sexta-feira, 31 de março de 2017

Top Destinos participa da WTM Latin America

Instituído por iniciativa conjunta da ADVB - Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e do Skal Internacional São Paulo, o prêmio Top Destinos Turísticos será apresentado durante a realização da World Travel Market Latin America 2017, evento que acontece de 4 a 6 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. São esperados 6.500 visitantes influentes e 700 empresas expositoras, num ambiente propício a networking, negócios e atualização de conteúdos do setor.
O Top Destinos Turísticos conta com as parcerias do SPCVB - São Paulo Convention Visitors Bureau, da Aprecesp - Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de SP e da UVESP – União dos Vereadores do Estado de SP, cujos dirigentes estarão presentes na WTM Latin America.
No estande C-151, viabilizado pelo apoio do Hotel Terras Altas, R1 Soluções Audiovisuais, Gorilla Comunicação, MW Way Network e Prisma Business, os visitantes receberão material impresso e terão oportunidade de votar em três destinos preferidos, no rol dos 645 municípios do estado de São Paulo. O Top Destinos Turísticos vai premiar 39 cidades paulistas, 3 em cada um dos 13 segmentos do turismo, definidos na LC 1261/15. A votação é online, por meio do site oficial do prêmio: www.votetop.com.br.
O presidente da ADVB, Latif Abrão Jr., destaca a importância do evento e a presença do Top Destinos Turísticos. “Em aliança com o Skål Internacional São Paulo, com parceiros e apoiadores de peso, a ADVB espera amplificar a visibilidade do 1º Top Destinos Turísticos durante a WTM Latin America. Reiteramos a crença de que o avanço do turismo brasileiro pede ações consistentes de marketing, a exemplo dessa participação em evento tão importante”.

Já o presidente do Skal São Paulo, Aristides de La Plata Cury, lembra que “o prêmio Top Destinos Turísticos é uma solução criativa para as cidades se promoverem, especialmente as menores e de menos recursos, com ênfase nos Municípios de Interesse Turístico. Também impacta empresas do respectivo destino, que podem mostrar seu trabalho ao mercado. Nossa presença na WTM ratifica a certeza de que o Top Destinos Turísticos nasceu forte e vai superar todas as expectativas”.

Conventions Bureau se reuniram no Rio

Quando os anais históricos dos Conventions Bureau forem registrar a importância e a evolução deste segmento no turismo brasileiro, certamente a edição do nono congresso, realizado nos dias 20 e 21 de março, na sede da OAB-Rio, terá um capítulo especial. E os motivos foram vários.
A localização do evento facilitou, os apoios recebidos multiplicaram-se, o número de participantes triplicou, houve um crescimento impactante, os temas abordados foram da maior importância e as palestras, mesmo numerosas, agradaram e criaram luzes na dinâmica de tratamento para questões decisivas do turismo no Brasil, atual e futuro, a médio e longo prazo.
O presidente Márcio Santiago estava eufórico e realista ao final do conclave, admitindo que o evento superou as expectativas e demonstrou como um novo formato de tratamento para o turismo começa a ganhar corpo e conscientização. ‘Esta pode ser a maior virtude do Congresso, além da participação’.
Houve um aumento de 300% na frequência, uma participação muito significativa mesmo. “Tínhamos feito uma previsão de 150 crachás, eles se esgotaram no primeiro dia” afirmou, até surpreendido pelo comparecimento expontâneo, além dos convidados.

Os relatórios finais do IX Congresso estão sendo preparados e vão evidenciar o alto nível das palestras, foram dez a mais do que a previsão inicial, com temáticas de impacto, como a inaugural, sobre o novo turismo emergente pelo professor Carlos Costa, que veio de Portugal; a do sucesso de Conventions como o de Miami, a atitude que a Riotur pretende modificar na conceituação do Rio destino,

terça-feira, 28 de março de 2017

Cuiabá prepara a Feira do Pantanal

A Feira Internacional de Turismo do Pantanal – FIT 2017 – será realizada dos dias 20 a 23 de abril no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com o tema “Turismo Sustentável”, a expectativa dos organizadores é receber cerca de 100 mil pessoas durante o evento, que é o principal do turismo mato-grossense, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Trade Turístico, representado pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindtur).
O tema escolhido atende o direcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2017 como o ano do turismo sustentável para o desenvolvimento. A FIT Pantanal contará com um investimento de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão do Governo do Estado e emendas parlamentares, e o restante por meio dos parceiros e patrocinadores do evento. A FIT contará com espaço para comercialização de produtos e pacotes turísticos apresentados por diversos municípios e operadores.
Nesta edição a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) se repetirá, sendo assim, caberá ao órgão a gestão da área gastronômica do evento. O Senac deve promover atividades ligadas ao segmento, como aulas-shows e apresentações, além de fazer a curadoria do setor de gastronomia, garantindo que todos estejam afinados com o tema ‘Turismo Sustentável’.
Outra importante parceria é com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que estará responsável pela gestão da ‘Aldeia do Conhecimento’ com palestras, workshops e rodadas de negócios abordando temáticas sobre sustentabilidade, nichos de mercado, tecnologia como diferencial competitivo, destinos turísticos e cidades inteligentes, turismo de aventura, de negócios, de base comunitária, movimento Slow Food, marketing digital, startups, entre outros.

Além disso, o Trade realizará no mesmo espaço o ‘Fórum Regional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável: Pantanal, Amazônia e Cerrado’ trazendo especialistas e acadêmicos para discutir temas ligados aos três eixos definidos para os debates: mercado, inovação e sustentabilidade. A aproximação do conhecimento técnico aplicado ao mercado turístico.

Lançada 30ª edição do Encatho & Exprotel

Pouco mais de 80 dias na presidência da ABIH-SC, o empresário Osmar José Vailatti reuniu, na noite da última quarta-feira (22), nas dependências do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, associados, trade turístico, autoridades, imprensa, parceiros, fornecedores e colaboradores para apresentar o planejamento da ABIH-SC 2017/2018 e realizar o lançamento do Encatho & Exprotel 2017, o grande encontro do turismo e da hotelaria no Sul do país.
A diretoria executiva da entidade para a gestão 2017/2018 é composta por Osmar José Vailatti, Diretor Presidente, Guilherme Petry Makowiecky, Diretor Adm. Financeiro e Marcos Hardt, Diretor de Operações e, Samuel Koch, presidente do Conselho Deliberativo. A novidade fica para as diretorias setoriais e regionais, com representantes nas diversas regiões turísticas do Estado onde a ABIH-SC possui associados. O objetivo é aproximar a entidade, lutando pelos interesses em cada região.
“Mais do que nunca precisamos capacitar, treinar, motivar os nossos colaboradores, bem como desenvolver e preparar os gerentes, proprietários de equipamentos turísticos para a gestão dos seus negócios. Este é o nosso propósito. Estas são as nossas metas”, afirmou Osmar Vailatti em seu discurso de posse.
O projeto da atual gestão está sintetizado em uma base robusta, que envolve a realização do Encatho e Exprotel; um calendário expressivo de cursos de capacitação; na defesa dos interesses dos associados; na prestação de apoio jurídico; nos controles rígidos e transparentes das receitas e das despesas; plano de marketing detalhado; no fortalecimento das parcerias; na prospecção de novos associados e no trabalho em sintonia com os Diretores Regionais para uma perfeita atuação em todo Estado de Santa Catarina.
O Secretário Estadual de Turismo, Cultura e Esportes, Leonel Pavan, falou sobre a importância da entidade no cenário turístico do Estado. “Com a nova administração do aeroporto, a construção de um dos maiores centros de eventos da América Latina, em Balneário Camboriú, um turismo que contempla as quatro estações o ano inteiro - em nossas diversas regiões, precisaremos muito de uma hotelaria ainda mais fortalecida e qualificada. As ações da ABIH-SC, e a retomada do Encatho & Exprotel, sem dúvidas, são fundamentais”, enfatizou Leonel Pavan ao fazer uso da palavra.
Após os discursos, a diretora de Eventos da ABIH-SC, Lara Perdigão, lançou o Encatho & Exprotel, que chega a sua 30ª edição com a mesma proposta de reunir profissionais, estudantes e empresários dos meios de hospedagem, agências de viagens e restaurantes, além de fornecedores, entidades do trade e imprensa especializada para discutir, trocar experiências e conhecer novos produtos e serviços para aperfeiçoar seus empreendimentos. Neste ano, o evento acontece de 09 a 11 de agosto, com local e tema ainda a ser definido, mas com a bandeira “Precisamos estar juntos”.

