terça-feira, 28 de março de 2017

Balneário Camboriú sediou o Fórum MICE

As perspectivas e os possíveis caminhos para o Turismo de Eventos e Negócios foram discutidos na manhã de sexta-feira, 24, em Balneário Camboriú, durante a primeira edição do Fórum MICE da cidade. O evento, sob organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau, reuniu representantes da esfera municipal, estadual e nacional e fomentou a discussão do tema através de apresentações, um painel e uma palestra com o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Reed Exhibitions, o uruguaio Juan Pablo de Vera.
 Com mais de 25 anos de experiência no setor de eventos, o profissional da empresa organizadora de eventos líder no mundo, ressaltou a importância do Mercado MICE, que representa hoje 54% do turismo mundial e destacou alguns dos aspectos mais relevantes do setor, que inicia geralmente com a escolha do destino, passa pelo conteúdo diferenciado, e principalmente pela realização de um evento único, que saia do comum e busque estimular as sensações do participante. Para conquistar este mercado, Juan destacou a importância de um planejamento para o destino, a incorporação dos recursos de tecnologias e a busca de uma característica para vender Balneário que realmente a represente e a diferencie.
 O presidente do Convention Bureau, João Francisco Barão, aproveitou o momento para destacar as vocações de Balneário Camboriú e a importância da visão do turismo regional, que tende a fortalecer ainda mais o destino. Para ele, a palavra chave é gestão, passando pela capacitação de toda a cadeia que trabalha com o turismo, além de um trabalho com o próprio morador da cidade, na busca por um destino ainda mais hospitaleiro.
 O vice-presidente de Captação de Eventos do BC Convention, Geninho Góes, discorreu sobre as principais estratégias de captação de eventos, que em sua maioria, já estão sendo realizadas pela entidade, como a importância de um material de qualidade para vender a cidade, criação de um calendário de eventos unificado e atualizado, elaboração de um guia de vantagens, busca pelos embaixadores e aspectos como a criação de uma campanha de cordialidade e um plano para melhorias na infraestrutura.
 Um dos pontos altos do evento foi o painel, que reuniu o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, o secretário adjunto de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Francisco dos Anjos, e o secretário de turismo de Balneário Camboriú, Miro Teixeira.  Vinicius Lummertz também destacou a vocação de Balneário Camboriú, que já traz o conceito de cidade boa para se viver, mas ressaltou a necessidade de estar sempre inovando. “Precisamos estar sempre trazendo novidades para o turista, a exemplo do que Balneário já está fazendo com os cruzeiros, que começarão a atracar na cidade e o próprio Centro de Eventos”. O presidente ainda lembrou a questão política. “Não conseguimos transformar o turismo em uma plataforma política, o turismo não entra no debate dos governadores, por exemplo. É preciso uma liderança e a união da população para provocar um maior investimento neste segmento” disse.

 O secretário de Turismo de BC destacou a parceria com o Convention na divulgação do destino com o Projeto Visite Balneário Camboriú e Região, que é o mais importante, e trouxe os principais dados da cidade, que é o município mais premiado do Brasil e com o quarto melhor IDH. Francisco dos Anjos, lembrou do fortalecimento de alguns movimentos como a economia criativa, que precisa ser materializada e também atualizou o público com as últimas informações do Centro de Eventos, agora previsto para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.