sexta-feira, 30 de março de 2018

Turismo cresce mais que o PIB mundial


A indústria global de Turismo e Viagens apresentou aumento de 4,6% em 2017, acima dos 3% referentes ao PIB mundial no ano passado. Os números foram divulgados hoje pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC).
A instituição declara que o setor tem se mostrado cada vez mais vital para a economia global. Esse segmento da cadeia produtiva tem crescido acima da economia global desde 2010, como apontam os indicadores.
O estudo abrange 185 países e 25 regiões distantes e aponta que a contribuição direta do Turismo à economia foi de US$ 8,3 trilhões, 10,4% do Produto Interno Bruto global e um total de 118 milhões de posto de trabalho, entre diretos e indiretos.
O documento analisa também o crescimento de 4,6% do PIB de Viagens e Turismo. Esse valor se dá pela alta de 4,8% no gasto interno, 4,3% de exportações de visitantes e 4% de investimento de capital.
O WTTC revela também que o gasto turístico representou 16% do crescimento absoluto no consumo global em 2017.
Para este ano, o órgão projeta um crescimento animador, ainda que o desempenho deva ser lento daqui em diante. As regiões do Sul Sudeste da Ásia devem apresentar uma performance acima da média, com altas de 7,2% e 5,9%, respectivamente.
Em 2028, a instituição acredita na evolução do número de postos de trabalhos, passando para 410 milhões vagas dentro de dez anos. Isso equivale a um de cada nove de todos os trabalhos do mundo.

Aviesp 2018 reunirá 26 operadoras


A Aviesp 2018 receberá 26 operadoras em seu evento, que acontece em Campinas, no Expo D. Pedro, nos dias 12 e 13 de abril. As operadoras confirmadas são Abreu, Agaxtur, American Travel, Azul Viagens, Bestbuy, Destinos Peruanos, E-Htl, Flytour, Incakumaru Operadora, Interep, Lusanova, MegaTravel, MMT Gapnet, Mundo JVS, New Age, Orinter, Partenon Operadora, RCA, Schultz, Soul Traveler, TBO Holiday, Trade Tours, TT Operadora, Viagens Noronha Brasil, Visual e West Central
“Estamos satisfeitos com a diversidade que será oferecida aos agentes de viagens também neste segmento. São fornecedores conceituados e com anos de mercado, além de novas opções que, temos certeza, também levarão boas novidades”, exaltou Fernando Santos, presidente da Aviesp.

Salão Paranaense terá Mostra de Regiões Turísticas


Uma viagem pelo Paraná em aproximadamente 400 m2 é o que traz a 14ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, evento paralelo ao 24º Salão Paranaense de Turismo, realizado de 26 a 28 de abril de 2018, em Curitiba. No local, estarão representadas as 14 regiões turísticas do Estado, conhecido pelas singularidades de seus atrativos naturais e culturais.
Neste ano, a Mostra receberá os visitantes em um portal diferenciado. Uma vez que 2018 é o ano do Turismo Religioso no Paraná, essa especialização terá bastante destaque. Também haverá um estande para os guias de turismo e outro para o Turismo da Irmandade de União da Vitória/Porto União, além de um espaço para o artesanato da Federação Paranaense e artesanato rural da Emater. Outro ponto alto é o Caminho do Monge, com um mapa que inclui os 40 municípios por onde o monge passou. A gastronomia paranaense também marcará presença com a apresentação de pratos típicos consagrados pelas regiões turísticas.
“O Paraná é o único Estado brasileiro com 14 edições de Mostra Turística das regiões sem interrupção. Esta continuidade se deve ao DNA da Regionalização do Turismo no Paraná, Política Púbica e Instrumento de Desenvolvimento”, diz o presidente da Paraná Turismo, prof. Jacó Gimennes.
A Mostra das Regiões Turísticas destaca de valoriza os atrativos turísticos do Estado, fortalecendo os destinos e apoiando o trabalho das Instâncias de Governança Regional (IGRs). Promovida pela Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná (SEET) e Paraná Turismo, também é objetivo da Mostra destacar as singularidades do Paraná enquanto destino turístico. Inclui atrações multiculturais, gastronomia e divulga roteiros e equipamentos turísticos para todos os perfis de turistas.
O 24º Salão Paranaense de Turismo já está com inscrições abertas pelo site www.salaoparanaese.com.br. No site também tem a programação completa do evento e demais informações sobre o evento.

