quinta-feira, 15 de maio de 2014

Um tributo a Ernest Hemingway

Uma das figuras mais respeitadas em Havana é o escritor Ernest Hemingway, Prêmio Nobel de Literatura, autor dos livros “O Velho e o Mar”, “Morte ao Entardecer”, “O Sol Também se Levanta”, “Por Quem os Sinos Dobram”, “Verdes Colinas da África”, “Paris é uma Festa”, entre outros.
Fui visitar a habitação em que ele viveu na década de 1930, o quarto 511, no quinto andar o Hotel Ambos Mundos, no centro de Havana. Lá está sua cama, a velha máquina de escrever, sua mesa de trabalho e alguns de seus livros, além de fotos, recortes de jornais e do telegrama que recebeu em 28 de outubro de 1954, enviado de Estocolmo, Suécia, comunicando a outorga do Prêmio Nobel, que ele não pode receber pessoalmente, devido às seqüelas deixadas por uma série de acidentes de avião consecutivos na África e ao seu delicado estado de saúde. Ele acabou recebendo o título e a medalha algum tempo depois, na Embaixada Sueca de Havana.
Uma curiosidade: o longo da vida do escritor, o tema suicídio aparece em escritos, cartas e conversas com muita frequência. Seu pai suicidou-se em 1929 por problemas de saúde e financeiros. Sua mãe, Grace, dona de casa e professora de canto e ópera, o atormentava com a sua personalidade dominadora. Ela enviou-lhe pelo correio a pistola com a qual o seu pai havia se matado. O escritor, atônito, não sabia se ela queria que ele repetisse o ato do pai ou que guardasse a arma como lembrança.




Aos 61 anos e enfrentando problemas de hipertensão, diabetes, depressão e perda de memória, Hemingway decidiu-se pela primeira alternativa. Todas as personagens deste escritor se defrontaram com o problema da "evidência trágica" do fim. Hemingway não pôde aceitá-la. A vida inteira jogou com a morte, até que, na manhã de 2 de julho de 1961, tomou um fuzil de caça e disparou contra si mesmo. Recentemente uma de suas netas também se matou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.