quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Rota Estratégica do Turismo é apresentada em BC

A Fecomércio de Santa Catarina e a Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado promoveram na manhã do último dia 25, em Balneário Camboriú, painel sobre a Rota Setorial do Turismo de SC, que apresentou o planejamento para o setor até 2022. O evento, que está rodando o estado, contou com o apoio do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, que mobilizou o trade local.
O documento da Rota Estratégica foi traçado pela Fecomércio SC, juntamente com a Fiesc e o Sebrae e tem como objetivo buscar a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. São 59 ações propostas no plano estratégico, que deverão ser executadas em até seis anos. O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões turísticas catarinenses, categorizadas da seguinte forma: Caminho dos Canyons, Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa Verde & Mar (que inclui Balneário Camboriú), Encantos do Sul, Grande Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do Contestado e Vale Europeu.
O gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Fecomércio, Elder Arceno, afirma que a expectativa é pautar o turismo em dois pilares: destino turístico inteligente, com a aplicação de novas tecnologias de informação, focando no desenvolvimento sustentável e nos benefícios desses locais, buscando promover um ambiente inovador e com experiências turísticas para os consumidores. Ele ainda ressaltou o aumento do fluxo de turistas de outras regiões do mundo no estado, como a Europa e América do Norte, embora a América do Sul ainda domine o mercado emissor.
O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Moritz, ressalta a necessidade de inovação e do planejamento a curto, médio e longo prazo. “Esse trabalho vai proporcionar ao empresário, ao estado e ao governo que realmente se siga um planejamento para que o nosso turismo possa acontecer não só na temporada de verão, mas o ano inteiro. O turismo movimenta 52 atividades econômicas diferentes, então nada mais justo do que tratarmos o turismo da forma que ele merece”, diz.
Representando a Federação de Convention & Visitors Bureaux de Santa Catarina, Margot Rosenbrock Libório aproveitou o momento para ressaltar a importância do planejamento, juntamente com a união do trade. “O turismo coexiste em todas as regiões do estado e precisa começar a ser visualizado, de fato, como indústria e como força econômica. Santa Catarina sentiu menos o efeito da crise devido à grande atividade turística, porém se não começarmos a buscar estratégias para buscar mais turistas e melhorar a infra-estrutura oferecida, a crise mais forte chegará aqui também. Precisamos nos unir, planejar e agir”, diz.

O presidente do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, João Francisco Barão, também ressaltou a importância desse setor da economia, que hoje representa quase 13% do PIB do estado. “Santa Catarina tem um potencial muito grande, mas que ainda precisa ser melhor explorado e planejado, como começa a ser feito. Além do turismo sol e mar, temos também neve, turismo de aventura, enfim, é um universo muito rico.  E quando se fala em regionalização, precisamos trabalhar profundamente as identidades, pois é aí que está a experiência do consumidor ”, finaliza.

Ministro do Turismo vai abrir o Festival de Gramado

O Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão (foto), confirmou sua presença na Solenidade de Abertura do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro. A solenidade ocorre na noite do dia 3 de novembro, às 20 horas, no Palácio dos Festivais.
Marx assumiu a pasta no início do mês de outubro. “O Ministério do Turismo não poderia estar de fora dessa importante feira que é o Festuris Gramado. Os resultados obtidos na edição do ano passado – 14 mil participantes e R$ 220 milhões de negócios gerados - não deixam dúvidas de que esse é um espaço importante para promoção do país. Estaremos juntos aqui, nesses quatro dias de evento, trabalhando para manter o Brasil na lista de desejo de turistas nacionais e internacionais”, destaca o ministro.
O Ministério do Turismo atuará de forma contundente dentro da feira de negócios, através de capacitações. O Departamento de Ordenamento do Turismo (DEOTur), promoverá no dia 4 de novembro, o seminário “Enoturismo no Brasil: Potencial e Oportunidades de Desenvolvimento”. O objetivo da ação é criar um ambiente favorável de discussões, em que agentes governamentais, empresários e especialistas discutirão sobre experiências, desafios e oportunidades do enoturismo em nosso país.

Referência em evento de negócios do trade turístico na América Latina, a Feira Internacional de Turismo terá a sua 28ª edição. É uma excelente oportunidade de divulgação de destinos, produtos, intercâmbio de experiências e de oportunidades de negócios. O Festuris 2016 será realizado nos dias 04 e 05 de novembro e contará com a presença de profissionais de viagens e turismo empresários, delegações oficiais e do Ministério do Turismo (MTur).

