terça-feira, 24 de março de 2015


Porto Belo busca investimentos para o turismo

A comitiva de Porto Belo, presente ao Cruise Miami 2015, participou de reunião na sede do escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento). O prefeito licenciado, Evaldo Guerreiro, e o presidente licenciado da Fumtur (Fundação de Turismo), Claudio de Souza, foram recebidos pela chefe executiva de operações internacionais, Silvia Pierson, e pelo consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Roberto Tavares. O grupo foi acompanhado ainda pelo empresário Paulo Varela, da Associação de Vans, e do presidente da Actmar (Associação Náutica Catarinense), Mané Ferrari.
A ApexBrasil é uma entidade vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, que trabalha para incentivar as exportações e também para captar novos investimentos de empresas do exterior para o Brasil.
O presidente da Fumtur, Claudio de Souza, explica que o objetivo do encontro foi de firmar apoio para qualificar os serviços de hospedagem e receptivo, além de qualificar o artesanato local para exportar para o mercado americano.

Ao longo da semana, representantes de Santa Catarina participaram do Cruise Shipping Miami 2015. Além de conferências com os principais armadores do mercado de cruzeiros, as lideranças participam de rodadas de negócios. O prefeito Evaldo Guerreiro está otimista em relação a ampliação da escala de navios. "Somos o primeiro porto turístico regularizado do Brasil. Isso nos põe em destaque", ressaltou o prefeito. A expectativa é que a feira renda novas oportunidades e, principalmente, a ampliação do número de escalas.

Definidos finalistas do Prêmio Panorama do Turismo

Encerrada a votação pela internet, foram definidos os finalistas do Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano | 2014. Os vencedores de cada uma das 16 categorias em disputa, contudo, somente serão anunciados no próximo dia 31, durante jantar de gala em Curitiba, no Buffet Ilha do Mehl.
Realização do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da sua Câmara Empresarial de Turismo, a premiação visa identificar e valorizar profissionais em evidência na atividade turística. Esse processo é desenvolvido em duas etapas: na primeira, entidades do setor e governanças regionais apresentam candidatos; depois, os nomes mais indicados passam por uma votação aberta pela internet, através do site
www.panoramadoturismo.com.br. Este ano, 9.327 pessoas participaram na votação – com direito a apenas um voto por IP.
Entre os destaques de 2014, concorrem ao prêmio, por categoria e ordem alfabética: Meio de Hospedagem: Daniel Wagner (Hotel Planalto), Nilson Bernal (Four Points by Sheraton Curitiba Hotel) e Sílvio Rossi (Bourbon Convention Curitiba Hotel); Estabelecimento Gastronômico: Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Carlos Madalosso (Restaurante Madalosso) e Francisco Urban (Restaurante Bar do Victor); Agência de Receptivo: Adonai Arruda Filho (Serra Verde Express), Bibiana Antoniacomi (Special Paraná) e Márcio Miranda (Cooptur); Agência de Emissivo Nacional: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora), Eraldo Palmerini (Grupo BRT) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Agência de Emissivo Internacional: Eraldo Palmerini (Grupo BRT), Idalina Gonçalves (MG Travel) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Instituição de Formação e Pesquisa em Turismo: José Manoel Gandara (UFPR), Luiz Fernando de Souza (UEPG) e Raquel Panke Apolo (PUC-PR); Empresa de Eventos: Carlos Eduardo Jung (Diretriz Feiras e Eventos), Júlio Urban (Idealiza Eventos) e Marina Nessi (Casa Cor); Espaço de Eventos: Alceu Vezozzo Filho (Bourbon Convention & SPA Resort), Marcelo Franco (Expo Unimed) e Marcelo Lupion (Castelo do Batel) Companhia Aérea Nacional: Aroldo Serápio (Avianca Brasil), Cláudio Isolani (TAM) e Jonas Maciel (Azul); Companhia Aérea Internacional: Cláudio Isolani (TAM e Lan Chile), Julia Yamanishi (American Airlines) e Pedro Janot (Azul); Transportadora Turística Terrestre: Ênio Murilo Dal Negro (Ônibus executivo do aeroporto), Kátia Ito (Expresso Nordeste) e Michelle Nasser Daher (Fretam); Ente Turístico: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Dario Paixão (Curitiba Convention & Visitors Bureau) e Douglas Costa (Adetur Campos Gerais), Associativismo Regional: Adalto Mendes Luders (Adetur Litoral), Henrique Lenz Cesar Filho (ABIH-PR) e Roberto Bacovis (Abav-PR); Divulgação Turística: Carol Moreno (Mochilão Trip), Edson Luís Militão (Agente Urgente) e Rhamonn Cottar (Revista PG Turismo); Turismo Cultural: Dick de Geus (Parque Histórico de Carambeí), Márcio Assad (Tropeirismo | Lapa) e Rui Hara (Clube Nikkei de Curitiba); Top Tur: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Antonio Azevedo (Abav Nacional) e Nádia Terumi Joboji (Sebrae-PR). Cada vencedor de categoria receberá um expressivo troféu, criado pelo artista plástico Luiz Gagliastri.

