O processo sucessório para cargos
de liderança em empresas é sempre delicado e inspira cuidados por parte dos
profissionais de RH. É preciso avaliar estrategicamente a maneira como essa
transição se dará valorizando, principalmente, os talentos internos.
Identificar potenciais, treiná-los de acordo com a cultura da empresa e
desenvolver competências é essencial. Pensando nisso, a Rede Bourbon Hotéis e Resorts lançou recentemente o Programa de Potenciais Sucessores.
Com a franca expansão da Empresa,
o programa tem como objetivo principal, preparar os profissionais que já atuam
nas unidades Bourbon espalhadas pelo Brasil, Paraguai e Argentina, para que
possam assumir, futuramente, cargos gerenciais nos hotéis existentes e nos que
estão por vir em breve. Reduzir a taxa de turnover, contribuir para o
clima motivacional e desenvolver com qualidade a equipe, foram pontos avaliados
pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento do grupo hoteleiro, para a
execução do projeto. Valorizar aqueles que contribuem diariamente com o sucesso
dos negócios, é uma tradição da família Vezozzo, que é percebido na série de
treinamentos que os funcionários recebem frequentemente. “Optamos por não
buscar pessoas externamente e sim por pessoas que já trabalham conosco, porque
já estão adaptados à cultura da empresa e compartilham com os parceiros de
equipe a missão e os valores da marca Bourbon”, explica Maria Cristina de
Carvalho e Silva, diretora de Recursos Humanos da Rede.
O programa, que terá a duração de
18 meses, começou em julho deste ano, com a candidatura dos funcionários às
vagas. Foram 46 inscritos de acordo com os pré-requisitos exigidos e, após a
realização do processo seletivo, 9 escolhidos ingressaram na primeira turma do
Potenciais Sucessores. Os futuros Gerentes Gerais irão conciliar o treinamento
técnico, comportamental e “on the job”, com suas atividades atuais.
Cada profissional terá à sua disposição um mentor, responsável pelo
planejamento de carreira, e um tutor, que é o Gerente Geral da Unidade em que
ele já atua.
Com módulos presenciais, de 8 a
16 horas, que incluem temas como gestão estratégica de empresas, liderança e
gestão de pessoas, técnicas de oratória e apresentação e finanças corporativas,
o projeto totalizará 18 meses de treinamento. O primeiro encontro dos
participantes aconteceu no início de outubro, no Bourbon Curitiba, em uma
palestra com Adeildo Nascimento, consultor da DEO –
Desenvolvimento Humano e Organizacional. Para ele, a Rede Bourbon é uma das
pioneiras no segmento a adotar um programa de sucessão como este, que valoriza
os talentos internos. “É uma maneira de manter a continuidade nos processos da
empresa”, completa.
A expectativa dos participantes
desta primeira turma é das melhores, como conta Ana Luisa Piva, de 32
anos, Gerente de Contas de Bourbon Joinville e que está há 11 anos na Rede: “Em
geral, todos nós desse primeiro grupo, já passamos por vários setores dentro
das unidades e isso enriquece a troca de experiências. Quando eles procuram
valorizar nosso trabalho, por meio de treinamentos internos, podemos vislumbrar
um futuro aqui, e isso faz com que a gente se torne fiel à marca em que
trabalhamos”. Para Wellington Aquino, de 31 anos, atual Supervisor de Operações
do Bourbon Conmebol Assunção, este é mais um dos desafios que a empresa está
proporcionando a eles: “Passei por vários setores em alguns dos hotéis da Rede
Bourbon, e em cada um deles cresci profissionalmente, porque eles investem em
nós. Este programa é mais uma prova disso”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.