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Embratur discute estratégias para fomentar turismo

A Embratur  reuniu líderes do turismo nacional, seus diretores e servidores para debater o planejamento estratégico institucional para os próximos anos. O evento, que teve sua primeira etapa realizada na última sexta-feira (21) visa preparar o Instituto para os desafios atuais e do futuro, reconhecendo a importância da gestão estratégica para o desenvolvimento sustentável do seu negócio. Na abertura do Seminário de Planejamento Estratégico Institucional, o presidente Vinicius Lummertz destacou a importância da atividade: “Nosso atual modelo de gestão faz com que o estratégico seja suplantado pelo operacional. O ideal seria mudar o modelo institucional da Embratur para dar mais mobilidade, melhores salários e maior efetividade às ações”.
A necessidade de desenvolver uma “alta cultura” como marca registrada da Embratur também foi levantada pelo presidente do Instituto. “Estamos prestes a completar 50 anos e temos que tomar uma decisão coletiva sobre o rumo a seguir. Queremos construir uma cultura sólida e competitiva que combine princípios, crenças e práticas para orientar as ações e o comportamento de todos”, afirmou Lummertz.A convite da Embratur, participaram do Seminário os seguintes convidados externos: Paulo Senise, presidente da TurisRio; Toni Sando, presidente do São Paulo & Visitors Bureau; Alain Baldacci, presidente do Sindepat; Mônica Samia, diretora executiva da Braztoa; Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil; Douglas Simões, diretor executivo da Abeta; e Gilmar Piolla, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

O grupo contribuiu principalmente com a análise do ambiente externo e a definição das prioridades da organização. Chegou-se ao consenso de que as principais oportunidades para a Embratur são a diversidade turística, a hospitalidade do brasileiro e o câmbio favorável.Na visão de Mônica Samia, é fundamental que a Embratur tenha um planejamento de longo prazo para não ficar demasiadamente vulnerável ao cenário econômico: “Precisamos trabalhar com horizonte claro, otimizar recursos e trazer resultados concretos para o turismo brasileiro”, completou. Nos dois dias de trabalho foram discutidas e formuladas as bases da estratégia, missão, valores e visão de futuro. O planejamento continuará a ser construído nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Novo diretor assume área Comercial do Beto Carrero World

O turismólogo Roberto Leandro Vertemati - foto - acaba de assumir a área Comercial do Beto Carrero World. O executivo possui 22 anos de experiência em operadora de turismo, passando por todos os estágios de operação e de vendas. "O Beto Carrero World é um ícone do turismo, um produto de desejos. Vi aqui uma oportunidade única de realizar um grande sonho, que é trabalhar diretamente com um destino", comenta o novo diretor.
O executivo conta que, além de impulsionar vendas, trabalhará também para a fidelização de clientes. Para isso, destaca que é preciso dar atenção aos detalhes, desde o primeiro contato com a marca até a experiência durante o passeio no complexo. "Aprendi a me apaixonar pelos projetos e cada dia é uma oportunidade de fazer melhor. Nosso time Comercial estará alinhado com todas as áreas para garantir ainda mais a expectativa dos clientes com a qualidade do negócio", completa.

Vertemati atuou até 2015 como diretor da Rede de Varejo da CVC, maior operadora da América Latina, onde foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do plano de expansão da rede. Também assumiu posições em entidades do setor. Foi diretor de Turismo Receptivo da regional São Paulo da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e representante por mais de 10 anos na Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Entre 2007 e 2008 foi conselheiro suplente do Conselho Nacional do Turismo e em 2012 representou o Brasil participando como palestrante no 1º Fórum Mundial de Turismo em Andorra.

Festuris tem crescimento de 58% no número de inscrições

A expectativa para a 28ª edição do FESTURIS Gramado aumenta e ganha um novo ingrediente. A dez dias do início da Feira Internacional de Turismo, a organização do evento fez um levantamento prévio do número de inscrições antecipadas com relação ao mesmo período do ano passado. 
A constatação é de que já ocorre um aumento de 58% de inscritos, com relação ao mesmo período de 2015. Os números são contundentes e apontam um crescimento em todas as categorias: agentes, operadores, estudantes, imprensa e hosted buyers.
Outra característica importante da feira neste ano é um aumento no número de expositores do setor privado, o que deve resultar em uma feira ainda mais profissionalizada e com poder de geração de negócios maior para o setor turístico.
Para a diretora e fundadora do evento, Marta Rossi, os números são muito representativos. “Já temos a garantia de uma feira de negócios muito movimentada e com grande participação de um público bastante qualificado de profissionais do trade sul-americano. O perfil profissional destes participantes fará toda a diferença em relação a geração de negócios”, destaca.
“Fizemos um trabalho muito intenso no Brasil e no exterior durante todo o ano. Esta perspectiva de crescimento é resultado do trabalho intenso do último ano”, comenta o diretor Eduardo Zorzanello.
“O grande esforço da equipe do FESTURIS ao longo do ano de 2016 faz com que já tenhamos números muito positivos. Estamos bastante otimistas e temos a certeza de que o FESTURIS 2016 será um divisor de águas para o setor turístico brasileiro”, comenta o diretor Marcus Vinícius Rossi.
O FESTURIS Gramado se divide em feira de negócios, nas tardes dos dias 4 a 5 de novembro no Serra Park, e Congresso, nas manhãs dos dias 4 a 5 de novembro no Palácio dos Festivais. A Solenidade de Abertura ocorre na noite do dia 3 de novembro, a partir das 20 horas no Palácio dos Festivais.

