A informação para o turista é um item
essencial para que uma viagem seja aproveitada da melhor forma possível.
Pensando nisso, o Ministério do Turismo investiu, desde 2003, R$ 89 milhões
para a construção e reforma de Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) em
todo o país. Somente em 2015, a pasta destinou, para essas obras, R$ 4 milhões.
“Os centros de atendimento ao turista são
fundamentais pois permitem o primeiro contato entre o visitante e a cidade. Tem
o relevante papel de orientar e informar para que o turista tenha uma boa
impressão do destino logo na chegada”, ressalta o ministro do Turismo, Henrique
Eduardo Alves.
Em Salvador (BA), os visitantes podem
solicitar informações em um dos quatro centros de atendimento sob a
administração da Bahiatursa: no aeroporto, no Pelourinho, na rodoviária e na
Praia do Forte. Há, ainda, outros centros administrados pela prefeitura.
Juntos, os quatro CATs contam com 12 atendentes que realizaram, entre janeiro e
setembro de 2015, 24 mil atendimentos. Há também o Disk Bahia Turismo no
telefone (71) 3103-3103 e que passa informações em português, inglês e
espanhol.
Aqueles que desejam obter informações para
aproveitar mais a capital do Rio Grande do Norte, Natal, podem procurar um dos
três centros instalados na Praia de Ponta Negra (02) e na Praia dos Artistas
(01). Juntos eles contabilizam cerca de 10 mil atendimentos em 2015.
Os turistas que visitam a capital do país
podem recorrer a um dos três centros de atendimento em funcionamento: Aeroporto
Juscelino Kubitschek, Praça dos Três Poderes e Centro de Convenções. Juntos os
CATs realizaram, em 2015, 17 mil atendimentos. Em Brasília, também é possível
solicitar informações pelo telefone (61) 3214-2764.
Na capital paraibana, João Pessoa, a
população local e os turistas dispões de três CATs fixos: na Praia de Tambaú,
na rodoviária e no aeroporto. A cidade conta também com uma van que percorre os
locais mais movimentados do litoral norte e sul e oferece atendimento bilíngue
para recepcionar os turistas.
No Espírito Santo, a Secretaria de Turismo
do Espírito Santo supervisiona dois CATs em Vitória, um no desembarque do
aeroporto e outro na rodoviária. Ao todo, oito atendentes bilíngues fazem o
trabalho de recepcionar os turistas.
“Alguns turistas chegam com seu roteiro
definido, mas com nossas dicas tudo muda, as informações são mais precisas e
claras do que na internet”, relata Elder Nascimento, atendente do posto da
rodoviária.
Entre os viajantes que procuram os centros
de informações muitos estão de passagem rápida pela cidade. Entre uma conexão e
outra aproveitam para curtir os atrativos turísticos próximos e no balcão
buscam dicas e sugestões de roteiros.
A capital mais visitada por estrangeiros a
lazer no país, o Rio de Janeiro, possui 15 centros de atendimento administrados
pela Turisrio. Em 2015, esses CATs realizaram 259 mil atendimentos, dos quais
165 mil foram atendimentos a estrangeiros. Para recepcionar os turistas que
visitam a cidade maravilhosa, a Riotur disponibiliza 59 recepcionistas e 23
estagiários, sendo que todos eles são bilíngues.
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