sábado, 30 de janeiro de 2016

Empreendimento turístico na Ilha de Porto Belo

O Conselho da Cidade (Concibelo) realiza no dia 3 de março, audiência pública para discussão sobre a instalação do empreendimento Eco Resort Ilha de Porto Belo, localizado na Ilha João da Cunha (foto). A audiência ocorre a partir das 19h no auditório do Centro de Cidadania, localizado na avenida Governador Celso Ramos, nº 57, no bairro Vila Nova, em Porto Belo (SC).

O encontro serve para debater e deliberar, com a participação da população e demais interessados, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), tendo em vista a instalação do empreendimento. O material referente a audiência está disponível na Secretaria de Planejamento Urbano, localizado na rua José Guerreiro Filho, no Centro. 

Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau

O Concurso Brasileiro de Cervejas, que está marcado para ocorrer entre os dias 5 a 8 de março, recebeu 1.469 inscrições, o maior número já registrado em quatro edições. O evento ocorre paralelamente ao Festival Brasileiro da Cerveja, de 9 a 12 de março no Parque Vila Germânica, em Blumenau, no Vale do Itajaí.
O concurso é considerado um dos o maiores do país em cervejas nacionais. Conforme a organização, são três modalidades competitivas da bebida e a seleção da melhor cervejaria. No The Best of Show, que premia a melhor do concurso, são 487 cervejas inscritas.
Na categoria Experimental, concorrem 158 cervejas ainda não lançadas no mercado. Já na Cervejas Brasileiras, são 28 inscritos.
De acordo com Ricardo Stodieck, secretario de Turismo de Blumenau e um dos organizadores do festival, o mercado cervejeiro reconheceu a credibilidade do evento, o que proporcionou um significante aumento de inscritos. Em 2013, quando foi criado, foram apenas 215 incrições, seis vezes menos que as de 2016.

Em 2015, uma cerveja à base de manjericão foi eleita pelo terceiro ano como melhor do concurso, da cervejaria Seasons, de Porto Alegre (RS). Já o prêmio de melhor cervejaria ficou com a Tupiniquim, também da capital gaúcha.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Bolsa de Turismo do Nordeste será em março

A realização entre os dias 5 e 6 de maio de mais uma BNTM (Brazilian National Turism Mart), também conhecida como a Bolsa de Turismo do Nordeste, terá o apoio do Ministério do Turismo. Os detalhes do evento, que será realizado em um hotel da praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca (PE), foram apresentados durante encontro do ministro Henrique Eduardo Alves com os secretários de Turismo do Nordeste. O Rio Grande do Norte foi representado pela subsecretária de turismo, Solange Portela.
A feira contará com a presença do ministro do Turismo e representante do trade regional, nacional e internacional. Entre fornecedores e compradores de serviços turísticos estão previstos cerca de 350 participantes do Brasil e exterior. Também são esperados visitantes não cadastrados no evento, preferencialmente representantes de empresas que atuam no setor já que a BNTM é voltada para a realização de negócios, explicou a presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Ana Paula Vilaça, organizadora da feira.
O vice-presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Felipe Carreras, agradeceu o empenho do ministro Henrique Eduardo Alves em alavancar o setor na agenda econômica do governo. “O senhor tem nos apoiado bastante, reafirmando o Nordeste como destino turístico”, disse o secretário de turismo de Pernambuco.

O Nordeste é apontado como o destino preferido pelos turistas brasileiros em pesquisa de sondagem do consumidor. Dos entrevistados que afirmaram que pretendem viajar pelo país nos próximos seis meses, 37% apontaram a região como a escolhida.  

Aeroportos brasileiros têm avaliação positiva

Os aeroportos do Brasil foram considerados “bons” ou “muito bons” por 85% dos usuários, entrevistados na pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC) divulgada na última quinta-feira (28).  A avaliação refere-se ao último trimestre de 2015 e comprova o motivo pelo qual o avião, historicamente, é o meio de transporte preferido pelos turistas brasileiros, conforme dados da Sondagem do Consumidor, pesquisa mensal do Ministério do Turismo.
Segundo a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem divulgada em janeiro, o avião e o veículo particular são, empatados, os meios de transporte preferidos pelos brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses – tendo sido escolhidos, cada um, por 38% dos entrevistados.
Realizada há três anos, a Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro da Secretaria de Aviação da Presidência da República avalia os 15 terminais que movimentam 80% dos passageiros no Brasil. Há três anos, apenas 69% atribuíam os conceitos “bom” ou “muito bom” aos aeroportos. Numa escala que considera notas de um a cinco, a média destes terminais passou de 3,86 para 4,16.
No 4º trimestre de 2015, 12 foram considerados “bons” e “muito bons”. O Aeroporto de Manaus (AM) foi o que mais evoluiu em relação a si mesmo nestes três anos. Saiu de uma nota 3,3 na primeira rodada para 4,19. Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo, seguem em segundo e terceiro lugares na maior evolução dos 15 aeroportos desde 2013.

O levantamento mostra ainda que o aeroporto de Curitiba alcançou, em uma escala de 1 a 5 do quesito, satisfação geral do passageiro, a maior nota da série histórica, de três anos: 4,52. O aeroporto de Cuiabá teve a pior avaliação.

Autoridades avaliam temporada de verão em SC

Autoridades municipais, conselheiros e o trade turístico participaram na tarde de quarta-feira, 27, de uma reunião para avaliar a temporada de verão 2015/2016. O encontro, realizado na Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em Florianópolis, foi liderado pelo secretário Filipe Mello, que apresentou números sobre a movimentação turística até o momento.
Dados como a ampliação da ocupação hoteleira no litoral e no interior, do número de voos, ônibus e a movimentação nas fronteiras atestam que Santa Catarina está tendo uma das melhores temporadas já registradas, apesar da atual realidade econômica. O secretário pontuou ainda a importância de considerar todo o Estado como um produto turístico e não apenas o litoral. Piratuba e Itá, na região Vale do Contestado, por exemplo, registraram 100% de ocupação hoteleira nas primeiras semanas de 2016. “Vamos continuar investindo na promoção do Estado inteiro, que, com sua diversidade de atrativos, oferece opções para todos os gostos e públicos”, afirmou. O secretário também defendeu, junto aos prefeitos, a otimização dos recursos municipais para possibilitar mais investimentos em infraestrutura.
Em relação à balneabilidade das praias, que vem sendo destaque na mídia nas últimas semanas, o secretário frisou que é preciso fortalecer os investimentos em infraestrutura turística de forma sustentável. “Todos precisam cumprir suas responsabilidades, acima de tudo melhorar o que não está dando certo e aprimorar o que é positivo”.
Apesar do impacto negativo causado pelos pontos de coleta impróprios em alguns balneários, o presidente do Conselho Estadual de Turismo (CET), Ricardo Stodieck, comentou aspectos que continuam fazendo de SC um excelente Estado: “A qualidade do turismo, aliada ao câmbio favorável para os estrangeiros, possibilitou que tivéssemos uma temporada extraordinária em diversas regiões”.
Prefeitos de cidades das regiões turísticas Grande Florianópolis, Costa Verde e Mar e Encantos do Sul marcaram presença na reunião e destacaram os números da temporada. O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Júnior, reiterou o saldo positivo, ainda que parcial. Segundo ele, a movimentação financeira cresceu 30%, e o volume de resíduos sólidos coletados pela Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) aumentou 50%, o que é reflexo de um fluxo de pessoas maior em relação ao mesmo período da temporada passada. Cesar defendeu que Santa Catarina tenha um plano de investimento em infraestrutura turística, com aporte financeiro federal e estadual e que englobe, além da balneabilidade, questões cruciais como a mobilidade.
Palhoça também viu o movimento do turismo duplicar nesta temporada. Com mais investimentos para facilitar a vida dos banhistas (como chuveiros e iluminação), o prefeito Camilo Martins endossou a preocupação com a mobilidade. “Para nós este é o grande problema. Ou encontramos uma alternativa, ou o turista vai deixar de vir para cá porque não consegue chegar nas praias”, alertou.
Para a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a atual temporada está se confirmando como a melhor dos últimos anos. Com a lotação dos meios de hospedagem formais e informais (aluguel de casas), há turistas pernoitando nos automóveis à espera de vagas e moradores estão alugando até quartos em suas residências para os visitantes, fato inédito na cidade, segundo ela.
Essa situação se repete em Itapema, afirmou o prefeito Rodrigo Bolinha. “Estamos com 100% dos meios de hospedagem ocupados”, disse. Para ele, a infraestrutura é maior desafio para o futuro, com destaque para as melhorias no aeroporto de Navegantes, que atende a região turística Costa Verde e Mar e o Vale do Itajaí.
O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, também ressaltou o fluxo de visitantes nesta temporada e o impacto econômico que o município já sente. “A cidade está lotada. O comércio e os serviços estão com grande movimento. Estamos muito satisfeitos com a forte presença dos turistas”, destacou.