A promessa de corredores lotados anima a organização e expositores do FESTURIS. A feira é segmentada em espaços. Neste ano a novidade é o Espaço Luxury, e continuam tendo destaque os espaços MICE, LGBT, Entretenimento, Acessibilidade, Tecnologia e Serviços para o Turismo, Enogastronomia, Turismo Cultural e Religioso, Internacional e Sustentabilidade e Turismo Verde.

Argentina retoma o crescimento turístico

Após a crise política e econômica a Argentina comemora o início da retomada no crescimento turístico doméstico e internacional. O país comemora a marca de 189 mil 200 turistas estrangeiros no mês de agosto, o que representa um incremento de 1,8% sobre o mesmo período do ano passado. É a primeira vez que o volume de turistas internacionais tem um resultado positivo nos últimos 17 meses. Desde março de 2015 a variação das chegadas estrangeiras não era positiva.
Os dados são animadores para o Ministério do Turismo que tem adotado uma série de medidas para incentivar o turismo portenho. Além da redução da carga tributária IVA em mais de 20%, tem início esse mês um programa de descontos para a chamada Maior Idade, que beneficia o público que tem mais de 60 anos com descontos em hotéis, passagens aéreas e outros serviços.
O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos (foto), destacou o resultado obtido em agosto último e que revela um tendência progressiva no processo de recuperação do turismo internacional. O dirigente tem discutido com a Embratur medidas conjuntas para fomentar o turismo entre Brasil e Argentina. O volume de turistas norte-americanos cresceu 23,7% com o fim da exigência de visto e o de brasileiro 1,7% . “O modelo de abertura da economia da Argentina para o mercado internacional, fruto de ações do Governo tem resultado no início do processo de incremento do turismo internacional e os dados já revelam isso”, adiantou.
No último feriado prolongado o turismo da Argentina registrou um volume de 1,3 milhão de viagens domésticas e taxas de ocupação da hotelaria superiores a 60%. O ministro do Turismo, Gustavo Santos acaba de firmar uma parceria com o Ministério do Trabalho para um programa de capacitação da mão de obra especializada. O convênio foi firmado por Gustavo Santos e o Ministro do Trabalho, Jorge Triaca.

O Plano Nacional de Turismo 2016-2019 prevê entre outras metas:  criação de 300 mil postos de trabalho até 2020; atingir a marca de 9 milhões de turistas estrangeiros nos próximos quatro anos e a entrada de divisas a US$ 8 bilhões e chegar a marca de 70 milhões de turistas domésticos.

Iniciado processo do Premio Panorama de Turismo

Teve início o processo de identificação dos destaques do Paraná a serem homenageados com o Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2016. Em reunião da comissão organizadora, realizada na Fecomércio-PR, entidades representativas do setor debateram e aprovaram os primeiros encaminhamentos relativos à premiação. Em sua quinta edição, conforme decidido nessa reunião, a honraria alcançará três novas categorias: Projeto Inovador, Roteiro Turístico e Estabelecimento de Entretenimento e Lazer. Na ocasião, ainda aprovou-se o regulamento 2016 e indicaram-se nomes para a comissão julgadora, a qual chancelará as fases de consulta e votação. Já nessa semana deverá ser encaminhado às entidades do segmento com âmbito estadual e às 14 governanças regionais do estado o formulário de indicação de profissionais para a disputa do prêmio. Após tabulação, os mais indicados comporão uma ficha de votação pela internet, sendo premiado, posteriormente, o mais votado. No total, nesse ano são 19 categorias. O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano é uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-PR. A premiação conta com apoio institucional das secionais estaduais da Abav, Abrajet, ABIH, Abrasel, Abeoc, Paraná Convention & Visitors Bureaux, Paraná Turismo, Sindetur-PR, Abgtur, Federação dos Hostels do Paraná e da Coordenação de Turismo do Sebrae-PR.

Começam as oficinas do “Sabores de Porto Belo”

Nem só de comida boa é feito o Roteiro Gastronômico Sabores de Porto Belo. Além dos pratos irresistíveis, o evento também conta com oficinas e cursos para capacitação técnica e qualificação das empresas participantes. Nesta quarta-feira (19/10) foi realizado o primeiro dos cursos: Internet e Mídias Sociais - como usar as redes sociais ao seu favor. Será das 14h às 17h. As oficinas são gratuitas e com vagas limitadas.
Além de elaborar pratos utilizando insumos locais e com preços diferenciados para o Roteiro Gastronômico que acontece até dia 31 de outubro, os participantes buscam agregar valor aos empreendimentos através do atendimento, da comunicação com o mercado e da inovação nos processos gerenciais. Os temas abordados são: Internet e Mídias digitais; Engenharia de Cardápio; Bem receber – garçons; e Manipulação de alimentos.

O ciclo de oficinas e cursos faz parte do projeto de fortalecimento sustentável do turismo e desenvolvimento econômico de Porto Belo, promovido pela Prefeitura, Fundação Municipal de Turismo e Sebrae/SC. As inscrições acontecem por e-mail contato@visiteportobelo.sc.gov.br ou pelo telefone 47/3369-8868. Terão prioridade os restaurantes participantes do Sabores de Porto Belo.

