segunda-feira, 29 de maio de 2017

São Paulo vai realizar a sua Oktoberfest

Pela primeira vez, será realizada na capital paulista uma Oktoberfest aos moldes da tradicional festa alemã realizada em Munique há mais de 200 anos. Na coletiva de lançamento realizada na última sexta-feira, 26, a Prefeitura de São Paulo anunciou o evento como parte do calendário oficial da cidade.
O festival de cerveja será realizado entre 29 de setembro e 8 de outubro, em uma área de 23 mil m² no Anhembi. A ambientação será fiel à original, com as áreas Biertent, a tenda da cerveja, comidas típicas e shows de música; o Biergarten, com mesas ao ar livre e barracas de alimentos, bebidas, produtos variados e um palco grande; e o Bierpark, parque de diversões com roda-gigante, carrossel e outras atrações para adultos e crianças.
Segundo Walter Cavalheiro, CEO da The Front, empresa de live marketing responsável pela produção do evento, houve um trabalho de pesquisa e de muita conversa com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha para que fosse viável realizar uma Oktoberfest que entregasse a mesma experiência dos festivais que acontecem na Alemanha todos os anos.
Além disso, tem acontecido uma troca de informações que o executivo considera fundamental com a organização da Oktoberfest em Blumenau. “Sabemos que no sul existe uma Oktoberfest consolidada e não queremos que o evento de São Paulo ofusque o do Sul. Enxergamos a nova iniciativa como forma de potencializar a cultura alemã ainda mais no País”, afirma. Os últimos quatro dias da festa paulistana coincidem com o início da festa catarinense, realizada de 4 a 22 de outubro.

A colaboração entre as festividades também se dará por meio do intercâmbio de algumas atrações, como shows e a presença de comerciantes locais. Já o apoio da comunidade de Munique possibilitará a vinda de chefs alemães com o objetivo de incrementar o cardápio oferecido ao longo do festival.

BNT Mercosul reuniu seis mil participantes

Mais de seis mil visitantes passaram pelo portal montado no Centroeventos durante a 23ª BNT Mercosul. O evento reuniu o trade turístico para promoção de destinos e negócios entre os dias 26 e 27. Pela terceira vez em Itajaí, o evento teve crescimento de 5,9% nesta edição e retornará ao município no próximo ano.
Ao todo, a BNT reuniu mais 350 marcas expostas em cerca de 100 estandes, além de 149 operadoras de turismo – aquelas empresas responsáveis por montar os pacotes de viagens. Durante os dois dias de evento, 6.236 agentes de 311 cidades do país e sete países circularam pela feira. De acordo com o organizador Geninho Góes, nesta terceira edição em Itajaí, o público percebeu o quanto a cidade cresceu e tem investido em turismo, sobre tudo no setor hoteleiro.
“Pessoas que decidem sobre o turismo nacional ficaram hospedadas em Itajaí e saíram muito satisfeitas com o evento e com o receptivo local”, comenta Geninho.
Segundo o organizador, o segredo do sucesso da BNT está baseado em três pilares. O primeiro é a promoção dos produtos e destinos da feira. O segundo é a qualificação dos profissionais que participam. Por último, a rodada de negócios promovida pelo Business Center, considerada um dos destaques deste ano. Foram cerca de três mil contatos comerciais que vão impulsionar o segmento.

Uma das novidades desta edição também foi a reprodução da fachada do Mercado Público logo na entrada da feira. “Como símbolo de Itajaí, nossa intenção foi fazer com que o público entrasse por este portal e, ao sair, venda o nosso município e a nossa região para todo o Mercosul”, comenta Evandro Neiva, secretário Municipal de Turismo, ao reforçar que Itajaí continuará como parceira deste importante evento para o Brasil.

Embratur quer menos entrave no turismo

Representando o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, afirmou na abertura da BNT Mercosul, em Itajaí, na sexta-feira (26), que a burocracia “vem causando sérios entraves no nosso setor e que é preciso liberar esse ambiente de negócios porque o Brasil precisa, cada vez mais, do turismo para promover seu desenvolvimento e gerar emprego e renda”. Lummertz elogiou as palavras do diretor do evento, Geninho Goes, que conclamou “todos aqueles que trabalham, todos os que são éticos, todos os que são de bem, para que a gente construa um Brasil melhor e honesto”.
Em Santa Catarina, temos uma história de sucesso nesse setor e muito se deve também ao Sebrae, que prepara a micro e pequena empresa turística. Temos aqui ao lado do pavilhão da feira uma excelente marina e poderíamos ter dezenas delas em Santa Catarina e centenas no Sul do País se não fossem entraves burocráticos que também impedem o desenvolvimento de parques temáticos, cidades históricas, parques naturais e uma série de outros equipamentos turísticos”, destacou. Segundo Lummertz, é preciso liberar esse ambiente de negócios agora para que ele seja o grande parceiro do desenvolvimento do Brasil.
Na ocasião, o presidente da Embratur informou sobre a promoção, nos próximos dias, das primeiras ações e visitas do programa ‘O Sul é o meu destino’: “Com ele, esperamos para essa região a visibilidade necessária para receber turistas nacionais e estrangeiros”, informou.

Lummertz afirmou ainda que não é só o Brasil que está acordando para a lógica do turismo como fonte de recursos para garantir desenvolvimento. “Países como o Japão estão fazendo investimentos enormes porque sabe que esta é a grande saída para o futuro, a saída que a indústria não poderá prover nos próximos anos. Mas o turismo pode ajudar a indústria mais do que qualquer outro setor, porém precisa estar livre para o empreendedor e o poder público poderem oferecer a infraestrutura necessária ao setor”.    

