terça-feira, 7 de março de 2017

Turismo em SC precisa ser repensado, diz Walendowsky

Para o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, há uma necessidade urgente de repensar o turismo no Estado. Se os turistas não estão vindo como se gostaria, diz, é preciso entender o porquê. Para Walendowsky, há um conjunto de fatores.
“Os aeroportos são ruins, as rodovias são ruins e, além disso, somos um destino caro. Os restaurantes são caros. Ainda por cima, os empresários aqui ficam esperando o turista vir, enquanto hoje você tem que ir até o turista, investir em publicidade”, afirma.
Ele também reitera que, com a internet, o turista pesquisa muito antes de decidir para onde vai, e uma das coisas que procura saber é se há novidade no destino:
“O Beto Carreiro mantém um público alto porque sempre tem atrações novas.Quando Florianópolis veio com os beach clubs isso era uma novidade no país. De lá pra cá, o que a cidade apresentou de novo? O Rio de Janeiro tem três museus novos por exemplo”, diz Walendowsky.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Raphael Dabdab, concorda que é preciso haver um esforço para melhorar a atratividade em Santa Catarina. Sobre o custo dos restaurantes, ele aponta o alto preço da cesta básica da Capital - a segunda mais cara do país conforme o Dieese -, o valor dos alugueis e da mão de obra. Segundo ele, o piso salarial dos garçons na Capital, de R$ 1235, é um dos mais elevados do  Brasil.

“Além de o poder aquisitivo das pessoas ter reduzido, o custo dos restaurantes aumentou. Nosso ICMS quase dobrou e o imposto sobre bebidas também aumentou. No começo do ano passado, 30% dos restaurantes no litoral do Estado estavam com prejuízo. No final do ano eram 40%”, afirma Dabdab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.