A Embratur
reuniu líderes do turismo nacional, seus diretores e servidores para
debater o planejamento estratégico institucional para os próximos anos. O
evento, que teve sua primeira etapa realizada na última sexta-feira (21) visa
preparar o Instituto para os desafios atuais e do futuro, reconhecendo a
importância da gestão estratégica para o desenvolvimento sustentável do seu
negócio. Na abertura do Seminário de Planejamento Estratégico Institucional, o
presidente Vinicius Lummertz destacou a importância da atividade: “Nosso atual
modelo de gestão faz com que o estratégico seja suplantado pelo operacional. O ideal
seria mudar o modelo institucional da Embratur para dar mais mobilidade,
melhores salários e maior efetividade às ações”.
A necessidade de desenvolver uma “alta
cultura” como marca registrada da Embratur também foi levantada pelo presidente
do Instituto. “Estamos prestes a completar 50 anos e temos que tomar uma
decisão coletiva sobre o rumo a seguir. Queremos construir uma cultura sólida e
competitiva que combine princípios, crenças e práticas para orientar as ações e
o comportamento de todos”, afirmou Lummertz.A convite da Embratur, participaram
do Seminário os seguintes convidados externos: Paulo Senise, presidente da
TurisRio; Toni Sando, presidente do São Paulo & Visitors Bureau; Alain
Baldacci, presidente do Sindepat; Mônica Samia, diretora executiva da Braztoa;
Marco Ferraz, presidente da Clia Abremar Brasil; Douglas Simões, diretor
executivo da Abeta; e Gilmar Piolla, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e
Social de Foz do Iguaçu.
O grupo contribuiu principalmente com a
análise do ambiente externo e a definição das prioridades da organização.
Chegou-se ao consenso de que as principais oportunidades para a Embratur são a
diversidade turística, a hospitalidade do brasileiro e o câmbio favorável.Na
visão de Mônica Samia, é fundamental que a Embratur tenha um planejamento de
longo prazo para não ficar demasiadamente vulnerável ao cenário econômico:
“Precisamos trabalhar com horizonte claro, otimizar recursos e trazer
resultados concretos para o turismo brasileiro”, completou. Nos dois dias de trabalho
foram discutidas e formuladas as bases da estratégia, missão, valores e visão
de futuro. O planejamento continuará a ser construído nos dias 31 de outubro e
1º de novembro.
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