Turismo Metropolitano une forças no Paraná

Há quase um ano, as direções da COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) e da Paraná Turismo (autarquia responsável pela gestão do Turismo no Estado – SEET Secretaria do Esporte e do Turismo) discutem a importância da soma de forças pelo desenvolvimento regional.
Neste processo de interação e integração, a COMEC passou a fazer parte das organizações que participam do CEPATUR – Conselho Paranaense de Turismo.
Na manhã do dia 18 de outubro, em reunião de trabalho, a COMEC, através do seu Presidente Omar Akel e do Assessor Mena Barreto, e a Paraná Turismo – com o seu Presidente Jacó Gimennes e Assessora e Turismóloga Alessandra Xavier - firmaram compromissos para um ousado projeto do Desenvolvimento Integrado e Sustentável pelo Turismo.
A proposta é focada no Turismo Metropolitano, potencializando a estrutura e expertise na área de abrangência da COMEC.

“Este trabalho integrado será um grande passo para criar condições favoráveis ao desenvolvimento turístico dos municípios da Região Metropolitana na área de atuação da COMEC. Com certeza, representa uma conquista importante para unir esforços que contribuirão para ações coesas e de resultado para a regionalização do turismo”, garantiu o Professor Jacó Gimennes.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Turismo busca investimentos em fórum do Mercosul


Os empresários do Mercosul foram convidados a investir no turismo brasileiro durante o 21º Meeting Internacional do Grupo Lide na última sexta-feira (14), em Buenos Aires, Argentina. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, ressaltou que o país esteve em evidência no cenário mundial por conta dos megaeventos realizados nos últimos anos e o turismo saiu fortalecido como alavanca do desenvolvimento econômico do país.

“Realizamos, com sucesso, o maior evento esportivo do planeta. Chegou a hora de transformarmos esse capital de imagem em oportunidades de negócios, empregos e renda para brasileiros e argentinos”, comentou Marx Beltrão. Ele ressaltou que pesquisa com os turistas estrangeiros durante os jogos revelou que 88% dos visitantes internacionais pretendem voltar ao Brasil. “O desafio agora é criar condições para que eles realmente voltem. Se atuarmos juntos seremos mais fortes e ampliaremos as nossas possibilidades em um mercado tão competitivo como o de viagens”, afirmou.
Na pauta do encontro, temas como a isenção de vistos, a implantação de uma política de multidestinos com rotas integradas entre Brasil e Argentina e a melhoria da conectividade. “Brasil e Argentina têm ofertas turísticas complementares. Nós somos fortes no segmento de sol e praia, vocês têm a Patagônia. Precisamos misturar, de uma vez por todas, o samba e o tango; a feijoada e a empanada; a praia e a neve”, destacou.
A promoção conjunta nos mercados internacionais de longa distância, especialmente a China, também foi colocada como um projeto prioritário. A ideia é desenvolver ações conjuntas de propaganda nos mercados estratégicos e participar das maiores feiras de turismo no mundo com espaços compartilhados como já fazem Nova Zelândia e Austrália. “Esta é uma solução para otimizarmos os nossos recursos, ampliarmos a nossa visibilidade e, consequentemente, aumentarmos o fluxo turístico nos nossos países”, explicou o ministro.
Estiveram presentes no fórum de líderes empresariais os maiores nomes do setor produtivo do Brasil e Argentina, entre eles, o prefeito eleito de São Paulo, João Dória, o ex-ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, a senadora Ana Amélia (PP-RS), o deputado federal e presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Pedro Vilela (PSDB-AL), e o governador de Goiás, Marconi Perillo. O encontro do Grupo Lide segue até domingo (16).

