quinta-feira, 15 de maio de 2014

Interior cubano revela preciosidades históricas

Não é só Havana que atrai turistas pela sua história, seus monumentos e seus prédios antigos que nos remetem aos séculos passados. No interior da ilha há cidades fundadas por colonizadores espanhóis no século XV e que hoje são Patrimônios da Humanidade. Entre estas cidades destacam-se Camagüey, Cienfuegos, Trinidad e San Juan de Los Remedios.
Camagüey é a capital da mais extensa província cubana, que tem o mesmo nome. Anteriormente a cidade estava localizada à beira-mar, e se chamava Santa Maria del Puerto Principe, mas foi transferida para o centro do território devido aos vários ataques dos piratas do Caribe. Suas ruas foram projetadas em forma de labirinto, para dificultar a fuga dos piratas. Em janeiro deste ano a cidade completou 500 anos e foi declarada Patrimônio da Humanidade, pela Unesco.
Trinidad é a mais serena, dedicada e generosa estampa colorida dos velhos tempos de Cuba. Foi a terceira vila fundada pelos conquistadores espanhóis, em 1514. A sua conservação quase inalterada converteu seu centro histórico em Patrimônio Cultural da Humanidade. Ali se concentravam, nos tempos áureos, os grandes engenhos da indústria açucareira no século XIX, cuja produção fez de Trinidad uma das cidades mais prósperas de Cuba. Este ano completa 500 anos de existência.
Fundada em 22 de abril de 1819 por colonos procedentes de Burdeos, é a única cidade da América que, sob a coroa espanhola, foi colonizada por franceses, se convertendo na cidade mais afrancesada de Cuba. Conta com importantes atrativos turísticos, distinguindo-se sua arquitetura neoclássica. Seu centro histórico também foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 2005.

Acidade de San Juan de Los Remedios, localizada na província de Villa Clara, foi a oitava vila fundada pelos espanhóis na ilha de Cuba e se destaca pelo patrimônio cultural e arquitetônico que tem como ponto alto a Igreja Paroquial Maior, construída no século XVI. Neste local se realiza um dos mais antigos rituais populares da nação, as Parrandas, uma espécie de carnaval que se transformou em tradição cultural de seu povo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.