Vinicius
Renê Lummertz Silva assumiu no último dia 2 de junho a presidência do Instituto
Brasileiro de Turismo (Embratur). Ele deixou o cargo de secretário nacional de
Políticas de Turismo para substituir Vicente José de Lima Neto, que estava no
comando da autarquia desde março do ano passado.
Lummertz é
bacharel em Ciência Política pela Universidade Americana de Paris, com
pós-graduação no exterior. Já foi Secretário de Turismo de Florianópolis e de
Articulação Internacional do Governo de Santa Catarina.
Nos quase
três anos no Ministério do Turismo, Lummertz liderou o processo de elaboração
do Plano de Marketing Nacional, participou do debate sobre o trabalho
intermitente, a terceirização e a simplificação dos marcos regulatórios e
processos de formalização das empresas. Seu empenho ajudou a transformar o
setor em um dos principais vetores do desenvolvimento econômico brasileiro. À
frente da Secretaria de Políticas coordenou, ainda, o Plano Nacional do
Turismo, um documento referência para o setor produtivo e gestores, e sempre
alardeou o potencial turístico do país.
“Lummertz
deixou um legado consistente para o Turismo e se empenhou diariamente em inovar
o setor, unindo forças de empresários e órgãos públicos. Agora tem uma grande
missão pela frente. Temos que modernizar nossa Embratur para posicionar o
Brasil como um dos melhores destinos do mundo”, disse Henrique Alves, ministro
do Turismo.
Uma de
suas maiores convicções é de que o turismo pode se desenvolver – e muito –
apoiado nas riquezas naturais. Afinal, de acordo com Fórum Econômico Mundial, o
Brasil é o número um entre 141 países pesquisados quando o tema é o patrimônio
natural. “Os 69 parques nacionais recebem apenas 7,4 milhões de visitantes por
ano, enquanto os parques americanos recebem 280 milhões de pessoas”, disse
Lummertz.
Um dos
primeiros desafios de Lummertz à frente da Embratur será a modernização do
modelo de gestão da autarquia, uma orientação do ministro Henrique Alves para
deixar o órgão mais atuante e ágil. A ideia é que essa mudança possibilite uma
estratégia mais agressiva de marketing para as ações de promoção internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.