Estação
do sol, praia e das férias para milhares de brasileiros, o verão representa o
principal período para o turismo catarinense, época em que o comércio de rua e
shoppings centers e o segmento hoteleiro precisam expandir ainda mais seu
atendimento para atender à demanda de visitantes.
Com
o objetivo de mapear as características do turista e o impacto econômico para o
empresário do setor, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de
Santa Catarina (Fecomércio-SC) divulga nesta quarta-feira, 13, o resultado da
Pesquisa Fecomércio-SC Turismo de Verão em Santa Catarina – Temporada 2013.
Para
realizar o estudo, foram entrevistados turistas da Região Sul, Norte e Capital,
entre os dias 3 de janeiro e 1º de março. Já nos dias 28 de fevereiro e 1º de
março, foram ouvidos os empresários. A pesquisa revela que, nesta temporada, no
litoral de Santa Catarina, predominaram turistas de 31 a 50 anos, assalariados
e autônomos, sendo 45% de homens e 55% de mulheres. O tempo de estada, em
média, durou 10,5 dias, sendo que a permanência mais prolongada foi no Litoral
Sul, com 12,6 dias. Em Florianópolis, a média de estada aumentou em 2013, com
10,1 dias, contra 6,65 dias em 2012 (Veja a pesquisa de Verão do ano passado
aqui).
O
turista gastou cerca de em R$ 2.085,26 para passar a temporada em Santa
Catarina. No mercado de trabalho, a contratação de novos funcionários atingiu a
média estadual de 6,8 pessoas por empresa. O aumento na Capital, em relação ao
mesmo período do ano passado, foi considerável, com um salto de 3,72 novos
colaboradores para 7,5 neste verão.
Na foto, Balneário Camboriú em plena efervescência.
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