quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dicas para o turista que visita a ilha de Cuba

Câmbio – No Aeroporto Internacional José Marti você pode trocar dinheiro sem problemas. A moeda para os turistas é o CUC, com valor correspondente ao dólar. Já os pesos cubanos, ou “moeda nacional”, valem menos. São necessários 15 pesos para comprar um dólar ou um CUC.
Taxis – Existem os taxis modernos e os antigos, veículos dos anos 50 e 60. Uma corrida do aeroporto ao centro custa cerca de 25 CUCs (US$ 25). As alternativas são os Coco Taxis e os bicitaxis.
Fotos – Alguns cubanos se deixam fotografar e depois cobram. Existem certos personagens nas ruas, como guerrilheiros, mulheres com flores na cabeça e homens com enormes
charutos na boca.
Internet – Pode esquecer. Só nos grandes hotéis e não é barata. Em média 8 CUCs a hora e nem sempre é rápida. Os cartões de crédito também não são aceitos com facilidade em todas as lojas (tiendas).
Brasil – Os cubanos estão por dentro de tudo que se relaciona ao Brasil. Novelas, futebol, política. Atualmente está passando por lá a novela “Avenida Brasil” e o assunto do momento é a Copa do Mundo e a “ajudinha” que Dilma deu para a construção do novo porto cubano.
Temperatura – A temperatura média em Cuba é de 28 graus. A temporada de verão começa em junho e os meses mais quentes são julho e agosto, quando os termômetros podem chegar a 38 graus.
Música – Em qualquer lugar que você vai, sempre há um grupo cantando e dançando rumba, conga, salsa ou cha-cha-cha. A música “Guantanamera” é cantada o tempo todo nos hotéis, bares e restaurantes. Prepare os ouvidos.
Bebidas – O que mais se bebe em Cuba é o rum, sendo o mais famoso o Habana Club, tipo exportação. Com ele se faz o mojito, daikiri, cuba libre, hi-fi e outros drinks. O vinho que se bebe por lá geralmente é chileno. E a cerveja cubana é muito boa, sendo a Cristal mais light e a Bucanero mais encorpada.
Bares – Além de excelentes restaurantes, Havana também tem seus bares charmosos, com muita história da boemia cubana. Os mais tradicionais são La Bodeguita Del Medio, que tem o melhor mojito, e La Floridita, que tem o melhor daikiri. No porto, onde era um velho depósito de madeira e tabaco, foi instalada uma cervejaria artesanal, que vive lotada.
Livros – Nas praças do centro e de Habana Vieja sempre há feiras de livros. A maioria das obras é sobre Fidel Castro e Che Guevara. De vez em quando você vê um Ernest Hemingway.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.