“Além do investimento na campanha de verão
para divulgar os destinos brasileiros, que já está no ar, também concentraremos
esforços no turismo de aventura e de pesca, natureza e ecoturismo, que tem
encontrado nos cruzeiros fluviais um forte motivador para os visitantes
internacionais”, afirmou Tufi Michreff, presidente substituto da Embratur.
Esses destinos receberam parte dos 51,3% dos 6,3 milhões de estrangeiros que
visitaram o Brasil, em 2015, em busca do segmento de Lazer, conforme o Anuário
Estatístico de Turismo 2015/2016.
“É um segmento importante para o turismo
nacional e o objetivo do Ministério do Turismo é fortalecer esses destinos
tanto com infraestrutura como com divulgação para que cada vez mais brasileiros
e estrangeiros possam conhecer e desfrutar das belezas brasileiras”, reforçou
Marx Beltrão, ministro do Turismo.
A Embratur, que tem participado de reuniões
com parceiros do Mercosul para articular a abertura do turismo de fronteira,
aposta na continuidade do contato com gestores e operadores de países vizinhos
para parcerias que resultem na realização de roteiros integrados. Na Tríplice
Fronteira, em Foz do Iguaçu (PR), por exemplo, é possível conhecer a
diversidade cultural de Brasil, Argentina e Paraguai, em um raio de 150
quilômetros. Entre os 588 municípios brasileiros espalhados por 15,7 mil
quilômetros de faixa de fronteira, as atrações incluem safáris, belezas
naturais, cultura e turismo de compras. Em 2015, na região do Pantanal,
reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, 210 mil turistas
gastaram R$ 36 milhões no comércio fronteiriço com a Bolívia, localizado a seis
quilômetros do centro do município de Corumbá (MS).
Assim como Foz do Iguaçu (foto), Corumbá se
destaca como a nova fronteira do turismo brasileiro e uma porta de entrada da
América do Sul para a região. Além da pesca esportiva, já consolidada na região
do Pantanal, que banha parte da Bolívia e Paraguai, a temporada de cruzeiros
fluviais no local possibilita aos turistas vivenciarem a cultura pantaneira. De
acordo com pesquisa do Observatório de Turismo de Corumbá, entre 2013 e 2015,
os principais emissores internacionais para os segmentos de ecoturismo e
aventura na região foram Holanda (32%), França (11%), Alemanha (9%), EUA (7%) e
Inglaterra (7%).
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