Um
ambiente de negócios altamente favorável para a propagação de parcerias entre
empresas do trade. A Rodada de Negócios, promovida pelo
Floripa Convention em conjunto com o Sebrae/SC, em Florianópolis, é uma das ações
mais eficazes de relacionamento, com consistente aproveitamento e
posicionamento de serviços e produtos voltado ao mercado de turismo e eventos.
Nesta última quinta-feira, 22 de agosto, foram cinco horas de conversa e
exposição do portfólio. De um lado 17 empresas âncoras da área de organização
de eventos e centro de convenções, do outro 60 prestadoras de serviços com
potencial para atender a demanda carente.
Paula
Salles, à frente da SKL, representa uma das empresas âncoras abertas a novos
fornecedores. Recém-chegada na rede de associados do Convention, a empresária
resolveu em uma tarde o que de repente dispensaria muito do seu tempo.
“Participo pela primeira vez desta ação e fiquei satisfeita em conhecer pessoas
novas, cabeças novas. Aproveitei para fechar um evento que dependia de
serviços, todos nesta tarde e com uma vantagem, a referência de estarem
associados ao Convention, o que me dá certeza de credibilidade”, comenta.
Foi a
primeira vez também da empresária Rosangela Buhatem, da Primundo, animada com
os contatos em vista. “Falar com a pessoa certa é meio caminho andado”, disse
ela, opinião reforçada pelo diretor executivo Humberot Freccia Netto, da Nova
Alman Turismo Receptivo com algumas rodadas de experiência. “Existe uma vida
antes e depois do convention, mas é equivocada a ideia de que a entidade fará o
seu negócio acontecer. Estas ações criam oportunidade e antecipam resultado,
que poderiam demorar de dois a três anos para acontecer. Ampliei meu leque de
clientes apenas participando destas atividades”.
O
entusiasmo não é por acaso. O modelo do evento é inspirado na boa experiência
do Convention de Joinville e Curitiba (PR) e conta com apoio logístico do Sebrae.
“As empresas âncoras colocaram suas prioridades de serviços e a partir daí
cruzamos as informações com os fornecedores. É uma estratégia bem focada no
resultado com até 90% de geração de negócio, dentro de uma metodologia
estabelecida pelo Sebrae. A rodada é um instrumento focado na demanda e oferta
dos associados do Convention, por isso, dá certo”, explica Maria de Lourdes
Heidenreich, gestora da rodada de negócios pelo Sebrae.
Estar no
lugar e hora certos têm todo sentido. Na sala de visita, enquanto aguardavam a
próxima chamada da rodada, Fabrício de Almeida, da Imagem e Arte, desdobrava
outro projeto com Ariel Eduardo Gonzalez, da Projetos Selecionados. Ana Trejes,
gerente do núcleo de conteúdo da Orbital Filmes, aproveitou para posicionar o
novo núcleo da empresa, criado especialmente para atuar na área de cobertura de
eventos. “O espaço é uma abertura, temos qualidade para atender no setor de
eventos, além dos serviços e produtos já conhecidos no mercado. Faltava
anunciar ao trade”, conta. Testemunhos assim só deixam mais forte a certeza de
dar continuidade à ideia. “Nossa meta é realizar a rodada todos os anos,
posicionando as novas empresas associadas e criando um território qualificado
de negócios”, pontua a diretora executiva do Floripa Convention, Juliana
Castanho.
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