Fogaça assumirá presidência da CVC em 2019


A CVC Corp comunicou ao mercado na manhã desta segunda-feira (26) que o Conselho de Administração da empresa aprovou o nome de Luiz Fernando Fogaça para a sucessão de Luiz Eduardo Falco no cargo de diretor-presidente da empresa. O executivo deixará o posto no dia 31 de dezembro deste ano. Fogaça é o atual diretor Vice-Presidente Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, ou CFO.
Ele assumirá, no dia 1º de janeiro de 2019 o cargo que é exercido por Falco desde março de 2013. Entre os seus desafios está manter o crescimento obtido por Falco e sua equipe nos últimos anos, que levaram a CVC Corp a apresentar um faturamento superior aos R$ 10 bilhões em 2017.
Para o lugar de Fogaça, o Conselho aprovou o nome de Leopoldo Saboya, e executivo com mais de 20 anos de experiência em multinacionais de grande porte e gestoras de investimentos. Ele passa a integrar o time de executivos da CVC a partir deste mês de abril. Formado em engenharia, com Mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e especializações em Kellogg School of Management e Wharton Executive Education, Saboya experiências em M&A, finanças corporativas, planejamento estratégico, gestão de investimentos, relações com investidores e tesouraria, tendo liderado importantes projetos como CFO em empresas como Perdigão, BRF, Copersucar e Patria Investimentos.

MSC realiza escala teste em Florianópolis


No último sábado (24), a MSC Cruzeiros realizou uma escala teste em Florianópolis (SC), mais uma iniciativa que reforça o seu compromisso com o desenvolvimento dos setores de cruzeiros e de turismo nacionais. A operação foi realizada com o MSC Preziosa e foi marcada pela tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece sempre que um transatlântico atraca em um destino pela primeira vez.
Na solenidade, estiveram presentes o diretor Geral da armadora, Adrian Ursilli, o governador do estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o deputado Estadual, Luiz Fernando Cardoso, o prefeito de Florianópolis, Gean Marques Loureiro, o secretário de Turismo de Santa Catarina, Leonel Pavan, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Francisval Dias Mendes, além do Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos, Emerson Gaio Roberto.
A escala teste foi feita no Trapiche de Canasvieiras. Com a finalização desta operação e, após a análise da armadora e das autoridades competentes, o destino poderá se tornar mais uma escala oficial e inédita da MSC Cruzeiros nas próximas temporadas.
“O Brasil é um dos nossos principais mercados estratégicos, onde mantemos uma forte atuação junto às autoridades para avaliar novas oportunidades que contribuam com o crescimento do segmento e proporcionem opções de férias a cada dia mais completas e diferenciadas aos brasileiros”, afirmou Ursilli. “A escala teste na capital de Santa Catarina é um momento extremamente importante para nós. Estamos muito felizes e entusiasmados por sermos pioneiros em mais uma iniciativa nacional”, complemento.
O executivo lembrou que em cada destino onde armadora opera são gerados empregos diretos e indiretos, contribuindo para a economia local. “Hoje, temos paradas em Salvador (BA), Ilhéus (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Búzios (RJ), Cabo Frio (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Santos (SP), Ubatuba (SP), Porto Belo (SC) e Balneário Camboriú (SC). Para a próxima temporada, confirmamos Itajaí (SC) como mais um porto de embarque e estamos bastante confiantes de que Florianópolis será a nossa próxima novidade”, disse.

Rossi & Zorzanello completa 30 anos de atividades


No dia 1º de abril de 1988 duas empreendedoras de Gramado/RS se uniam para criar uma empresa organizadora de eventos que fez história: a Rossi & Zorzanello. Hoje, 30 anos depois, a marca é reconhecida no Brasil e no exterior pelo pioneirismo e credibilidade na concepção e organização de grandes eventos próprios como a consagrada Feira Internacional de Turismo - FESTURIS Gramado, a Chocofest (maior evento de Páscoa do Brasil) e a Gramado Summit (evento pioneiro ao unir startups e investidores e que terá sua segunda edição em agosto), além de expertise na organização de eventos corporativos e empresariais.
Marta Rossi e Silvia Zorzanello (in memoriam) não imaginavam que sua iniciativa naquela época resultaria no início do processo de profissionalização do setor turístico de Gramado, da Região das Hortênsias e do Rio Grande do Sul com a criação da Feira Internacional de Turismo, que teve sua primeira edição em 1989. De lá para cá muita coisa mudou e as duas, junto com lideranças da região, conduziram Gramado e a Serra Gaúcha à um patamar de destaque no setor de Turismo e Eventos no Brasil.
Esta contribuição é parte do legado da Rossi & Zorzanello que no domingo de Páscoa, dia 1º de abril, completa 30 anos de atuação com mais de mil eventos já realizados. Nestes 30 anos muita coisa positiva pode ser destacada como o crescimento do FESTURIS que hoje é considerada a feira mais importante do setor turístico da América do Sul, em geração de negócios, o crescimento da Chocofest que, em 20 edições, se tornou a marca mais reconhecida no Brasil para o período de Páscoa entre tantas outras iniciativas.
Atualmente a empresa é comandada por Marta Rossi e, desde a partida de Silvia Zorzanello após uma ferrenha luta contra o câncer em 2010, por Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, filhos das fundadoras e que assumiram seus postos de diretores junto com Marta.
Além dos eventos e marcas próprias a R&Z já realizou e continua realizando alguns grandes eventos como: Aluno Nota Dez, Enef (Encontro de Empresas Familiares), Congresso Brasileiro de Carvão Mineral, Combrasul, Convenção Nacional da Anfinp, Congresso Brasileiro do Concreto, entre outros.