O diretor presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Osmar José Vailatti, justificou a temática do evento. “No contexto em que vivemos, quando vivenciamos uma temporada de verão aquém do que esperávamos, quando atravessamos momentos difíceis na área política, na economia com o desemprego e na queda do poder aquisitivo, precisamos mais do que nunca nos unirmos, darmos as mãos, focar o segmento em que atuamos com mais profissionalismo, criatividade e inovações. Por isso eu convoco todos os empresários, autoridades e profissionais, a estarmos todos juntos, em prol do desenvolvimento do setor turístico catarinense”, conclamou Vailatti.

Hotelaria de SC sente efeitos da crise

A crise econômica fez-se sentir no perfil do turista que escolheu o litoral de Santa Catarina nesta temporada de verão.  De acordo com a Pesquisa Verão 2017 realizada pela Fecomércio SC e divulgada nesta segunda-feira no Centro de Eventos do Sesc Cacupé, em Florianópolis, chamou atenção o crescimento expressivo da participação de turistas catarinenses (28,6%) e gaúchos (27,9%) em relação aos turistas dos demais centros emissores.
O fluxo turístico oriundo de centros muito próximos revela uma série de características, com destaque para o gasto menor em hospedagem, transporte, lazer e compras no comércio se comparado o último balanço com os gastos do ano passado. As praias catarinenses também receberam menos visitantes argentinos (10,7%) em razão da desvalorização do dólar e os efeitos da crise econômica naquele país.
O cenário otimista duante a pré-temporada não se confirmou. Menos da metade dos empreendedores considerou o movimento positivo. Como consequência, o setor registrou queda de 14% no faturamento em relação à temporada anterior. O levantamento da Fecomércio/SC foi realizado em Florianópolis, Balneário Camboriú, Imbituba, São Francisco do Sul e Laguna.
A pesquisa não aponta uma mudança significativa no perfil socioeconômico dos turistas. Apenas a presença da classe D (13%) mais do que dobrou. As demais flutuaram dentro da margem, levando-se em conta os números de temporadas anteriores.
"A desvalorização do dólar em relação ao ano anterior pode ter impactado na queda no número de visitantes e no poder de compra dos países vizinhos, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile, tradicionalmente responsáveis por uma boa fatia do turismo catarinense", aponta o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt.
Problemas em relação à mobilidade, abastecimento de água e tratamento de esgoto também podem ter frustrado as classes A e B no verão anterior, destaca o gerente de planejamento da entidade, Renato Barcellos. A repercussão negativa das águas negras de esgoto do Rio Papaquara durante a temporada de 2016, em Canasvieiras, ganharam espaços generosos na imprensa do Mercosul. 
"Para as classes mais altas, isso é o mínimo que se exige. Os problemas recentes acabam tendo influência nesse segmento. Cabe ao setores público e privado entenderem esses números e avaliarem qual a melhor maneira de atrair novamente o turista com maior poder aquisitivo", reforça.
Outro dado relacionado com a origem próxima dos turistas nesta temporada refletiu na hospedagem. A maioria dos visitantes na última temporada preferiu ficar em imóveis próprios (16,2%) e alugados ou na casa de parentes e amigos. Houve retração de cerca de 5% no setor hoteleiro. Somente três em cada 10 turistas buscaram hospedagem em hotéis e pousadas. Por outro lado, o tempo médio de permanência aumentou em até três dias no período.
Neste verão, houve maior procura por hospedagens consideradas modestas. Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis, Estanislau Bresolin, "é mais uma demonstração da perda do poder aquisitivo. Tivemos quase o mesmo número de pessoas, gastando 30% menos. Quando a economia está estagnada, o turista nem sempre deixa de viajar, mas procura opções mais baratas. Na crise, a primeira economia se concentra no lazer", conclui. 
O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, chama a atenção para os resultados obtidos na Serra Catarinense e outras regiões turísticas do Estado. "A Serra catarinense e eventos do calendário de festas, têm proporcionado balanços positivos ao setor". Wallendowsky entende que outros fatores vem influenciando o balanço turístico do litoral.
Para o presidente da Santur, "se avaliarmos nossas cidades litorâneas nos últimos 10 anos, o que de novo aconteceu para atrair as pessoas? Se o turista não vê algo novo, passa a procurar outros lugares. A Serra melhorou a lotação porque é uma novidade", alerta. A declaração do presidente estimulou o debate entre representantes do trade turístico. Um especialista, que preferiu não se identificar, concorda em parte com esta avaliação. "Só espero que os governos melhorem a infraestrutura, a acessibilidade nas praias e as estratégias de divulgação e promoção turística", pondera.
O presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, debateu os rumos do turismo no Brasil. Lummertz apresentou o novo modelo de gestão da autarquia. “Estamos no meio de uma verdadeira corrida no mundo do turismo internacional. Transformar a Embratur em serviço social autônomo trará mais flexibilidade de ações e proporcionará a busca de recursos de outras fontes além do orçamento da União", afirma. Segundo ele, para que a Embratur exerça firmemente o papel de indutor da alavancagem do fluxo desses turistas estrangeiros em direção ao Brasil, é preciso inovar, como países próximos têm feito, a exemplo da Argentina, Colômbia e México.