Estiveram ainda presentes o vice-prefeito de Porto Belo, Giovanni Paolo Voltolini, o prefeito de Governador Celso Ramos, Juliano Duarte e o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos.

Festuris busca capacitação em Turismo de Luxo

Buscando ampliar conhecimentos sobre o mercado de turismo de luxo, o diretor do Festival de Turismo de Gramado (Festuris), Marcus Vinicius Rossi e a Assistente Comercial, Verônica Silva, participaram do curso da ESPM em São Paulo, Estratégias e Gestão do Turismo de Luxo, ministrado pela gaúcha e especialista no assunto, Gabriela Otto. O objetivo do curso é compreender a dinâmica do segmento turístico de luxo em âmbito nacional e internacional.

Mesmo responsável por 25% de toda a receita gerada com o turismo mundial, o turismo de luxo representa apenas 3% do movimento de turistas, que gastam em média oito vezes mais que um turista convencional, segundo dados da OMT.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Rota das Emoções recebe incentivo da Embratur

A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará vão incentivar operadores e empresários do turismo a investir na Rota das Emoções, roteiro turístico que passa por 14 cidades do Nordeste brasileiro. O esforço conjunto acontecerá durante a ITB Berlim, maior feira de turismo de aventura do mundo, que será realizada em março. A ideia, proposta pelo presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, foi aprovada pelos governadores e pelo secretário executivo do Ministério de Turismo, Alberto Alves, durante solenidade de relançamento do projeto, em São Luís.
Na oportunidade, os Estados oficializaram a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS), que visa promover, capacitar e fortalecer as unidades federadas envolvidas. "Essa rota, com toda sua potencialidade de belezas naturais e de adequação ao turismo de aventura, é um produto com grande capacidade de aceitação no mercado internacional. A retomada do consórcio entre os estados e da agência executiva é um importante passo para atrair investidores e operadores de viagem em geral", afirmou Lummertz.
Lummertz sugeriu a realização de roadshows para apresentar a Rota das Emoções tanto pelo país quanto no exterior. O presidente da Embratur também indicou apoio no esforço de divulgação e de utilização de ferramentas digitais para alavancar o roteiro, estratégia amplamente utilizada pelo Instituto para alcançar turistas em todo o mundo. “Esse é um produto que pode fidelizar ainda mais turistas e o Nordeste tem grande potencial de atração dos visitantes estrangeiros que procuram sol, praia, natureza, ecoturismo e aventura”, enfatizou o presidente do Instituto.
Rota das Emoções
A Rota das Emoções integra 14 municípios do Maranhão, Piauí e Ceará, envolvendo praia, ecoturismo e aventura. Por meio dela, é possível vivenciar a cultura e culinária do povo nordestino, além de visitar paraísos naturais, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e a Praia de Jericoacoara (CE). Esses locais são ideiais para a prática do windsurfe e aventura em veículos 4x4. O roteiro é resultado do Projeto da Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, implementado pelo Sebrae e pelo Ministério do Turismo.
O posicionamento da Rota das Emoções está inserido no esforço de promoção, marketing e apoio à comercialização do País no exterior, previsto na agenda da Embratur. Entre as diversas ações desenvolvidas em 2015, foi promovida press trip para divulgar o roteiro na Itália. A estimativa é que o programa tenha atingido mais de quatro milhões de espectadores da maior rede de TV aberta daquele País, a RAI TV.

“A Rota das Emoções, que reúne três importantes estados da região, tem tudo para ser um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Este momento marca a retomada das ações conjuntas dos governos para desenvolver esta importante região para o turismo nacional”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Viagens domésticas, a grande aposta do turismo brasileiro

Após a divulgação da redução dos gastos de brasileiros no exterior pelo Banco Central, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, afirmou que o recuo de 32% do montante gasto por turistas do Brasil em outros países era esperado, uma vez que o aumento do dólar e a melhoria da competitividade dos destinos brasileiros vêm mudando o comportamento dos viajantes e o turismo doméstico ganhou força no país.
“Temos verificado mês a mês que a intenção de viagens ao exterior tem recuado e que os brasileiros vêm optando cada vez mais por destinos nacionais. Acredito que essa mudança tenha inúmeras razões, mas sem dúvida a alta do dólar e a melhoria na infraestrutura e na oferta de nossas cidades contribuíram para isso. Temos variadas opções dentro do Brasil, para quem quer curtir destinos de praia, culturais, gastronômicos, para quem quer vivenciar novas experiências e apreciar nossa rica biodiversidade”, afirmou.
Para Henrique Eduardo Alves, o que deixou de ser gasto lá fora pode impactar positivamente a economia do país. “A diferença entre o que foi gasto em 2015 e 2014 é de mais de US$ 8 bilhões. No câmbio atual, são mais de R$ 32 bilhões e uma parte desse valor pode ficar no país e movimentar a economia turística doméstica. É uma oportunidade de atrair e cativar um público diferenciado para todos que trabalham no setor”.    
BALANÇA COMERCIAL DO TURISMO
De janeiro a dezembro do último ano, os estrangeiros deixaram US$ 5,844 bilhões no Brasil enquanto os brasileiros gastaram US$ 17,357 bilhões no exterior. A diferença gerou um déficit de US$ 11,513 bilhões frente aos US$ 18.724 bilhões negativos de 2014. É o menor montante desde 2010, quando o valor ficou em US$ 10,704 bilhões negativos. O principal motivo do recuo foi a redução significativa nos gastos dos turistas brasileiros fora do Brasil. O montante passou de US$ 25,567 bilhões para US$ 17,307 bilhões, uma retração de 32%.

