Em tempos difíceis, o Brasil perdeu a
posição de maior mercado da América Latina no setor de viagens. Segundo estudo
lançado pela Phocuswright em parceria com a Mapie na Phocuswright Conference,
que ocorre entre os dias 14 a 17 deste mês, o México, anteriormente na segunda
colocação, ultrapassou o País e lidera com uma representatividade de US$ 23,8
bilhões no segmento, contra US$ 18,5 bilhões brasileiros.
Os dois países acumulam mais de 70% do
total de vendas de viagens on-line na região. Segundo projeções, o Brasil irá
perder mais market share enquanto busca a recuperação e o México, por outro
lado, irá crescer mais até 2020.
Ao se referir ao Brasil, as consultoras se
debruçaram e aprofundaram no declínio da economia brasileira. Os tão falados
escândalos na Petrobras, o impeachment de Dilma Rousseff e o zika vírus são
três dos principais fatores que relacionam a queda na importância do País no
mercado de viagens on-line.
Em números, houve decréscimo de 6% na
receita de reservas, chegando aos citados US$ 18,5 bilhões em 2015. Em dólares
americanos, representa uma baixa de 34%. É esperado que o mercado brasileiro
como um todo cresça 3% anualmente a partir de 2017, enquanto o on-line deve
subir 13% ao ano com base na moeda estadunidense.
Ávidos pela internet, os brasileiros
compraram um total de 31% de suas viagens pela internet, igualando o Chile, que
tem a mesma porcentagem. A penetração on-line irá aumentar em uma margem de
quatro anos e chegará a quase 50% em 2020, estima o estudo.
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