WTM Latin America será em abril

A WTM Latin America passará a sediar a primeira Mesa Redonda Ministerial sobre Turismo como Ferramenta para o Desenvolvimento. A agenda será realizada na World Travel Market Latin America 2017, que ocorrerá entre 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte, na capital paulista.
Segundo o diretor do evento, Lawrence Reinisch, promover um evento deste porte traz imensas possibilidades para o turismo da região e reflete a importância que o setor possui para esses países.
Os Ministros discutirão, na manhã do dia 5 de abril, como pautas acerca da integração dos países latino-americanos por meio da aviação intrarregional e promoção de destinos em roteiros integrados, temas de extrema relevância para o setor e seu desenvolvimento na América Latina.
A proposta das reuniões anuais entre os ministros da região foi aprovada em novembro passado, durante a 37ª edição da WTM London. Naquela oportunidade, as autoridades reafirmaram seu compromisso de trabalharem unidos para maximizar o potencial e a visibilidade do turismo corporativo e de lazer na América Latina.
“Dentre os tópicos debatidos no evento, destaque para a importância do turismo intrarregional, que contribui para aproximar os países latino-americanos criando novos laços e incrementando investimentos”, explica o diretor da WTM Latin America Lawrence Reinisch.
Segundo Lawrence, outro tema em pauta no encontro realizado durante a WTM London a ser destacado, foram os pacotes multidestinos, que preveem a visitação de dois a quatro países em uma única viagem. “A oferta combinada de cidades e países possibilita múltiplas experiências e vivências para o viajante e contribui para a integração econômica dos países envolvidos”, completa o diretor.
A reunião em Londres também abordou os legados da Copa 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. “É preciso aprender com esses eventos realizados no Brasil e buscar caminhos de aproveitá-los para a atração e captação de eventos de pequeno, médio e grande portes para a América Latina”.
De acordo com o Ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, e o diretor-executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, é fundamental a cooperação e colaboração entre os países para desenvolver o turismo e manter a América Latina como sede dos grandes eventos mundiais.
“Um dos propósitos da WTM Latin America é participar da inserção definitiva da região no mapa mundial do turismo. A aproximação entre a América Latina e o mercado internacional é de extrema relevância para o setor de modo geral”, diz Charlie Cracknell, diretor Sênior de Exposições da Reed Exhibitions.
A WTM Latin America, agora em seu quinto ano, atrai 9.000 executivos dos mais conceituados na indústria de turismo da América Latina. O evento em 2016 gerou mais de US$ 370 milhões em novos negócios, que foram realizados entre expositores e compradores. A WTM Latin America é parte do portfólio de eventos World Travel Market, que também inclui a WTM London, WTM Africa, Arabian Travel Market, WTM Connect Asia e International Golf Travel Market.


Balneário Camboriú sediou o Fórum MICE

As perspectivas e os possíveis caminhos para o Turismo de Eventos e Negócios foram discutidos na manhã de sexta-feira, 24, em Balneário Camboriú, durante a primeira edição do Fórum MICE da cidade. O evento, sob organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, reuniu representantes da esfera municipal, estadual e nacional e fomentou a discussão do tema através de apresentações, um painel e uma palestra com o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Reed Exhibitions, o uruguaio Juan Pablo de Vera.
 Com mais de 25 anos de experiência no setor de eventos, o profissional da empresa organizadora de eventos líder no mundo, ressaltou a importância do Mercado MICE, que representa hoje 54% do turismo mundial e destacou alguns dos aspectos mais relevantes do setor, que inicia geralmente com a escolha do destino, passa pelo conteúdo diferenciado, e principalmente pela realização de um evento único, que saia do comum e busque estimular as sensações do participante. Para conquistar este mercado, Juan destacou a importância de um planejamento para o destino, a incorporação dos recursos de tecnologias e a busca de uma característica para vender Balneário que realmente a represente e a diferencie.
 O presidente do Convention Bureau, João Francisco Barão, aproveitou o momento para destacar as vocações de Balneário Camboriú e a importância da visão do turismo regional, que tende a fortalecer ainda mais o destino. Para ele, a palavra chave é gestão, passando pela capacitação de toda a cadeia que trabalha com o turismo, além de um trabalho com o próprio morador da cidade, na busca por um destino ainda mais hospitaleiro.
 O vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Geninho Góes, discorreu sobre as principais estratégias de captação de eventos, que em sua maioria, já estão sendo realizadas pela entidade, como a importância de um material de qualidade para vender a cidade, criação de um calendário de eventos unificado e atualizado, elaboração de um guia de vantagens, busca pelos embaixadores e aspectos como a criação de uma campanha de cordialidade e um plano para melhorias na infraestrutura.
 Um dos pontos altos do evento foi o painel, que reuniu o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o secretário adjunto de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco dos Anjos, e o secretário de turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira.  Vinicius Lummertz também destacou a vocação de Balneário Camboriú, que já traz o conceito de cidade boa para se viver, mas ressaltou a necessidade de estar sempre inovando. “Precisamos estar sempre trazendo novidades para o turista, a exemplo do que Balneário já está fazendo com os cruzeiros, que começarão a atracar na cidade e o próprio Centro de Eventos”. O presidente ainda lembrou a questão política. “Não conseguimos transformar o turismo em uma plataforma política, o turismo não entra no debate dos governadores, por exemplo. É preciso uma liderança e a união da população para provocar um maior investimento neste segmento” disse.

 O secretário de Turismo de BC destacou a parceria com o Convention na divulgação do destino com o Projeto Visite Balneário Camboriú e Região, que é o mais importante, e trouxe os principais dados da cidade, que é o município mais premiado do Brasil e com o quarto melhor IDH. Francisco dos Anjos, lembrou do fortalecimento de alguns movimentos como a economia criativa, que precisa ser materializada e também atualizou o público com as últimas informações do Centro de Eventos, agora previsto para novembro.

Florianópolis, 344 anos de magia

Conhecida como a “ilha da magia”, Florianópolis celebra nesta quinta-feira (23) seus 344 anos com muita festa. Apresentações de artistas locais (manezinhos) e cantores nacionais, no Trapiche da Avenida Beira-mar Norte, estão entre os atrativos culturais da festa em homenagem à capital catarinense. A programação de comemoração foi iniciada no último sábado (18) e só termina na segunda-feira (26). Além da ilha de Santa Catarina, a capital ocupa parte do continente, incorporada à cidade em 1927 com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis.
O turismo em Florianópolis é rico em atrativos históricos, culturais e naturais, com mais de 40 praias. Entre as mais badaladas estão Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Mole e Joaquina, cenário de campeonatos nacionais e internacionais de surf. A atividade turística contribui para a economia local o ano inteiro.
A movimentação da cidade é intensa, notadamente no verão, com a chegada de estrangeiros, principalmente argentinos, além de gaúchos e turistas das demais regiões do Brasil. A ilha é recortada com várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. Os bairros ficam entre as montanhas, lagoas, manguezais, dunas e praias e são interligados por rodovias sinuosas.

Os cenários entre um atrativo e outro são paradisíacos, como a famosa Lagoa da Conceição, no centro da ilha. Nos arredores da lagoa, se destacam as rendas de bilro, de tradição açoriana. No Centro Histórico, estão atrativos importantes como a Catedral de Nossa Senhora do Desterro (nome original da cidade), a Figueira Centenária da Praça XV de Novembro, o Museu Cruz e Sousa (antigo palácio do governo), o Teatro Álvaro de Carvalho, a Alfândega e o Mercado Público. Apesar das construções modernas, a paisagem urbana ainda mantém o aspecto colonial. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha estão entre os bairros mais preservados, onde predomina a pesca artesanal.

segunda-feira, 20 de março de 2017

Salão Paranaense é realizado com sucesso

Após três dias de intensa programação, a ABAV-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná) finalizou no último sábado a 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo satisfeita com os resultados. Cerca de 3 mil participantes entre expositores, agentes de viagens e profissionais do trade turístico passaram pelos corredores da feira de negócios, palestras e eventos paralelos.
Anfitrião do evento, o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe, destacou os pontos positivos na realização de seu primeiro Salão à frente da entidade. “Trouxemos para o evento uma gestão transparente, simples, salientando aquilo que fazemos e representamos na ABAV. O balanço foi bastante positivo, mas é claro que para o próximo ano queremos mais. Várias ideias já surgiram como forma de aprimorar as ações”. 
O 23º Salão Paranaense de Turismo teve o patrocínio do Sistema Fecomércio, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. Foram parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná.