A receita do Brasil com a entrada de dólares pelo turismo também caiu. Passou de US$ 6.843 bilhões para US$ 5.844 bilhões, uma retração de 14,6%. De acordo com a análise técnica, a queda é fruto da valorização do dólar frente ao real e ao aumento do fluxo turístico gerado pela Copa do Mundo Fifa de 2014.

Guarujá lança o guia turístico "RoteiroBR"

A Prefeitura de Guarujá, em parceria com o Guarujá Convention & Visitors Bureau, acaba de lançar o guia turístico “RoteiroBR Guarujá o Ano Inteiro!”, que visa ser uma importante ferramenta para a divulgação das atrações culturais e históricas .
A quarta edição comemora a ocupação plena neste verão 2016. O GCVB revela o crescimento dos meios de hospedagem e calcula o valor de média de três hóspedes por apartamento e cerca de nove mil leitos que circulam por mês no destino, com mais de 810 mil pessoas. A estimativa é de manter a elevada taxa de ocupação nos resorts, hotéis e pousadas até depois do Carnaval.
Com o momento de crise, considerando que o ano de 2016 requer cautela nos gastos e nos investimentos durante as férias, o guia oferece informações confiáveis, que auxiliam o leitor a procurar as melhores opções para desfrutar do que existe de melhor na “Pérola do Atlântico”.
“Com uma nova proposta visual e textual, mais moderna e atraente servirá de modo especial à promoção da cidade no Brasil e exterior”, afirma João Carlos Pollak.
Está no DNA do destino a qualidade turística. Os mesmos turistas, que consomem e produzem impostos em Guarujá garantem empregos para o setor de serviços e aumentam a arrecadação tributária para o município, por isso, valorizam atrativos complementares para as suas atrações naturais.
Guarujá oferece a melhor oferta hoteleira do litoral paulista e avalia o seu desenvolvimento na relação custo-benefício ou preço-qualidade, em consequência da crescente procura gastronômica, hoteleira e de entretenimento. O município possui também resorts, sendo dois cinco estrelas beira-mar, hotéis de rede independentes e pousadas que atendem a diferentes perfis de bolsos. “O aumento da procura de hoteís demonstra o investimento do município. Impulsionado por esse fator, mais um hotel em breve será inaugurado (bandeira da Accor Hotels)”, revela João Carlos Pollak, presidente do Guarujá Convention & Visitors Bureau.
Além dessas opções, vale destacar que a Praia do Tombo e a Marinas Nacionais, em Guarujá, são atrações brasileiras que são excelência em balneabilidade, pois possuem a Bandeira Internacional Azul, atribuída pela Foundation for Environmental Education (FEE), da Dinamarca.
“Nesta publicação, lançada para a temporada de verão 2015/2016, além do conteúdo estar completamente atualizado, incrementos como a iconografia das praias que facilitarão o acesso aos atrativos naturais para os turistas brasileiros e estrangeiros”, comenta Eunice Leão Grötzinger, secretária de Turismo de Guarujá.

O lançamento do guia, com tiragem inicial de 30 mil exemplares e previsão de chegar a cem mil impressões até o final o 2017, marcará também a apresentação da nova marca RoteiroBR, cujo conceito, em breve, poderá ser conferido no novo portal turístico, além de outros produtos da MW Editora.

O novo cenário do mercado de viagens e turismo

O cofundador e CEO da Gestour Brasil, desenvolvedora da inovadora plataforma tecnológica do eMarketplace do Turismo Brasileiro, Vadis da Silva, explica em um breve vídeo as principais mudanças ocorridas no sistema de distribuição do setor de viagens e turismo com o advento da internet.

Ao analisar as transformações do modo offline de fazer negócios para o modelo online, interativo e colaborativo, o executivo oferece uma série de dicas de como agências de viagens, operadoras de turismo, serviços de transfer, hotéis; enfim, os empreendedores dos diferentes elos da cadeia de valor podem agora obter vantagens competitivas atuando como varejistas digitais. “O avanço tecnológico tira todos da zona de conforto e provoca uma equivocada e radical postura contrária ao mercado virtual”, afirma. "O cenário macroeconômico não admite desperdícios, inclusive de tempo", completa.

Maksoud Plaza tenta reviver seus tempos dourados

Henry Maksoud Neto (foto) está tentando retomar a fama do hotel do avô. Inaugurado em 1º de dezembro de 1979, o Maksoud Plaza se tornou um dos ícones de São Paulo na década 80, quando o astro norte-americano Frank Sinatra foi contratado para cantar no hotel. Atualmente, os esforços dos novos proprietários estão em reavivar a importância do hotel. “Estamos com uma série de planejamentos para mostrar a joia rara que São Paulo tem.", afirma Henry Maksoud Neto, presidente do hotel.
Entre a lista de novidades está o novo cinema, que será inaugurado no segundo semestre. A ideia surgiu da parceria do hotel com o Grupo Vegas e a MK2, rede de cinema francês. "Será a primeira sala de cinema desta rede fora da França", contou o presidente.  A exibição dos filmes será no formato de cinema expandido, no Teatro do hotel. "Teremos uma programação semanal que contará com filmes de arte e cultura. Durante a sessão, os visitantes poderão jantar ou pedir snack, pois terão a sua disposição um bar", disse Neto.

Outra inovação é a inauguração do 150 Maksoud, o novo restaurante do hotel, que será aberto em fevereiro. Nas mãos do chef Juca Duarte, o novo bistrô servirá pratos com características culturais brasileiras. Além disto, no segundo semestre Henry tem planos de decorar algumas suítes do hotel com artistas plásticos de São Paulo. “Queremos que nosso hóspede, ao optar pelo Maksoud Plaza tenha muito mais que uma boa estadia e sim uma experiência inesquecível”, comentou.

Abav-SP promove o 61º Fórum Executivo

Atendendo o propósito de levar aos associados um tema relevante e contemporâneo, a Abav-SP realiza, no dia 18 de fevereiro, na sede da Abav Nacional, o 61º Fórum Executivo. O evento vai transcorrer das 9h às 11h30 e inclui um brunch aos convidados.
Na oportunidade, executivos da KPMG no Brasil irão expor sua visão sobre o cenário econômico e as tendências para o setor do turismo no País, além de aspectos relacionados à governança corporativa das empresas. Para o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão (foto), “trata-se de uma grande oportunidade para as nossas associadas conhecerem, de uma fonte de notória credibilidade, aspectos importantes da saúde financeira de suas empresas”.
A apresentação inicial será feita pelo sócio-líder para o setor de turismo da KPMG no Brasil, Moacyr Humberto Piacenti. Segundo o executivo, a exposição será conduzida em três etapas: avaliação do cenário econômico brasileiro e tendências envolvendo o setor de turismo; fusão e aquisições de empresas, sob o ponto de vista do comprador e do vendedor; e avaliação de sinergias em processos de combinação de negócios.
“Muitos empresários imaginam quanto vale seu negócio, mas têm dificuldade para tangibilizar seus ativos. Não raro, o valor da empresa é reduzido em função de riscos e contingências decorrentes de políticas e procedimentos não alinhados com as boas práticas de contabilidade e governança”, explica Piacenti.

