A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), encerrou no
último dia 25 de novembro, em Gramado (RS), a participação anual no calendário
nacional e internacional de eventos oficiais de turismo. Na terra do natal e do
chocolate a Paratur esteve com um estande de 16 metros quadrados apresentando a
nova marca turística do Estado, inspirada no açaí e nas artes marajoara,
tapajônica e Araguaia, associada ao slogan Pará: a obra-prima da Amazônia. O
estande foi um dos mais procurados no Centro de Feiras e Eventos Serra Park, em
Gramado, no Rio Grande do Sul. O evento, que foi aberto oficialmente na noite
de 22, no Palácios dos Festivais, reuniu cerca de 600 expositores do Brasil e
do exterior, onde também estiveram cerca de 10 agentes de viagens do Pará,
dividindo a missão de promover e divulgar o turismo paraense com a equipe de
marketing da Paratur.
"Participar do Festuris em Gramado é resultado
de um compromisso firmado com seus realizadores, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello
e Marcos Vinícius, que ano após ano recebem a comitiva do Pará com muito carinho
aqui no Rio Grande do Sul. Ano passado o secretário de Turismo do Pará, Adenauer
Góes, comandou a vinda da equipe da Paratur, que ele presidia, trazendo
inclusive a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para divulgar o círio.
Este ano nosso carro chefe é a cultura paraense, representada também pela
gastronomia e trouxemos produtos de importantes parceiros, como o Hangar –
Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, Pólo Joalheiro, Emater, e a marca do
Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, no livro que conta a história desse importante
evento idealizado pelo chef Paulo Martins". Disse Socorro Costa, presidente
da Paratur, que recebeu no estande autoridades, agentes de viagens,
representantes de companhias aéreas, gestores do turismo do Brasil e do
exterior, entre outros profissionais, além, claro, da imprensa especializada em
turismo, a exemplo da equipe da Somos Amazônia.
O estande do Pará foi
inspirado no Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará, lançado ano passado pelo
governador Simão Jatene, como instrumento de gestão e promoção do turismo
paraense, que tem entre os cinco segmentos principais a natureza, cultura, sol
e praia, eventos e negócios. O Plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um
dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros, como
originalidade, criatividade, autenticidade e
diversidade.
"Comercializo o destino Pará há alguns anos, em especial
Belém, Marajó e o Tapajós. Acompanho a evolução dos produtos do estado, sempre
presente nas principais feiras do Brasil e do exterior". Elogia Vicente
Reis, da BWT Operador, que esteve no estande, onde a gerência de Promoção da
Paratur aproveitou para divulgar o novo catálogo promocional do Pará, com suas
seis regiões turísticas: Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins e
Xingu.
O jornalista Julio Debali, da revista eletrônica do Mercosul
Viajes & Turismo, também visitou o estande, com objetivo de articular a inda
de um grupo de jornalistas do Uruguai ao Pará no primeiro semestre de 2013. O
Press Trip foi combinado com a Gerência de Comunicação e presidência da Paratur
e deve acontecer em meados de abril, envolvendo Belém e
Santarém.
Internacionalização - Em mais uma edição com grande sucesso, e
números cada vez mais expressivos, o Festival do Turismo de Gramado chegou
novamente ao final de mais uma edição. Durante a coletiva oficial do evento, no
sábado (24) à tarde, os diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus
Vinícius avaliaram as novidades apresentadas neste ano e os principais projetos
para 2013, ano em que o Festuris completa 25 anos.
“Todos os amigos
do festival sempre contribuem de maneira positiva para nós, sendo grandes
responsáveis por cada novidade que a feira proporciona. Quando planejamos esta
24ª edição, nosso principal objetivo foi fazer com que os participantes
gostassem tanto do evento, que eles mesmo prospectassem e pedissem mais uma
edição, que foi o que ocorreu”, ressaltou Marta.
O diretor Eduardo
Zorzanello divulgou o levantamento oficial de países presentes, o aumento na
metragem e no número de participantes. “Neste ano, conseguimos mais uma vez
um aumento na nossa metragem e em público participante. Em 2012, batemos a casa
de 14 mil pessoas nos dois dias de feira, isso tudo contando com um aumento de
6,55% na metragem oficial comercializada.” Além destes dados, Zorzanello
comemorou a marca de 56 países estiveram presentes no evento, entre expositores,
visitantes e caravanas internacionais”, lembrou, mostrando cada vez mais a força
internacional que o Festuris tem.
Os países participantes do Festuris
foram: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bahamas,
Bangladesh, Barbados, Birmânia, Bolívia, Butão, Camboja, Canadá, Chile, China,
Colômbia, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Costa Rica, Croácia, Cuba, Egito,
Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Índia, Indonésia,
Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Jordânia, Malásia, Marrocos,
México, Mongólia, Nepal, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana,
Rússia, Seychelles, Sri Lanka, Suíça, Tailândia, Uruguai, Tunísia, Venezuela,
Vietnã.
Nova data para 2013 - Aproveitando que, no próximo ano, o evento
comemora bodas de prata, os organizadores decidiram antecipar em uma semana o
festival de 2013, e o diretor Marcus Vinícius explicou a mudança: “A feira vem
crescendo, e está totalmente consolidada. Sabendo disso, decidimos adiantar o
evento em alguns dias, fugindo um pouco do protocolo normal da feira. No próximo
ano, o Festuris ocorrerá de 7 a 10 de novembro de 2013, tentando encontrar
diversas facilidades, perante economia e com a possível absorção de novos
mercados. A próxima edição com certeza será emocionante”, revelou Marcus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.