Ilhabela lança sua nova marca turística


A cidade de Ilhabela (SP) lança marca turística e apresenta reposicionamento estratégico em sua estreia na World Travel Market Latin America - WTM LA 2018. A apresentação será feita em coletiva de imprensa na próxima terça-feira, 3 de abril, às 15h30, no estande da Prefeitura de Ilhabela (número D10), no Expo Center Norte, em São Paulo.
A Marca Ilhabela faz parte do Plano de Marketing Turístico Estratégico, que projeta a cidade como o melhor destino de natureza do país a se consolidar até 2020. Este novo posicionamento amplia a visão do potencial turístico da cidade, que já tem o título de Capital Nacional da Vela (de acordo com a lei federal nº 12.457/2011), em reconhecimento à sua vocação para o esporte náutico.
A coletiva contará com a presença do prefeito da cidade, Márcio Tenório, e do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ricardo Fazzini.

domingo, 25 de março de 2018

Porto Belo realiza Fórum Municipal de Turismo


O município de Porto Belo através da Fundação de Turismo realiza na próxima segunda-feira (26) o Fórum Municipal de Turismo, que tem como objetivo a eleição dos conselheiros não governamentais e representantes de entidades e instituições comunitárias para compor o conselho municipal de turismo – COMTUR. O encontro será realizado às 16h na sede da fundação.
Pode participar do Fórum e compor o COMTUR, qualquer cidadão que tenha residência e seja eleitor de Porto Belo, desde que participe de alguma Associação da entidade devidamente registrado no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Podem participar, a associação comunitária de moradores dos bairros, associações de artistas e artesanato, associação ambientalista, esportiva, entidades de classe e clubes ou serviço, instituições educacionais, prestadoras de serviço em turismo, (hotelaria), bares, restaurantes, transporte turístico, empreendimentos turísticos entre outros. Para participar, os segmentos devem ter funcionado na cidade nos últimos dois anos.

Thermas Piratuba Park Hotel comemora 20 anos


O Thermas Piratuba Park Hotel celebra em 2018 seus 20 anos de fundação. E, um evento para comemorar as duas décadas do empreendimento - que é considerado uma referência em hospedagem na região Oeste de Santa Catarina em um dos melhores paraísos de águas termais - está sendo organizado, com o intuito de reunir em Piratuba, cerca de 130 convidados entre jornalistas, agentes de viagem e autoridades, no dia 03 de abril.
O evento marcará o lançamento da nova identidade visual do hotel, os novos pacotes do Inverno Termal e o audiovisual que apresenta toda a estrutura e serviços do Thermas Piratuba Park Hotel, além de promover a cidade.
Arquitetado em estilo germânico para difundir, retratar e resgatar a cultura e colonização do município, possui destaque para a gastronomia e a realização de festivais gastronômicos no Restaurante Espaço Jardim Gourmet, que valoriza os sabores regionais e também destaca pratos da cozinha internacional. O hotel possui ainda o Espaço Wellness, especial para relaxamento, cuidados com o corpo e a mente, além de atividades recreativas para crianças e adultos.
De acordo com o sócio proprietário do Thermas Piratuba Park Hotel, desde 1998 muitos foram os desafios, mas todo trabalho foi focado em satisfazer o cliente. "Nosso foco está em proporcionar uma experiência positiva de lazer, de férias ou de relaxamento. E estar envolvidos no fortalecimento do turismo regional, enfatiza. "Este evento comemora todas nossas conquistas e agradece nossos parceiros e colaboradores que acreditam na nossa proposta e nos permitem dividir bons momentos juntos".