As etapas da exposição serão conduzidas pelos sócios da KPMG Júlia Wilson, Luis Motta e Inayara Kjaer.  A realização do encontro no 61º Fórum Executivo está no contexto da Campanha de Valorização do Agente de Viagem, protagonizada pela Abav-SP.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Brasil e Argentina, um só destino turístico

"Imagina a força que têm juntos a Amazônia e a Patagônia, o samba e o tango, o peixe e a carne no ramo da gastronomia", propôs o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ao colega da Argentina, Gustavo Santos. O encontro entre os dois ocorreu nesta quinta-feira (21), na Feira Internacional de Turismo (FITur), em Madri, uma das mais importantes do setor. Os dois ministros firmaram um acordo para promover de forma integrada os atrativos de seus países para os mercados internacionais, principalmente a China.
"Não somos concorrentes, somos complementares. Enquanto o Brasil tem sol e praia, a Argentina tem neve", argumentou Henrique Eduardo Alves. Gustavo Santos concordou e propôs que os dois países formalizassem um acordo com atribuições objetivas previstas para cada uma das partes. "Temos tudo para trabalhar de forma integrada e articulada", comentou Santos. O próximo encontro entre os dois ministros ficou marcado para o WTM Latin América, que acontecerá em março, em São Paulo.
A Argentina é o principal emissor de turistas para o Brasil. Historicamente, o país vizinho responde por mais de 20% de todos os estrangeiros que desembarcam no país. Em 2014, dos 6,4 milhões de turistas internacionais que visitaram o Brasil, 1,74 milhão eram argentinos. Em 2015, os hermanos investiram US$ 60 milhões em promoção internacional, três vezes mais que o Brasil, que destinou menos de US$ 20 milhões para divulgar os destinos turísticos no mundo.
De acordo com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, que acompanhou a reunião, é preciso buscar fontes alternativas de receita para impulsionar o turismo internacional no Brasil. "Investimos muito menos que outros mercados e, com isso, a disputa pelo mercado de viagens internacionais, que é acirrado, fica prejudicada", comentou.
"Com uma ação conjunta, podemos criar uma integração efetiva no Mercosul. Hoje o bloco econômico apresenta poucos resultados reais para os envolvidos. Poderíamos dar o exemplo no turismo", afirmou o ministro da Argentina. Ele sustentou que os parques nacionais sejam um dos focos do trabalho integrado e citou o Parque de Iguaçu como um grande ícone de aliança entre os dois países.

Na foto, os ministros de Turismo do Brasil. Henrique Eduardo Alves, e da Argentina, Gustavo Santos.

Escalas de transatlânticos triplicam em Porto Belo

O calmo e pequeno município de Porto Belo, com cerca de 20 mil habitantes, ganha novos ares durante o verão com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares flutuantes. Nesse período também se intensificam as escalas de navios de cruzeiro, trazendo para a cidade milhares de visitantes, brasileiros e estrangeiros, que passam algumas horas ou um dia inteiro conhecendo os atrativos locais e da região.
Até o final de março o município receberá 27 embarcações, quatro delas trazem passageiros de fora do país, principalmente europeus. Com essa agenda, Porto Belo contabilizará nesta temporada quase o triplo do número de transatlânticos de 2014/2015, quando ancoraram 10 navios. Serão cerca de 55 mil turistas e 19,5 mil tripulantes circulando no município e região. Somam-se a eles outros 60 mil veranistas que procuram os balneários da cidade.
Somente com os cruzeiros, estima-se a injeção em torno de R$ 12 milhões na economia local e regional. Ao desembarcarem, muitos turistas aproveitam o tempo em terra para conhecer outras cidades da região, como Blumenau, Florianópolis, Itapema e Balneário Camboriú.
O resultado reflete o trabalho do município para a recuperação do mercado de cruzeiros. Além do título de Primeiro Porto Turístico Regularizado do Brasil, avanços no processo de alfandegamento reforçam a confiança das companhias que operam transatlânticos. A estrutura física está em fase final, assim como a parte documental necessária para o início de atividades alfandegárias. Além disso, investimentos estão sendo feitos no porto e no píer para melhorar e modernizar a estrutura.

Reconhecido internacionalmente como um porto natural, possui calado que permite receber grandes navios, como o Costa Pacífica, o maior desta temporada. O transatlântico, que atracou no domingo, 17 de janeiro, estava praticamente lotado, com 3.750 passageiros (de uma capacidade de 3.780) e 1.060 tripulantes. Além do tamanho, outro diferencial dessa embarcação foi o tempo de permanência: chegou no início da manhã e zarpou perto da meia-noite. Em média, a permanência dos navios no porto é de oito horas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Salão Paranaense de Turismo com boas perspectivas

A Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR) inicia 2016 com boas perspectivas. A entidade, que realizará a 22ª edição do Salão Paranaense de Turismo nos dias 10, 11 e 12 de março, já confirma bom número de expositores para o evento e espera um ano mais aquecido por conta dos feriados prolongados.
Entre os expositores confirmados para o Salão, estão os empreendimentos hoteleiros Costão do Santinho, Di Roma, E-HTL, GJP Hotels & Resorts, Harbor Hoteis, Iberostar, Loi Suites, Max Savassi e Vila Galé; e entre as operadoras, já confirmaram: Athos Operadora, BRT, BWT, Domus Viagens, Flot, Flytour, FRT, MMT Gapnet, TransTupi, Visual Turismo. “A gente espera sempre que operadores e hotéis aproveitem o espaço do evento para mostrar suas novidades da temporada”, reflete o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis.
As entidades também começaram a confirmar sua participação. Associação Comercial do Paraná, Associação dos Hoteis de Porto de Galinhas e Sindiloc-PR estão entre os expositores do 22º Salão. Para representar os Cruzeiros Marítimos, a ABAV-PR mantem a participação da Discover Cruises e da MSC Cruzeiros; como destinos e atrações, já assinaram contrato Caldas Novas, Maranhão e Cascaneia (SC). Reforçam o time de expositores a Gol, a Intelly e aTravelport.
Para o presidente da ABAV-PR, janeiro é um mês estratégico para o evento. “Passadas as festas de final de ano, agora em janeiro as empresas e destinos começam a se organizar para o ano. Estamos tendo retornos muito positivos dos expositores de anos anteriores e acreditamos que logo tenhamos o Salão totalmente comercializado”, diz.

O evento acontece no Expo Unimed Curitiba e em breve abrirá suas inscrições via site, que já está no ar com as informações preliminares do evento: www.salaoparanaense.com.br.

Festuris presente ao encontro da OMT na Espanha

O Festival de Turismo de Gramado (Festuris) participou do Encontro de Afiliados Ibero-americanos da OMT (Organização Mundial do Turismo), em Madri. A empresa é a primeira empresa brasileira de eventos certificada na OMT, agência das Nações Unidas composta por membros de 155 países. O objetivo do encontro foi estreitar os vínculos de cooperação, solidariedade e troca de informações e experiências. Também estava na pauta estabelecer estratégias e plano de ação de 2016 que permitam o progresso do setor turístico no âmbito ibero-americano, entendendo-se que o desenvolvimento e fortalecimento desse mercado é uma condição necessária para o desenvolvimento e bem estar das sociedades dos países membros.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Brasil adota medidas para atrair mais visitantes

Dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) confirmam que a China continua a ser a líder global na saída de turistas para outros países, com benefício a mercados como Japão, Tailândia e Estados Unidos. O balanço de 2015 da organização mostra ainda que o número de viajantes internacionais cresceu 4,4% em 2015 – o sexto crescimento anual seguido do setor – o equivalente a 1,184 bilhão de viagens internacionais. Atento às oportunidades deste mercado que vem crescendo ano a ano, o Ministério do Turismo tem investido em um conjunto de ações para atrair cada vez mais turistas de outros países.
Entre as iniciativas recentes está o cadastramento de mais de 300 agências de turismo brasileiras junto ao Ministério do Turismo, em dezembro, interessadas em receber grupos de turistas chineses no Brasil. O cadastramento é resultado de uma negociação entre os governos brasileiro e chinês para ampliar o número desses turistas no Brasil e ampliar o turismo de negócios e lazer, potencializando a atração de investimentos estrangeiros no país.

