Terminou no último final de semana o Festival de Turismo de
Gramado, um dos maiores eventos do trade turístico brasileiro. Os números
finais do evento foram divulgados por Eduardo Zorzanello, coordenador do Festuris.
"Os números comprovam os bons resultados que atingiram a expectativa
tanto dos organizadores como expositores". Já Marcus Rossi, que esteve no
evento somente hoje já que estava a trabalho em Dublin, e que também
coordena o Festuris, anunciou que já está implantado o novo site com maiores
informações. A feira cresceu 3% e atingiu os 14 mil visitantes previstos. Os
números do volume de negócios foram baseados numa consultoria contratada. Já
Marta Rossi, idealizadora e coordenadora do Festuris, considerou os números
bastante positivos e lembrou que o evento atingiu os resultados esperados
mesmo num ano de crises.
Diferente dos anos anteriores, o
Festuris convidou um grupo de pesquisa ligado a Universidade Fluminense para
avaliar o desempenho numérico do evento. Segundo Osires Marques, da
Universidade Federal Fluminense, foi feito um levantamento do volume de
negócios e o impacto econômico da feira na região da Serra Gaúcha e
adjacências. “São números expressivos”, disse, deixando para Eduardo Zorzanello
a apresentação.
Segundo Eduardo Zorzanello, um dos
organizadores do evento, mesmo com um ano difícil e uma crise moral instituída,
a feria apresentou 3% de crescimento físico. “Como vocês podem ter percebido,
tivemos um aumento no segundo pavilhão e alcançamos o número de público
estimado, que era de 14 mil”, adiantou.
Ainda segundo Zorzanello, segundo a
pesquisa, há uma expectativa de que os negócios gerados atinjam a cifra de R$
212 milhões nos próximos 12 meses. “O impacto no município e na região também
foi calculado e chega a R$ 14 milhões”, disse.
Segundo o diretor, a pesquisa
aponta também que 36% dos visitantes estão vindo pela primeira vez ao Festuris,
além de que 78% deles têm poder de decisão.
Ainda no balanço do festival, a
secretária de turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, lembrou que a cidade em
2014 recebeu cerca de 6.5 milhões de turistas. E que grande parte desse público
vem em função do trabalho da imprensa. “A imprensa é responsável em levar o
nome e os atrativos de Gramado para o Brasil e para o mundo e, somado a ela, o
Festuris também tem seu papel. Hoje, 10% dos nossos turistas são
internacionais”, quantificou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.