Foi lançada oficialmente, na noite da última
quarta-feira (26/10), a Peru Week 2016, 4ª edição da principal campanha
internacional de promoção do turismo e da gastronomia do Peru. Grande evento
realizado no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, contou com a presença de
600 pessoas, reunindo empresários e representantes do setor de turismo,
autoridades brasileiras e do Peru, e ícones da gastronomia e da cultura
peruanas. Representando o Governo do Peru, participaram da cerimônia de
abertura o vice-ministro de Comércio do Ministério de Comércio Exterior e
Turismo do Peru/MINCETUR, Edgar Vasquez; o embaixador do Peru no Brasil,
Vicente Rojas; além de uma delegação peruana formada por autoridades de 15
Governos Regionais do Peru. Organizado pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do
Peru para a Exportação e o Turismo) e o Escritório Comercial do Peru no Brasil,
o evento foi apresentado por Antonio Castillo e Milagros Ochoa, do Escritório
Comercial do Peru.
A noite festiva teve menu especial assinado
por cinco chefs de cozinha e liderado pelo peruano Renzo Garibaldi, do
Restaurante Osso, de Lima (27º da lista dos 50 Melhores Restaurantes da América
Latina), sob coordenação da anfitriã Morena Leite, chef do Restaurante Santinho.
Completaram a autoria gastronômica da noite os chefs Marcela Callegari
(Restaurante La Mar Cebicheria), Christian Bascones (Huaco Restobar e La
Cevicheria) e Marcos Espinoza (Lima Restobar, Taypa e Muju), participantes da
Peru Week. Entre as iguarias, tabule de quinoa, croquete de quinoa, ceviche de
pescado, tiradito de arequipeñas, causita con pollo, aji de gallina, quinoto de
camarones e seco norteño de Costilla, além da mesa de doces com os tradicionais
Turrón de Doña Pepa e alfajores, e brownie de chocolate con Pisco, gelato de
lúcuma con macaron e choux con gelato de quinoa.
Complementando a amostra culinária do Peru,
dois balcões de bebidas comandados pelo Pisco em Foco, Pisco Vargas e Sabor
Latino Eventos serviram aos convidados os drinks Pisco Sour Clássico, Chicha
Sour, Pisco Orange e Pisco Frozen, e ministraram workhops sobre a história,
sabores e como preparar drinks com o Pisco peruano. O Pisco em Foco é um
projeto em desenvolvimento que visa disseminar a cultura do Pisco peruano e divulgar
a Rota do Pisco, que será lançada no próximo ano. A parte cultural da noite
ficou por conta do Grupo Vocal D'6, que veio a convite da PROMPERÚ e da
companhia aérea Avianca para marcar o lançamento da Peru Week 2016. Também
subiram ao palco o grupo Perú Latino, as cantoras Adriana Mezzadri e Beatriz
Malnic, interpretando clássicos brasileiros e peruanos, e o grupo folclórico
representando a região de Puno, Qhantati Ururi.
Pioneira em mobilizar empresas de turismo e
restaurantes para potencializarem a venda de pacotes de viagens e cardápios
peruanos para o público final, a Peru Week também marca o conjunto de
estratégias de promoção do país no Brasil. Durante o evento, foram apresentadas
algumas novidades para o próximo ano: o incremento nas ações de promoção do
segmento MICE (sigla em inglês para Negócios, Eventos, Congressos e Viagens de
Incentivo) e o início de ações para Terceira Idade. O anúncio ganhou destaque
com a presença da atriz Nicete Bruno, da Rede Globo, que foi convidada para ser
madrinha do Peru na promoção do turismo para a melhor idade. A artista irá ao
Peru em 2017, a convite da Avianca e o governo do Peru, para promover o
segmento.
Durante a cerimônia, autoridades das
entidades de classe do setor de turismo foram homenageadas, entre elas representantes
da Braztoa, ABAV Nacional, ABAV SP, Aviesp, Abeta, Abracorp, Alagev e São Paulo
Convention Bureau, operadores participantes de todas as edições da Peru Week
(Agaxtur, Ambiental, Flot, Rhaido, Schultz e New Age), operadores estratégicos
e parceiros (CVC, BWT, Ancoradouro, Visual e Pisa Trekking), restaurantes
participantes de todas as edições da Peru Week (La Mar, Huaco Restobar, Lima
Restobar, Intihuasi e Killa) e os restaurantes peruanos pioneiros no Brasil
(Wanchako, de Maceió, com 20 anos; Intihuasi, do Rio de Janeiro, com 12 anos; e
Rinconcito Peruano, de São Paulo, com 10 anos).
A campanha segue até 10 de novembro, com a
participação de 103 empresas brasileiras. A 4ª edição da Peru Week registra um
aumento de empresas participantes de 28% no número de operadoras de turismo e
47% na participação de restaurantes especializados na culinária peruana. O
incremento no número de cidades (24) é de 30% se comparado com a edição
passada.
Durante 15 dias, 67 empresas de turismo
oferecerem 140 ofertas de viagens ao Peru. São pacotes para Lima, Ica (Nazca e
Paracas), Arequipa (Colca), Cusco (Vale Sagrado e Machu Picchu), Puno (Uros e
Taquile), La Libertad, Lambayeque e outras cidades, e os valores variam de US$
309.00 a US$ 4,866.00, com passagens aéreas incluídas. Além de pacotes de
viagens, a companhia aérea Avianca tem ofertas exclusivas de passagens para
Lima capital do Peru. Os bilhetes aéreos são de trechos saindo das cidades de
Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, com valores de US$ 226,00 a US$
249,00.
No total, 35 restaurantes especializados em
gastronomia peruana oferecem menus a preços especiais em várias cidades. Entre
os menus especiais, os valores variam de R$ 42,00 a 117,00 (menu completo:
drink de Pisco, entrada, prato principal e sobremesa). O site da Peru Week
2016, com as oportunidades de viagens e menus gastronômicos, está no ar: http://www.peruweek.com.br/.
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