segunda-feira, 9 de março de 2015

Desafios e legados dos megaeventos no Brasil

Secretária de desenvolvimento econômico e turismo de Alagoas e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires ficou com a responsabilidade de mostrar aos participantes do XXXII do Congresso da COCAL 2015 as estratégias do Brasil para a captação de dois megaeventos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Entre os motivos fundamentais que levaram o país trazer essas duas competições, Jeanine citou o interesse dos dirigentes das entidades (CBF e COI), a união de forças políticas e empresariais em torno da mesma meta e o apoio do Governo. “Mas não foi algo simples. Foi uma luta que durou anos de trabalho e muito planejamento”.
Jeanine comandou a palestra e contou com três colaborações importantes. Primeiro foi a chefe de gabinete da Embratur, Katia Bitencourt, que trouxe em números o legado da Copa do Mundo. “O Brasil esperava 500 mil turistas, mas recebeu 1 milhão. 48 milhões de fotos foram compartilhadas nas redes sociais e tudo isso ajudou o Brasil a ser mais conhecido no exterior”. Depois, o presidente do São Paulo Convention e Visitors Bureau (CVT) Toni Sando explicou porque foi realizada a capacitação de taxistas e manobristas. “Não adianta convencer o turista a vir a minha casa se não souber recebê-lo”. Por último, Maitê Morgana Uhlmann, do Recife CVB, mostrou o case de uma empresa de Pernambuco que, ao se adequar ao Padrão Fifa, conseguiu excelentes resultados e ratificou que os brasileiros têm condições de realizar grandes eventos.

A ex-presidente da Embratur utilizou esses exemplos para mostrar que a cadeia do Turismo de Negócios tem muito potencial para crescer, mas precisa abrir os olhos. “Embora tenhamos hoje a convicção de que podemos organizar megaeventos como a Copa do Mundo, ainda precisamos dar um grande salto de qualidade. É um jogo de gente grande. Depois de Copa e das Olimpíadas, não podemos voltar a realizar eventos como fazíamos antes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.