Imprensa visita obras de Centro de Eventos

Jornalistas que atuam em veículos de comunicação especializados em turismo conheceram na manhã do último dia 26, as obras do Centro de Eventos que está sendo construído na cidade de Balneário Camboriú. Estavam presentes repórteres de vários Estados brasileiros, além de Paraguai, Uruguai, Argentina e Colômbia. Eles vieram a Santa Catarina devido à realização da feira BNT Mercosul.
Nas obras do Centro de Eventos, os jornalistas foram recepcionados pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, que apresentou informações sobre o empreendimento. “Este espaço será importante para a captação de eventos nacionais e internacionais durante o ano inteiro. A obra será fundamental para a movimentação econômica da região, proporcionada pelos grandes eventos que receberemos”, destacou. O secretário também informou aos jornalistas que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, responsável pela obra, está contratando uma consultoria para fazer o estudo de viabilidade econômica do espaço. “Nossa intenção é que o local seja concedido à iniciativa privada”, explicou.
O Centro de Eventos terá 33 mil metros quadrados e o projeto contempla dois pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praça de alimentação e ala de serviços, além de estacionamento com 875 vagas.
O projeto tem conceitos inovadores e sustentáveis: possui sistemas de aproveitamento de ar natural para climatização, luz natural e reaproveitamento da água da chuva. Além disso, a estrutura terá um vão livre de 96 metros. A localização do empreendimento é estratégica: a 90 Km do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e a 33 Km do Aeroporto Victor Konder, na cidade de Navegantes.
No momento, estão sendo finalizadas a instalação da estrutura metálica e a colocação do piso. Também está sendo preparada a base para a execução da pintura. A previsão é que a obra fique pronta em novembro de 2017.



Lançado o projeto Embaixador Festuris SC

O projeto Embaixador Festuris, criado em 2016 pelo Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, com o objetivo de provocar uma aproximação com os agentes de viagens, ganha um novo capítulo a partir de agora.
A ação, que no ano passado levou mais de 700 agentes de turismo do Rio Grande do Sul para a feira, foi ampliada para Santa Catarina. A diretora do Festuris, Marta Rossi, apresentou o projeto para cerca de dez executivos de algumas das principais empresas de turismo de Santa Catarina, e fez o convite para que passem a ser também representantes do Festuris durante o ano, levando o título de Embaixador Festuris.
A ação ocorreu na noite de sexta-feira, dia 26, em Itajaí SC, no Sandri Palace Hotel. Em uma conversa com os promotores de turismo catarinenses, Marta Rossi destacou que “queremos nos aproximar cada vez mais dos profissionais de turismo e agentes de viagens de Santa Catarina. Quando criamos o Festuris, há 29 anos, fizemos o evento para o agente, e continuamos apostando muito nestes profissionais”.

Com o objetivo de fomentar e incentivar a ida de agentes de viagens para a feira, principalmente do interior dos Estados, o Festuris nomeia embaixadores que passam a ser os representantes da feira de negócios junto aos agentes de viagens, principalmente do interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os embaixadores ganham selo, certificado e reconhecimento durante as ações promovidas pela organização. Durante o Festuris, todos são homenageados e um representante de cada Estado recebe o título de Embaixador Honorário do Festuris.

BTL Lisboa e ITB Berlin já têm datas confirmadas

A organização da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, decidiu antecipar a sua 30ª edição para os dias 28 de fevereiro a 4 de março de 2018. Segundo os organizadores, esta foi uma decisão conjunta e unânime tomada pela organização da BTL e respectivo Conselho Estratégico, após consulta dos parceiros e dos mais relevantes players do trade nacional e internacional, tendo em conta a estratégia definida e a sua calendarização ser mais conveniente à promoção nacional e internacional.
A antecipação da data relativamente à edição 2017, de duas semanas, antecede a ITB Berlin, que acontece entre os dias 7 e 11 de março e após a época festiva do Carnaval, que movimenta um significativo fluxo de viagens em Portugal e em mercados com forte presença na BTL, como o Brasil.

A edição da BTL 2017, que se realizou entre os dias 15 e 19 de março, registou um número total de 78.001 visitantes, um crescimento de 3% face a 2016. Novos negócios foram estimulados e estabelecidos pelos 37.888 visitantes profissionais e no fim-de-semana, dirigido ao grande público, 40.113 visitantes aproveitaram as promoções e descontos exclusivos na BTL, representando um aumento de 5% e de 2%, respectivamente face a 2016.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Começa a 23ª edição da BNT Mercosul

Nesta sexta-feira, 26, começa a 23ª edição do mais importante evento de Negócios Turísticos de Santa Catarina, em Itajaí, Balneário Camboriú, e Beto Carrero World. Este ano o evento espera receber 350 marcas, 40 grupos de Famturs do Brasil e países vizinhos, além de reunir seis mil profissionais durante os dois dias de evento. Confira a programação:
QUINTA-FEIRA, 25 - Antecedendo o evento, na noite de quinta-feira o Clube do Feijão Amigo realiza seu tradicional encontro no Infinity Blue Resort & Spa, em Balneário Camboriú. O evento é conhecido por celebrar grandes nomes do turismo nacional, entre eles empresários, ministros, e governadores, e tem organização da Fenactur, Federação Nacional de Turismo.
SEXTA-FEIRA, 26 - A primeira atividade oficial da BNT Mercosul é na manhã da sexta-feira, 26, quando ocorre uma coletiva com o Secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, para apresentar as novidades sobre o Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Esta será a primeira visita para imprensa especializada ao mais novo empreendimento da cidade, que será inaugurado ainda este ano. O grupo segue ainda para visitas na Passarela da Barra e no Parque Unipraias.
Durante o dia a Feira, que ocorre no Centreventos Itajaí, é palco de centenas de contatos e negócios entre expositores e agentes de viagens; às 18h, no estande do Governo de Santa Catarina, o “Experiência SC” vai levar os participantes em uma viagem pela gastronomia e cultura Catarinense. A sexta-feira culmina  no coquetel para convidados no Infinity Blue, e a entrega do Infinity Best, em reconhecimento do melhor Resort do Sul do Brasil às empresas parceiras.
SÁBADO, 27 - No sábado, a cidade de Itajaí recebe no Sandri Palace Hotel a nova edição do Business Center, momento exclusivo onde representantes de operadoras do Brasil e do Mercosul ficam disponíveis para realizar contatos e fechar negócios com expositores da iniciativa privada em evento fechado com acesso controlado. Também pela manhã, a imprensa especializada realiza um “City Tour” em Itajaí, visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O dia conta ainda com toda a programação da Feira de Negócios, e o prêmio Campeões de Vendas no Parque Beto Carrero World, com uma grande festa temática.

Os dois dias de evento contam com Capacitações para Agentes de Viagens, onde são apresentados conteúdos sobre serviços e destinos brasileiros, além das tradicionais sessões de ‘Cineturismo’.