segunda-feira, 19 de março de 2018

Conventions Bureau reúnem-se em Aracaju


O Brasil Convention & Visitors Bureau realizará no Radisson Hotel, em Aracaju (SE), no período de 18 a 20 de março, o X Congresso Brasileiro de C&VB. O evento reunirá na capital sergipana representantes dos conventions associados dos 27 Estados e mais o Distrito Federal, além de integrantes do trade nacional, como a ABIH, ABBTur, Abrajet, Abratur, Abrasel, Braztoa, Fenagtur, BITO, CNC, FBHA, além de representantes do Turismo dos entes federal, estaduais e municipais. São esperados mais de 200 participantes entre associados e representantes do turismo nacional.
A solenidade de abertura acontecerá neste dia 19 de março, às 10h, no Radisson Hotel Aracaju, com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e palestra de abertura com o tema “O Povo Brasileiro e o seu Poder”, a ser proferida pelo presidente da Fecomércio-SE, Laércio Oliveira.

Chocofest 2018 terá muitas atrações


A programação do maior evento de Páscoa do Brasil será intensa e promete encantar mais de 150 mil visitantes que devem chegar à Serra Gaúcha para um dos períodos mais concorridos do ano e que provoca maior participação pública e infantil: a Páscoa. As ruas de Nova Petrópolis/RS já começam a receber a decoração de Páscoa e o colorido dos personagens, coelhos, ovos, fachadas e vitrines decoradas, além de guirlandas, doces e muitas flores. A Rua Coberta da cidade se transforma em um mundo lúdico e passa a se chamar Planeta das Guloseimas, com feira, personagens, brinquedos, chocolates e muitas atrações ao longo do dia.
A 20ª edição da Chocofest, evento que migrou de Gramado para Nova Petrópolis e se uniu ao evento Magia da Páscoa, inicia na noite de quinta-feira, dia 22 de março com o Preview do evento, às 19 horas, que terá a apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e do espetáculo Teatral Escola de Bonecos. O show beneficente e terá arrecadação de alimentos que serão entregues para a APAE do município.
Já no dia 23 de março, às 18 horas, ocorre a Solenidade de Abertura com a entrega da chave do município ao Conde Guloseima, anfitrião e personagem principal do evento, e que chegará a Nova Petrópolis com uma turma de personagens animados e que farão a festa.
O primeiro fim de semana de evento terá dezenas de atrações exposição de ovos gigantes pintados por artistas plásticos da cidade, decoração das ruas pela comunidade, escolas e entidades, contação de histórias, maquiagem artística e de chocolate, passeios de trem, apresentações musicais e teatrais, oficinas de reciclagem, espaço de recreação, foodtruck, paradas do Conde Guloseima e a grande atração: o Desfile de Páscoa Chocofest na Magia da Páscoa.
O desfile ocorre nas tardes de sábado e domingo, dias 24 e 25 de março, às 15h30 e percorre a Avenida 15 de Novembro, com carros alegóricos, música, personagens, muita cor e cerca de 100 crianças e adolescentes, voluntários, das escolas do município que desfilarão caracterizados de personagens.
A programação segue na segunda semana do evento com todas as atrações diárias e o feriado de Páscoa terá mais dois desfiles. A Semana Santa conta com programação religiosa especial com mais 40 ações entre missas, cultos, colheita da macela, entre outros.

BNT Mercosul terá oito salas de capacitação


A BNT Mercosul é a feira que mais recebe profissionais ligados ao turismo na América do Sul. Com data marcada para 25 e 26 de maio, a 24ª edição se aproxima repleta de atividades para estreitar as conexões entre trade, operadores e agentes de viagens. Entre elas, está o novo formato das capacitações para agentes de viagens.
Importante fator para qualificação do setor turístico, as capacitações da feira realizada em Itajaí, Balneário Camboriú e no Beto Carrero World agora ocorrem em salas separadas. No lugar do grande auditório que revezava as temáticas de cada destino, agora os agentes contam com salas distintas para temas específicos.
Com vários grupos de viagens confirmados para participar da feira, os agentes serão divididos em oito salas de capacitações que funcionarão simultaneamente durante os dois dias de evento. Conheça algumas das capacitações já confirmadas: Maranhão, Parque Unipraias, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Blumenau, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O novo formato permitirá que os grupos presenciem diferentes conteúdos com mais liberdade do que nos outros anos, podendo ainda assisti-la mais de uma vez se desejar.
Outro destaque da BNT Mercosul 2018 é a 3ª Edição do Business Center. Neste ano o evento itinerante ocorre no Hotel Sibara Flat & Convenções, no Centro de Balneário Camboriú, e dará acesso exclusivo aos expositores, onde eles se encontram com operadoras nacionais e internacionais que trabalham com destinos relevantes aos expositores convidadas pela organização da feira. A conversa é cronometrada em alguns minutos para garantir que todos possam se conhecer e trocar contatos.
A BNT Mercosul está na sua 24ª edição e reúne, todos os anos, mais de seis mil profissionais do turismo do Brasil e países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos. O evento, que acontece no Centreventos de Itajaí, em Balneário Camboriú e no Beto Carrero Word conta com feira de negócios, famturs, business center e capacitações.

