"Imagina a força que têm juntos a
Amazônia e a Patagônia, o samba e o tango, o peixe e a carne no ramo da
gastronomia", propôs o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ao
colega da Argentina, Gustavo Santos. O encontro entre os dois ocorreu nesta
quinta-feira (21), na Feira Internacional de Turismo (FITur), em Madri, uma das
mais importantes do setor. Os dois ministros firmaram um acordo para promover
de forma integrada os atrativos de seus países para os mercados internacionais,
principalmente a China.
"Não somos concorrentes, somos
complementares. Enquanto o Brasil tem sol e praia, a Argentina tem neve",
argumentou Henrique Eduardo Alves. Gustavo Santos concordou e propôs que os
dois países formalizassem um acordo com atribuições objetivas previstas para
cada uma das partes. "Temos tudo para trabalhar de forma integrada e
articulada", comentou Santos. O próximo encontro entre os dois ministros
ficou marcado para o WTM Latin América, que acontecerá em março, em São Paulo.
A Argentina é o principal emissor de
turistas para o Brasil. Historicamente, o país vizinho responde por mais de 20%
de todos os estrangeiros que desembarcam no país. Em 2014, dos 6,4 milhões de
turistas internacionais que visitaram o Brasil, 1,74 milhão eram argentinos. Em
2015, os hermanos investiram US$ 60 milhões em promoção internacional, três
vezes mais que o Brasil, que destinou menos de US$ 20 milhões para divulgar os
destinos turísticos no mundo.
De acordo com o presidente da Embratur,
Vinicius Lummertz, que acompanhou a reunião, é preciso buscar fontes alternativas
de receita para impulsionar o turismo internacional no Brasil. "Investimos
muito menos que outros mercados e, com isso, a disputa pelo mercado de viagens
internacionais, que é acirrado, fica prejudicada", comentou.
"Com uma ação conjunta, podemos criar
uma integração efetiva no Mercosul. Hoje o bloco econômico apresenta poucos
resultados reais para os envolvidos. Poderíamos dar o exemplo no turismo",
afirmou o ministro da Argentina. Ele sustentou que os parques nacionais sejam
um dos focos do trabalho integrado e citou o Parque de Iguaçu como um grande
ícone de aliança entre os dois países.
Na foto, os ministros de Turismo do Brasil.
Henrique Eduardo Alves, e da Argentina, Gustavo Santos.
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