O comunicado da OMT mostra que países com economias avançadas registraram, em 2015, crescimento médio de 5%, enquanto países emergentes tiveram crescimento médio de 4%. Para 2016, a organização projeta que o setor irá crescer 4%, puxado pela Ásia e Américas que devem crescer entre 4% e 5%. A estimativa é que a Europa cresça entre 3,5% e 4,5%. Para África e Oriente Médio a projeção também é positiva, com crescimento estimado entre 2% e 5%, porém com maior grau de incerteza e volatilidade.

Bourbon confirma 4 edições do Wine Tasting & Dinner

O Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort definiu as datas e os temas das quatro edições do Bourbon Wine Tasting & Dinner 2016. As edições deste ano do principal evento de enogastronomia do resort serão em abril, junho, agosto e outubro, com os temas “Portugal”, “Sul-americano”, “Francês” e “Itália de norte a sul”, respectivamente.
Confira, abaixo, o calendário do encontro, que reunirá, na Cave Bistrô, apreciadores e especialistas em enologia e gastronomia, para celebrar a harmonização entre pratos e vinhos dessas regiões:
 - 20ª edição: 1 a 3 de abril; tema “Portugal”;
- 21ª edição: 3 a 5 de junho; tema “Sul-americano”;
- 22ª edição: 5 a 7 de agosto; tema “Francês”;
- 23ª edição: 22 a 24 de outubro; tema “Itália de norte a sul”.
 O Bourbon Wine Tasting & Dinner é realizado tradicionalmente na Cave Bistrô, um aconchegante e intimista espaço gourmet, que possui adega climatizada com mais de 180 rótulos de vinícolas, de diversas regiões produtoras. Com área de 202 m² e pé-direito de 3 m, o ambiente tem capacidade de receber até 40 pessoas, em banquete.

 Batizado inicialmente de Bourbon Wine Encontro, o Bourbon Wine Tasting & Dinner integra o calendário de eventos do Bourbon Atibaia desde 2012, tornando-se, nesse período, uma das ações mais bem-sucedidas do resort. Além do jantar harmonizado, o Bourbon Wine Tasting & Dinner inclui a realização de um workshop de degustação de vinhos, com o sommelier Robson Vital.

44ª ABAV Expo será realizada no Expo Center Norte

Os presidentes da ABAV Nacional, Edmar Bull, e da SPTuris, Alcino Rocha, formalizaram acordo que transfere para 2018 a reserva de espaço no Anhembi  que seria utilizada este ano para a realização da 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo. Com o entendimento, a edição deste ano – agendada e mantida para o período de 28 a 30 de setembro –, será realizada no Expo Center Norte.
"O Anhembi está passando por uma série de intervenções e melhorias que se estenderão ao longo deste ano. Avaliamos alternativas e optamos pelo Expo Center Norte, que além do grande interesse já manifestado pela ABAV Expo, ainda contava com nossas datas disponíveis em seu calendário", explica o presidente da ABAV Nacional,  Edmar Bull.

Dessa forma, a transferência viabilizada em total acordo e alinhamento com a SPTuris transcorrerá sem qualquer  prejuízo ao contrato válido por três anos e em vigor com o Anhembi, que voltará a receber a ABAV Expo em 2017, entre os dias 27 e 29 de setembro; e agora também em 2018, como resultado das tratativas, entre os dias 26 e 28 de setembro.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Salão Estadual de Turismo do Rio será em maio

A Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, juntamente com a TurisRio e Riotur, planeja reeditar o Salão Estadual de Turismo. Segundo o secretário Nilo Sérgio Felix, a ideia é promover o evento na segunda quinzena de maio no antigo hotel-cassino Quitandinha (foto), em Petrópolis, região serrana do Estado.
"Nossa ideia é fazer um grande evento e estamos apenas acertando os detalhes para divulgar esse evento em Petrópolis, lembrando que o Quitandinha é um ícone do turismo do nosso Estado", destacou ele. Segundo Paulo Senise, presidente da TurisRio, o salão não seria restrito apenas a divulgação dos atrativos turísticos do Estado. "Nossa ideia é promover shows com nomes consagrados como João Nogueira e outros, além de uma mostra cultural", explicou.

Nilo Sérgio também confirmou que a Setur-RJ já encaminhou ao BID a documentação para liberação de boa parte dos US$ 187 milhões relativos ao Prodetur. "A nossa expectativa é de que em dois meses os recursos possam ser liberados e possamos dar início aos investimentos em obras de infraestrutura como rodovias e cinco centros de convenção no Estado", afirmou ele. Parte destes recursos serão destinados à promoção e divulgação em ações de marketing a serem implementadas durante o ano.

Contagem regressiva para os Jogos Rio 2016

Dentro de 200 dias o Brasil sediará a primeira Olimpíada da América do Sul, o que representa uma importância histórica para o continente e para o movimento olímpico. Desde que foi anunciado como sede, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) desenvolve estratégias de atuação em ações voltadas para promover o Brasil como sede dos grandes eventos esportivos e atrair turistas estrangeiros.
A estimativa é que entre 350 e 500 mil visitantes antes, durante e depois dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Segundo o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, os eventos internacionais realizados desde 2007, como o Pan-americano, a Rio+20, a Copa das Confederações, os Jogos Militares, a Copa do Mundo e, agora, a Olimpíada, elevaram o patamar do País a nível mundial.
“O Brasil tomou uma posição política e institucional muito forte. Com a Rio 2016, nós vamos aumentar o fluxo de turistas nacionais e bater os recordes com visitantes internacionais. Os grandes eventos são oportunidades únicas de entrada do País na grande competitividade do setor no mercado internacional”, destaca Lummertz.

O turista terá a oportunidade de conhecer a “Casa Brasil”, espaço dedicado para informações multissetoriais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. No local, que ocupará uma área do Pier Mauá, no centro do Rio de Janeiro, o visitante também contará com dados sobre cultura, destinos e produtos turísticos brasileiros. A iniciativa é uma parceria entre a Embratur e outros órgãos do governo federal.  