Instâncias de Governança definem estratégias

No workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança foi definida a visão de cada uma das 12 regiões turísticas de Santa Catarina, bem como foi concluída a análise de pontos fortes, pontos fracos, vulnerabilidades e oportunidades. Também foi iniciado o processo de elaboração dos objetivos estratégicos.
Em grupos, acompanhados por um técnico da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) e um da Univali, os representantes das regiões turísticas tiveram a oportunidade de olhar para sua realidade e pensar objetivamente os caminhos para o desenvolvimento turístico de sua região, definindo prioridades.
"A intenção é que este trabalho seja levado aos demais atores do turismo de cada região para que o resultado do planejamento seja aperfeiçoado e que as ações sejam colocadas em prática", explica o diretor de Políticas Integradas do Lazer, Carlos Cappelini.
Na avaliação do secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Leonel Pavan, a realização do evento foi muito importante para a profissionalização do setor. "Se queremos um estado preparado para o turismo, temos que capacitar toda a cadeia produtiva, passando pelos setores público e privado", enfatizou.

O 1º Workshop de Planejamento Estratégico das Instâncias de Governança Regionais foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e as atividades aconteceram nas dependências da Univali, em Balneário Camboriú.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Avianca inicia operações em Navegantes

A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, já iniciou suas operações em Navegantes, em Santa Catarina. A companhia oferece três voos ligando a cidade ao Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos).
“É um momento bastante especial para a história de sucesso da companhia. Navegantes é uma cidade importante e querida por nós, e que agora será responsável por conectar todo o Vale do Itajaí a mais de 1.300 destinos em todo o mundo, por meio de nossa participação na Star Alliance”, destacou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil. “Nossa confiança no mercado doméstico é refletida em nossos investimentos. Estreamos em Navegantes já com três voos”.
Os voos serão operados por modernas aeronaves da Airbus A320, com capacidade para transportar 162 passageiros e equipadas com sistema de entretenimento individual. A Avianca Brasil é a única companhia aérea do país a ter todos os assentos de todos os aviões classificados na categoria “A” da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), atestando conforto superior. Além disso, a empresa oferece serviço de bordo aos clientes, composto por sanduíches recheados, quentes ou frios, e bebidas variadas.

“Com a oferta de voos diretos entre Guarulhos e Navegantes, atenderemos os clientes que viajam a lazer e também o mercado corporativo. Acreditamos no potencial dessa rota, tendo em vista o constante movimento de passageiros que que se deslocam entre as duas cidades”, completou Rodrigo Napoli, diretor comercial da Avianca Brasil.

Mercosul debate destinos turísticos integrados

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, representou o Brasil durante a XVIII Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul realizada em Buenos Aires, Argentina. Na pauta do encontro, debates sobre a oficina de promoção Turística do Mercosul no Japão, a promoção turística conjunta em mercados distantes, o projeto de harmonização de estatísticas turísticas, cruzeiros, circuitos turísticos integrados e parques temáticos.
“Foi uma reunião extremamente produtiva pois permitiu que avançássemos na discussão de temas importantes para o fortalecimento de toda a região do Mercosul, como a redução da alíquota do imposto de importação para os equipamentos destinados aos parques temáticos”, destacou o secretário Alberto Alves. Ainda em relação ao setor de parques, a comitiva brasileira tratou sobre a definição dos equipamentos como bens de capital.
Outra pauta discutida foi o roteiro jesuítico que integra Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O itinerário começa em Assunção, capital do Paraguai, passando por pontos como a sede real do governo, museus, igrejas e demais pontos de trabalho de artesão locais. Chegando na Argentina, por meio da cidade de Posadas, o roteiro inclui visita nas ruínas das missões mais importantes no país, incluindo San Ignacio Mini, fundada pelo padre jesuíta San Roque González de Santa Cruz, no início do século XVII. No Brasil, o itinerário abrange as Cataratas do Iguaçu e o município de Missões. A ideia é que a rota receba a benção do Papa Francisco para que seja declarado como de "interesse mundial para o turismo religioso".
O roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul. Todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês pelos turistas. Para promover e estruturar todo o roteiro, os países vão entrar com um projeto no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para captar um financiamento de US$ 100 milhões.


Blog divulga experiências turísticas da Serra Gaúcha

Gramado Experience é uma iniciativa do empreeendedor Domi Müller para promover as belezas e a qualidade de vida da Serra Gaúcha a quem busca novas experiências de turismo e bem viver. Qualidade de vida, experiências gastronômicas diferenciadas, hospedagens que esbanjam serviços impecáveis e muito conforto, paisagens de tirar o fôlego e opções de lazer e bem viver para toda a família. Todos esses atrativos estão presentes em Gramado, Canela e toda Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. E foi com essa proposta em mente que Domi Müller, apaixonado pela região, idealizou o blog Gramado Experience.  
O blog tem como objetivo promover as melhores atrações do turismo e oportunidades de bem viver na Serra Gaúcha, atingindo um público diferenciado que busca novas experiências em viagens e hospedagens, onde possam desfrutar incríveis momentos de segurança, paz e tranquilidade unidos a atrativos exclusivos com alta gastronomia, vinhos premiados, hotéis fabulosos e todo o conforto, segurança e privacidade que buscam para si e suas famílias nos empreendimentos imobiliários da região. O blog Gramado Experience é formado por apaixonados pela Serra Gaúcha e sob o comando de Domi Müller, diminui a distância entre esse público seleto e as inúmeras opções de turismo e bem viver em Gramado e Região. 
Dessa forma, o blog valoriza o turismo nacional ao divulgar o que de melhor essa região oferece, além de promover as belezas naturais do País. Eventos sociais, gastronomia, vinhos e afins, moda, arquitetura, decoração e momentos únicos curtindo as delícias da Serra Gaúcha são algumas das experiências que o blog abordará. Para quem busca inspiração, deseja conhecer novos lugares e se apaixonar por esta região única (e, quem sabe, até viver aqui seus melhores dias), Domi Müller será seu guia nesta experiência exclusiva e enriquecedora da arte do bem viver. 

27º Eventos Brasil será no Rio de Janeiro

Faltando pouco mais de três meses para a realização do 27º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos – Eventos Brasil, a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – Estadual Rio de Janeiro (ABEOC RJ), Fátima Facuri (foto), comenta quais são as expectativas da entidade.
Fátima destaca que a realização de um evento representa uma oportunidade única de promover e atrair investimentos para um determinado segmento. “Não é diferente quando se trata de um encontro voltado para empresas promotoras de eventos. Tudo isso exige uma grande mobilização organizacional e o Rio de Janeiro, além de lindo, está pronto para receber o congresso”, avalia.
O evento será realizado entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro, no Riocentro. Fátima lembra que, durante a última década, a cidade passou a ter a infraestrutura necessária para abrigar grandes eventos com opções de transporte, comércio, hospedagem, centros de convenções e muitos outros setores da economia.
Durante o Eventos Brasil, além do congresso, será realizada também uma feira de negócios. Ou seja, em um só lugar estarão reunidas federações, empresários do setor e fornecedores.