Além do grande público presente nas duas palestras principais, durante os dois dias de Salão 555 agentes de viagens puderam se qualificar e se atualizar sobre diversos âmbitos da profissão. Entraram em pauta destinos internacionais e nacionais, além de debates sobre o Turismo no Paraná e a qualificação do agente de viagens para o mercado atual. “Diante de uma programação intensa e variada, com duas salas simultâneas, palestras e painéis, tivemos um bom número de participantes, mas que ainda tem potencial para crescer. É de fundamental importância a criação de consciência por parte dos agentes de viagens acerca da oportunidade que eles têm em se aprimorar gratuitamente, no mínimo uma vez por ano, durante o evento”, destacou a diretora de capacitação da ABAV-PR, Ana Paula Lacerda Garcia.

Guia da Costa Esmeralda presente ao evento

O Guia Turístico Oficial da Costa Esmeralda esteve presente à 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, realizada em Curitiba de 16 a 18 de março. Durante o evento, a publicação foi fartamente distribuída aos agentes e operadores de turismo, imprensa especializada e público em geral.

O Guia é uma publicação da revista “Viagens & Eventos” e traz informações sobre os atrativos turísticos e dicas de hospedagem e alimentação dos municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo, que formam a região conhecida como Costa Esmeralda.

Concessão vai destravar Aeroporto de Florianópolis

A partir do dia 28 de julho deste ano, o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, será administrado pela operadora Zurich Airport AG, da Suíça. O grupo foi vencedor do leilão promovido pelo Programa de Parceria de Investimentos (PPI), na quinta-feira (16), na Bovespa em São Paulo. Os suíços ofertaram R$ 83,3 milhões pela outorga da estrutura catarinense. O prazo de concessão é de 30 anos.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio SC) defende as concessões no país diante da necessidade de destravar importantes obras de infraestruturas, como a melhoria nos aeroportos.
“Com a atual situação financeira de outros estados, o Programa de Parceria de Investimentos (PPI) emerge como solução viável para modernizar as estruturas já existentes e superar a retração econômica e o déficit infraestrutural do Brasil, que prejudica produtividade. Entendemos que com as concessões virão uma série de contrapartidas benéficas”, ressalta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Segundo o empresário, a expansão do aeroporto refletirá de forma positiva para o turismo e consequentemente para toda cadeia produtiva em Santa Catarina.
No estudo de viabilidade, que baseou a cessão da estrutura para a iniciativa privada, feito por um consórcio comandado pelo escritório Moysés e Pires Sociedade de Advogados, há previsão da aplicação de R$ 618 milhões em recursos nos primeiros dois anos. Após assumir a administração do aeroporto, a concessionária precisará aplicar até 2019 dois terços dos R$ 988 milhões que o estudo aponta como necessários para investimentos até 2047, quando termina o contrato de 30 anos.

Com a concessão, a empresa suíça terá que construir um novo terminal de passageiros e um estacionamento no aeroporto Hercílio Luz. Estão previstas também melhorias imediatas nos terminais, como a revitalização e atualização de sinalizações e de sistema de iluminação, oferecimento de internet gratuita de alta velocidade, além de melhorias de banheiros e fraldários, sistemas de climatização, escadas e esteiras rolantes.

Os vencedores do Prêmio Panorama de Turismo

Um concorrido e prestigiado jantar no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na última quarta-feira, 15, marcou o anúncio dos vencedores do Prêmio Panorama do Turismo - Profissionais do Ano 2016. Nessa quinta edição, a principal premiação do Estado no segmento totalizou, em eleição pela internet, mais de 39.000 votos nos candidatos às 19 categorias em disputa. O prêmio é uma realização do Instituto Panorama do Turismo e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, através da sua Câmara Empresarial de Turismo. Dessa vez, contou com o patrocínio da Itaipu Binacional e da Federação de Asseio e Conservação do Paraná-Facop e apoio do Museu Oscar Niemeyer e da empresa Hoffmann.
Por categoria, os vencedores da edição 2016 do Prêmio Panorama do Turismo são: Meio de Hospedagem – Jaime Mendes; Estabelecimento Gastronômico – Jorge Tonatto; Agência de Emissivo – Adonai Arruda Filho; Instituição de Formação e Pesquisa – Carlos Silva; Empresa de Eventos – Susan Klein; Espaço de Eventos – Marcelo Bueno Franco; Companhia Aérea – Jonas Maciel; Projeto Inovador – Susan Klein; Transportadora Terrestre – Ênio Murilo Dal Negro; Agência de Receptivo – Adonai Arruda Filho; Guia de Turismo – Ivete Fagundes; Ente Turístico – Mauro Bandeira; Associativismo Regional – Tatiana Turra; Divulgação Turística – Michelly Correa; Turismo Cultural – Renato Carneiro; Operadora – Adonai Arruda Filho; Estabelecimento de Entretenimento e Lazer –Vilson dos Santos; Roteiro Turístico – Bibiana Antoniacomi; Top Tur – Paulo Angeli.

Na solenidade, a direção do Instituto Panorama do Turismo ainda prestou homenagens especiais ao secretário de Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, ao ex-vereador Jorge Bernardi e ao artista plástico Luiz Gagliastri, criador do troféu que deu materialidade do prêmio.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Aberta a Bolsa de Turismo de Lisboa

Em mais uma ação para posicionar a oferta turística brasileira no mercado internacional de viagens, a comitiva do Ministério do Turismo, chefiada pelo secretário executivo, Alberto Alves, iniciou na última quarta-feira (15) suas atividades na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento reúne, até sábado (18), representantes de 42 países em Lisboa, Portugal.
A 29ª edição da feira conta com 1,2 mil expositores e estima receber 75 mil visitantes. Durante o evento, estados, operadores de turismo e dos setores hoteleiro e aéreo promovem os principais atrativos de cada região. No estande do Brasil na BTL, os visitantes encontram informações e guias sobre as rotas turísticas de Alagoas, Amazonas, Balneário Camboriú, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Além dos tradicionais destinos de sol e praia, nesta edição da feira, o turismo brasileiro oferece diversas opções de roteiros culturais, históricos, de aventura e ecoturismo pelo país. "Nessas feiras internacionais, abrimos janelas de oportunidades importantes para o Brasil, tanto de investimentos como de competitividade no âmbito internacional. Saímos com nossos atrativos fortalecidos", comentou o secretário executivo, Alberto Alves.

A abertura da Bolsa de Turismo de Lisboa contou com a participação do ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral e da secretária de Estado de Turismo, Ana Mendes Godinho.

Fórum Panrotas atinge os seus objetivos

Aconteceu em São Paulo, nos dias 13 e 14 de março, o Fórum Panrotas, considerado um dos maiores eventos de tendências e debates do turismo brasileiro. Este ano, o Panrotas também contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, que falou sobre os avanços que devem ser feitos para que o Brasil se torne um país mais competitivo no setor de turismo. Na manhã de terça-feira (14), o ministro discutiu o tema junto a empresários do setor de cruzeiros, receptivo e operadores turísticos.
Entre os pontos destacados por Marx Beltrão, que abriu o Painel “Políticas Públicas para o desenvolvimento do Turismo”, está a necessidade de modernização da legislação do setor e a ampliação da promoção nacional e internacional. O ministro apresentou aos empresários do setor de cruzeiros, receptivo e operadores turísticos, as medidas que estão sendo defendidas pelo Ministério do Turismo junto ao governo federal. São elas: a dispensa de vistos a países estratégicos, a ampliação da conectividade aérea, a modernização da Lei Geral do Turismo e a reformulação do modelo de gestão da Embratur.
Para o diretor do Instituto, Sérgio Flores, a presença da Embratur no Fórum Panrotas é fundamental para que haja conexão com todas as esferas do setor em um momento em que o turismo pode ser uma das fontes para o crescimento da economia, como gerador de empregos e divisas.
“O principal objetivo da autarquia é potencializar a promoção dos destinos brasileiros e, com isso, o fórum se torna essencial para que a troca de experiência fortaleça o trabalho de promoção e divulgação do Brasil. Os temas apresentados destacaram, principalmente, a influência da tecnologia e os novos modelos de negócios dos representantes nacionais e internacionais do setor de turismo”, afirmou o diretor.

