terça-feira, 25 de junho de 2013

Porto Nacional, berço cultural tocantinense

Durante o 30º Congresso Nacional da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), realizado em Palmas (TO), foi feito um tour pela cidade histórica de Porto Nacional (foto). No local, os jornalistas foram recepcionados pelo prefeito Otoniel Andrade, e conheceram a Catedral Nossa Senhora das Mercês, seguindo depois para a Ilha Porto Real, onde foi servido almoço com pratos à base de Tucunaré, peixe abundante na região.
Originada no final do século 18, como rota de navegação no rio Tocantins para o fluxo de cargas e passageiros, Porto Nacional foi a cidade onde surgiu o movimento pela criação do Estado de Tocantins no século passado, porque lá se concentrava a elite intelectual da região. Portanto, é um lugar de referência para os tocantinenses e de apreciação para os turistas, por sua riqueza arquitetônica e cultural.
A Catedral Nossa Senhora das Mercês foi idealizada por frades dominicanos franceses que vieram catequizar a população. Com sua construção iniciada em 1884, a igreja possui notável influência da arquitetura do estilo romântico de Toulouse, França, chamando a atenção hoje pelo aspecto rústico de seu exterior, construído em pedra e tijolo aparente.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a cidade de Porto Nacional conta com um rico acervo arquitetônico, construído pela elite econômica de seu passado.

Em Porto Nacional está localizada a Ilha Porto Real, com praia e vários restaurantes e quiosques. A visita dos jornalistas coincidiu com a abertura de temporada de verão, que terá shows semanais com Paula Fernandes, Bonde do Tigrão, Mulher Melancia, Karametade e outras atrações nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.