De acordo com a organização, o objetivo será promover os negócios do setor, debater a atualidade e construir um novo futuro para o mercado. “Nós, da ABEOC, estamos preparando o melhor evento para o melhor público”, afirma a presidente da estadual do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Turistas se encantam com atrativos de Peruíbe

Uma cidade que alia o desenvolvimento com a proteção ambiental. Assim é Peruíbe, no litoral sul paulista, que além de suas belas praias e um patrimônio natural inestimável, é o centro de uma das mais belas regiões do Brasil.
Conhecida como “Portal da Juréia”, localiza-se entre o mar e as montanhas da Serra do Mar. Suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada, belas e selvagens praias entre costões, cercadas por mata exuberante, corredeiras e piscinas naturais.
Sua história é muito rica. Colonizada por volta de 1531, ainda preserva algumas comunidades indígenas que buscam o resgate de sua cultura milenar. Em seu território podemos encontrar ruínas das primeiras igrejas do Brasil, como Abarebebé, do Século XVI, vestígios da ação de catequese dos Jesuítas e os passos do padre José de Anchieta.
Outro atrativo de Peruíbe é a sua famosa Lama Negra, um produto formado há milhares de anos, com propriedades terapêuticas e medicinais reconhecidas em pesquisas e estudos, eficaz nos tratamentos reumáticos, de artroses e artrites, e com grande poder, também, como produto rejuvenescedor, usado na produção de cosméticos.
Onde ficar:
Peruíbe Suite Flat Hotel – Rua Barão de Mauá, 330 – Fone (13) 3453-4740.
Onde comer:
Beira Mar – Av. Gov. Mário Covas, 869 – Fone (13) 3455-4775.
Pão de Maçã – Av. Padre Anchieta, 881 – Fone (13) 3455-1982.
Mamma Lina – Av. Central, 643 – Guaraú – Fone (13) 3457-9386.

Sítio do Costinha – Estrada Armando Cunha – Fone (13) 9971-3123.

Abrajet define tema do Congresso de Aracajú

Com as presenças do prefeito Luiz Maurício Pereira, do Secretário Municipal de Turismo Eduardo Monteiro Ribas e do presidente do Comtur, Valcyr Pereira, foi realizada em Peruíbe, no litoral paulista, reunião do Conselho Diretor da Abrajet, que discutiu, entre outros pontos, a situação de algumas seccionais que estão com pendências junto à nacional; a comemoração dos 60 anos da entidade; e a realização do XXXIV Congresso Nacional da Associação, que será realizado de 15 a 19 de agosto em Aracajú, capital do Estado de Sergipe. O tema do evento será “Turismo e Sustentabilidade”.
Ficou definido que até o mês de agosto, quando da realização do Congresso de Aracajú, a situação dessas seccionais deverá está resolvida, ou a Nacional procederá a uma intervenção em suas diretorias, para que as mesmas sejam regularizados, mediante o que preceitua o estatuto da entidade.

Estiveram presentes conselheiros e diretores dos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da presidente Miriam Petrone.

23ª BNT Mercosul começa no dia 26

Os estandes oferecidos aos expositores para a 23ª BNT Mercosul estão esgotados. Há uma semana do evento, o diretor Geninho Goes diz que o resultado corresponde à expectativa da organização, e deve somar 350 marcas, 40 grupos de Famturs do Brasil e países vizinhos, além de reunir seis mil profissionais durante os dois dias de programação em Santa Catarina.
Aliada à ocupação total dos estandes, a edição 2017 da Feira traz algumas novidades em sua programação, entre elas está o primeiro momento da sexta-feira, 26, quando ocorre uma coletiva com o Secretário de Estado de Turismo, Leonel Pavan, para apresentar as novidades sobre o Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Esta será a primeira visita para imprensa especializada ao mais novo empreendimento da cidade, que será inaugurado ainda este ano.
Durante o dia, a Feira é movimentada pelas Capacitações para Agentes de Viagens, que apresentam conteúdos sobre serviços e destinos brasileiros. No estande do Governo de Santa Catarina, o “Experiência SC” vai levar os participantes em uma viagem pela gastronomia e cultura Catarinense a partir das 18 horas.  A sexta ainda é marcada por um coquetel para convidados que conhecerão os agraciados pelo Infinity Best, reconhecimento do melhor Resort do Sul do Brasil às empresas parceiras.
No sábado, 27, a programação é intensa. A cidade de Itajai recebe no Sandri Palace Hotel a nova edição do Business Center, momento exclusivo onde representantes de operadoras do Brasil e do Mercosul ficam disponíveis para realizar contatos e fechar negócios com expositores da iniciativa privada em evento fechado com acesso controlado. Também pela manhã, a imprensa especializada realiza um “City Tour” em Itajaí, visitando alguns dos principais pontos turísticos da cidade. O dia conta ainda com toda a programação da Feira de Negócios, 

Beltrão garante regulamentação do Airbnb

Durante o seu discurso na abertura do Conotel 2017, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, afirmou que defende a regulamentação das plataformas de economia compartilhada, especialmente o Airbnb. Ele revelou que a área técnica do MTur já está trabalhando em uma proposta, que deve ser apresentada em breve.
“Faremos isso da melhor maneira possível, contemplando as demandas da indústria e do consumidor”, afirmou Beltrão. “Sou a favor da livre concorrência, mas não a desleal. Essas plataformas não podem existir sem dar a sua contribuição. Sem pagar impostos, elas se tornam predadoras em um cenário totalmente desafiador”, complementou.

Beltrão reiterou que é necessário oferecer produtos distintos para atender os diversos perfis de consumidores. No entanto, para garantir uma concorrência saudável, ele voltou a ressaltar a importância da regulamentação. “A sustentabilidade do setor dependa de uma solução para esta equação. O Governo não vai permitir que os geradores de impostos e que investiram e geram empregos abandonados”, garantiu.

