A belíssima cidade de Ouro Preto (foto), um dos Patrimônios
Culturais da Humanidade, recebe a primeira edição do seu Festival de Turismo,
entre os dias 15 e 17 de outubro. Ele será desenvolvido no Centro de Convenções
da Universidade Federal, sendo uma realização da Seccional Estado de Minas Gerais
da Associação Brasileira das Agências de Viagens - Abav-MG em conjunto com a
Fire Assessoria de Eventos.
Contando, ainda, com os apoios da
Prefeitura local, Governo estadual, Federação do Comércio, Senac e Sesc, além
de parceiros estratégicos daquele segmento da economia, o Festival apresentará
programação diversificada, inclusive uma feira especializada, com 70
expositores oferecendo opções de roteiros e circuitos nacionais e
internacionais. E os profissionais do setor poderão participar de congressos,
seminários e workshops.
A expectativa é de que Ouro Preto receba
dois mil visitantes a cada dia, além daqueles oriundos de todas as partes do
Brasil e até mesmo do exterior. Segundo o presidente da Abav-MG, Antônio da
Matta, “serão três dias com atividades voltadas principalmente à concretização
de negócios e parcerias com possíveis resultados para os próximos anos. Uma
oportunidade sem igual para vencermos este período de crise afetando nosso País”.
“Além do mais, o Festival promoverá esta
nossa cidade histórica como ponto turístico de grande relevância para o Brasil.
O encontro vai permitir aos participantes discutirem como está o mercado e
trocarem experiências. As atividades paralelas, notadamente os diversos
congressos, seminários e workshops, enfocaram a qualificação, mas visando as
necessidades que o turismo brasileiro requer nestes momentos de turbulência”,
afirma.
O secretário de Turismo do Município de
Ouro Preto, Felipe Vecchia, revela que, hoje, a cidade recebe cerca de 30 mil
pessoas por mês, e conta com cinco mil leitos. Ele vê o Festival como alavanca
para melhorar mais ainda estes números. “Nossas demandas são para um turismo
realizado com mais profissionalismo. O evento cumpre justamente essa
necessidade, trazendo experiências significativas e visões extraordinárias”,
assegura.
Vecchia enfatiza que o Festival movimentará
a economia da cidade em momento de baixa estação, representando ganhos para
comércio, hotéis, mão de obra, restaurantes e táxis, só para citar alguns
elementos da extensa cadeia de negócios envolvida. “Nossa expectativa é que
este Festival seja realizado anualmente, entrando no calendário cultural e
turístico da cidade que, atualmente, conta com 430 eventos por ano”.
Para o secretário de Turismo do Estado,
Mário Henrique Caixa, a realização do Festival em Ouro Preto é muito
importante. “É a primeira vez que se faz um evento com esse porte em território
mineiro. Além de promover o destino, envolve por completo a cadeia produtiva
deste importante elemento da nossa economia. Esperamos que se consolide e passe
a integrar, também, o calendário de eventos anuais de Minas Gerais”, enfatiza.
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