segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Maravilhas gastronômicas do Estado do Rio

Concorrentes das regiões Sul Fluminense e Costa Verde venceram em quatro categorias na terceira edição do projeto Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro. Os ganhadores foram revelados na noite de quinta-feira, dia 3, em evento realizado no Palácio Guanabara, sede do Governo fluminense. Apresentadoras da cerimônia de premiação, a atriz Juliana Martins e a chef Flávia Quaresma anunciaram os 12 tesouros culinários mais votados, em cada categoria, entre centenas de participantes distribuídos em 50 municípios.
Da região da Costa Verde, a Coqueiro Ouro, de Paraty, venceu na categoria “ Cachaças ”, e as Vieiras, de Angra dos Reis, na categoria “ Da Água ”. Já os vencedores do Sul Fluminense foram o queijo de ovelha curado tipo amanteigado do sítio Solidão, de Miguel Pereira, e o patê de fígado de aves da Green Man Farm, de Paraíba do Sul, que venceram nas categorias “ Queijos ” e “ Pastas e Patês ”, respectivamente.
Os demais vencedores foram: Cafés – Tassinari Cafés Reserva Especial (São José do Vale do Rio Preto), Cervejas – Ranz Capineira (Lumiar – Nova Friburgo), Conservas – Mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas (Vale das Videiras - Petrópolis), Doces e Compotas – Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo), Embutidos – Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo), Laticínios – Iogurte de leite de búfala do laticínios do Rancho Lo Buono (Secretário - Petrópolis), Mel – Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo), e Da Terra – Banana agroecologica (Vargem Grande). Ao todo, os finalistas receberam cerca de 40 mil votos populares, que tiveram peso 3 na disputa, além dos votos dos consultores do projeto, que contaram com peso 7.

Também foram conhecidos os vencedores dos prêmios especiais escolhidos pela equipe de consultores e comissão organizadora do prêmio. Participaram desta disputa personalidades e instituições de diferentes segmentos, que atuam com o fortalecimento, divulgação e valorização da gastronomia fluminense. O vencedor do prêmio Instituição foi o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal, formado por trinta famílias de Petrópolis e dos municípios do entorno, que foi pioneiro em produção orgânica no Estado e comercializa mais de 120 variedades de alimentos de modo sustentável. Já o prêmio Personalidade foi para Teresa Corção, chef e presidente do Instituto Maniva, que busca aproximar consumidores e produtores, articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.