Fortaleza será sede do Conotel 2018

A capital cearense será a sede da primeira edição itinerante do Conotel em 2018, que comemora no próximo ano sua 60ª edição. A confirmação do local do evento foi decidida durante votação na assembleia geral realizada na última sexta-feira (19), em São Paulo. Na ocasião Goiânia ganhou o direito de sediar o evento em 2019.
A disputa para sediar o evento foi acirrada. A princípio cinco cidades apresentaram interesse em realizar o evento: Belém, Goiânia, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Logo no início da reunião as cidades de Belém e Vitória retiraram suas candidaturas. A disputa então ficou com as outras três e quem acabou ganhando a indicação foi Fortaleza.
De acordo com Dilson Fonseca Jatahy, presidente da ABIH Nacional, a ideia de passar a realizar o evento de forma itinerante vai beneficiar a hotelaria nacional ao permitir uma maior participação dos hoteleiros no evento. “São Paulo é um local excelente, mas precisávamos dar uma nova dinâmica e oportunidade para que outras cidades viessem a sediar o evento. Esperamos contar com o apoio de todo o trade turístico para o sucesso do próximo evento”, afirmou
A cidade de Fortaleza conta com um dos mais modernos centros de convenção do país, o Centro de Eventos do Ceará, além de facilidades de voos e uma capacidade hoteleira suficiente para atender aos participantes. O Centro de Eventos do Ceará (CEC), equipamento da Secretaria do Turismo (Setur-CE), é o mais moderno do espaço do gênero na América Latina e o segundo maior do Brasil em área útil, com 76 mil m². Uma das suas principais marcas é a versatilidade: trata-se de um equipamento multiuso cuja vocação é receber feiras, exposições e outros tipos de eventos.


Peru Travel Mart apresentou bons resultados

O Peru Travel Mart, o mais importante encontro da indústria do turismo do Peru, realizado recentemente, em Lima, foi avaliado como favorável pelos principais operadores de turismo e grandes empresas do ramo de viagens do mundo que participaram do evento. Os profissionais do trade turístico internacional, incluindo empresários brasileiros, se mostraram satisfeitos com a variedade e a qualidade da oferta turística do Peru.
 Sem dúvida, o sucesso deste evento organizado pela Promperú (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) e pela Canatur (Câmara Nacional do Turismo do Peru), que convocaram 135 compradores de 33 mercados internacionais, permitirá promover a diversidade cultural, natural e os destinos de aventura do Peru, em um contexto onde o setor está empenhado em alcançar a meta de 7 milhões de turistas internacionais até 2021.

 Henrique Diniz, da Ancoradouro Operadora, de São Paulo, participou da PTM pela primeira vez e destacou tanto o evento quanto a capital do país. "Primeira vez no Peru e estou impressionado pelo profissionalismo e pelo carinho com que fomos tratados pelos fornecedores e organizadores do evento. Tenho me sentido em casa e estou impressionado com a cidade de Lima. Os vendedores foram muito atenciosos, dando as informações necessárias, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento e, consequentemente, o aumento de vendas para o destino Peru", destacou Henrique Diniz, que já adiantou sugestões para a próxima edição. "Recomendo um espaçamento maior entre as reuniões, além de mais capacitações, como as feitas esse ano, porém com mais opções fora de Lima e Cusco, com destinos diferenciados, para que a gente possa enriquecer nosso conhecimento e assim vender muito mais", completou.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Rio de Janeiro será sede do “Eventos Brasil”

O 27º Congresso Brasileiro de Empresas e Profissionais de Eventos será no Rio de Janeiro, entre 31 de agosto e 2 de setembro, tendo como palco o Riocentro (Pavilhão 5). A edição anterior do Eventos Brasil, realizada em dezembro de 2014, em São Paulo, totalizou cerca de mil participantes, dos quais 109 expositores. “Estamos buscando um Congresso diferenciado, com palestrantes de renome, inclusive internacional, para compor o evento da ABEOC Brasil. Teremos a feira paralela, com expositores do trade, com as federações, confederações, conventions, fornecedores do setor, que possam estar conosco, fazendo um grande negócio”, afirma Fátima Facuri, presidente da ABEOC-RJ.
Ela destaca que a meta é organizar um grande número de empresários do setor de turismo e eventos do Brasil para participarem do evento, com rodadas de negócios, discussão de ações para o setor e mudanças futuras, além de promover debates com autoridades e gestores públicos. “Queremos ter dois ou três workshops paralelos para tratar especificamente de ações das entidades representativas que fazem parte do trade de eventos”, explica a presidente da ABEOC RJ.
Gerido pela GL Events, o Riocentro, atualmente, é um dos equipamentos mais importantes do Rio de Janeiro e um dos maiores da América Latina, muito bem equipado. O hotel oficial do Eventos Brasil será o Grand Mercure, localizado no complexo do centro de convenções.


Marta Rossi recebe homenagem em Gramado

A executiva gaúcha Marta Rossi foi homenageada na noite da última quinta-feira, dia 11, na Caza Wilfrido em Gramado. Em cerimônia que comemorou os 10 anos da Agência DUE, hoje sediada em Porto Alegre, Marta Rossi recebeu o troféu das mãos dos diretores Leo Ribeiro e Tiago Costa.
Marta foi uma das apoiadoras da agência em seu início e incentivou o trabalho dos empresários. “Foi uma homenagem que me deixou muito emocionada. Uma linda lembrança e reconhecimento. São profissionais que nos últimos dez anos estão se colocando de forma profissional e muito abrangente no mercado da Comunicação do Rio Grande do Sul e merecem nossos aplausos”, destacou Marta Rossi.

