sexta-feira, 6 de abril de 2018

Estrangeiros somam 30% dos turistas em SC


Com mais de 500 quilômetros de litoral, Santa Catarina tem turismo diversificado e características regionais que atendem diferentes públicos.  É jovem, quer balada e se hospedar no Airbnb? Está aposentado, prefere circular a pé e tem imóvel próprio na praia? Decidiu passar as férias no país vizinho, já bastante frequentado pelos hermanos? A temporada catarinense reúne todos estes perfis, que podem ser visualizados em detalhes na Pesquisa Turismo de Verão no Litoral Catarinense 2018, apresentada pela Fecomércio SC na última terça-feira (3), em Florianópolis.
A pesquisa aponta o aumento do público estrangeiro nesta temporada: o percentual mais do que dobrou, passando de 12,4% para 29%, aumento de 16.6 pp, ou seja, quase 133%. Destaque para os argentinos, com uma fatia de 23,5% em 2018.  Entre os brasileiros (71%), o grupo mais representativo é do Rio Grande do Sul (29,3%), acima inclusive do público catarinense. A origem dos turistas também varia bastante entre as cidades: em São Francisco do Sul, 44% vieram do Paraná;
Garopaba recebeu 63% do Rio Grande do Sul; já em Laguna 62% dos turistas são do próprio estado.
“Para qualificar nossos destinos turísticos precisamos conhecer o comportamento do público que vem a Santa Catarina. Os empresários e o setor público têm nas mãos uma ferramenta para melhorar o planejamento e a gestão, com uma série de indicadores estratégicos para tomada de decisão. Os dados expressam em números alguns gargalos do setor, como a questão da mobilidade – visto que uma fatia expressiva chega a SC de carro ou ônibus – e a informalidade na locação de imóveis, um dos principais tipos de hospedagem na temporada”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Os dados são apurados com turistas e empresários desde 2013.  Neste ano, a pesquisa foi realizada em Balneário Camboriú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Laguna, Porto Belo e São Francisco do Sul. A apuração das informações ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, com 407 turistas (entrevistas diretas) e 552 empresários (entrevistas telefônicas).

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