A Fecomércio de Santa Catarina e a
Federação de Convention & Visitors Bureaux do estado promoveram na manhã do
último dia 25, em Balneário Camboriú, painel sobre a Rota Setorial do Turismo
de SC, que apresentou o planejamento para o setor até 2022. O evento, que está
rodando o estado, contou com o apoio do Balneário Camboriú Convention &
Visitors Bureau, que mobilizou o trade local.
O documento da Rota Estratégica foi traçado
pela Fecomércio SC, juntamente com a Fiesc e o Sebrae e tem como objetivo
buscar a consolidação de Santa Catarina como destino turístico inteligente. São
59 ações propostas no plano estratégico, que deverão ser executadas em até seis
anos. O estudo defende a valorização e o fortalecimento de 12 regiões
turísticas catarinenses, categorizadas da seguinte forma: Caminho dos Canyons,
Caminho dos Príncipes, Caminhos da Fronteira, Caminhos do Alto Vale, Costa
Verde & Mar (que inclui Balneário Camboriú), Encantos do Sul, Grande
Florianópolis, Grande Oeste, Serra Catarinense, Vale das Águas, Vale do
Contestado e Vale Europeu.
O gerente de Relações Institucionais e
Governamentais da Fecomércio, Elder Arceno, afirma que a expectativa é pautar o
turismo em dois pilares: destino turístico inteligente, com a aplicação de
novas tecnologias de informação, focando no desenvolvimento sustentável e nos
benefícios desses locais, buscando promover um ambiente inovador e com
experiências turísticas para os consumidores. Ele ainda ressaltou o aumento do
fluxo de turistas de outras regiões do mundo no estado, como a Europa e América
do Norte, embora a América do Sul ainda domine o mercado emissor.
O presidente da Câmara Empresarial de
Turismo da Fecomércio, João Moritz, ressalta a necessidade de inovação e do
planejamento a curto, médio e longo prazo. “Esse trabalho vai proporcionar ao
empresário, ao estado e ao governo que realmente se siga um planejamento para
que o nosso turismo possa acontecer não só na temporada de verão, mas o ano
inteiro. O turismo movimenta 52 atividades econômicas diferentes, então nada
mais justo do que tratarmos o turismo da forma que ele merece”, diz.
Representando a Federação de Convention
& Visitors Bureaux de Santa Catarina, Margot Rosenbrock Libório aproveitou
o momento para ressaltar a importância do planejamento, juntamente com a união
do trade. “O turismo coexiste em todas as regiões do estado e precisa começar a
ser visualizado, de fato, como indústria e como força econômica. Santa Catarina
sentiu menos o efeito da crise devido à grande atividade turística, porém se
não começarmos a buscar estratégias para buscar mais turistas e melhorar a
infra-estrutura oferecida, a crise mais forte chegará aqui também. Precisamos
nos unir, planejar e agir”, diz.
O presidente do Balneário Camboriú Convention
& Visitors Bureau, João Francisco Barão, também ressaltou a importância
desse setor da economia, que hoje representa quase 13% do PIB do estado. “Santa
Catarina tem um potencial muito grande, mas que ainda precisa ser melhor
explorado e planejado, como começa a ser feito. Além do turismo sol e mar,
temos também neve, turismo de aventura, enfim, é um universo muito rico. E quando se fala em regionalização,
precisamos trabalhar profundamente as identidades, pois é aí que está a
experiência do consumidor ”, finaliza.
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