Marta Rossi é uma das personalidades do turismo nacional. Fundadora da empresa Rossi & Zorzanello, junto com Silvia Zorzanello (in memoriam), criaram grandes eventos como Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, Chocofest e recentemente a Gramado Summit. A empresa foi criada há 29 anos e, desde então, se tornou um case de sucesso e credibilidade na realização de eventos próprios e terceirizados.

sábado, 13 de maio de 2017

Mais turismo de negócios e eventos no Brasil

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) confirma sua participação em mais uma edição da IMEX - Frankfurt, na Alemanha, uma das feiras mais importantes para o turismo de reuniões e viagens de incentivo constantes no calendário de eventos do Instituto. O Brasil estará presente no evento, que acontece entre os dias 16 e 18 de maio, com um estande de 136,5m² e contará com 18 coexpositores, entre eles: representantes de destinos como São Paulo (cidade brasileira mais bem colocada no ranking ICCA de 2015), Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Bahia e Santa Catarina, de centros de convenções e meios de hospedagem, além de operadores de turismo.
A feira acontecerá uma semana depois que o Brasil foi confirmado como o País que mais sedia eventos internacionais na América Latina, segundo classificação da International Congress and Conventions Association (ICCA). Apesar de ter sido um ano em que grande parte da infraestrutura de receptivo de uma das maiores sedes de eventos do Brasil ter ficado comprometida com a realização dos Jogos Olímpicos, o País conseguiu se manter no ranking dentre os 3 destinos que mais recebem eventos internacionais nas Américas, atrás dos Estados Unidos e Canadá.
O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, reforça a grande importância da participação do Brasil num evento dessa magnitude, onde o País estará exposto para visitantes de dezenas de nações. “A feira IMEX já é consolidada no segmento MICE. É um evento da indústria global, onde os influenciadores do mundo corporativo, de eventos e de viagens de incentivo se reúnem por três dias para fechar negócios e networking. Continuaremos investindo na participação em eventos do segmento, criando oportunidades para mostrar ao mundo o que há de melhor em infraestrutura, serviços e destinos no que diz respeito a Encontros, Incentivos, Convenções e Eventos internacionais. Embora tenha sofrido com cortes no orçamento, a Embratur não está deixando de investir. Estamos firmes no nosso propósito de voltar a subir no ranking da ICCA”, explica.

O diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lira, afirma que a presença brasileira na IMEX é fundamental para a captação de eventos para o País, bem como a divulgação e promoção de atrativos e destinos turísticos. “A Embratur participa da feira alemã desde 2003 por considerar um evento estratégico quando se fala em segmento MICE. Lá, sempre estão reunidos profissionais da indústria do turismo, como organizadores de eventos, empresas hoteleiras e aéreas, operadores e agentes de viagens de negócios e profissionais do setor. É uma grande oportunidade para que os nossos coexpositores, além de apresentarem seus produtos, tenham acesso às inovações do setor e fortaleçam o relacionamento com grandes players mundiais”, esclarece.

Peruíbe, uma pérola no litoral paulista

Conhecida como "Terra de Eterna Juventude", Peruíbe é uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica, no litoral paulista.
Com uma população estimada em 60 mil habitantes, o município reúne lindas praias, cachoeiras, rios e uma natureza inigualável, que nos presenteou com um produto mineral riquíssimo em propriedades medicinais: a conhecida Lama Negra de Peruíbe, que oferece saúde e beleza.
Por ter parte de sua área dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade, é considerada o Portal da Juréia.
Conta com excelente infraestrutura e grande potencial turístico, integrando o ecoturismo e o progresso, proporcionando aos turistas e veranistas momentos agradáveis de lazer, descontração, cultura, descanso e muita qualidade de vida, tornando sua passagem por Peruíbe inesquecível.
No verão, Peruíbe atinge sua plenitude: veranistas superlotam os hotéis, casas, praias, restaurantes, praças, shoppings, desfrutando intensamente a beleza local.
“Peruíbe” é um vocábulo indígena que significa “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em) . Consta, porém, em alguns documentos, que esse nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de “Tapirema do Peru”, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades no exercício da catequese.
Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “estância balneária”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Peruíbe tem praias para todos os gostos, algumas tranquilas e ótimas para banhistas e famílias, outras excelentes para o surf. O centro tem uma orla com muitas atrações: ciclovia e calçadão com belos jardins e quiosques.

Tem movimento tanto durante o dia como à noite, pela boa iluminação. A cidade oferece ainda muitos passeios como aquário, feira de artesanato, ruínas históricas, museu arqueológico, uma rica gastronomia e ecoturismo pela Mata Atlântica.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Abrajet reúne Conselho Nacional em Peruíbe

Os membros do Conselho Nacional da Abrajet e presidentes das Seccionais de todo o Brasil vão se reunir de 18 a 21 de maio em Peruíbe, no litoral paulista, no primeiro encontro deste ano. Na ocasião deverão ser discutidos diversos assuntos de interesse da entidade, como a prestação de contas do exercício do segundo semestre de 2016; regularidade das Seccionais; intervenção nas Seccionais de Alagoas e Amazonas; prorrogação do mandato da atual gestão; deliberação sobre o XXXIV Congresso Nacional da Abrajet em Aracaju-SE, de 15 a 19 de agosto; e a Comemoração dos 60 anos da Abrajet.
A programação do evento prevê jantar de boas vindas na quinta-feira, dia 18, com as presenças do prefeito de Peruíbe, Secretário Municipal de Turismo; Secretário Estadual de Turismo de São Paulo e outras autoridades.

Na sexta-feira pela manhã e à tarde, reunião do Conselho Nacional da Abrajet. No sábado, passeio pelo litoral paulista e jantar de encerramento. No domingo, almoço e retorno ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Vem aí o novo Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta importante para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo. E para que ele seja cada vez mais efetivo na formulação das políticas públicas para o setor, o plano Brasil + Turismo previu a atualização da ferramenta a cada dois anos, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e dos governadores estaduais e do Distrito Federal. O período para mobilização dos gestores municipais, coleta de documentos comprobatórios e realização das oficinas regionais e estaduais termina em 31 de maio.
A partir de 1 de junho, segundo cronograma estabelecido pela Pasta, começa o prazo para inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo e validação das Regiões Turísticas junto aos Fóruns e/ou Conselhos Estaduais de Turismo. O processo de atualização, que será conduzido pelos gestores locais, termina em 31 de julho. Para tanto, os gestores estaduais e novos gestores municipais foram informados sobre prazos e a importância do remapeamento.
“A atualização do Mapa do Turismo Brasileiro a cada dois anos é uma das ações previstas no Brasil + Turismo. A ideia e que os gestores municipais e estaduais tenham um instrumento que retrate corretamente a sua realidade e que possibilite, dessa maneira, a gestão correta do turismo na região”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Hoje, de acordo com o mapa, o Brasil conta com 2.175 municípios divididos em 291 regiões turísticas. Entre as regras estabelecidas pelo MTur para que o município seja incluído no Mapa estão: possuir órgão responsável pela pasta de turismo, destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual vigente e apresentar o Termo de Compromisso assinado por prefeito municipal ou dirigente responsável pela pasta de turismo, conforme modelo disponibilizado no Sistema, aderindo de forma espontânea e formal ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística.