Hotel Planalto comemora 75 anos de história

O Hotel Planalto, de Ponta Grossa (PR), completa 75 anos da inauguração de seu edifício. É uma história viva dos Campos Gerais e, por que não dizer, do Paraná. Com o crescimento de Ponta Grossa, na década de 40, em especial em função da ferrovia, a cidade sentiu a necessidade de possuir um hotel estruturado para a época. Pensando assim, foi idealizado através do Rotary Club Ponta Grossa a construção de um Hotel: o Palace Hotel. Foi o primeiro hotel de porte dos Campos Gerais, inaugurado em janeiro de 1941.
Foi o primeiro edifício da cidade com mais de 2 andares, e perdurou como o mais alto de Ponta Grossa durante toda a década de 40; a primeira construção da cidade a utilizar laje (antes os imóveis possuíam somente piso de madeira).
Um ambiente de diversas solenidades, onde o salão de restaurante foi palco das principais festas de casamentos e outros eventos sociais das famílias mais abastadas da região. Em 1943, o Presidente Getúlio Vargas, no auge do Estado Novo, se hospedou e recebeu populares nas dependências do hotel.
A partir de 1973 a Família Wagner passou a administrar o empreendimento, agora sob o nome de Hotel Planalto.

Hoje o Hotel Planalto é uma referência no Paraná em qualidade e avaliação dos hóspedes, com notas elevadas em serviços como o Booking.com e TripAdvisor.com, resultados de uma moderna administração voltada para uma experiência plenamente agradável dos clientes e hóspedes.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Colheita da maçã agita o turismo em Fraiburgo

A ideia de saborear uma fruta ao ser colhida é, muitas vezes, vista como improvável, para moradores de grandes cidades. Porém, a experiência se torna possível num roteiro turístico repleto de peculiaridades, história e muita diversão.
O destino é Fraiburgo. Localizada no meio oeste catarinense, a cidade é nacionalmente conhecida como Terra da Maçã, por conta de sua tradição no plantio da fruta. Além de movimentar a economia local, a colheita (de janeiro a abril) é responsável também por cativar turistas dos quatro cantos do país, que podem descobrir como funciona o cultivo da fruta do pecado.
Ainda na entrada da cidade, os pomares carregados dão as boas-vindas aos visitantes, que tem a oportunidade de colher as frutas e, além de saborear as melhores maçãs do país, viver uma verdadeira aventura.
A visita a esta aérea reservada é organizada pela Casa do Turista da cidade, e é promessa de muitas descobertas. O passeio tem duração estimada em 1h30min, período em que a Floresta Rene Frey - rica em espécies como com araucárias, imbuias e xaxins centenário - é explorada, assim como um criadouro de animais exóticos, a capela ecumênica e finalmente a colheita nos pomares.

O roteiro pode ser feito com o carro do turista, desde que haja espaço para o guia, Jagunbus e Kaigang. Dois veículos peculiares que fazem com que o visitante se sinta em um verdadeiro safari.

I Seminário Nacional de Turismo e Cultura

O grupo de pesquisa em turismo da Fundação Casa de Rui Barbosa promove o I Seminário Nacional de Turismo e Cultura, que acontece nos dias 10 e 11 de maio de 2016.
Em virtude do ano olímpico, a temática abordará especialmente os efeitos dos megaeventos nos fluxos turísticos, destacando oportunidades e desafios para o Rio de Janeiro.
A organização convida a comunidade acadêmica e os profissionais de turismo a participarem do evento que discutirá as relações e interseções entre turismo e cultura.
Serão aceitos trabalhos que tenham como foco a área de turismo e seus desdobramentos, como descrito nos quatro Grupos de Trabalho a seguir:
• GT 1 – Patrimônio, hospitalidade e turismo
• GT 2 – Mobilidade e turismo
• GT 3 – Grandes eventos, gestão e planejamento turístico
• GT 4 – Faces do fenômeno moderno do lazer

Poderão submeter trabalhos estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais, professores e outros gestores. A submissão deve ser realizada pelo e-mail: pesquisa.turismo@rb.gov.br. E o proponente deve, ainda, se inscrever no link: http://culturadigital.br/visiteacasaderuibarbosa.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

ABEOC, 39 anos em benefício do setor de eventos

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil completou na sexta-feira, dia 15 de janeiro, 39 anos de atuação em defesa das empresas organizadoras e prestadoras de serviços para eventos, buscando que estas atividades sejam cada vez mais reconhecidas, valorizadas e respeitadas perante o mercado e as entidades institucionais e órgãos públicos.
“São quase quatro décadas de trabalho para o fortalecimento e profissionalização do mercado de eventos, foram muitos os profissionais que se dedicaram voluntariamente para buscar melhorias para todos nós e nesta data especial temos que agradecer a todos que já atuaram pela ABEOC, aos associados pela confiança e a todo o mercado e instituições públicas e privadas pela credibilidade e confiança que faz da ABEOC uma das mais respeitadas entidades do turismo e eventos do país”, afirma a presidente da ABEOC Brasil, Ana Cláudia Bitencourt.

Atualmente a ABEOC Brasil possui cerca de 500 empresas associadas e ABEOCs estaduais regulamentadas em 11 Estados: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além de representações no Distrito Federal e no Rio Grande do Norte.

Brasil participa de Feira de Turismo em Madri

O Brasil estará presente na 36ª edição da Feira Internacional de Turismo de 2016 - Fitur, em Madri. Serão divulgados oito destinos turísticos na feira, que será realizada de 20 a 24 de janeiro. Com essa participação, a estimativa é gerar mais de US$ 1 milhão em negócios para o País, informa o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Os destinos Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu estarão presentes no estande Brasil, que também contará com o trabalho de promoção de representantes do setor privado, como coexpositores, entre operadores de turismo, meios de hospedagem e companhias aéreas.
“Com essa participação, vamos promover os nossos destinos turísticos, principalmente nos segmentos sol e praia, ecoturismo e aventura, cultura e esportes. Buscamos sempre expandir parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística brasileira”, destaca o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz (foto).

Lummertz lembra que os Jogos Olímpicos terão destaque no estande Brasil, por meio de totem interativo. O estande, com 306 metros quadrados, contará com sala de reunião, business center e o bar Brasil. Em ambiente similar, no ano de 2015, foi possível gerar expectativa de negócios na ordem de US$ 1.141.666,67 para os 12 meses subsequentes.

Gol comemora 15 anos de atividades

No dia 15 de janeiro de 2001 decolava o primeiro voo da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, a primeira companhia low cost do Brasil. Às 6h56 daquele dia o Boeing 737-700 da aérea decolou de Brasília rumo ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Neste mesmo dia a empresa fez a sua primeira Ponte Aérea, entre o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para a capital paulista. Neste início eram cerca de 30 voos por dia para sete cidades.

Hoje, passados 15 anos, a Gol se tornou uma gigante, com cerca de 35% do mercado doméstico no país e 12% do internacional. São mais de 900 decolagens diárias, 16 mil colaboradores e 140 aeronaves voando pelo Brasil, América do Sul, Caribe e América do Norte.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Vindima movimenta a cidade de Garibaldi

No período em que o cheiro da uva toma conta dos parreirais, Garibaldi se prepara para o início do Veraneio da Vindima, programação que exalta um dos períodos mais importantes e simbólicos da Serra Gaúcha. A abertura oficial ocorre no dia 15 de janeiro, sexta-feira, às 18h, na Família Vaccaro (Estrada do Sabor), no interior do município.
O destaque fica com a pisa da uva, feita pelas princesas da Fenachamp 2015, Iris Schmitt e Caroline Brugalli, e com o momento da colheita, que lembra o árduo trabalho e a herança deixada pelos imigrantes italianos na região.

A programação que integra o Veraneio da Vindima contempla ofertas gastronômicas, shows e apresentações culturais, festas locais e demais atrações até o dia 20 de março. As atividades são uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura.