GTA quer capacitar 7 mil agentes de viagens

Com o objetivo estipulado de promover a capacitação de 7 mil agentes em 2015, a GTA - Global Travel Assistance já ultrapassou a meta mensal de 584 profissionais por mês. Até fevereiro deste ano, a empresa já realizou o treinamento de 1.257 agentes de viagem, ressaltando a importância da conscientização do agente sobre a necessidade de oferecer o produto de assistência de viagem ao consumidor final.

“Cerca de 65% dos brasileiros viajam sem adquirir nenhuma assistência ou seguro de viagem. Dos 35% das pessoas que contratam algum tipo de assistência, grande parte do serviço é adquirido via agente de viagem, o que justifica a importância de capacitar estes profissionais”, ressaltaGelson Popazoglo, diretor comercial da GTA.

SC Gourmet 2015 será realizada em agosto

A SC Gourmet 2015 será realizada de 26 a 29 de agosto, em Blumenau, e contará com a Feira e um Festival Gastronômico. A previsão é dividir o evento em dois setores. Uma área será reservada apenas para a feira, que irá reunir empresas de todo o Brasil, e o outro espaço será reservado para restaurantes apresentarem pratos gourmet e a variada gastronomia a preços acessíveis. “A idéia surgiu com o sucesso da Feirinha Gastronômica, realizada pela primeira vez no evento, na edição de 2014. Ao todo, 100% dos expositores que participaram da Feirinha estão satisfeitos e o próprio público demonstrou interesse em contar com eventos neste sentido”, afirma o diretor da Sol Feiras e Eventos, Norberto Mette.

A organização resolveu transferir a data da SC Gourmet para agosto com o objetivo de ampliar ainda mais a gama de eventos ligados a gastronomia. “Por tradição a Feira é realizada em julho, mas neste mês a região conta com diversas festas neste segmento e queremos expandir ainda mais o leque de opções dos consumidores”, acrescenta o diretor da Sol Feiras e Eventos, Develon da Rocha.

terça-feira, 17 de março de 2015

Toma posse a nova Diretoria da Abrajet-SC

A Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo – Abrajet-SC, realizou, na noite de sexta-feira, dia 14, no Centro de Eventos de Piratuba, a cerimônia festiva de posse da nova diretoria. O jornalista Evandro Novak, de Joaçaba, é o novo presidente da entidade.
Durante o discurso de posse, além de agradecimentos, Novak também se comprometeu em trabalhar para o desenvolvimento do turismo no Oeste. “Temos uma oportunidade muito interessante, de fazer com que nossa região seja ainda mais conhecida. Os atrativos turísticos nós já temos e vamos trabalhar firme para desenvolver novas opções, e também para fazer com que a divulgação tenha o foco voltado para os destinos daqui”, destacou o novo presidente.
O evento contou com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais, além de inúmeros jornalistas de turismo. Estavam presentes à solenidade o prefeito de Piratuba, Claudinei Dorini; o diretor de Marketing da Santur, Armindo Haro Neto; o secretário executivo do Conselho Estadual de Turismo, Joel Eusébio de Campos, entre outros. A presidente da Abrajet Nacional, Miriam Petrone, também prestigiou o evento. Além da posse, os profissionais da comunicação também participaram, até domingo, dia 15, do X Fórum de Jornalistas de Turismo, realizado no Thermas Piratuba Park 
Hotel.
O prefeito do município, Claudirlei Dorini, que recebeu durante o evento, a placa de “Amigo da Abrajet”, destacou que receber um evento como este é uma honra para o município.

