quinta-feira, 2 de março de 2017

“Cidade Maravilhosa” comemora 452 anos

O Rio de Janeiro está comemorando 452 anos de fundação e nem precisa de muitas apresentações. É a Cidade Maravilhosa do Brasil, da princesinha do Mar (Copacabana) e da Garota de Ipanema. Suas praias mais procuradas estão na orla da zona Sul e no bairro da Barra da Tijuca, zona Oeste. Com 6,5 milhões de moradores, o destino recebe 7 milhões de turistas por ano. Além de suas belas praias, o local atrai tantos visitantes por seus pontos turísticos, como o Cristo Redentor, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.
Internacionalmente conhecida pelas belezas naturais, o Rio de Janeiro, que tem sua paisagem natural tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, continua em festa. No dia marcado pelo início da quaresma, também se comemora os 452 anos de fundação da cidade por Estácio de Sá em 1.565. Além da beleza natural, o Rio reúne monumentos representativos da história brasileira e são parte fundamental da paisagem carioca. Na Praça XV está o Paço Imperial, primeira sede da monarquia, e o Convento do Carmo, onde viveu D. Maria I, a rainha mãe e D. João VI, que governou o Brasil e Portugal, foi coroado. O Dia do Fico de D. Pedro I e a assinatura da Lei Áurea também ocorreram no local. Ainda na margem da Baia da Guanabara, a Ilha Fiscal (Espaço Cultural da Marinha) lembra um castelo de conto de fadas. O prédio de arquitetura neogótica, inaugurado em 1889 pelo imperador D. Pedro II, como posto aduaneiro, teria sido palco do último baile da Coroa seis dias antes da proclamação da República e da queda da Monarquia naquele ano. A Quinta da Boa Vista é outro palácio real cercado de jardins e lagos voltados para a paisagem verde do Rio de Janeiro. O palácio de estilo neoclássico, abriga o antigo Museu Real do Brasil com exposições de arqueologia, antropologia, zoologia, geologia, etnologia e paleontologia.

O Rio de Janeiro é cheio de atrações noturnas. A área mais famosa para curtir a noite é a Lapa, com seus diversos bares e boates que tocam, principalmente, samba. Há, ainda, atrações noturnas espalhadas pelas zonas sul e oeste. Nos meses que precedem o Carnaval, também dá para participar dos ensaios das escolas de samba em suas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.