quarta-feira, 9 de maio de 2018

Ministro aponta principais desafios do turismo


O Brasil não é o único país a enfrentar desafios no Turismo. A busca por mudanças no desenvolvimento e no fortalecimento da economia são necessidades no setor. No Dia Nacional do Turismo, o ministro Vinicius Lummertz (foto) falou sobre os principais obstáculos a serem enfrentados pelo país e os projetos de seu mandato.
Lummertz comemorou os resultados do turismo brasileiro e a chance de gerar mais negócios para o país. “O turismo vem ganhando cada vez mais importância no Brasil, com R$ 520,5 bilhões em contribuição para a economia, sete milhões de empregos gerados e 206 milhões de viagens domésticas, apesar de estarmos aquém do nosso potencial”, afirmou o ministro.
O ministro também destacou a importância dos projetos do Ministério do Turismo para o setor. O plano Brasil + Turismo, em parceria com a Embratur, tem como objetivo promover os destinos do país. Outra ação do Ministério foi a concessão de vistos eletrônicos para a entrada no país, articulada por Lummertz. Em abril deste ano, o número de emissão de eVisas para o Brasil cresceu 49%.
“Conseguimos implantar o visto eletrônico, por enquanto para quatro países: Japão, Estados Unidos, Canadá e Austrália, e já alcançamos índices de até 96,7% na emissão de eVisa em alguns casos. Nossa intenção é expandir o benefício para outros países, como Índia e China”, explicou.
Além disso, o setor conta com a regulamentação de voos charters, que possibilitam a entrada de 10 milhões de brasileiros no mercado; o programa Céus Abertos, que elimina o limite de voos entre Brasil e Estados Unidos; a isenção temporária de impostos para importação de equipamentos de parques temáticos; e o projeto de modernização da Lei Geral do Turismo.
Sobre os investimentos feitos no país, Lummertz exaltou a importância de realizar parcerias. “No momento, por exemplo, estamos trabalhando junto com o Sebrae e o BNDES na implantação do Prodetur + Turismo, um programa de financiamento para projetos de turismo de estados, municípios e para a iniciativa privada. Temos cerca de R$ 5 bilhões em recursos para aportar em projetos prioritários do setor”, comentou.
Talvez uma das propostas mais ambiciosas do setor, o Plano Nacional de Turismo 2018-2022 quer ampliar o número de turistas internacionais no Brasil, que hoje é de 6,6 milhões. O objetivo do ministério é atingir o número de 12 milhões, 100 milhões de turistas domésticos e gerar mais dois milhões de empregos, até 2022.
“As metas são ousadas. Para alcançar esses números, a proposta é melhorar o ambiente de negócios para que tenhamos mais investimentos e turistas em nosso país. Nesse sentido, está em tramitação no Congresso Nacional o projeto de lei 2724 que prevê a modernização da Lei Geral do Turismo. São 118 mudanças propostas para desburocratizar o setor e dar mais segurança para a iniciativa privada, gerando emprego e renda ao povo brasileiro”, finalizou Lummertz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.