As perspectivas e os possíveis caminhos
para o Turismo de Eventos e Negócios foram discutidos na manhã de sexta-feira,
24, em Balneário Camboriú, durante a primeira edição do Fórum MICE da cidade. O
evento, sob organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau,
reuniu representantes da esfera municipal, estadual e nacional e fomentou a
discussão do tema através de apresentações, um painel e uma palestra com o
vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da
Reed Exhibitions, o uruguaio Juan Pablo de Vera.
Com
mais de 25 anos de experiência no setor de eventos, o profissional da empresa
organizadora de eventos líder no mundo, ressaltou a importância do Mercado
MICE, que representa hoje 54% do turismo mundial e destacou alguns dos aspectos
mais relevantes do setor, que inicia geralmente com a escolha do destino, passa
pelo conteúdo diferenciado, e principalmente pela realização de um evento
único, que saia do comum e busque estimular as sensações do participante. Para
conquistar este mercado, Juan destacou a importância de um planejamento para o
destino, a incorporação dos recursos de tecnologias e a busca de uma
característica para vender Balneário que realmente a represente e a diferencie.
O presidente
do Convention Bureau, João Francisco Barão, aproveitou o momento para destacar
as vocações de Balneário Camboriú e a importância da visão do turismo regional,
que tende a fortalecer ainda mais o destino. Para ele, a palavra chave é
gestão, passando pela capacitação de toda a cadeia que trabalha com o turismo,
além de um trabalho com o próprio morador da cidade, na busca por um destino
ainda mais hospitaleiro.
O
vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Geninho Góes,
discorreu sobre as principais estratégias de captação de eventos, que em sua
maioria, já estão sendo realizadas pela entidade, como a importância de um
material de qualidade para vender a cidade, criação de um calendário de eventos
unificado e atualizado, elaboração de um guia de vantagens, busca pelos
embaixadores e aspectos como a criação de uma campanha de cordialidade e um
plano para melhorias na infraestrutura.
Um
dos pontos altos do evento foi o painel, que reuniu o presidente da Embratur,
Vinicius Lummertz, o secretário adjunto de Estado de Turismo, Cultura e
Esporte, Francisco dos Anjos, e o secretário de turismo de Balneário Camboriú,
Miro Teixeira. Vinicius Lummertz também
destacou a vocação de Balneário Camboriú, que já traz o conceito de cidade boa
para se viver, mas ressaltou a necessidade de estar sempre inovando.
“Precisamos estar sempre trazendo novidades para o turista, a exemplo do que
Balneário já está fazendo com os cruzeiros, que começarão a atracar na cidade e
o próprio Centro de Eventos”. O presidente ainda lembrou a questão política.
“Não conseguimos transformar o turismo em uma plataforma política, o turismo
não entra no debate dos governadores, por exemplo. É preciso uma liderança e a
união da população para provocar um maior investimento neste segmento” disse.
O
secretário de Turismo de BC destacou a parceria com o Convention na divulgação
do destino com o Projeto Visite Balneário Camboriú e Região, que é o mais
importante, e trouxe os principais dados da cidade, que é o município mais
premiado do Brasil e com o quarto melhor IDH. Francisco dos Anjos, lembrou do
fortalecimento de alguns movimentos como a economia criativa, que precisa ser
materializada e também atualizou o público com as últimas informações do Centro
de Eventos, agora previsto para novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.