quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Festuris debate a sustentabilidade do setor

A importância e a necessidade de investir no “esverdeamento do turismo” foi uma das principais mensagens repassadas ao público que circulou pela 25ª edição do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), entre os dias 7 a 10 de outubro. Neste ano, o conceito de sustentabilidade, que abrange processos ecologicamente corretos, economicamente viáveis e socialmente justos, reduzindo cursos e agregando valor aos negócios, foi o principal destaque da feira, dando nome ao salão temático “Sustentabilidade e Turismo Verde”, além de ser foco de uma série de debates e painéis sobre o assunto.
Os profissionais que circularam pelo evento puderam conferir de perto as vantagens da mudança de padrão de consumo e desenvolvimento que, se aplicados, devem impactar positivamente não somente os resultados do setor, mas os de toda a economia global dos próximos anos. De acordo com o diretor executivo de Competitividade, Relações Exteriores e Associações da Organização Mundial de Turismo (OMT), Márcio Favilla, para o turismo continuar crescendo “precisará se reinventar”. Durante o painel Turismo Sustentável e o Desenvolvimento Econômico, realizado no Hotel Serrano, ele disse que “do jeito que está não é mais possível”. Segundo o palestrante, cada vez mais pessoas de diversos países do mundo estão exigindo um “turismo mais sustentável” em todos os âmbitos.
Contando com diversas inovações durante quatro dias de feira e congresso, o Festival de Turismo de Gramado encerrou suas atividades com saldo positivo. Foram mais de 14 mil pessoas circulando pelos 20 mil metros quadrados da feira, que contou com 350 estandes da exposição para 2.500 empresas do Brasil e de 65 países mostrarem seus produtos.

Na noite de abertura do evento, que ocorreu no Palácio dos Festivais, após a solenidade de entrega do título Amigos do Festival para dez empresários do ramo e autoridades ligadas ao setor, a diretora do Festuris, Marta Rossi, foi homenageada por toda a platéia pelos 25 anos da feira, que neste ano teve como tema principal “Turismo: a Vanguarda da Economia Sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.