Diretoria Abrajet SC, Gestão 2015/2017
Presidente: Evandro Novak
Vice Presidente: Alberto Gonçalves de Souza
Secretário: Gilberto Gonçalves dos Santos 
Seg. Secretário: Tatiana Dornelles 
Tesoureiro: Adelcio Machado dos Santos 
Seg. Tesoureiro: Maely Silva
Diretor A. Institucionais: José Pelegrino Tramontin.
Diretor de Patrimônio: Adilson Silvestre 
Conselho de Ética: Hugo Cassel, Hamilton Peluso e Silvania da Silva Machado dos Santos
Suplentes: Mauro Fiuza e Isolete Pereira e Sandro De Mattias
Conselho Fiscal: Alceu Dorneles Paim , Valmir Grein e Lúcio Colombo.
Suplentes: Gilberto dos Passos Aguiar, Nereu Lopes de Lima e Rodeval José Alves
Diretores 
Diretora de Comunicação: Marisa Ortiz Carvalho
Diretor Região Norte: Valmir Grein
Diretor Região Sul: Sandro De Mattias
Diretor Região Centro Oeste: Nereu Lopes de Lima
Diretor Região Caminhos do Contestado: Lúcio Colombo

Piratuba, para quem quer tranquilidade, saúde e lazer

Quem aprecia a tranquilidade e as coisas do interior, Piratuba é um verdadeiro paraíso. A cidade tem vários atrativos, como trilhas ecológicas, parques com aves exóticas, cascatas, passeios e cavalo, pesca e o contato direto com os agricultores. Tudo isso sem falar do Complexo Termal de Piratuba, um dos mais belos parques de águas quentes do Brasil, que atrai milhares de visitantes em busca de lazer e saúde. São piscinas para adultos e crianças, chuveiros ao ar livre, duchas e banheiros individuais com águas sulfurosas que, além de agradáveis e relaxantes, têm propriedades terapêuticas. Outros atrativos turísticos são uma visita à Usina Hidrelétrica de Machadinho, a maior de Santa Catarina, e o passeio de trem maria-fumaça entre Piratuba e Marcelino Ramos.
Quem visita Piratuba se surpreende com a hospitalidade de seus moradores e com a qualidade dos serviços de sua rede hoteleira e de seus restaurantes. São diversos hotéis que disponibilizam mais de 2 mil leitos, lazer e técnicas de tratamento com as águas termais, além de inúmeras outras opções de lazer. O Centro de Eventos de Piratuba é um dos mais modernos do Estado e foi projetado para oferecer uma perfeita infraestrutura para acomodar mais de 2 mil pessoas.


Thermas Piratuba Park Hotel, conforto em estilo germânico

O Thermas Piratuba Park Hotel foi concluído em fevereiro de 1998 e possui 56 unidades habitacionais, ou seja, 151 leitos. Arquitetado em estilo germânico para difundir, retratar e resgatas a cultura e a colonização do município de Piratuba, é a opção ideal para quem busca tranquilidade e integração com a natureza. Ali é possível desfrutar o silêncio da região e apreciar belas paisagens da sacada dos apartamentos. Lugar perfeito para passar bons momentos e desfrutar de uma deliciosa gastronomia, que inclui os mais variados festivais gastronômicos, valorizando os sabores regionais, mas também trazendo pratos da cozinha internacional. A 300 metros do Complexo Termal, o hotel conta com duas piscinas internas com água aquecida e uma piscina externa, apartamentos amplos e confortáveis, todos com sacadas com vista aprazível para a natureza e banheiras internas.