Embratur confirma presença em 17 feiras para 2016

O Brasil estará presente, entre janeiro e dezembro de 2016, em 17 grandes feiras internacionais previstas na Agenda de Promoção Comercial do Turismo Brasileiro no Exterior, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Empresas e entidades públicas e privadas terão a oportunidade de divulgar seus produtos participando como co-expositoras nos estandes brasileiros em 12 diferentes países.
De acordo com o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz, a diversidade de países contemplados no calendário faz parte de estratégia adotada para a abertura do Brasil como destino turístico para novos mercados: “A partir da inteligência competitiva acumulada pela Embratur, temos buscado avançar em mercados com potencial de crescimento no receptivo de turistas internacionais. Este é mais um movimento para integrar o Brasil ao mundo tanto em termos turísticos quanto econômicos”.

As feiras serão realizadas em 12 importantes mercados seguindo as diretrizes do Plano Aquarela: Alemanha, Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido e Rússia. Além de um enfoque geral de nossos produtos e destinos, as feiras contemplam os segmentos MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), Negócios, Cruzeiros e Intercâmbio de estudantes.

CVC não participará de feiras em 2016

Segundo Valter Patriani, a partir de 2016, a CVC não estará mais presente em feiras com estande próprio. “Reconhecemos que as feiras do setor são excelentes oportunidades de relacionamento com o trade, no entanto, considerando o porte e a capilaridade da operadora pelo Brasil, concentraremos esses investimentos em eventos exclusivos da companhia”, diz o executivo, acrescentando que as equipes da companhia continuarão a participar das feiras, no entanto sem a presença de estandes da operadora.

Eventos regionais passarão a substituir as participações da CVC em feiras do setor. “A ideia da CVC em intensificar os eventos regionais voltados aos multimarcas é uma forma de a CVC se aproximar ainda mais do agente de viagem de cada Estado e, ainda, de dar a chance dos agentes regionais participarem dos encontros exclusivos da operadora em suas próprias cidades”, disse.

Costa Verde & Mar oferece atrativos na temporada de verão

A temporada é de Verão. Mas os roteiros não precisam ficar restritos apenas às praias. Para aqueles dias em que a ideia é aproveitar algo além das atividades ao ar livre, a região reserva uma série de opções diferenciadas. O visitante pode mergulhar mais na cultura, nas características típicas de cada um dos 10 municípios, renovar o guarda-roupa ou até mesmo degustar o que há de melhor na gastronomia regional.
Uma maneira de conhecer mais da cultura de uma localidade é visitar os museus ou os centros históricos. É possível aprender mais observando as arquiteturas típicas e construções seculares encontradas nos 10 municípios. Em todos está a identidade deixada geralmente pela colonização europeia. Alguns locais são hoje área de lazer, como o mercado público de Itajaí. Destaque também para as igrejas, capelas e santuários erguidos há séculos. Que tal passear por grutas com águas naturais ou com imagens religiosas? Elas podem ser encontradas em Ilhota, Luís Alves e Navegantes.
Outra opção é mergulhar nas tradições e características de cada região, como o artesanato ou os ranchos de pescadores, encontrados na orla das praias de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Ainda é possível desfrutar do turismo rural e das feiras coloniais, como as realizadas em Camboriú. Para quem quer aprender mais sobre a produção artesanal de cachaça nada melhor do que visitar os alambiques de Luís Alves e Porto Belo.

Para os que adoram arte as galerias em Balneário Piçarras e Navegantes ou assistir uma peça no Teatro Municipal de Itajaí são uma ótima pedida. Se a ideia é renovar o guarda-roupa a cidade de Ilhota conta com confecções de biquínis e moda íntima reconhecidos na América Latina. Mas se a fome chegar os turistas devem conhecer a variedade de frutos do mar dos restaurantes típicos da Via Gastronômica de Penha, Itapema e Itajaí.

Vinícola Villa Francioni lança novo espumante

A vinícola catarinense Villa Francioni, lança neste início de 2016, o novo espumante produzido pelo método tradicional, é o Villa Francioni Nature Branco. O  rótulo foi elaborado pelo enólogo Orgalindo Bettú, que utilizou 100% de uvas Chardonnay produzidas nos vinhedos próprios, localizados na serra catarinense, em São Joaquim, à 1.260 metros acima do nível do mar. A produção é limitada: são 3.500 garrafas.  Um dos destaques do espumante é que ele permaneceu sobre as leveduras da segunda fermentação, por 24 meses. E devido ao rigoroso controle de temperatura durante a refermentação, "a perlage (borbulha) é fina, abundante e persistente", exalta o enólogo Bettú. Este é o segundo espumante produzido pela vinícola pelo método tradicional, o primeiro: Villa Francioni Brut Rosé Lote I,  foi lançado em 2013. A Villa Francioni também produz outros dois espumantes pelo método Charmat: Espumante Joaquim Branco Brut e Joaquim Rosé Brut. 

Gastronomia típica será destaque na Festa Pomerana

Os nomes parecem trava-linguas, mas as delícias alemãs passam a ser compreendidas tão logo são saboreadas. E com uma série de iguarias típicas como o marreco recheado, o eisbein, o kassler, as bockwurst e as weisswurst, além do currywurst, acompanhados sempre de purê de batatas, repolho roxo ou chucrute, o cardápio promete agradar a turistas e moradores na 33ª Festa Pomerana.
“Trouxemos também este ano o Snack Weg (Caminho dos Sabores) que é um espaço maior e mais aconchegante onde poderão ser apreciados alguns pratos diferenciados como spätzel, bretzel, e apfelstrudel”, afirma a diretora de cultura, Ivone Lemke.
Para harmonizar com todas essas delícias serão servidos apenas chopes artesanais de quatro cervejarias da região. “E o destaque, com certeza, será para a Schornstein Pomerana, desenvolvida especialmente pela Cervejaria Schornstein para a festa”, reforça. Durante o evento será realizado também o “Concurso de Delícias da Tradição Alemã” que premiará as melhores geleias, strudel, cucas, bolachas de natal, bolinhos de carnes, pães, heringsbrot e cervejas caseiras, tudo produção realizada em Pomerode.

A Festa Pomerana será realizada entre os dias 14 e 24 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos. A extensa programação cultural inclui o Encontro de Grupos Folclóricos, o Encontro de Bandoneons, o Fackelzug, o Küchenmarsch e o Culto em Plat. “Queremos resgatar e fortalecer ainda mais as tradições trazidas pelos primeiros imigrantes, com uma festa regada a muita alegria”, finaliza Ivone. Novidades também nas competições típicas com o carrinho de mão em dupla e o cabo de guerra trio e nos desfiles que serão sempre na quinta e sexta-feira, sábado e domingo e terão o tema “Pomerode, nossa Pequena Alemanha”.

Gramado terá praça com nome de Silvia Zorzanello

A Câmara de Vereadores de Gramado (RS) aprovou o projeto de lei que atribui à praça localizada junto ao Centro de Cultura Municipal, o nome de Praça Silvia Zorzanello.
O espaço de lazer de 1,9 mil metros quadrados foi construído durante o ano de 2015, atendendo um pedido da comunidade do Bairro Planalto, que solicitava uma área de lazer principalmente durante o período do Natal Luz.
O nome da praça é uma justa homenagem a uma das mulheres que mais contribuíram para o crescimento do turismo e Gramado. Silvia Zorzanello (foto) iniciou sua trajetória profissional no antigo Comtur (espécie de Secretaria de Turismo, nos anos 60 e 70), passou pelo Hotel Serrano, até fundar sua própria empresa, que criou eventos como o Festival de Turismo e o Chocofest.