O evento, que chegou à sua 15ª edição, apresentou tendências e novidades para o setor por meio de palestras, painéis, entrevistas e apresentação.

terça-feira, 14 de março de 2017

Justiça suspende cobrança de bagagem

A Justiça Federal de São Paulo concedeu na tarde de segunda-feira (13) liminar que suspende a cobrança extra pelo despacho de bagagem. A norma havia sido aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e entraria em vigor na terça-feira, dia 14.
Pela decisão do juiz, ficam mantidas as regras atuais para o despacho de bagagens. Pela regra atual, os passageiros podem despachar um volume de até 23 kg nos voos nacionais e dois volumes de até 32 kg nos internacionais.
A Anac vai recorrer da decisão da Justiça. Em comunicado, a agência informou que "respeita as instituições, mas adotará as providências necessárias para garantir os benefícios que acredita que as novas regras oferecem a toda a sociedade brasileira. As novas normas buscam aproximar o Brasil das melhores práticas internacionais, trazendo novos estímulos para a competição entre as empresas aéreas, com mais opções de preços aos passageiros e seus diferentes perfis, como aqueles que pretendem transportar apenas os 10 kg na bagagem de mão."
O pedido de anulação havia sido feito pelo Ministério Público de São Paulo na quinta-feira (9). Segundo o MPF, a nova regra contraria o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, além de ferir a Constituição por promover a perda de direitos já adquiridos pelos consumidores.
Na decisão desta segunda, o juiz José Henrique Prescendo afirma que "as alegações do MPF são relevantes". O magistrado afirma que as novas regras "deixam o consumidor inteiramente ao arbítrio e ao eventual abuso econômico" por parte das companhias aéreas. "Mesmo o dispositivo que amplia de 5 quilos para 10 quilos a franquia de bagagem de mão não representa uma garantia ao consumidor, uma vez que esta franquia pode ser restringida pelo transportador, fundamentado na segurança do voo ou da capacidade da aeronave."
Pela regra aprovada pela Anac e suspensa nesta segunda, o passageiro passaria a pagar à parte por bagagens despachadas em voos nacionais e internacionais. Hoje, esse serviço não tem taxa extra. O limite de peso de bagagem de mão passaria de 5 para 10 quilos. Na prática, a medida permitiria que as empresas criem suas próprias regras sobre o despacho de bagagens.
A decisão, no entanto, suspende apenas as normas relativas às bagagens. Outras medidas, como regras a respeito de informações e cancelamento de voos, não foram atingidas.
Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa Gol, Latam Brasil, Azul e Avianca, lamentou a decisão e classificou a medida de "anacrônica".

Segundo a Abear, a decisão cria insegurança jurídica para o setor aéreo e vai na contramão das práticas adotadas no mundo inteiro, onde a livre concorrência permitiu uma aviação de maior qualidade e menor preço. "A decisão de hoje pode interromper uma mudança importante na aviação brasileira, que começou em 2002, com a liberação dos preços dos bilhetes", diz.

Foz do Iguaçu lança campanha em Curitiba

Buscando uma maneira inovadora para sua promoção, o Destino Iguaçu lançou a campanha “Iguaçu tem a maior queda por você”, na última terça-feira, 14, em Curitiba. O diferencial do projeto será o stand up com o comediante Afonso Padilha, que expõe as experiências vivenciadas no Destino Iguaçu.
É uma nova abordagem de promoção e vendas do destino trinacional (Brasil, Paraguai e Argentina) no mercado nacional. Estiveram presentes mais de dez empresas do setor de turismo de Foz do Iguaçu, entre agências de turismo receptivas, hotéis e atrativos turísticos, que levaram seus produtos aos mais de 100 agentes de viagem convidados.
“Queremos promover o Destino Iguaçu com capacitações diferentes de tudo aquilo que já realizamos, visando surpreender e sensibilizar os profissionais do turismo”, afirma Basileu Tavares, diretor executivo do Iguassu CVB.

O projeto “Iguaçu tem a maior queda por você!” prevê a realização de 16 eventos direcionados aos agentes de viagens no Brasil, com agenda programada para o ano todo. Em todas as etapas haverá um show de Stand Up Comedy, podendo atuar até dois comediantes: Afonso Padilha (comediante, humorista e roteirista de Curitiba) e Rodrigo Marques (humorista de Stand up Comedy e integrante do “A Culpa é do Cabral” do Comedy Central, de São Paulo).

23º Salão Paranaense de Turismo começa dia 16

De 16 a 18 de março, acontece em Curitiba o 23º Salão Paranaense de Turismo, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR). Considerado uma vitrine do Turismo no sul do país e Mercosul, o evento é exclusivo para profissionais do trade turístico e abrange Feira de Negócios, capacitação técnica e oportunidades para networking e eventos paralelos. “Nesta edição, fortalecemos novamente a capacitação técnica, considerada um dos pilares da nossa gestão frente à entidade, por entender que um negócio de sucesso começa com a aquisição de conhecimento sobre produtos e serviços. Fora isso, o evento também é uma grande oportunidade de estreitar laços com fornecedores e parceiros de negócios”, diz o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe.
 Na Feira de Exposições participam todas as empresas e organizações do trade turístico, entre operadoras de turismo, companhias aéreas, destinos nacionais e internacionais, hotelaria, serviços turísticos, entidades e outros. “Além dos espaços tradicionais, de 9 m2, estamos oportunizamos espaços para os pequenos negócios, que também tem seus diferenciais e atrativos para os agentes de viagens”, explica o presidente da ABAV-PR, Pedro Kempe. Nos três dias de evento espera-se reunir cerca de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, profissionais do trade turístico e fornecedores.

 O 23º Salão Paranaense de Turismo tem patrocínio do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Hard Rock Café Curitiba, Itaipu Binacional e Vital Card. São parceiros estratégicos do evento ABEOC Brasil, Abrasel Paraná, Infraero, Oktoberfest Curitiba 2017, Paraná Turismo, Slaviero Hotéis e Transtupi. Como apoiadores desta edição estão ABIH Paraná, Bourbon Hoteis, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Federação dos Convention & Visitors Bureau, Sebrae Paraná, Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação e Sindetur Paraná. A lista de expositores pode ser visualizada em www.salaoparanaense.com.br.

12º Festival das Cataratas será em junho

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, já onfirmou a sua presença no 12º Festival das Cataratas. O evento - que no ano passado reuniu mais de 7 mil participantes - será realizado em Foz do Iguaçu nos dias 28, 29 e 30 de junho.
 Além de ajudar a elevar o nível das discussões e atividades do Festival, a presença de Lummertz consolida a boa relação existente entre o presidente e o Destino Iguaçu. Ao reassumir a presidência do órgão, em julho do ano passado, por exemplo, ele reafirmou que, entre as metas de gestão está a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico, legislação que tramita na Casa Civil do governo federal. Essa medida interessa especialmente a Foz do Iguaçu, que seria a primeira cidade beneficiada com nova lei.
Um ano antes, durante a abertura do Festival das Cataratas, ele destacou o exemplo de Foz do Iguaçu como sucesso de destino turístico e detentora do primeiro lugar no índice de competitividade turística e reuniu-se com o trade turístico para discutir mecanismos para incrementar o fluxo de turistas na região. Um dos assuntos foi justamente a transformação de Foz em área especial de interesse turístico, o que garantiria, entre outros aspectos, legislação fiscal e tributária diferenciada e licenciamento ambiental simplificado, facilitando a atração de investimentos.
 Na ocasião, o presidente disse que "Foz do Iguaçu é um exemplo de turismo nesse País. Ela prova que precisamos pensar formas novas, em parceria com o mercado, a exemplo do que é feito entre a cidade e a usina de Itaipu", afirmou. Ele disse, ainda, que "Foz é um destino aberto a concessões e PPPs, por isso é esse sucesso".