Passeio de Maria Fumaça, uma volta ao passado

Uma pequena viagem de trem é feita em uma locomotiva a vapor construída na Bélgica em 1906. O trajeto de Piratuba-SC a Marcelino Ramos-RS, ida e volta, tem duração aproximada de quatro horas. Apenas 25 km de distância, a cidade gaúcha de Marcelino Ramos também possui fonte de água termal e, para chegar lá, o trem passa pela ponte sobre o Rio Uruguai. A composição ferroviária acompanha o curso do Rio do Peixe, entre montanhas e casinhas coloniais. Há parada de 1h30 na cidade gaúcha de Marcelino Ramos, onde os turistas podem visitar o santuário de Nossa Senhora da Salete ou o balneário de águas termais. Saídas todos os sábados, às 13h30 - nos outros dias da semana, é preciso consultar. O passeio é concorrido, e deve ser reservado com antecedência.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Curitiba sediou o 21º Salão Paranaense de Turismo

A ABAV-PR realizou nos dias 5, 6 e 7 de março, em Curitiba (PR), a 21ª edição do Salão Paranaense de Turismo. O evento, que aconteceu no Expo Unimed, contou com a participação de mais de 4,5 mil pessoas e cerca de 300 expositores, que apresentaram suas novidades, produtos, serviços, lançamentos e atenderam agentes de viagem da capital paranaense, e diversas cidades do interior do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília. 
“Chegamos ao final de mais um evento com a sensação de dever cumprido. Aumentamos o leque de opções para os agentes, no quesito de expositores e também da programação técnica. Também ampliamos o número de caravanas custeadas pela ABAV-PR, que neste ano, trouxe agentes demais Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília”, avalia o presidente da entidade, Roberto Bacovis.
Para 2016, a entidade espera aumentar o número de expositores, além de trazer palestrantes que agreguem valor para o agente de viagem, reforçando ainda a participação do agente de viagem de Curitiba.  
Na noite de quinta-feira, dia 5, aconteceu a abertura solene do Salão Paranaense, com a presença de autoridades, como o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabrício; e também de empresários do setor, que prestigiaram a cerimônia. Logo após, os convidados foram recepcionados por um coquetel oferecido pela Abrasel-PR. 
Na manhã do sábado, dia 7, foi a vez da palestra principal do evento, ministrada pelo empresário e fundador do Grupo Flytour, Eloi D’Avila de Oliveira, sobre “EmpreVendedor de Turismo”. Além da palestra de Eloi, o 21º Salão Paranaense contou ainda com uma extensa programação técnica, com a apresentação de diversos assuntos de relevância para o profissional, como “Turismo na melhor idade”, cruzeiros Royal Caribbean, Celebrity Cruises, Azarama Cruises, Aerolíneas Argentinas; “Abrasel – como enfrentar a crise”; “Intelly – estratégias de comunicação e marketing”; “Maria Fumaça e roteiros da Região da Uva e Vinho”; Ministério do Turismo; “Tendência de viagem – Slow Travel”; seguros e gerenciamento de riscos, com a Vital Card; “Como gerar valor e conquistar novos clientes com a experiência de day use”. 
Durante o “Momento Digital”, resultado do projeto inédito da ABAV-PR em parceria com o Sebrae-PR lançado na última edição do Salão Paranaense. Além de anunciar dados do setor, os agentes puderam se aprofundar em tendências do cenário virtual, em palestras sobre redes sociais (ministrada por Sandro Rodrigues, idealizador do Curitiba Social Media), adaptações do mercado on-line (com Augusto Rocha, da agência de marketing digital PmWeb) e campanha de anúncios no Google e suas possibilidades (com Erica Marques, do Google). 