Para atender possíveis dúvidas e prestar mais informações sobre o processo, a área técnica da Coordenação Geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo estabeleceu dois canais para atendimento dos gestores: o e-mail regionalizacao@turismo.gov.br e os telefones (61) 2023-8144/7269.

domingo, 7 de maio de 2017

Festuris, um dos maiores eventos do turismo

O Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 9 a 12 de novembro na Serra Gaúcha, abriu seu credenciamento para agentes, trade e estudantes no mês de março. Em dois meses já são mais de mil inscritos, uma mostra do interesse que o evento gera aos profissionais do setor turístico nacional.
Inicialmente as inscrições são destinadas aos agentes de viagem (que podem garantir sua inscrição free até o dia 30 de junho) e profissionais do trade e estudantes que podem se inscrever com taxa reduzida até o dia 31 de maio.
“O Festuris terá uma edição que, em 2017, vai superar todas as expectativas. Estamos trabalhando para isso. Ao entrarmos para o ano 30 a feira, estamos nos renovando e vamos oferecer aos participantes e profissionais muitas possibilidades de negócios e conhecimento, agregando valor e apontando tendências”, destaca Marta Rossi, CEO do Festuris Gramado.
Segundo ela, “a feira terá dezenas de destinos e marcas estreantes que se juntarão aos tradicionais expositores de grande peso que temos. É o resultado de um intenso trabalho de captação. Além disso, a parceria com as entidades, e a garantia da participação de profissionais do trade de todo o país, fazem com que nossa motivação só aumente”.

Faltando seis meses para o início da feira, outra novidade positiva é a grande procura por expositores interessados em participar do Espaço Luxury. Inicialmente o espaço teve seu tamanho triplicado com relação à feira de 2016. Restam apenas três espaços disponíveis para comercialização, todos os demais já estão fechados. 

Costão do Santinho anuncia novos investimentos

Depois de ter investido R$ 5 milhões na ampliação e reforma dos seus três centros de eventos em 2016, o Costão do Santinho Resort & Spa, em Florianópolis, vai investir este ano, cerca de  R$ 5 milhões em um ambicioso projeto de melhorias direcionadas, cujo destaque é o projeto “Inverno Quente”  que pretende oferecer produtos e serviços para a próxima temporada de inverno.
O anúncio foi feito por Fernando Marcondes, fundador e proprietário do empreendimento. Entre as medidas estão a inauguração de uma piscina aquecida externa com borda infinita, três ofurôs, gastronomia com menu de pratos específicos para os dias de frio, reformas em apartamentos, enxoval específico nos quartos para a temporada de inverno e atividades específicas que já serão implementadas durante as férias de julho.
O empresário Fernando Marcondes abriu o ciclo de palestras do Event Festival, realizado no último final de semana no resort, onde destacou em sua apresentação o grande potencial do resort e Spa para eventos e lazer. Localizado ao norte de Florianópolis, o complexo conta com 11 espaços funcionais, salas de 24 metros para eventos e capacidade para receber eventos com até quatro mil pessoas, num investimento de R$ 2 milhões.

O evento, que reuniu 100 empresários e executivos organizadores de eventos de todo o país, acontece no novo espaço de eventos Núcleo Tupi Guarani, com capacidade para receber 520 pessoas. “Temos um empreendimento que oferece aos nossos hóspedes e clientes uma experiência, do algo mais, num ambiente onde existe um trabalho de sustentabilidade com tratamento de lixo e esgoto, preservação ambiental e inclusão social”. Segundo ele, o empreendimento conta com 750 colaboradores que trazem consigo “o DNA do Costão” para melhor atender aos hóspedes.

Evento promove Balneário Camboriú e região

O projeto de divulgação conjunta “Visite Balneário Camboriú e Região” bateu recorde de participantes na edição deste ano. Serão 52 empresas que, junto do poder público, através da Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú, e do Balneário Camboriú  Convention & Visitors Bureau, vão divulgar a região em  23 cidades e seis países (Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia e Paraguai). Neste ano, o projeto propõe nove etapas e 25 ações, já superando a edição anterior. Este é o segundo ano consecutivo que o projeto é organizado pelo BC Convention e a iniciativa dá sequência a uma parceria cada vez mais consolidada entre o poder público e a iniciativa privada.
 A primeira etapa desta edição acontece ainda neste mês, com um Road Show, em São Paulo e Minas Gerais. Um ônibus personalizado com a identidade visual do projeto vai rodar sete importantes destinos emissores e realizar eventos de capacitação com operadores e agentes de viagens, mesas de negócios, entre outras ações. Ainda estão previstas durante o projeto, participações em feiras, como a Fitpar e a Fit, e a realização de press trip nacional e internacional.
 Para o presidente do Convention Bureau de Balneário Camboriú, João Francisco Barão, o projeto é único no estado e está servindo de referência para outras regiões, justamente pela divulgação de forma cooperada. “Em 2017, além de mantermos no planejamento a divulgação no Mercosul, que é um mercado consolidado, fortalecemos a presença no mercado interno, com ações inovadoras como o Road Show. Muito se fala neste momento em Turismo Regional que, basicamente, significa ampliarmos os roteiros em busca de aumentarmos a permanência do turista em nosso destino e sermos ainda mais atrativos. Acreditamos que essa ação coloca em prática esta visão, mas ainda temos muito a fortalecer neste sentido de união”, finaliza.
 O Secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira, exalta que o “Visite Balneário Camboriú e Região” é o maior projeto de divulgação de destino turístico de Santa Catarina e lembra que ele vem crescendo ainda mais, até por conta da parceria com o Convention Bureau. “Já estamos consolidados e a ideia é melhorarmos mais a cada ano. Nossas expectativas, que já eram ótimas, melhoraram ainda mais em virtude de que ampliamos nossa agenda de participação em eventos do segmento. Agora também iremos de forma impactante para o mercado nacional, com participação no interior de São Paulo e Minas Gerais. Isso é bacana porque já que estamos tendo muitos feriados nesse ano, podemos esperar que esses turistas nos visitem, diferente dos estrangeiros, que ficam mais restritos ao verão”, explica.

