quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Bourbon lança programa de sucessão gerencial

O processo sucessório para cargos de liderança em empresas é sempre delicado e inspira cuidados por parte dos profissionais de RH. É preciso avaliar estrategicamente a maneira como essa transição se dará valorizando, principalmente, os talentos internos. Identificar potenciais, treiná-los de acordo com a cultura da empresa e desenvolver competências é essencial. Pensando nisso, a Rede Bourbon Hotéis e Resorts lançou recentemente o Programa de Potenciais Sucessores.
Com a franca expansão da Empresa, o programa tem como objetivo principal, preparar os profissionais que já atuam nas unidades Bourbon espalhadas pelo Brasil, Paraguai e Argentina, para que possam assumir, futuramente, cargos gerenciais nos hotéis existentes e nos que estão por vir em breve. Reduzir a taxa de turnover, contribuir para o clima motivacional e desenvolver com qualidade a equipe, foram pontos avaliados pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento do grupo hoteleiro, para a execução do projeto. Valorizar aqueles que contribuem diariamente com o sucesso dos negócios, é uma tradição da família Vezozzo, que é percebido na série de treinamentos que os funcionários recebem frequentemente. “Optamos por não buscar pessoas externamente e sim por pessoas que já trabalham conosco, porque já estão adaptados à cultura da empresa e compartilham com os parceiros de equipe a missão e os valores da marca Bourbon”, explica Maria Cristina de Carvalho e Silva, diretora de Recursos Humanos da Rede.
O programa, que terá a duração de 18 meses, começou em julho deste ano, com a candidatura dos funcionários às vagas. Foram 46 inscritos de acordo com os pré-requisitos exigidos e, após a realização do processo seletivo, 9 escolhidos ingressaram na primeira turma do Potenciais Sucessores. Os futuros Gerentes Gerais irão conciliar o treinamento técnico, comportamental e “on the job”, com suas atividades atuais. Cada profissional terá à sua disposição um mentor, responsável pelo planejamento de carreira, e um tutor, que é o Gerente Geral da Unidade em que ele já atua.
Com módulos presenciais, de 8 a 16 horas, que incluem temas como gestão estratégica de empresas, liderança e gestão de pessoas, técnicas de oratória e apresentação e finanças corporativas, o projeto totalizará 18 meses de treinamento. O primeiro encontro dos participantes aconteceu no início de outubro, no Bourbon Curitiba, em uma palestra com Adeildo Nascimento, consultor da DEO – Desenvolvimento Humano e Organizacional. Para ele, a Rede Bourbon é uma das pioneiras no segmento a adotar um programa de sucessão como este, que valoriza os talentos internos. “É uma maneira de manter a continuidade nos processos da empresa”, completa.
A expectativa dos participantes desta primeira turma é das melhores, como conta Ana Luisa Piva, de 32 anos, Gerente de Contas de Bourbon Joinville e que está há 11 anos na Rede: “Em geral, todos nós desse primeiro grupo, já passamos por vários setores dentro das unidades e isso enriquece a troca de experiências. Quando eles procuram valorizar nosso trabalho, por meio de treinamentos internos, podemos vislumbrar um futuro aqui, e isso faz com que a gente se torne fiel à marca em que trabalhamos”. Para Wellington Aquino, de 31 anos, atual Supervisor de Operações do Bourbon Conmebol Assunção, este é mais um dos desafios que a empresa está proporcionando a eles: “Passei por vários setores em alguns dos hotéis da Rede Bourbon, e em cada um deles cresci profissionalmente, porque eles investem em nós. Este programa é mais uma prova disso”, comenta.


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