Também fizeram parte do Salão, importantes eventos paralelos. “Os eventos que acontecem durante o Salão trazem ainda mais consistência, e aumenta o leque de opções para todos os participantes”, diz Bacovis. Nesses dias, aconteceu a 11ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná com exposição 100 Anos de Turismo no Paraná; Arena Abrasel Brasil Sabor; Reunião Técnica com Secretários, Dirigentes e Interlocutores Municipais de Turismo; Reunião das Instâncias de Governança Regional; 1ª Reunião do Projeto Trem é Turismo – ABOTTC; Encontro da Unidade Temática de Turismo – Rede de Merco Cidades; e, Feijão Amigo.

Perspectivas ao setor e à classe dos agentes de viagens

Na manhã do dia 7 de março os participantes do 21° Salão Paranaense de Turismo acompanharam a palestra principal do evento, ministrada pelo empresário e fundador do Grupo Flytour, Eloi D’Avila de Oliveira (foto). Com o tema “EmpreVendedor de Turismo”, o bem-sucedido empresário falou sobre a sua emocionante trajetória de vida, desde o início de seu trabalho até a criação da Flytour, uma das principais operadoras de turismo do país, hoje com 40 anos de atuação.
Durante a palestra, Eloi traçou um paralelo entre sua história de vida e evolução profissional. De vendedor de pastéis, guardador de carros, vendedor de malas, a CEO do Grupo Flytour, Eloi mostrou como a busca de oportunidades e ações positivas são fundamentais para crescer dentro da profissão. “A vida é feita de oportunidades e as dificuldades indicam caminhos”, destacou.
Em especial sobre o setor turístico, Eloi acredita que a indústria ainda está em franco crescimento no país e que o agente de viagem deve se valorizar e valorizar seu produto. “Qual o meu nicho? Ou eu sou um bom generalista? É preciso fazer o que o concorrente não faz – agregar valor à prestação de serviços. O cliente quer comprar conosco e por isso precisamos cuidar dele”. O Grupo Flytour possui 220 unidades de negócio e até 2019 e espera obter R$ 9,4 bi de faturamento e passar de 2,7 mil funcionários para 5 mil.  

A carreira do empresário Elói D’Ávila de Oliveira começou na Stella Barros Turismo como office-boy. Após os outros trabalhos, Elói, aos 23 anos, lançou a EDO Representações que representava companhias aéreas, inclusive a LAP. Passou a representar outras empresas como Ibéria, LAB (Linhas Aéreas Bolivianas), Aerolineas Argentinas, Lan Chile, entre outras, como GSA (General Sales Agents).  Continuou investindo no setor de turismo, aproveitando as oportunidades de expansão e transformando a Flytour em um grupo com cinco canais de vendas: Flytour American Express Serviços de Viagens (atendimento a viagens de negócios); Flytour Travel Solution (atendimento aos agentes de viagens), Flytour Franchising (licenciamento e suporte a franquias), Flytour Viagens (responsável pela operação).

COCAL realizado com sucesso em Florianópolis

Com 553 pessoas envolvidas, sendo 385 congressistas, 84 expositores, 70 jornalistas e 14 membros do staff, foi realizado no último final de semana, em Florianópolis, o XXXII Congresso da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina (COCAL 2015), que teve como tema central Inovação e Criatividade. “O resultado foi extraordinário, realizamos aqui o maior congresso dos últimos 10 anos”, afirmou a presidente da Federação Alisson Batres. Segundo ela, o objetivo principal de escolha do local do congresso – que é fortalecer o destino – foi amplamente atingido. “Além disso, a Inovação foi outra grande conquista”.
A presidente da ABEOC Brasil, Ana Claudia Bitencourt, demonstrou que o país e, mais especificamente Florianópolis, vai ser beneficiado com a COCAL 2015. “Reunir profissionais de 20 países foi produtivo. Muitos visitaram Florianópolis pela primeira vez, conheceram in loco o potencial e, certamente, trarão mais eventos para cá”. Para Ana Claudia, o legado deverá ser construído a partir deste ano com a dedicação da cadeia produtiva.
“Os congressos sempre deixam um legado”, ratificou a presidente da COCAL Alisson Batres. O exemplo ela trouxe da Guatemala, país que sediou o evento do ano passado. “Tínhamos 34 associados em nosso país. Passado um ano do Congresso, já somos 322. Outra conquista foi a implantação de uma política: hoje todo evento na Guatemala tem que ter um projeto de sustentabilidade.”
Entre painéis, workshops, palestras, reuniões temáticas e eventos sociais, foram realizadas mais de 35 atividades diferentes durante três dias da COCAL 2015. O público foi fiel até o final. Na última palestra do Congresso, sobre Tendências no Setor de Eventos, o auditório continuava lotado. “A programação foi o ponto alto, e o público saiu daqui conhecendo as tendências e as principais novidades do mercado de eventos”, explicou a presidente do Congresso Anita Pires.
Promoção da Federação de Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, a COCAL 2015 foi uma realização da ABEOC Brasil e teve como patrocinadores masters a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Desafios e legados dos megaeventos no Brasil