quinta-feira, 15 de março de 2018

WTM-LA já tem 24 operadoras confirmadas


Pela primeira vez desde que desembarcou no Brasil, a WTM-LA não conta com o apoio da Braztoa. Mesmo assim, a feira organizada pela Reed Exhibition manteve o espaço destinado a estas empresas, agora rebatizado de Tour Operator Area. De acordo com a diretora da feira, Luciane Leite, até o momento já são 24 operadoras confirmadas, sendo que 22 delas são associadas à Braztoa.
“Sempre demos uma atenção especial às operadoras. Agora, temos um contato mais direto. Pergunto, por que tantas operadoras nos procuraram? Temos um foco muito grande nos resultados e na satisfação dos nossos expositores”, ressaltou. “O espaço permanece com o mesmo padrão do ano passado, com 9 metros quadrados para cada operadora”, complementou a executiva, lembrando que há ainda 15 operadoras internacionais como expositoras fora deste espaço.
Além da Tour Operator Aera, a Braztoa firmou uma parceria com a Flytour MMT, que ganhou o título de parceira estratégica. O presidente da operadora, Michael Barkoczy, explicou a decisão em investir no evento. Ele destacou a sinergia com a WTM-LA e a oportunidade de, além de prestigiar os agentes de viagens, também ter contato com fornecedores.
“A WTM-LA é uma feira internacional que traz fornecedores do mundo todo. Para nós, isso é uma oportunidade única. Temos também os agentes de viagens, que são os nossos principais distribuidores e os destinos nacionais, com os quais podemos conversar sobre os planos cooperados”, explicou. “São três públicos prioritários em um só evento. Eu diria que todas as operadoras devem participar de eventos que conversam com os seus mercados”, completou.

Balneário Saboroso contará com 34 restaurantes


Buscando resgatar memórias afetivas e disseminar a cultura gastronômica através de receitas exclusivas e que propiciem uma verdadeira experiência, vem aí mais uma edição do tão aguardado Balneário Saboroso, um dos maiores e mais consagrados festivais de gastronomia do Sul do país. 34 restaurantes confirmaram sua presença para a 9ª edição, que acontece de 5 a 29 de julho, mês que comemora o aniversário de Balneário Camboriú.
A seleção de estabelecimentos agrega os mais diversos tipos de culinária – contemporânea, italiana, australiana, japonesa, mexicana, árabe, hamburguerias, entre outras, refletindo a diversidade gastronômica, uma das principais marcas da cidade. Neste ano, mais de 30% dos restaurantes estão estreando no evento, que promete grandes novidades e ações culturais para engrandecer ainda mais a edição.
Além de menus exclusivos, com entrada, prato principal e sobremesa pelo valor único de R$ 54,90 (para uma ou duas pessoas), um dos pontos altos deste ano será a possibilidade de cada restaurante oferecer também uma opção vegetariana, substituindo ingredientes da versão original do menu.
Ano após ano o festival vem se fortalecendo como um produto turístico para o turismo de inverno e quebrando recordes de participação do público: em 2017 foram mais de 14 mil menus comercializados. Os números e o sucesso de crítica se devem também ao amadurecimento do festival, que está sempre se reinventando.
O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e já possui confirmado o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas nas redes sociais do evento (Instagram e Fan page) e também no site www.balneariosaboroso.com.br.

Atrativos recebem tecnologia inovadora dos Beacons


Para qualquer pessoa que visita um ambiente novo é sempre interessante contar com informações detalhadas e guias sobre os locais visitados. Para facilitar o acesso aos dados de turistas e moradores da Costa Verde & Mar (SC), mais de 80 atrativos turísticos dos 10 municípios da região passam a contar com os Beacons. Os dispositivos irão se comunicar com os smartphones e tablets dos frequentadores via bluetooth para passar todos os dados dos pontos visitados. A tecnologia é considerada uma das primeiras a ser aplicada no setor turístico brasileiro. “A região é precursora da utilização da Internet das Coisas no cotidiano. Acreditamos que a rede irá agregar e qualificar informações para todos os envolvidos no setor”, afirma a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo, Susan Corrêa.
A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet do visitante. À medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia para o smartphone e tablets as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea, sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.
A instalação dos dispositivos iniciou em fevereiro e está prevista para encerrar até abril. Nos próximos meses a tecnologia será aplicada em fase de testes para aprimoramento da ferramenta. Neste período, serão instaladas placas de Espaço Inteligente, para informação sobre a internet das coisas. “Espera-se que estes dispositivos criem um mapa do turista em tempo real, com informações conectadas e identificação, por exemplo, do tempo de permanência nos pontos turísticos. Esta análise poderá fomentar mudanças, criar ações e aumentar as possibilidades para o turismo da região”, acrescenta a presidente do Colegiado.
Os dispositivos foram desenvolvidos pela startup catarinense Smart Tour Brasil em parceria com o aplicativo TagCity. A utilização dos Beacons é uma iniciativa da Entidade Intermunicipal de Turismo na Costa Verde & Mar (Citmar), Sebrae SC e faz parte do projeto Destinos Inteligentes, que apoia o uso da Internet das Coisas e a tecnologia para o aprimoramento dos trabalhos e atrativos locais.