Hoteleiros fazem reivindicações ao ministro do Turimo

Foi entregue na última terça-feira (11) por uma comitiva de hoteleiros liderada pelo presidente da ABIH Nacional, Dilson Jatahy Fonseca Jr., uma carta com 13 reivindicações do setor hoteleiro ao novo ministro do turismo, Marx Beltrão.
O documento pede, entre outras coisas, a regulamentação geral do setor em face de lacunas existentes na legislação vigente, a legalização dos jogos no Brasil, a flexibilização da mão de obra temporária e a atualização da Lei Geral do Turismo. A comitiva da ABIH Nacional foi composta pelos diretores Manuel Lisboa, Luciano Carneiro, Tomaz Ikeda e Jaime Menin. Segue abaixo a integra da carta:
“Excelentíssimo Senhor
Marx Beltrão
Ministro de Estado do Turismo
Excelentíssimo Senhor,
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional agradece a oportunidade do atendimento da Diretoria Executiva para tratarmos de importantes assuntos para a realização do trabalho em prol do crescimento do turismo brasileiro.
No dia 09 de novembro deste ano a ABIH completará 80 anos de fundação e como entidade de classe mais antiga do trade turístico nacional, sempre realizamos um trabalho de união com as empresas privadas e setores públicos para a melhoria na qualidade dos serviços de hospedagens em todo o país.
Gostaríamos de nesta oportunidade tratar com Vossa Excelência, dentre outros os seguintes assuntos de extrema importância para o setor:
1 – Regulamentação geral do setor em face de lacunas existentes na legislação vigente, tais como a venda irregular de diárias de aptos residenciais;
2 – Participação e posicionamento da ABIH Nacional em projetos que definem as políticas para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo em geral;
3 – Legalização dos jogos no Brasil de modo que abranja a hotelaria em todos os níveis de modo geral e que permitam o crescimento do turismo em todo o Brasil;
4 – Legislação definindo normas de relacionamento com as empresas de cobrança de direitos autorais, ECAD, reconhecendo a não incidência na atividade hoteleira;
5 – Atualização da Lei Geral do Turismo;
6 – Flexibilização da mão de obra temporária ou eventual para o setor hoteleiro;
7 – Modernização e adequação do CDC – Código de Defesa do Consumidor, no que diz respeito à flexibilidade da presença efetiva nas audiências, com substituição por audiência virtual em função da grandiosidade geográfica do Brasil;
8 – Isenção de vistos para turistas internacionais de forma definitiva, dos grandes pólos emissivos;
9 – Ampliação da malha aérea nacional e regional com política de preços compatíveis com o desenvolvimento do turismo interno;
9.1 – Criação do Passaporte Brasil, permitindo o turista conhecer diversos destinos turísticos em determinado período. Podendo ser utilizado pelo turista brasileiro ou estrangeiro;
10 – Definição de limite de comissionamento para as OTAS;
11 – Ampliação da linha de crédito para capital de giro, reformas e modernização dos empreendimentos hoteleiros nacionais, em função da grave crise atual do setor;
12 – Realizar campanhas promocionais no Exterior, aproveitando a boa imagem do Brasil em virtude da realização da Copa do Mundo FIFA 2014 e das Olimpíadas RIO 2016;
13 – Realizar campanhas promocionais internas, incentivando o brasileiro a conhecer o Brasil;
Colocamo-nos a disposição de Vossa Excelência, agradecendo toda a atenção dispensada para juntos realizarmos um trabalho que produza um crescimento do turismo no Brasil.
Atenciosamente,
Dilson Jatahy Fonseca Junior

Presidente da ABIH Nacional”.

Fiacult apresenta os filmes classificados

A primeira etapa da 3ª edição do Festival Internacional de Audiovisual do Comércio, Cultura e Turismo (Fiacult), realizado em Florianópolis no último dia 25 de setembro, em paralelo ao Fórum de Turismo de Negócios (FTN) apresentou a classificação dos filmes inscritos e os mais votados pelo público na internet. O evento supera neste ano, em relação às edições anteriores, com maior número de filmes nacionais, que também surpreenderam pela qualidade.
Além dos classificados, os filmes mais votados pela internet recebem pontuações para contar na final conforme o regulamento: Ficando em primeiro lugar o de Poços de Caldas (três pontos), segundo lugar Nova Zelândia de Norte a Sul (2,5 pontos), terceiro - Espírito Santo (dois pontos), quarto lugar - Rio Serra e Mar (1,5) e Viver, quinto lugar foi Sentir e Experimentar  (um ponto).
A grande premiação será na Itália, em Castel Franco, no famoso Teatro Acadêmico, nos dias 18 e 19 de novembro e contará com a apresentação de canto lírico na abertura om artistas Italianos e no encerramento com música brasileira. Durante este período os filmes serão apresentados para os jornalistas da Itália e exibidos nos cinemas locais.
O Fiacult vem a cada ano colecionando sucessos em curtas de diversas áreas e modalidades de cinema /audiovisuais. São produções que ilustram a gastronomia, hotelaria, destinos, parques, institucionais, museus, promocionais, publicitários, esportes, shows, feiras/festivais, transportes, documentários, entre outros.
A surpresa veio pela grande quantidade de filmes nacionais, nestes anos o Fiacult tem recebido a participação de diversas regiões, países e cidades como EUA, Canadá, Alemanha, Vietnam, Indonésia, Croácia, Alemanha, Argentina, Itália, Espanha, Portugal, Chile - Patagônia, México (Guadalajara), Bruxelas, Índia, Brasil (Ouro Preto, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Balneário Camboriú, Urubici, Flores da Cunha, Itajaí, Belém do Pará, Ilópolis, Veranópolis, Itá, Campos Novos dos Parecis)...

Os audiovisuais são os meios de comunicações mais eficazes para estimular os sentidos de ver e ouvir um produto ou registro. O Fiacult, percebendo que nos próximos três anos 68% do tráfego de internet serão suportados em vídeos para promoções, o que garante por meio do festival novos negócios para o turismo mundial. O Festival adiantou-se em colaborar e agregar valores para os empresários dos setores de turismo, comércio e cultura pensando no futuro excitante para o setor que toma um caminho disruptivo na área das publicações e marketing.  Novas possibilidades na área alteram a forma de fazer jornalismo, marketing e conteúdos na qual sobressaem a criatividade e inovações em redes sociais e locais públicos além da visualização para os agentes de viagens e operadores nas grandes feiras e negócios de turismo e cultura.

