A Feira Internacional de Turismo do
Pantanal – FIT 2017 – será realizada dos dias 20 a 23 de abril no Centro de
Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com o tema “Turismo Sustentável”, a expectativa
dos organizadores é receber cerca de 100 mil pessoas durante o evento, que é o
principal do turismo mato-grossense, realizado pelo Governo do Estado, por meio
da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Trade
Turístico, representado pelo Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso
(Sindtur).
O tema escolhido atende o direcionamento da
Organização das Nações Unidas (ONU), que elegeu 2017 como o ano do turismo
sustentável para o desenvolvimento. A FIT Pantanal contará com um investimento
de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhão do Governo do Estado e emendas
parlamentares, e o restante por meio dos parceiros e patrocinadores do evento.
A FIT contará com espaço para comercialização de produtos e pacotes turísticos
apresentados por diversos municípios e operadores.
Nesta edição a parceria com o Serviço
Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) se repetirá, sendo assim, caberá ao
órgão a gestão da área gastronômica do evento. O Senac deve promover atividades
ligadas ao segmento, como aulas-shows e apresentações, além de fazer a
curadoria do setor de gastronomia, garantindo que todos estejam afinados com o
tema ‘Turismo Sustentável’.
Outra importante parceria é com o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que estará
responsável pela gestão da ‘Aldeia do Conhecimento’ com palestras, workshops e
rodadas de negócios abordando temáticas sobre sustentabilidade, nichos de
mercado, tecnologia como diferencial competitivo, destinos turísticos e cidades
inteligentes, turismo de aventura, de negócios, de base comunitária, movimento
Slow Food, marketing digital, startups, entre outros.
Além disso, o Trade realizará no mesmo
espaço o ‘Fórum Regional de Desenvolvimento do Turismo Sustentável: Pantanal,
Amazônia e Cerrado’ trazendo especialistas e acadêmicos para discutir temas
ligados aos três eixos definidos para os debates: mercado, inovação e
sustentabilidade. A aproximação do conhecimento técnico aplicado ao mercado
turístico.
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