Festival Internacional de Teatro em Bombinhas


O Festirua - 1º Festival de Teatro e Títeres de Rua de Bombinhas, desembarca na região com 36 atrações confirmadas, de 7 países, com espetáculos, intervenções, oficinas, exposição, feira de negócios do setor cultural e lançamento de livro.  Chile, México, Argentina, Uruguai, e Venezuela são alguns dos países participantes.
O festival vai ocupar ruas, praças, espaços alternativos, escolas e pontos turísiticos da região. O evento é patrocinado pela Prefeitura de Bombinhas e Fundação Municipal de Cultura, por meio do Fundo Municipal de Cultura (Edital  de Seleção Pública) e conta com apoio e patrocínio adicional do empresariado local. 
Em paralelo ao festival acontece o 1º Festilambe Valparaíso Chile – Extensão Costa Esmeralda Brasil. A mostra  co-irmã do maior festival de teatro miniatura do mundo é organizada pela Cia Sandra Baron e Oani Fundação de Teatro do Chile. O Festilambe Brasil será uma mostra paralela, comum nos festivais do mundo, mas com estrutura especial para artistas participantes, e vai movimentar mais ainda a cultura e economia da região no período do festival. Já são pelo menos duas apresentações confirmadas em Porto Belo, em parceria  com a Fundação Municipal de Cultura do Município.
Sergio Mercurio da Argentina, Daniel Toledo do México, Gabo Calderón do Uruguai, Oani Teatro do Chile, Mamulengo sem Fronteiras do Distrito Federal, Cia Mútua de Itajaí,  são algumas das atrações de renome mundial do teatro de formas animadas que estarão presentes no Festival em abril.
Sandra Baron, idealizadora e coordenadora do Festival, fala sobre a programação "A intenção é atrair o turista cultural e também proporcionar belos momentos para a nossa comunidade, para isso o roteiro do festival será totalmente livre e gratuito, com uma variedade de temas e equilíbrio entre países participantes."

sexta-feira, 9 de março de 2018

Turistas estrangeiros gastam mais no Brasil


Janeiro foi histórico para o turismo nacional. No período, turistas estrangeiros injetaram US$ 779 milhões na economia brasileira. O montante é o maior para o primeiro mês do ano em toda a série histórica do Banco Central, iniciada em 1990. Nos últimos anos, a receita acumulada em janeiro de 2018 só não foi maior do que a registrada em junho e julho de 2014, meses da Copa do Mundo. No período, o gasto total dos turistas estrangeiros no país somou US$ 793 milhões e US$ 785 milhões, respectivamente. Os bons números coincidem com uma novidade no turismo do país. Foi em janeiro que passou a valer o visto eletrônico para Japão, Canadá e Estados Unidos.
 Segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), medidas de facilitação da entrada do turista estrangeiro geram incremento de fluxo até 25% entre os países beneficiados. Pela projeção do MTur, o visto eletrônico pode injetar até R$ 1,4 bilhão na economia brasileira em dois anos. Na comparação de um ano para o outro, o salto nos gastos de turistas internacionais foi de 17,86%. Frente ao mês anterior (dezembro de 2017), a alta verificada é 17,8%, quando o volume acumulado foi de US$ 661 milhões.
 Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, defende o reforço na promoção e a modernização da autarquia como forma de ampliar ainda mais o faturamento do país com os visitantes internacionais e reduzir o déficit na balança comercial do turismo. Apesar do aumento observado em janeiro, a balança continua negativa, visto que, com o dólar estabilizado e em cotação atrativa, o brasileiro continua viajando muito para o exterior. No primeiro mês do ano, por exemplo, os gastos dos turistas nacionais no exterior aumentaram 26,79%, totalizando US$ 2 bilhões. Com isso, o déficit na receita cambial do turismo cresceu de US$ 918 milhões para US$ 1,22 bilhão. No mesmo mês do último ano, o montante foi US$ 1,579 bilhão.

