O 61° Fórum Executivo da Abav-SP, realizado
na última quinta-feira (18) em São Paulo, abordou o tema Qual é o valor da sua
agência?, motivando a participação de cerca de 200 agentes de viagens
presentes, além da audiência nacional alcançada por meio da transmissão do
evento em tempo real via web.
“Atingimos o nosso objetivo. Ao
compartilhar informações de fonte qualificada, apresentamos o caminho a ser
percorrido pelas agências de viagens interessadas em participar dos processos
de fusão e aquisição que pautam a movimentação do mercado e impactam a
realidade das agências de grande, médio e pequeno porte”, avalia Marcos
Balsamão, presidente da Abav-SP.
A riqueza do conteúdo (download anexo), que
embasou a apresentação conduzida por profissionais da KPMG, surpreendeu e
suscitou dúvidas prontamente esclarecidas, contribuindo para ampliar a
percepção dos empresários do setor sobre a real importância de todos,
especialmente as pequenas e médias agências de viagens apostarem no valor do
seu conhecimento especializado como principal fonte de receita e
competitividade.
“Sem diferencial não existe vantagem
comparativa que fortaleça o nosso canal de vendas”, sentenciou Luís Augusto
Motta, sócio-corporate finance da KPMG, ao fazer referência às agências de
viagens que são capazes de prosperar de maneira sustentável frente aos
constantes avanços tecnológicos que estimulam a venda direta online.
Mesmo assim, nos últimos 30 minutos do
evento, como de praxe, quando a entidade abriu o debate sobre assuntos gerais,
ficou evidente que ainda existem profissionais do setor com dificuldades para
virar o jogo. Surgiram afirmações do tipo: "não há como enfrentar a
concorrência das companhias aéreas", as quais demonstram que a Abav precisa
intensificar a oferta de cursos que capacitem o agente de viagens a reconheçam
o valor dos serviços personalizados que presta aos seus clientes”, ponderou
Balsamão.
De acordo com o fato de que cabe sim à
entidade investir na promoção e na valorização do agente de viagens, o
presidente da Abav-SP reiterou: “Como o principal veículo de comunicação de uma
associação são os associados, somente com o livre debate e a troca de ideias
aproximamos cada vez mais a Abav-SP da base e conseguimos alinhar o discurso”.
Parafraseando a célebre frase do ex-presidente dos Estados Unidos, John F.
Kennedy: “não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você
pode fazer por seu país”, Balsamão concluiu: "continuaremos determinados a
elevar o nível do debate".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.