A campanha de promoção do Sul, lançada pelo
Ministério do Turismo na última semana, é mais um impulso para divulgação de
uma região que é destaque nos indicadores de turismo internacional no Brasil.
Cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina estão entre as 10 mais
visitadas pelos turistas estrangeiros que estiveram no país a lazer e a
negócios em 2016.
No ano passado, segundo pesquisa do
Ministério do Turismo, o Brasil recebeu 6,6 milhões de visitantes
internacionais, dos quais 56,8% em viagens de lazer. Dos 10 destinos mais
visitados com essa motivação, 4 foram da Região Sul. Florianópolis ficou em
segundo lugar, abaixo somente do Rio de Janeiro, principal destino de lazer do
país; e Foz do Iguaçu (PR), em terceiro. Juntas, as duas sulistas receberam 31%
dos visitantes a passeio.
As catarinenses Bombinhas e Balneário
Camboriú também entraram na lista dos mais visitados. Ficaram em 6º e 8º lugar
numa lista que inclui também grandes capitais como São Paulo e Salvador.
No turismo de negócios, a presença dos
destinos da região, com 12,5% de participação, também é expressiva. Tem quatro
entre os dez destinos mais visitados a negócios. Curitiba é o terceiro, abaixo
somente de São Paulo e Rio de Janeiro. Logo em seguida está Porto Alegre. Foz
do Iguaçu e Florianópolis ocupam a 7ª e a 10ª posição respectivamente.
Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Foz
do Iguaçu estão também entre as 10 cidades brasileiras que mais realizaram
eventos internacionais (ICCA/2016). A
Região Sul, que já recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão do MTur para obras de
infraestrutura nos três estados, também é a intenção de destino de 14,4% dos
brasileiros que planejam viagens para os próximos seis meses, segundo pesquisa
do MTur.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.