Turismo impacta na economia de Santa Catarina


O volume de turistas em Santa Catarina no verão foi um importante fator para o desenvolvimento econômico e social do estado. Durante os três meses, 2,5 milhões de turistas visitaram o estado, o que resultou em um impacto de R$ 10,1 bilhões na economia.
Um dos motivos desse crescimento no turismo de Santa Catarina foram as campanhas realizadas ela Embratur. A ação “O Sul é o Meu Destino” teve o objetivo de promover os estados da região, voltada para países da América Latina.
“Dados dessa natureza mostram a pujança deste setor para a economia e o alto retorno em curto prazo que a atividade oferece. Santa Catarina e o Brasil como um todo têm grande potencial para o turismo, que deve ser tratado como prioridade e fazer parte da agenda econômica e política do país”, defendeu Vinicius Lummertz, presidente da Embratur.

terça-feira, 6 de março de 2018

Turismo vai ajudar a tirar o Brasil da crise


O deputado federal Herculano Passos (PSD-SP) participou, no Rio de Janeiro, do Seminário Mais Turismo Emprego e Renda para o País. A transformação da Embratur em agência, a modernização da Lei Geral do Turismo, a abertura do capital das companhias aéreas brasileiras, os gargalos do setor de cruzeiros e a legalização dos cassinos no Brasil foram temas do debate.
O deputado, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo no Congresso Nacional, explicou como está a tramitação desses projetos no Congresso Nacional. "Apresentei um requerimento de urgência para que o projeto que trata desses temas seja analisado e votado diretamente em plenário. Me reuni com o presidente da Câmara, que se comprometeu em pauta-lo, porque tanto ele quanto o governo têm interesse na aprovação dessas matérias"
Outro ponto defendido foi a necessidade de o turismo se tornar prioridade como política de estado. "O turismo é o que gera emprego e renda e nós não temos uma política de Estado para o setor. Eu vi muitos países saírem da crise, crescerem e se tornarem viáveis através do turismo. Vamos estar atento nas próximas eleições para eleger um presidente que tenha os olhos voltados para o turismo", enfatizou Herculano.
O debate foi mediado pela Jornalista Flávia Oliveira e contou com a presença do Ministro Marx Beltrão, do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e do presidente da Abremar, Marco Ferraz.

ABAV divulga inscrições para o Salão Paranaense


Já estão abertas as inscrições para participantes do 24º Salão Paranaense de Turismo, evento anual da ABAV-PR que acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril, em Curitiba. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento www.salaoparanaense.com.br e são gratuitas até uma semana antes do evento. Para participar, basta fazer um cadastro simples com dados pessoais e emitir a credencial, que esse ano vai ficar sob responsabilidade de cada participante.
“Estamos seguindo o modelo dos grandes eventos de turismo do mundo, onde o próprio site emite a credencial e cada participante leva a sua impressa, retirando apenas o porta-credencial na secretaria do evento”, explica o presidente da ABAV-PR, Antonio Azevedo.
As inscrições são online e separadas por categorias. Nem todas, no entanto, terão o credenciamento automático. É o caso de caravanas e imprensa. “Precisamos aprovar internamente os inscritos nas caravanas e imprensa”, explica Azevedo. Até mesmo as inscrições dos expositores serão feitas pelo site, diferente de anos anteriores.
O 24º Salão Paranaense de Turismo acontece no Expo Unimed Curitiba e tem na sua programação a feira de negócios, qualificação profissional, 14ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná e outros eventos paralelos.

