quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Turistas argentinos invadem Santa Catarina

A temporada de verão ainda está no início, mas as previsões indicam que 1,5 milhão de visitantes estrangeiros circularão pelas praias catarinenses neste período, sendo que 80% são argentinos. Com isso, haverá crescimento de 30% de visitantes internacionais em relação ao ano passado.
Além dos argentinos, também estão por aqui turistas uruguaios, paraguaios e de outros países latino-americanos. Eles estão em todos os lugares: praias, shoppings, restaurantes, calçadões e rodovias. As cidades mais procuradas são Florianópolis, Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema.
Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, os dois principais fatores que explicam a vinda em massa de turistas do Mercosul são a proximidade e o aumento do custo de vida nos países vizinhos. É que Santa Catarina, dentro do Brasil, é o destino de praia mais perto para muitos argentinos, uruguaios e paraguaios que desejam sair de seus países. Além disso, muitos aproveitam para comprar produtos que saem mais baratos no Brasil do que em suas nações.
O otimismo também se nota entre os empresários do setor de bares e restaurantes. Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que sete entre dez empresários da área notaram aumento de estrangeiros no início deste ano.

“O câmbio está um pouco mais favorável para eles em relação à temporada anterior. A inflação no Brasil também está um pouco menor, o que faz com que a perda do poder de compra seja menor aqui”, disse o presidente da Abrasel-SC, Raphael Dabdab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.