 Outro ponto destacado pelo secretário é a continuidade da divulgação nos países da América Latina. “É um público fiel e que gosta da nossa cidade, mas temos que atraí-los ainda mais”, comenta. Além da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú, o projeto conta com a participação especial da Região Turística Costa Verde & Mar, da Santur, do Infinity Blue Resort & Spa, do Parque Unipraias, do Parque Beto Carrero World e o apoio do Sebrae e Sindisol.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

CVC adquire o Grupo Trend

A CVC já vinha prometendo, desde o final do ano passado, com a compra da Experimento, que mais aquisições viriam pela frente. E quando a líder do turismo da América Latina sugere algo, é bom ficar atento. Na noite da última quarta-feira, dia 3, a empresa do ABC paulista anunciou a compra de um de seus maiores concorrentes, o Grupo Trend, do presidente Luis Paulo Luppa, por R$ 258,8 milhões, referente a uma parcela de 90% da empresa. Consolidação aérea com a Rextur Advance, vendas on-line com o Submarino, intercâmbios com a Experimento... Um dos itens faltantes era exatamente a distribuição hoteleira, carro-chefe da Trend, mas essa aquisição não significa apenas isso.
O Grupo Trend tem mais de 800 colaboradores, que hoje são divididos entre seis empresas: Trend Operadora (hotéis nacionais, internacionais e outros produtos, para corporativo e lazer), Shop Hotel (empresa low-cost para venda de produtos B2B), TCWorld (consolidadora aérea), Trend Travel USA (empresa com sede nos Estados Unidos), Trend Tech (tecnologia) e VHC - Vacation Homes Collection (aluguel de casas nos Estados Unidos). São mais de R$ 60 milhões em crédito para agentes de viagens.
Recentemente, a Trend mudou para uma nova sede, na Barra Funda, em São Paulo, alvo de um investimento de R$ 6,8 milhões. Mais adiante, a operadora do grupo anunciou seu novo portal de Lazer, que nas palavras de seu presidente, Luis Paulo Luppa, é uma "ferramenta revolucionária por vários motivos, entre eles a consolidação de todos os produtos em um único local". O fundador da Trend, Washington Preti, deixa o negócio com a entrada da CVC, assim como seu sócio, José dos Anjos. Nome de maior exposição do grupo nos últimos anos e autor de livros sobre empreendedorismo e vendas, Luis Paulo Luppa segue e fica com os outros 10% da empresa.

Em comunicado ao mercado, a CVC informa que a aquisição do Grupo Trend (que tem todo o capital social na Check In Participações S.A.) "constitui uma excelente oportunidade estratégica, complementar às operações da companhia, fortalecendo, assim, sua posição de liderança no setor de viagens no Brasil".

“Panorama do Turismo” comemora 12 anos

Doze anos de existência e circulação ininterrupta. Foi o que comemorou nesta quarta-feira, 26, a revista Panorama do Turismo, editada em Curitiba pelo jornalista Júlio Cézar Rodrigues.
A comemoração foi em um jantar da Confraria Panorama, no Quality Hotel Curitiba. O encontro, em clima festivo e descontraído, teve como anfitriões o próprio Júlio Cézar e George Buiati, gerente geral do hotel. Como convidados, um pequeno grupo de jornalistas e lideranças do meio turístico, a saber: João Jacob Mehl, Marco Antônio Fatuch, Adonai Arruda Filho, Luci Jacomel Kowalczuk, Jilcy Rink, Orlando Kubo, Júlio Zaruch, Antonio Claret de Rezende, Sérgio Almeida, Ayrton Baptista, João Alceu Ribeiro, Jean Feder, Onésimo (Neno) de Anunciação, Susan Klein, Rosa Maria Corbari Maccali, Vânia Climinácio e Aldo César Carvalho.
Falaram, na ocasião, Júlio Cézar Rodrigues, agradecendo a acolhida do Quality e a presença dos amigos da Panorama do Turismo; George Buiati, reiterando o prazer de receber lideranças da área e colocando a casa à disposição; e Marco Fatuch, que lembrou o começo da publicação, doze anos atrás, por iniciativa dos jornalistas Antonio Claret de Rezende, Júlio Cézar Rodrigues, Júlio Zaruch e Sérgio Almeida, e também cobrando apoio à publicação, por parte do trade e dos Governos.

O agradável jantar aconteceu na Noite de Massas (evento de toda quarta-feira no Quality, com estação de massas e companhia de bufê com carnes e saladas, mais sobremesas), preparado com carinho pelo chef Sandro Siqueira.

Avirrp aborda o dia-a-dia do agente

Principal novidade, a 21ª Feira de Turismo, organizada pela Avirrp, realizará o “Congresso do Agente”. O congresso vai abordar temas como a vivência do dia a dia do agente de viagens com o mercado, diretrizes de atuação e novas perspectivas. O evento acontece entre os dias 4 e 5 de agosto, em Ribeirão Preto.

A fim de mostrar as novidades e estreitar o relacionamento com o trade, a Avirrp se reuniu na semana passada com representantes de diversas empresas do setor turístico. Estiveram presentes no evento as empresas Affinity Seguros, MMT Gapnet, Rede BHG de Hoteis, Schultz Operadora, Vitalcard , Visual, Turisfash, EM Tours, Stream Hoteis, April/Coris, VTR Hoteis Bello Mare, Pratagy, BCA Turismo, Maranatha, Assist Card, CVC Ribeirão Preto, GTA, Azul Viagens, Tauá Hoteis, New Age Operadora, Club Med, entre outras.

Mice Fórum realiza 3ª edição em Guarulhos

Depois de Guarujá e Campos do Jordão, Guarulhos é a próxima cidade a sediar o Mice Fórum, evento que tem a missão de oferecer informação e capacitação sobre o segmento Mice (Meetings, Incentives, Conferences & Exhibitions) aos profissionais da área. Segundo Rose de Almeida (foto), sócia da empresa idealizadora do evento, o objetivo é que os eventos possam potencializar os negócios nas cidades por onde passa.
Cada evento possui uma temática diferente, de acordo com as características das cidades sedes. Enquanto em Guarujá o lema desenvolvido foi a Competitividade, em Campos do Jordão foi Lazer e Negócios e em Guarulhos será Conexões. “O tema deste encontro tem a ver com a localização estratégica da cidade, que possui um aeroporto internacional, além de estabelecer a conexão entre os agentes da região”, explicou.

Para Rose, esta é uma oportunidade de única para refletir sobre os caminhos possíveis para o desenvolvimento e fomento deste segmento de turismo de negócios em Guarulhos e região. A programação é intensa e conta com a presença de profissionais e gestores de turismo e eventos corporativos, além de palestras com o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e o presidente-executivo do São Paulo Convention & Visitor Bureau, Toni Sando.