A Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte
(SOL) sediou na quinta-feira, 2 de março, uma reunião com o presidente da
Embratur, Vinicíus Lummertz e membros do trade turístico e de entidades do
setor para discutir ações de promoção de Santa Catarina na América do Sul.
De acordo com Lummertz, a proximidade e a
conectividade são dois critérios que permitem ampliar a competitividade do Estado
em outros destinos da América do Sul. A consultora Gisele Lima, da Promo
Inteligência Turística, apresentou dados de uma recente pesquisa da Embratur
sobre os mercados sul-americanos, que indicou um alto potencial de crescimento
na emissão de turistas, sobretudo da Argentina, Uruguai e Chile. A análise
apontou ainda uma tendência de aumento do e-comerce no setor turístico, com
cada vez mais consumidores definindo suas compras por meio da Internet e redes
sociais. Mais 70% dos visitantes sul-americanos que vem para o Brasil não
utilizaram agência de viagens. “Precisamos segmentar as formas de divulgação
para cada perfil de turista. E a internet é a melhor ferramenta para
isso", salientou Lummertz.
Na ocasião, o secretário Leonel Pavan
reforçou a importância de buscar parcerias para o fortalecimento do setor no
atual cenário de crise e de cortes orçamentários: “Pretendemos convidar os
demais secretários dos estados do Sul do país para pleitear no âmbito federal
mais recursos para a promoção da região Sul de forma conjunta”.
Participaram ainda da reunião o
secretário-adjunto da SOL, Francisco dos Anjos, o presidente da Santur, Valdir
Walendowski, o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, o
secretário de turismo de Florianópolis, Vinícius de Lucca e o secretário
adjunto de turismo de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira, além de diversos
representantes de entidades ligadas ao setor em Santa Catarina.
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