falta menos de um mês para a Fenachamp 2015

A Fenachamp está prestes a começar. A maior festa do espumante brasileiro acontece entre os dias 1º e 25 de outubro, às sextas, sábados, domingos e feriados, em Garibaldi. Com o tema “Um brinde com os melhores espumantes brasileiros”, a festa valoriza a produção nacional e incentiva o público a brindar momentos cotidianos, fugindo da máxima de que o espumante é uma bebida apenas para grandes ocasiões.
Com presença garantida de algumas das principais vinícolas produtoras de espumante do Brasil, a Fenachamp oferece aos seus visitantes as melhores bebidas disponíveis no mercado nacional. São espumantes de todos os tipos, com preços acessíveis e servidos em diversos ambientes planejados e decorados pelas próprias vinícolas.
Para tornar a experiência do público diferenciada, a Fenachamp consultou diversos sommeliers e fez uma reformulação em suas opções gastronômicas. Este ano, a festa oferece novos restaurantes, com pratos pensados para harmonização com a bebida.
Uma das atrações mais tradicionais da festa também passou por mudanças. O sabrage coletivo reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness World Records acontecerá, este ano, em categorias diferentes: feminino e masculino. Ambos serão realizados dia 3 de outubro, às 15h30min e às 17h, respectivamente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Festa até o dia 3 de setembro. Os participantes ganharão um espumante, acesso ao parque e estacionamento. Os sabres, no entanto, não serão fornecidos pela Fenachamp.
Há, ainda, uma ampla programação cultural aguardando os visitantes. São shows nacionais, regionais e locais, de artistas como Maskavo, Claus e Vanessa, Seu Cuca, Nego Joe e Duca Leindecker, além de uma novidade que vai mexer com os fãs de música eletrônica: todas as sextas-feiras da festa terminarão com uma grande balada. A primeira delas acontecerá no dia 2 e será comandada pelo DJ André Sarate, atração de grandes eventos como Green Valley, Pacha Floripa, Bali Hai e Planeta Atlântida.

A Fenachamp 2015 também vai ser destino certo para os amantes da adrenalina. Graças a uma parceria com a Cia Aventura, de Nova Roma do Sul, a festa terá uma pista de kart cross e uma tirolesa, disponíveis para os visitantes durante todos os dias da festa. A pista de kart cross terá 400 metros de extensão e será montada no entorno do anfiteatro. Para participar, é necessário ter pelo menos sete anos de idade e pesar até 90 quilos. Ainda não estão definidos os valores dessas atrações.

ABIH-SC comemora 50 anos de atividades

Completando cinco décadas de atividades, a ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) lançou um selo comemorativo e está produzindo uma revista rememorando a história da entidade.
O material é nomeado ABIH-SC: Meio século impulsionando o turismo e o comércio de Santa Catarina e terá duas versões – impressa e digital. Na impressão, com capa dura, serão 60 páginas com fatos, registros históricos, depoimentos, narrativas e imagens. Já na versão multiplataforma, disponível em aplicativos para dispositivos móveis, também são 60 páginas incluindo vídeos, galerias de imagens e animações.
“Com estas versões, atingiremos todos os públicos, como as agências de viagem e operadoras turísticas, trade turístico, autoridades, empresários do setor, turistas  e a comunidade em geral”, considera Samuel Koch, presidente da associação.
A Seccional catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis é uma entidade empresarial associativista sem fins lucrativos com mais de 200 associados no Estado. A ABIH-SC está presente em todas as regiões de Santa Catarina e, atuando de forma conjunta e harmônica com as demais entidades do segmento do turismo em favor do desenvolvimento do setor no Estado, conquistou papel de destaque no cenário político-econômico do Estado.

Na foto, vários ex-presidentes da entidade reunidos.

Feijoada é novidade no Bourbon Barra Premium

A tradicional feijoada, que torna os sábados dos brasileiros mais saborosos, ganhará um novo ponto de encontro no Rio de Janeiro. Trata-se do Restaurante Bossa Nova, localizado no Bourbon Barra Premium Residence (foto), na Barra da Tijuca. O buffet será servido todas as semanas, a partir de 5 de setembro, das 12h às 16h, para hóspedes e também visitantes.
Logo na chegada, os clientes serão recepcionados com um especial welcome drink, que trará batidinha de coco e maracujá, caldinho de feijão e pastelzinho. Premiadíssima, a feijoada da Rede Bourbon Hotéis & Resorts é conhecida tanto por seu sabor quanto pelos diferenciais do serviço, que incluem partes usuais da carne de porco e dos acompanhamentos característicos do prato. Além disso, há um variado buffet de sobremesas típicas brasileiras. O valor do almoço será de R$ 49,00 por pessoa, e o restaurante não cobra taxa de serviço. O estacionamento é cortesia.

 A feijoada da Rede Bourbon oferece uma verdadeira experiência gastronômica, sendo conhecida em diferentes locais do país e também internacionalmente, na unidade hoteleira de Assunção, no Paraguai. Com o lançamento no Rio de Janeiro, a cidade ganha uma opção sofisticada e saborosa do prato típico brasileiro.