Em 2016, o então presidente da Embratur, José Antônio Parente, durante o Festival das Cataratas se comprometeu a dar grande divulgação ao Destino Iguaçu durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, e apoio à prorrogação da cota de isenção de impostos em gastos no exterior por via terrestre em US$ 300.

sexta-feira, 10 de março de 2017

Avianca decide não cobrar bagagem

Durante coletiva de impresa no lançamento do seu novo voo para Foz do Iguaçu, a Avianca anunciou que ainda não cobrará pelas bagagens despachadas pelos passageiros. Segundo nova regra aprovada pela Anac, a partir de 14 de março, as companhias aéreas poderão cobrar por qualquer tipo de bagagem despachada. A ideia é que com isso a tarifa seja reduzida.
Segundo Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca, no momento a companhia não adotará a nova regra. “Estamos esperando para ver como o novo procedimento será e até optamos por não cobrar nada do passageiro. Não estamos desobedecendo a resolução, só estamos nos adaptando e vendo a melhor forma de criar um produto que seja competitivo para o cliente”, explicou.

Porém, a Avianca adotará o direito do passageiro carregar consigo uma mala de até 10 quilos na bagagem de mão (hoje o limite é de apenas 5 quilos).

MPF pede anulação das novas regras de bagagens

O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo quer que a Justiça anule liminarmente as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que autorizam as companhias aéreas a cobrarem taxas para o despacho de bagagens. A norma, que consta da resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016, vale para voos domésticos e internacionais e está prevista para entrar em vigor no próximo dia 14. O MPF destaca que a cobrança fere os direitos do consumidor e levará à piora dos serviços mais baratos prestados pelas empresas.
Atualmente, passageiros têm o direito de despachar itens com até 23 kg em voos nacionais e dois volumes de 32 kg cada em viagens internacionais sem pagar taxas extras. Na cabine, os consumidores podem levar bagagens que não ultrapassem 5 kg. O artigo 13 da nova resolução da Anac elimina a franquia mínima de bagagem despachada. Segundo o artigo 14, o valor pago pela passagem incluiria apenas a franquia da bagagem de mão de 10 kg, peso que pode ser reduzido “por motivo de segurança ou de capacidade da aeronave”. A autarquia argumenta que as alterações possibilitarão a queda das tarifas aéreas.
Porém, a Anac efetuou a mudança sem analisar a estrutura do mercado brasileiro nem avaliar o impacto da medida sobre os passageiros com menor poder aquisitivo. Ao apostar na concorrência como fator de ajuste dos preços, a agência reguladora ignorou o fato de o Brasil dispor de um número restrito de empresas, o que torna o setor pouco competitivo, sem grande disputa por tarifas mais baixas. Uma perícia realizada pelo MPF concluiu que o objetivo das novas regras é ampliar o lucro das companhias, que reduzirão a qualidade dos serviços de menor custo, já embutidos no valor das passagens, e aperfeiçoarão os pacotes mais caros para estimular os consumidores a comprá-los.
A nova norma contraria o Código Civil, que garante a inclusão da bagagem despachada no valor da passagem, e o Código de Defesa do Consumidor, que veda a chamada venda casada e a cobrança de taxas manifestamente excessivas. A resolução também vai de encontro à Constituição ao provocar o retrocesso de direitos já adquiridos pelos consumidores.

O procurador da República Luiz Costa, autor da ação civil pública manifestou-se pedindo a anulação das novas regras. “A resolução nº 400, ao permitir a limitação da franquia de bagagem, destoa de seu fim precípuo de existir, pois não tutela os consumidores e acentua a assimetria entre fornecedor de serviço e consumidor. Não restam dúvidas serem abusivas as limitações impostas pela mencionada resolução, deixando o consumidor em situação de intensa desvantagem”, pontuou Luis.

CHA prospecta negócios no setor hoteleiro

O grupo de agronegócios JBS assinou contrato para hospedagem para 2,2 mil diárias distribuídas para o Hotel Bela Vista, em Caxias do Sul (RS), da Cadeia de Hotéis Associados (CHA) e para outro estabelecimento hoteleiro localizado em Ana Rech, distrito turístico da cidade gaúcha. O momento é de renegociação de contratos com vários donos dos imóveis e que estão sob a gestão da rede, que atualmente administra 11 hotéis espalhados pelo Sul do país e em Minas Gerais. De acordo com o presidente Geraldo Linzmeyer, existe negociação para a CHA atuar em São Mateus do Sul (PR), onde já foram feitas duas visitas e o contrato está em análise. Ainda há prospecção inicial com um resort de águas termais em Ribeiro Pires (SP). “Isto mostra que o mercado está se recuperando e as indústrias estão se reaquecendo”, constata o presidente da CHA.
Consolidada no final de 2013, a CHA é uma rede de gestão hoteleira tem como objetivo fortalecer a operação administrativa de hotéis independentes e familiares. “Viemos para acolher e incentivar a diversidade dos vários meios de hospedagens que não tem como competir de igual para igual com as grandes redes estrangeiras que dominam nosso mercado”, explica Linzmeyer.

 Atualmente, a rede é constituída pelo Uberaba Apart Hotel (Uberaba - MG), Pampulha Design Hotel (Belo Horizonte – MG), Hotel Trocadero e Holz Hotel (Joinville - SC), Hotel Piçarras (Balneário Piçarras - SC), Pousada Dom Capudi (Bombinhas - SC), Hotel Bandeirantes (Balneário Barra do Sul - SC), Hotel Porto de Paz (São Francisco do Sul - SC), Itapoá Marina Hotel (Itapoá - SC), Pousada Água Marinha (Guaratuba - PR) e Bela Vista Parque Hotel (Caxias do Sul – RS).