Secretária de desenvolvimento econômico e turismo de Alagoas e ex-presidente da Embratur, Jeanine Pires ficou com a responsabilidade de mostrar aos participantes do XXXII do Congresso da COCAL 2015 as estratégias do Brasil para a captação de dois megaeventos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Entre os motivos fundamentais que levaram o país trazer essas duas competições, Jeanine citou o interesse dos dirigentes das entidades (CBF e COI), a união de forças políticas e empresariais em torno da mesma meta e o apoio do Governo. “Mas não foi algo simples. Foi uma luta que durou anos de trabalho e muito planejamento”.
Jeanine comandou a palestra e contou com três colaborações importantes. Primeiro foi a chefe de gabinete da Embratur, Katia Bitencourt, que trouxe em números o legado da Copa do Mundo. “O Brasil esperava 500 mil turistas, mas recebeu 1 milhão. 48 milhões de fotos foram compartilhadas nas redes sociais e tudo isso ajudou o Brasil a ser mais conhecido no exterior”. Depois, o presidente do São Paulo Convention e Visitors Bureau (CVT) Toni Sando explicou porque foi realizada a capacitação de taxistas e manobristas. “Não adianta convencer o turista a vir a minha casa se não souber recebê-lo”. Por último, Maitê Morgana Uhlmann, do Recife CVB, mostrou o case de uma empresa de Pernambuco que, ao se adequar ao Padrão Fifa, conseguiu excelentes resultados e ratificou que os brasileiros têm condições de realizar grandes eventos.

A ex-presidente da Embratur utilizou esses exemplos para mostrar que a cadeia do Turismo de Negócios tem muito potencial para crescer, mas precisa abrir os olhos. “Embora tenhamos hoje a convicção de que podemos organizar megaeventos como a Copa do Mundo, ainda precisamos dar um grande salto de qualidade. É um jogo de gente grande. Depois de Copa e das Olimpíadas, não podemos voltar a realizar eventos como fazíamos antes.”

