sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Ouro Preto prepara o seu Festival de Turismo

A belíssima cidade de Ouro Preto (foto), um dos Patrimônios Culturais da Humanidade, recebe a primeira edição do seu Festival de Turismo, entre os dias 15 e 17 de outubro. Ele será desenvolvido no Centro de Convenções da Universidade Federal, sendo uma realização da Seccional Estado de Minas Gerais da Associação Brasileira das Agências de Viagens - Abav-MG em conjunto com a Fire Assessoria de Eventos.
Contando, ainda, com os apoios da Prefeitura local, Governo estadual, Federação do Comércio, Senac e Sesc, além de parceiros estratégicos daquele segmento da economia, o Festival apresentará programação diversificada, inclusive uma feira especializada, com 70 expositores oferecendo opções de roteiros e circuitos nacionais e internacionais. E os profissionais do setor poderão participar de congressos, seminários e workshops.
A expectativa é de que Ouro Preto receba dois mil visitantes a cada dia, além daqueles oriundos de todas as partes do Brasil e até mesmo do exterior. Segundo o presidente da Abav-MG, Antônio da Matta, “serão três dias com atividades voltadas principalmente à concretização de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. Uma oportunidade sem igual para vencermos este período de crise afetando nosso País”.
“Além do mais, o Festival promoverá esta nossa cidade histórica como ponto turístico de grande relevância para o Brasil. O encontro vai permitir aos participantes discutirem como está o mercado e trocarem experiências. As atividades paralelas, notadamente os diversos congressos, seminários e workshops, enfocaram a qualificação, mas visando as necessidades que o turismo brasileiro requer nestes momentos de turbulência”, afirma.
O secretário de Turismo do Município de Ouro Preto, Felipe Vecchia, revela que, hoje, a cidade recebe cerca de 30 mil pessoas por mês, e conta com cinco mil leitos. Ele vê o Festival como alavanca para melhorar mais ainda estes números. “Nossas demandas são para um turismo realizado com mais profissionalismo. O evento cumpre justamente essa necessidade, trazendo experiências significativas e visões extraordinárias”, assegura.
Vecchia enfatiza que o Festival movimentará a economia da cidade em momento de baixa estação, representando ganhos para comércio, hotéis, mão de obra, restaurantes e táxis, só para citar alguns elementos da extensa cadeia de negócios envolvida. “Nossa expectativa é que este Festival seja realizado anualmente, entrando no calendário cultural e turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”.

Para o secretário de Turismo do Estado, Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Ouro Preto é muito importante. “É a primeira vez que se faz um evento com esse porte em território mineiro. Além de promover o destino, envolve por completo a cadeia produtiva deste importante elemento da nossa economia. Esperamos que se consolide e passe a integrar, também, o calendário de eventos anuais de Minas Gerais”, enfatiza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.