“Vibramos com a informação que Gramado, através do Executivo e Legislativo, prestou essa justa homenagem. Toda a nossa família, bem como a nossa empresa, está honrada e grata, por tão merecido aplauso público”. destacou Eduardo Zorzanello, filho de Silvia e um dos diretores da Rossi & Zorzanello.

Porto de Galinhas quer mais estrangeiros em 2016

Porto de Galinhas (foto) voltará a investir no turismo estrangeiro para garantir médias expressivas de ocupação em 2016. A hotelaria do balneário pernambucano projeta atingir um índice de 70%, acima dos 66% verificados no ano passado. O mercado internacional teve alta de 15% em 2015 na comparação com 2014, e deve crescer este ano em torno de 20%.

Para o presidente do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB), o cenário econômico inerte manterá o dólar valorizado em relação ao real. “Esses fatores favorecem a vinda de mais estrangeiros e nos levam a crer em um aumento na participação deste público em relação ao total de visitantes, de 10 para 14%. Os argentinos continuarão a ter maior predominância, representando mais de 50% dos visitantes internacionais que se destinam ao litoral sul pernambucano”, acrescenta.

Edmar Bull é o novo presidente da ABAV Nacional

Foi eleita por aclamação no dia 12 de dezembro
a chapa "Valorização", liderada por Edmar Bull. Com o presidente, assumem imediatamente o cargo sete novos vice-presidentes, seis conselheiros titulares e quatro suplentes para as áreas Fiscal e de Ética, Conciliação e Arbitragem, além de dois diretores, formalmente nomeados logo após a eleição.
"Encerrar minha gestão conduzindo uma eleição tranquila, formada com chapa única, é muito gratificante, pois demonstra claramente que há consenso em relação aos rumos de nossa entidade", afirma o agora past-president da ABAV Nacional, Antonio Azevedo.  Confira a diretoria completa:
Diretoria eleita para o biênio 2015/2017
Presidente: Edmar Augusto Bull  - Copastur  (SP)
Vice-Presidente Administrativo: Francisco Leme - Jet Stream (SP)
Vice-Presidente Financeiro: Ronaldo Waltrick – Maiorca (SP)
Vice-Presidente de Relações Internacionais: Guilherme Paulus - CVC Turismo (SP)
Vice-Presidente de Capacitação e Certificação: Antonio Azevedo – Eventtour (PR)
Vice-Presidente de Marketing e Eventos: Fernando Dias - Master Turismo  (MG)
Vice-Presidente de Turismo Especializado: Ney Gonçalves - Impacto Tour  (MS)
Vice-Presidente de Relações Institucionais: Pedro Galvão - Atlas Turismo  (BA)
Diretora para Assuntos Jurídicos:  Rose Larrat - Boeing Turismo  (PA)
Diretor de Tecnologia e Integração: Luís Vabo – Solid  (RJ)
Na primeira reunião após a posse, Edmar Bull apresentou os oito projetos que considera prioritários dentro do programa inicial de metas que traçou para sua gestão.

Quatro deles integram o pilar "Gestão Participativa", e quatro correspondem ao pilar "Agente Empreendedor", todos ancorados na estratégia de promover a completa integração entre as ABAVs estaduais e a ABAV Nacional até dezembro de 2017, e coordenados pelas diretorias de Tecnologia e Integração e Assuntos Jurídicos.

Pampulha Design Hotel é incorporado à CHA Hotéis

O Pampulha Design Hotel, localizado em Belo Horizonte (MG), foi incorporado à Cadeia de Hotéis Associados (CHA). A rede de gestão hoteleira, consolidada no final de 2013, tem como objetivo fortalecer a operação administrativa de hotéis independentes e familiares. É o décimo hotel administrado pela rede e o segundo em Minas Gerais, fortalecendo a atuação da CHA no setor hoteleiro do Estado.
 O novo hotel da rede está localizado no bairro Pampulha da capital mineira, a cerca de 6 km do aeroporto, com fácil acesso ao estádios do Mineirão e o Mineirinho, a arena poliesportiva da cidade. Situa-se numa região privilegiada de Belo Horizonte, na orla da Lagoa da Pampulha, e próximo a diversos pontos turísticos e comerciais – na orla, estão o Museu de Arte (a 400m do hotel), o Jardim Zoológico, a Igreja São Francisco de Assis (com destaque para os painéis pintados por Cândido Portinari), a Casa do Baile, o Iate Clube e o Parque Ecológico.
 Outro atrativo é Inhotim, um dos melhores museus de arte contemporânea do mundo, a 60 km do hotel, na cidade de Brumadinho. “O Pampulha Design Hotel, recém inaugurado, tem decoração moderna, inspirada nas obras do Oscar Niemeyer, arquiteto reconhecido mundialmente. A Orla da Pampulha é uma dos locais mais aprazíveis para práticas de esportes no Brasil”, destaca Geraldo Linzmeyer, presidente da CHA.
 O gestor já atuou como Executivo de Alimentos e Bebidas em um estabelecimento hoteleiro em Belo Horizonte, na década de 80, e se orgulha em retornar à região, às práticas hoteleiras que envolvem ações de divulgação, festivais gastronômicos e promoção de eventos. “Os mineiros possuem uma força incomum de divulgação de seus destinos turísticos, sendo notados em grandes eventos e feiras por onde passam. Eles se destacam pelo calor humano”, reforça o presidente.
 De acordo com Linzmeyer, Belo Horizonte se destaca como o mercado hoteleiro de maior dificuldade em retorno sobre os investimentos, devido aos inúmeros lançamentos e aberturas por ocasião da “onda da Copa do Mundo” no Brasil. “Este momento difícil deverá durar, ao menos, mais um ano. É neste cenário difícil que a CHA abraça este desafio acreditando que sua forma genuína em hospitalidade poderá ser a alavanca para o início da recuperação do movimento do Pampulha Design Hotel”, frisa.
 A junção de forças entre o poder público e iniciativa privada, apesar do atual momento político e econômico, e a adoção de uma forma nova de comunicação – apoiando-se nas ferramentas digitais, manutenção do ‘networking’ e envolvimento com a comunidade local – são as principais meios para o sucesso na operação hoteleira do Pampulha Design Hotel.  “A hospitalidade é um ramo dos serviços que não sai de moda, e cada vez mais se volta ao estilo antigo da arte de bem receber. E é aqui que se encaixa a CHA, trazendo à tona o tradicional carinho que os trabalhadores amantes da hotelaria têm e desenvolvem diariamente”, destaca Linzmeyer.

 O Pampulha Design Hotel disponibiliza 69 apartamentos confortáveis e equipados, divididos entre superior e executivo. Cada um possui TV por assinatura, cofre, internet e frigobar. O hotel ainda oferece serviço de quarto até às 22h, o Restaurante das Artes (com saborosos pratos pré-prontos e um ambiente agradável e decorado), bar, solarium, serviço de lavanderia e check-in express.