2017, um ano de muitos feriados prolongados

O calendário de feriados de 2017 é generoso. Depois da tradicional “pausa” para o Carnaval, o primeiro semestre traz ainda outras quatro datas que vão permitir dar aquela esticada na folga da escola ou do trabalho. E não será preciso esperar muito por isso. O mês de abril terá praticamente três semanas seguidas com feriados prolongados, se o dia 1º de maio, logo em seguida, for levado em conta também.
As folgas consecutivas começam no dia 14 de abril, sexta-feira, quando se celebra a Paixão de Cristo. A data, como sempre, antecede o domingo de feriado da Páscoa. Exatamente uma semana depois, o calendário nacional traz o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril. A folga será numa sexta-feira e será, de novo, muito bem-vinda para os que tiverem a sorte de emendar com o fim de semana.
E não acaba por aí. O sábado e o domingo seguintes - 29 e 30 de abril - se ligam à segunda-feira em que se comemora o Dia do Trabalho. A data é feriado em vários país e celebrada no Brasil desde 1925.
Se a maré de feriados estendidos não é bem vista pelos setores da indústria e do comércio, que alegam prejuízos por manter as portas fechadas, por outro, o ramo de turismo e lazer está rindo à toa.
Balanço divulgado pelo Ministério do Turismo no início do ano mostra que o tempo extra de folga que o trabalhador terá com os feriados prolongados deste ano vai injetar R$ 21 bilhões no setor. A projeção considerou um acréscimo de 22 dias de folga, quando 10,5 milhões de viagens deverão ser feitas.
Confira abaixo feriados e pontos facultativos de 2017 a partir de abril:
14 de abril (SEX):
Paixão de Cristo (feriado nacional)
21 de abril (SEX):
Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio (SEG):
Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional)
15 de junho (QUI):
Corpus Christi (ponto facultativo)
7 de setembro* (QUI):
Independência do Brasil (feriado nacional)
12 de outubro (QUI):
Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
28 de outubro (SÁB):
Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro (QUI):
Finados (feriado nacional)
15 de novembro (QUA):
Proclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembro (SEG):
Natal (feriado nacional)


Bristol Hotels chega à capital pernambucana

Em franco crescimento pelo Brasil, a rede de hotéis Bristol Hotels chega ao Estado de Pernambuco. No último dia 6 assumiu a operação do Bristol Recife Hotel & Convention e o Bristol Recife Suítes & Convention, anteriormente denominados Beach Class Convention - Hotel e Flat, com duas torres que dividem extensa área comum, localizadas em uma das regiões mais nobres de Recife: o bairro da Praia de Boa Viagem, perto de tudo: centros comerciais e de lazer.
A duas torres que somam mais de 500 apartamentos e comungam os espaços e serviços do restaurante, lobby, bar, lavanderia, room service, salas para reuniões e eventos, business center, piscina, sauna seca e a vapor, fitness center e amplo estacionamento próprio.
No Bristol Recife Hotel & Convention os apartamentos são de categoria superior e têm 25 metros quadrados com completa estrutura para um exigente hóspede . Na torre exclusivamente de suítes, raro diferencial na indústria hoteleira do Brasil, o Bristol Recife Suites & Convention conta com dois padrões de apartamentos, ambos no conceito flat e serviços diferenciados, voltados ao segmento corporativo com mais conforto, para famílias e lazer. O Apto Luxo com 32 metros quadrados, sala de estar com TV a cabo, sofá-cama e mesa de jantar, banheiro com secador de cabelos, cofre eletrônico, estação de trabalho e cozinha americana com fogão, geladeira, chaleira e micro-ondas. O Apto Premium com generosos 53 metros quadrados, oferecendo, além da sala de estar, banheiro e cozinha americana, dois quartos – solteiro e suíte casal. Ambos os tipos com ammenities diferenciadas e serviços exclusivos.

Luiz Fantin, Diretor de Marketing da Bristol, comemora a expansão da rede na região nordeste e anuncia mais novidades para 2017: a abertura de mais 6 hotéis distribuídos pelas cidades de Manaus (AM), Ubá (MG), Viçosa (MG), Imperatriz (MA), Catalão (GO), e Rio Bonito (RJ), chegando a 32 hotéis em operação no ano do seu 30º aniversário.

Após três anos, Canela retornará ao Festuris

O prefeito de Canela, Constantino Orsolin e o secretário de Turismo, Ângelo Sanches, participaram na manhã da última terça-feira (7), na Prefeitura de Canela, de uma reunião com o diretor da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, Eduardo Zorzanello, que estave acompanhado por Andréa Ramm de Oliveira, gerente do Departamento Comercial da empresa. Na pauta do encontro foram abordados assuntos relacionados ao turismo regional e também o retorno do município de Canela ao Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo.
Tendo em vista a importância do evento, que reúne operadores e agentes de turismo de todo o País e do exterior, o secretário Ângelo Sanches confirmou o interesse da Prefeitura de Canela ter um estande próprio na 29ª edição da mais importante feira de turismo da América do Sul, após três anos de ausência. “Canela vai resgatar suas raízes no Festuris 2017 e vamos aproveitar ao máximo o evento para divulgar e vender a nossa cidade para o mundo”, projeta Ângelo Sanches.

O diretor da Rossi & Zorzanello também valorizou a parceria. “A participação de Canela no Festuris é fundamental para o fortalecimento do turismo em toda a Serra Gaúcha. Canela possui potencial para desenvolver turismo religioso, de aventura, gastronômico e cultural, valorizando suas características”, analisa Eduardo Zorzanello. O Festuris 2017 ocorre de 9 a 12 de novembro e a s inscrições para agentes de viagens, trade e estudantes já podem ser feitas no site www.festurisgramado.com .

terça-feira, 7 de março de 2017

Blumenau é a Capital Nacional da Cerveja

Coincidência do destino ou não, no mesmo dia que abre o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, a cidade será reconhecida oficialmente como a Capital Nacional da Cerveja, um título importante para a profissionalização do mercado e para o turismo regional como um todo.
Nesta quarta-feira, 8, o presidente Michel Temer sancionará a lei, de autoria do deputado federal Décio Lima. O petista é um dos convidados da solenidade e, ironicamente, se comparecer, pode aparecer na foto junto a aquele que é chamado de “golpista” pelos petistas.
Vai ser uma festa dos políticos em Brasília. Além de Décio Lima, foram convidados (e já confirmaram presença) o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) , o senador Dalírio Beber (PSDB), relator do projeto no Senado, o deputado federal Esperidião Amim (PP), relator na Câmara, o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e o secretário estadual de Turismo, Leonel Pavan (PSDB).
Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo, não vai à Brasília. Guilherme Guenther, diretor administrativo do Parque, o representará. Os dois mereciam estar lá, contribuíram muito para a cidade chegar a este patamar.
Empresários do ramo também foram convidados, como Carlo Lapolli, presidente da Associação das Micro Cervejarias de SC e Richard Steinhausen, presidente do Conselho Municipal de Turismo. Não sei de convite para Valmir Zanetti, presidente do Convention Bureau, mas merecia.
A corte da Oktoberfest, Rainha e princesas, também estarão presentes ao lado de Temer.
Independente de presidente, de governo, esta é uma conquista da cidade, que contou com o apoio de alguns políticos.

Blumenau tem muito a ganhar com este título do ponto de vista do turismo e desenvolvimento econômico.

Turismo em SC precisa ser repensado, diz Walendowsky

Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, há uma necessidade urgente de repensar o turismo no Estado. Se os turistas não estão vindo como se gostaria, diz, é preciso entender o porquê. Para Walendowsky, há um conjunto de fatores.
“Os aeroportos são ruins, as rodovias são ruins e, além disso, somos um destino caro. Os restaurantes são caros. Ainda por cima, os empresários aqui ficam esperando o turista vir, enquanto hoje você tem que ir até o turista, investir em publicidade”, afirma.
Ele também reitera que, com a internet, o turista pesquisa muito antes de decidir para onde vai, e uma das coisas que procura saber é se há novidade no destino:
“O Beto Carreiro mantém um público alto porque sempre tem atrações novas.Quando Florianópolis veio com os beach clubs isso era uma novidade no país. De lá pra cá, o que a cidade apresentou de novo? O Rio de Janeiro tem três museus novos por exemplo”, diz Walendowsky.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Raphael Dabdab, concorda que é preciso haver um esforço para melhorar a atratividade em Santa Catarina. Sobre o custo dos restaurantes, ele aponta o alto preço da cesta básica da Capital - a segunda mais cara do país conforme o Dieese -, o valor dos alugueis e da mão de obra. Segundo ele, o piso salarial dos garçons na Capital, de R$ 1235, é um dos mais elevados do  Brasil.