20ª edição do Chocofest será em Nova Petrópolis


A notícia que todos esperavam está confirmada: o Chocofest, maior evento de Páscoa do Brasil, está de volta. Em uma ação da Associação de Bandas e Conjuntos Musicais de Nova Petrópolis, com apoio da Prefeitura do município, o evento passa a integrar o calendário de eventos da cidade serrana. A confirmação ocorreu durante evento realizado no Hotel Berghaus em Nova Petrópolis, com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, Victor Hugo, do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, secretários municipais, vereadores, empresários e imprensa.
Após cerca de um ano de tratativas com a Rossi & Zorzanello, fundadora e organizadora do evento, e que em 2018 completa 30 anos de atividades, houve um acordo para a realização do evento em Nova Petrópolis, de 22 de março a 1º de abril.
Em sua última edição em Gramado/RS, o Chocofest recebeu mais de 400 mil visitantes e provocou a lotação da rede hoteleira da Região das Hortênsias no fim de semana de Páscoa.
O Chocofest já teve edições em Canela, Gramado e agora chega a Nova Petrópolis para ser um marco para o setor de Turismo e Eventos da cidade, e deverá provocar um impacto econômico ainda difícil de calcular. Em um primeiro momento a Prefeitura de Nova Petrópolis espera receber para o Chocofest na Magia da Páscoa mais de 100 mil visitantes e ter a lotação da rede hoteleira para todo o período.
As Meninas Cantoras da Serra Gaúcha, de Nova Petrópolis, abriram a apresentação. O secretário Victor Hugo destacou a importância para o município de receber um evento do porte do Chocofest. "Sou um admirador de Nova Petrópolis, suas ações, seu povo e os evento. Também conheço o trabalho da Rossi & Zorzanello e seus eventos de longa data. Esta união em torno da Páscoa, que é um momento que todos gostamos trará um impacto muito positivo não só para Nova Petrópolis mas para toda a Serra Gaúcha", disse.
Para o prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, o Chocofest na Magia da Páscoa é uma grande conquista para o município. “Realizar o Chocofest em Nova Petrópolis é uma grande conquista. Este é um evento consagrado e reconhecido a nível nacional e tem tudo para se tornar um marco na história de Nova Petrópolis. Nossa cidade vem se destacando no Turismo e o Chocofest vem para confirmar o esforço e o trabalho que estamos realizando nessa área”, destaca.
O secretário de Turismo de Nova Petrópolis, Paulo Roberto Staudt, um dos idealizadores da união fala que o Chocofest deverá ser um marco para a cidade. “Trabalhamos forte para trazer o evento e queremos que com a vinda do Chocofest para a Magia da Páscoa tenhamos um evento único e que impactará positivamente todos os setores de Nova Petrópolis e, principalmente, a economia e o Turismo”.


Azul inclui cerveja em seu serviço de bordo


Uma das ações de maior sucesso da Azul com seus clientes é o Happy Hour Azul, em que a companhia oferece cerveja durante a estação mais quente do ano. Com o enorme sucesso dessa última edição, a Azul passou a incluir, definitivamente, o Happy Hour em seu serviço de bordo regular, que é gratuito.
“Queremos oferecer um serviço de alto nível para nossos Clientes, fazendo com que a experiência de voar Azul seja única. Tivemos um enorme sucesso neste verão, ao oferecermos um Happy Hour completo a bordo, e decidimos adotar essa prática em nosso serviço regular. Tenho certeza que essa inovação trará ainda mais conforto e descontração às viagens de nossos Clientes”, afirma Claudia Fernandes, diretora de Marketing e Comunicação da Azul.
A cerveja Skol será servida de quarta a sexta-feira, em horário de Happy Hour, que vai das 17h às 21h e em voos acima de 1 hora de duração. O serviço acontecerá nas aeronaves Embraer 190 e 195 e Airbus A320 em voos entre dez cidades servidas pela Azul.
As localidades contempladas são: São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos), Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (SDU), Salvador e Vitória.
Além da cerveja, fazem parte do cardápio de bordo snacks como batata chips, amendoim japonês e integral queijo que servem como ótimo acompanhamento para a degustação da nova bebida.

Festival das Cataratas amplia espaço para expositores


Superando recordes e se reinventando a cada edição, o Festival das Cataratas estará ainda maior em 2018. Na 13ª edição do evento - que será realizada em Foz do Iguaçu (PR) nos dias 20, 21 e 22 de junho - o espaço dedicado para a Feira de Turismo e Negócios, principal evento complementar, ganhou um espaço extra de 1.500 m² em relação ao ano passado.
Parte dos estandes já está comercializada, mas ainda há espaços disponíveis para os expositores. Uma oportunidade para participar de uma grande vitrine de produtos e serviços do turismo nacional e internacional. Entre as novidades da edição está a realização de Rodadas de Negócios com operadores da América Latina, o que deve gerar um grande volume de investimentos.
Em 2017, nos 209 estandes 1780 expositores apresentaram mais de 1176 marcas, entre agências de viagens, operadores de turismo, empresas aéreas, meios de hospedagem e de gastronomia, destinos, atrativos, entre outros. Para este ano, a expectativa dos organizadores é de superar estes números e os mais de 8 mil participantes registrados no ano passado.
Outro atrativo desta edição será o Salão do Oriente Médio, cuja embaixadora é a jornalista Lú Braga, mentora do blog "Na Segunda a Lú Começa", que retrata diversos assuntos relacionados ao mundo árabe. Tudo a ver com Foz do Iguaçu, cidade que abriga a segunda colônia árabe na América.