Festuris abordará a legalização do jogo no Brasil

Além de fomentar negócios o Festuris Gramado- Feira Internacional de Turismo proporciona debates e novas abordagens no mercado turístico através do seu Congresso. Serão dois dias com oferta de muito conhecimento, nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, com uma série de painéis relevantes para o setor turístico. Um assunto debatido atualmente no Brasil é a liberação dos jogos de azar que está passando por análises no Plenário da Câmara dos Deputados e no Senado Federal. 
O painel “Legalização de Jogos e o Impacto sobre a Atividade Turística” abordará o assunto e tem mediação do jornalista Claudio Schapochnik com a presença do presidente do Instituto Jogo Legal, Magnho José, e como debatedores o presidente da Federação Nacional de Hotéis, Alexandre Sampaio, o presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno e o presidente do Sindetur RS, Paulo Artur Chagas de Queiroz.
Segundo Magnho José, se houver vontade política ainda em 2016 os jogos podem ser implantados até maio de 2017. “Temos um atraso de 70 anos e retirar os jogos da ilegalidade para a legalidade gera ganhos imediatos. Hoje, os jogos clandestinos movimentam R$ 20 bilhões ao ano e nem o estado e nem a sociedade tem um ganho com isso. Com a legalização dos jogos vamos atrair mais investimentos, gerar empregos, tributos mensais para o estado e para o país.” ressalta.
Para o setor hoteleiro, Magnho afirma que o Brasil é o maior exportador de jogadores do mundo e assim exporta consumo, dividendos e divisas na área de jogos para Las Vegas e países do Mercosul. Com a implantação dos jogos no Brasil, os brasileiros podem ficar no país e os hotéis e resorts vão gerar empregos e renda. “Na rede hoteleira de quatro ou cinco estrelas, existem hoje cerca de 0,6 a 1 funcionário por apartamento. Caso for aprovada a legalização, pode ocorrer um aumento de 3,2 funcionários por apartamento. Os cassinos são um equipamento do turismo e geram 85 novas profissões que não tem em um hotel normal”. salienta, Magnho.

Sobre o painel que acontece às 8h30 do dia 5 de novembro, durante o Festuris em Gramado, Magnho irá abordar o mercado atual de jogos legais e ilegais, duas leis que estão tramitando no Congresso e qual o melhor modelo para colocar em prática no país e os benefícios dos jogos  para o setor turístico. 

sábado, 8 de outubro de 2016

Bierville terá comida germânica e cervejas artesanais

Entre os dias 12 e 15 de outubro, Joinville entra no clima das festas germânicas de Santa Catarina com a Bierville – Festa da Cerveja de Joinville, que acontece no Centro de Convenções e Exposições da Expoville.
Em sua segunda edição, o evento terá muita animação, ao som das melhores bandas regionais de música alemã e, como grande novidade, a presença de aproximadamente 200 rótulos produzidos por 29 cervejarias artesanais de todo o país.
Outro destaque da Bierville será a gastronomia típica germânica. O Combray Gastronomia, buffet oficial da Expoville, vai assinar os mais tradicionais pratos da culinária germânica, todos elaborados com ingredientes selecionados e perfeitos para harmonização com as cervejas artesanais, estrelas da festa.
O restaurante Combray vai funcionar durante todos os dias da Bierville, com opções diversificadas no buffet. Entre as opções estão marreco recheado, einsbein, paprika schnitzel, spätzle, hackpeter, frios e embutidos germânicos e outras delícias da culinária alemã.
Lançada em 2015, a Bierville – Festa da Cerveja de Joinville inseriu a cidade mais populosa de Santa Catarina no calendário das festas de outubro do Estado.

Os ingressos para a festa custarão R$ 20 e R$ 10 (meia entrada) e o público será presenteado com um copo personalizado. O horário de funcionamento da Bierville será: na quarta-feira (12), das 11h à 1h; quinta-feira (13), das 19h à 1h; sexta-feira (14), das 19h às 2h; e sábado (15), das 17h às 2h.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Festuris lançado oficialmente em Porto Alegre

Ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 6 de outubro, o lançamento oficial da 28² edição do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo e apresentação do Espaço Luxury, novidade de Gramado neste ano.
A feira de negócios turísticos ocorre de 3 a 6 de novembro, na Serra Gaúcha.  Em coletiva de imprensa, realizada no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, os diretores da feira de negócios turísticos, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, além do prefeito de Gramado, Nestor Tissot, do presidente da ABAV- RS João Machado e Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, apresentaram a feira e suas novidades.
 “O FESTURIS é hoje a grande plataforma de negócios turísticos para a América Latina. Trabalhamos muito este mercado observando as tendências. Não somos apenas indutores de negócio, mas nos sentimos na obrigação de levar conceitos, e trabalhamos com os segmentos turísticos. Focamos na geração de Negócios, conhecimento, investimento na feira, congresso, salas de capacitações. Isso nos tornou diferentes da outras feiras”, destacou Marta Rossi.
“Representamos muito para o desenvolvimento de Gramado ajudando a cidade a se transformar num modelo de negócios turísticos. O FESTURIS é uma feira importante para a busca de conhecimento, agilização de negócios e transformação do mercado”, finalizou a diretora.
O diretor Marcus Vinícius Rossi apresentou os números de 2015 destacando os mais de 14 mil visitantes, 2.500 marcas e impacto econômico de 212 milhões de reais em geração de negócios. Segundo ele, “o FESTURIS vem se internacionalizando e hoje temos destinos de continentes distantes como África do Sul, por exemplo. É importante salientar que a inovação e o entendimento de como o mercado em geral se comporta, faz com que o FESTURIS e Gramado tenham uma proporção muito grande para o mercado nacional e internacional do Turismo.”
Já o diretor Eduardo Zorzanello destacou que “mesmo com o ano de recessão, nós redobramos esforços para buscar investimentos e trazer os parceiros e expositores, vendendo a feira de Turismo e Gramado no exterior em muitas viagens ao longo do ano. Isso é importante para termos competitividade e representatividade para sair de nossas fronteiras e buscar o mercado internacional.”

Eduardo apresentou ainda o Espaço Luxury, a novidade da feira neste ano, que é formatada nos moldes de feiras da Europa e que terá expositores como Barbados, Saint Andrews, Turks aind Kaikos, Air Tahiti Nui, Mercatur Premium, Thaiti Tourisme, Seychelles e La Hacienda.

Abav Expo 2017 já tem data e local definidos

O trade turístico já pode reservar na agenda. A Abav Expo 2017 já tem data e local confirmados. O evento acontecerá entre 27 e 29 de setembro e voltará ao Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. As informações são do presidente da Abav Nacional, Edmar Bull (foto), que participou do evento “Um dia de Cruzeiros”, promovido para Abav-RJ na Casa Brasil.

O dirigente também confirmou que o formato do evento deve passar por mudanças. Segundo ele, a inspiração virá de modelos que funcionam nas grandes feiras internacionais. Embora não tenha entrado em detalhes, Bull ressaltou que o foco será a geração de negócios. Ainda será discutido se o Congresso da Abav continuará sendo realizado em conjunto com a feira ou se será separado para o próximo ano.

Congresso Internacional de Turismo do Extremo Sul

O Laboratório de Planejamento Turístico dos Cursos de Bacharelado em Turismo Binacional, Tecnologia em Eventos e Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) promove o VI Congresso Internacional de Turismo do Extremo Sul (CITES). O evento contará com palestras e apresentação de trabalhos, e será realizado nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro de 2016, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus de Santa Vitória do Palmar-RS.

Nesse ano a temática vai destacar o “Desenvolvimento Regional e o Turismo” como estratégia de atuação que objetiva promover o desenvolvimento sustentável das regiões, considerando suas potencialidades, vocações e características locais.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Marx Beltrão é o novo Ministro do Turismo

Depois de confirmações e desmentidos que se arrastam desde agosto, o presidente Michel Temer (PMDB) nomeou nesta quarta-feira, 5, o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) como ministro do Turismo, em substituição ao ministro interino, Alberto Alves. A informação foi confirmada no Congresso pelo próprio presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pelo líder do PMDB na Casa, deputado Baleia Rossi (SP).
O nome de Beltrão foi sugerido pela bancada do PMDB na Câmara, desde que o ex-ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB) deixou o comando da pasta. A nomeação conta com aval do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), conterrâneo do parlamentar no Estado de Alagoas.

Temer, porém, vinha resistindo a nomear o deputado, por ele ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsidade ideológica. O presidente foi convencido a nomear o parlamentar, após parte da bancada do PMDB ameaçar retaliar o governo em votações importantes na Casa. O líder do PMDB nega qualquer ameaça e afirma que a nomeação deveria acontecer após as eleições municipais. Segundo ele, o parecer do advogado Aristides Junqueira contra acusação por falsidade ideológica relacionada a Beltrão foi “muito importante” para que a nomeação fosse liberada. O parecer foi apresentado na semana passada pelo novo ministro.