Internautas já podem votar nos destaques do turismo

Até o próximo dia 20 será possível votar nos concorrentes ao Prêmio Panorama do Turismo / Profissionais do Ano, acessando o formulário disponível no site www.panoramadoturismo.com.br. Nessa edição, estão em julgamento cinco nomes de 16 diferentes categorias, conforme lista elaborada pela comissão julgadora da premiação a partir de indicações de entidades de classe e de governanças regionais da área.
Os três candidatos mais votados de cada categoria participarão do jantar de entrega da premiação, no dia 31 desse mês, em Curitiba, quando serão anunciados os vencedores.
O Prêmio Panorama do Turismo | Profissionais do Ano é uma realização conjunta do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da Câmara Empresarial de Turismo.
Disputam o prêmio, por categoria: Meio de Hospedagem: Alberto Mauad Abujamra (Rede Mabu Hotéis e Resorts), Daniel Wagner (Hotel Planalto), Nilson Bernal (Four Points by Sheraton Curitiba Hotel), Sílvio Rossi (Bourbon Convention Curitiba Hotel) e Wellington Estruquel (Rede Mabu Hotéis e Resorts); Estabelecimento Gastronômico: Artur Saredi (Chalet Suisse), Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Carlos Madalosso (Restaurante Madalosso), Francisco Urban (Restaurante Bar do Victor) e Neuso Rafain (Churrascaria Rafain); Agência de Receptivo: Adonai Arruda Filho (Serra Verde Express), Bibiana Antoniacomi (Special Paraná), Luiz Benhur Loures (Transtupi), Márcio Miranda (Cooptur) e Onésimo Santos Anunciação (Onetur); Agência de Emissivo Nacional: Adonai Arruda Filho (BWT Operadora), Eraldo Palmerini (Grupo BRT), Idalina Gonçalves (MG Travel), Mauro Ehalt Lopes (Visittour) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Agência de Emissivo Internacional: Benedito C. da Costa (Agência Avenida Turismo), Eraldo Palmerini (Grupo BRT), Idalina Gonçalves (MG Travel), Marcelo Valente (Loumar Turismo) e Roberto dos Santos Silva (Orinter); Instituição de Formação e Pesquisa em Turismo: José Manoel Gandara (UFPR), José Ost (Centro Europeu), Luiz Fernando de Souza (UEPG), Raquel Panke Apolo (PUC-PR) e Vitor Monastier (Senac-PR); Empresa de Eventos: Carlos Eduardo Jung (Diretriz Feiras e Eventos), Júlio Urban (Idealiza Eventos), Marina Nessi (Casa Cor), Paulo Angeli (D’Angeli Feiras e Eventos) e Soraya Renée Faouakhiri (Alvo Eventos); Espaço de Eventos: Alceu Vezozzo Filho (Bourbon Convention & SPA Resort), João Jacob Mehl (Buffet Ilha do Mehl), Marcelo Franco (Expo Unimed), Marcelo Lupion (Castelo do Batel) e Sérgio Mercer (Sesc-Caiobá); Companhia Aérea Nacional:  Aroldo Serápio (Avianca Brasil), Cláudio Isolani (TAM), Jonas Maciel (Azul), Marcela Viana (Gol) e Roberto Wosner (Gol); Companhia Aérea Internacional: Cláudio Isolani (TAM e Lan Chile), José Roberto Trinca (American Airlines), Julia Yamanishi (American Airlines), Pedro Janot (Azul) e Rosângela Cruz (Aerolíneas Argentinas); Transportadora Turística Terrestre: Ênio Murilo Dal Negro (Ônibus executivo do aeroporto), João Polvero (Paraisotur), Kátia Ito (Auto Viação Nordeste), Luiz Benhur Loures (Transtupi) e Michelle Nasser Daher (Fretam); Ente Turístico: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Dario Paixão (Curitiba Convention & Visitors Bureau), Douglas Costa (Adetur Campos Gerais), Fernando Martin (Iguassu Convention & Visitors Bureau) e Gilmar Piolla (Fundo Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu), Associativismo Regional: Adalto Mendes Luders (Adetur Litoral), Henrique Lenz Cesar Filho (ABIH-PR), Jilcy Mara Joly Rink (Abrasel-PR), Marcelo Pereira (Abrasel-PR) e Roberto Bacovis (Abav-PR); Divulgação Turística: Carol Moreno (Mochilão Trip), Edson Luís Militão (Agente Urgente), Jackson Lima (Blog de Foz), Marian Guimarães (Marian em Blog) e Rhamann Cottar (Revista PG Turismo); Turismo Cultural: Carlos Valdir Henze Júnior (Grupo Folclórico Ucraniano Poltava), Dick de Geus (Parque Histórico de Carambeí), Eufraim Kroffer (Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka), Márcio Assad (Tropeirismo | Lapa) e Rui Hara (Clube Nikkei de Curitiba); Top Tur: Aldo Cesar Carvalho (Sebrae-PR), Antonio Azevedo (Abav Nacional), João Jacob Mehl (SEHA-Curitiba), Nádia Terumi Joboji (Sebrae-PR) e Sérgio Takao (FC&VB-PR).

Na última semana, a comissão julgadora (foto), presidida pelo empresário Marco Antonio Fatuch, referendou a lista dos candidatos ao prêmio.