“Além de o poder aquisitivo das pessoas ter reduzido, o custo dos restaurantes aumentou. Nosso ICMS quase dobrou e o imposto sobre bebidas também aumentou. No começo do ano passado, 30% dos restaurantes no litoral do Estado estavam com prejuízo. No final do ano eram 40%”, afirma Dabdab.

59ª Conotel será em maio, em São Paulo

O Conotel – Congresso Nacional de Hotéis já está em sua 59ª edição e este ano será realizado de 17 a 19 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Este evento, com duração de 3 dias, tem como principal objetivo trazer informações setoriais e conhecimento para profissionais da área de hotelaria e afins. Sua programação é formada por palestras e debates de assuntos de interesse geral de seu público. A ABIH nacional é responsável pela formulação da grade de conteúdo do Conotel. Fundada no dia 9 de novembro de 1936, por ocasião do I Congresso Nacional da Hotelaria, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH – é uma das entidades mais antigas e atuantes do turismo nacional, consolidou-se no decorrer dos anos como uma confiável fonte de dados e informações setoriais e tem em seu quadro de associados as ABIHs regionais.

A intenção do 59º Conotel é de trazer assuntos e discussões para incentivar e capacitar o mercado hoteleiro a buscar um crescimento sólido, sustentável e contínuo, aproveitando o legado dos grandes eventos esportivos e o duro aprendizado que a crise nos deixa.

Santa Catarina discute ações de promoção

A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) sediou na quinta-feira, 2 de março, uma reunião com o presidente da Embratur, Vinicíus Lummertz e membros do trade turístico e de entidades do setor para discutir ações de promoção de Santa Catarina na América do Sul.
De acordo com Lummertz, a proximidade e a conectividade são dois critérios que permitem ampliar a competitividade do Estado em outros destinos da América do Sul. A consultora Gisele Lima, da Promo Inteligência Turística, apresentou dados de uma recente pesquisa da Embratur sobre os mercados sul-americanos, que indicou um alto potencial de crescimento na emissão de turistas, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile. A análise apontou ainda uma tendência de aumento do e-comerce no setor turístico, com cada vez mais consumidores definindo suas compras por meio da Internet e redes sociais. Mais 70% dos visitantes sul-americanos que vem para o Brasil não utilizaram agência de viagens. “Precisamos segmentar as formas de divulgação para cada perfil de turista. E a internet é a melhor ferramenta para isso", salientou Lummertz.
Na ocasião, o secretário Leonel Pavan reforçou a importância de buscar parcerias para o fortalecimento do setor no atual cenário de crise e de cortes orçamentários: “Pretendemos convidar os demais secretários dos estados do Sul do país para pleitear no âmbito federal mais recursos para a promoção da região Sul de forma conjunta”.

Participaram ainda da reunião o secretário-adjunto da SOL, Francisco dos Anjos, o presidente da Santur, Valdir Walendowski, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, o secretário de turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca e o secretário adjunto de turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, além de diversos representantes de entidades ligadas ao setor em Santa Catarina.

Festuris triplica tamanho do Espaço Luxury

Sucesso em 2016, o Espaço Luxury do Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo, terá seu tamanho triplicado pela organização em 2017. O aumento ocorre pela demanda natural do setor e o formato que deu muito certo na edição do ano passado. O espaço ficará situado novamente no centro da feira, em espaço nobre, na área internacional.
Em 2016, o Espaço Luxury foi lançado com 120 metros e rodadas de negócios, com agendamento antecipado entre expositores e compradores, do Brasil e do exterior, trazidos pela organização da feira. O formato agradou e será mantido e ampliado para edição de 2017 que ocorre de 09 a 12 de novembro em Gramado, na Serra Gaúcha.
A negociação dos espaços ocorre desde o final do ano passado e cinco marcas já garantiram sua participação, restando apenas 15 espaços. Outras negociações estão avançadas e a promessa é que o Espaço Luxury esteja com todos expositores confirmados nos próximos meses.

Segundo o Luxury Manager, Marcelo Zingalli, “o sucesso foi tanto que decidimos aumentar para 300 metros o Espaço Luxury para poder receber, além dos expositores do ano passado, novos fornecedores e com novo layout.”

quinta-feira, 2 de março de 2017

“Cidade Maravilhosa” comemora 452 anos

O Rio de Janeiro está comemorando 452 anos de fundação e nem precisa de muitas apresentações. É a Cidade Maravilhosa do Brasil, da princesinha do Mar (Copacabana) e da Garota de Ipanema. Suas praias mais procuradas estão na orla da zona Sul e no bairro da Barra da Tijuca, zona Oeste. Com 6,5 milhões de moradores, o destino recebe 7 milhões de turistas por ano. Além de suas belas praias, o local atrai tantos visitantes por seus pontos turísticos, como o Cristo Redentor, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, o Rio de Janeiro, que tem sua paisagem natural tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, continua em festa. No dia marcado pelo início da quaresma, também se comemora os 452 anos de fundação da cidade por Estácio de Sá em 1.565. Além da beleza natural, o Rio reúne monumentos representativos da história brasileira e são parte fundamental da paisagem carioca. Na Praça XV está o Paço Imperial, primeira sede da monarquia, e o Convento do Carmo, onde viveu D. Maria I, a rainha mãe e D. João VI, que governou o Brasil e Portugal, foi coroado. O Dia do Fico de D. Pedro I e a assinatura da Lei Áurea também ocorreram no local. Ainda na margem da Baia da Guanabara, a Ilha Fiscal (Espaço Cultural da Marinha) lembra um castelo de conto de fadas. O prédio de arquitetura neogótica, inaugurado em 1889 pelo imperador D. Pedro II, como posto aduaneiro, teria sido palco do último baile da Coroa seis dias antes da proclamação da República e da queda da Monarquia naquele ano. A Quinta da Boa Vista é outro palácio real cercado de jardins e lagos voltados para a paisagem verde do Rio de Janeiro. O palácio de estilo neoclássico, abriga o antigo Museu Real do Brasil com exposições de arqueologia, antropologia, zoologia, geologia, etnologia e paleontologia.

O Rio de Janeiro é cheio de atrações noturnas. A área mais famosa para curtir a noite é a Lapa, com seus diversos bares e boates que tocam, principalmente, samba. Há, ainda, atrações noturnas espalhadas pelas zonas sul e oeste. Nos meses que precedem o Carnaval, também dá para participar dos ensaios das escolas de samba em suas comunidades.

Portela é a campeã do Carnaval do Rio

A Portela é a escola de samba campeã do Carnaval de 2017 no Rio de Janeiro. Em uma disputa apertada, o título de campeã foi decidido na apuração do último quesito (enredo). A Portela terminou a apuração com 269,9 pontos, apenas um décimo a mais do que a escola que ficou em segundo lugar, Mocidade Independente de Padre Miguel, com 269,8. A Salgueiro ficou em terceiro, com 269,7 pontos.
A Portela levou ao Sambódromo um enredo que contou a relação histórica entre a humanidade e os rios, passando também por lendas e religiões. O último título conquistado pela escola tinha sido em 1984.

As escolas de samba são avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

Paraty comemorou o seu 350º aniversário

No último dia 28 de fevereiro, a cidade de Paraty-RJ comemorou os seus 350 anos. Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para esta viagem pelo "Túnel do tempo". A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente. No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha, e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais. Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.