Fórum TurisTIC Brasil será em Salvador

Programado para os dias 17 e 18 de novembro, no Sheraton Bahia, em Salvador, o Fórum TurisTIC Brasil deverá reunir cerca de 100 destinos brasileiros, Também deverá abordar temas relacionados a inovação e tecnologia para o desenvolvimento turístico. Trata-se da primeira edição no Brasil de um evento que é realizado há quatro anos em Barcelona, Espanha. O Fórum é apontado como uma oportunidade imperdível para gestores, lideranças do trade e profissionais do turismo de atualizar o conhecimento, conhecer experiências no Brasil e no mundo, bem como ter contato com as tecnologias de ponta que auxiliam os territórios turísticos a ampliar o nível de inovação e competitividade. Somam-se a isso momentos de interação, imersão e troca de experiências entre os participantes, como forma de promover o fortalecimento da rede do turismo. Para mais informações e detalhes do evento, assim como para inscrições, basta acessar o site www.turisticbrasil.com.br

Joinville prepara a 78ª Festa das Flores

Em Joinville (SC), acontece de 10 a 15 de novembro, a 78ª Festa das Flores, com seus “jardins encantados de cores e sabores”. Das mais tradicionais, a festa, que é realizada pela Fundação de Turismo de Joinville em parceria com a AJAO-Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas, terá exposição de flores, praça gastronômica, capacitação técnica, feira de agroflores, atrações culturais, mercado de plantas e feira de decorações e eventos. Mais informações pelo telefone (47) 3453-2663 e também no site www.festadasflores.com.br

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Começam as festas de outubro em Santa Catarina

O mês de outubro transforma Santa Catarina em um dos destinos turísticos mais animados do país. As festas realizadas durante todo o mês homenageiam as diferentes culturas e as etnias que colonizaram o estado. Anualmente, os eventos geram uma movimentação de cerca de dois milhões de pessoas, sendo um milhão de turistas, conforme dados da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.
“Santa Catarina vive, em outubro, um dos melhores meses para o turismo. Para nós, isso é muito importante, não somente sob o aspecto do turismo, da cultura ou do número de visitantes, mas também por conta da movimentação econômica. Hoje, o turismo representa quase 13% do PIB catarinense. É um dos setores que mais gera e distribui empregos e renda. É um vetor fundamental para a economia”, disse o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.
O secretário ressaltou que o fluxo de pessoas é formado pelos próprios catarinenses que viajam dentro de Santa Catarina e por visitantes de outros estados e países. “O Governo do Estado está fazendo o seu papel, apoiando financeiramente as principais festas, dando todo apoio institucional, seja com as forças de segurança ou setores da saúde pública. A intenção é para que os catarinenses e os visitantes tenham de fato bons momentos em todos os eventos”, destacou Filipe Mello.
A diversidade cultural e étnica de Santa Catarina abrange alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses e outros povos que preservam e difundem sua tradição na gastronomia, nas danças, na música, nas vestimentas e no idioma durante as Festas de Outubro. A maior delas, a Oktoberfest, começa nesta quarta-feira, 5, em Blumenau.

Para os blumenauenses, o evento homenageia a cultura e os valores preservados desde 1850, quando chegaram os primeiros colonizadores alemães no Vale do Itajaí. Mas as festas não param por aí. Também há programação em outras cidades, como Brusque, Florianópolis, Itapiranga, Joinville, Timbó e Porto Belo.

1º Festival da cerveja e da gastronomia alemã em BC

A cultura germânica vai invadir o Passeio San Miguel, em Balneário Camboriú. De 12 a 30 de outubro, o local promove a 1ª edição do Passeio Bier Fest – Festival da Cerveja e Gastronomia Alemã. O evento vai contar com degustações orientadas com cervejarias catarinenses, culinária típica e claro, muita música e atrações alemãs.
As comidas vão ficar por conta de cada uma das sete operações gastronômicas do Passeio, que vão oferecer um menu tipicamente alemão, criado especialmente para o evento e harmonizado com uma cerveja artesanal. Entre as delícias, estão: hambúrguer de linguiça Blumenau, joelho de porco assado com spatzle, chucrute e mostarda escura, Hackepeter (prato a base de carne moída crua e temperada), brusqueta de carne de panela na cerveja preta, porção de pasteis de carne seca com pinhão, ceviche com chips de batata doce e pizza de linguiça Blumenau com queijo colonial. Os valores variam de R$ 28 a R$ 45,90.
A abertura do evento acontece dia 12, às 19h30min, ao som de Rodrigo Kienes com a “Die Lustigen Musikanten”, de Blumenau. No decorrer do evento, haverá três degustações orientadas: dia 13 com a Zehn Bier, dia 20 com a Handwerk e dia 27 com a Das Bier, pelo valor de R$ 30 cada. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos em qualquer um dos estabelecimentos do passeio.
Os restaurantes participantes do festival são o TN Bistrô, Campano Burger, Pizza Bis, Kombina Felice, Armazém São Miguel, Boteco Yujin e Yujin Temakeria.


Governador do RS recebe convite para o Fersturis

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o secretário de Turismo Esporte e Lazer, Victor Hugo, receberam na tarde da última segunda-feira, dia 3 de outubro, os diretores do Festuris -Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
O evento, considerado a feira de negócios turísticos mais efetivos da América do Sul, ocorre de 3 a 6 de novembro, no Serra park em Gramado.
A cerimônia de abertura será no dia 3 de novembro às 20 horas no Palácio dos Festivais em Gramado.
Entregaram o convite ao governador os diretores da Rossi & Zorzanello - Feiras e Empreendimentos, Marta Rossi, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello