terça-feira, 28 de março de 2017

Florianópolis, 344 anos de magia

Conhecida como a “ilha da magia”, Florianópolis celebra nesta quinta-feira (23) seus 344 anos com muita festa. Apresentações de artistas locais (manezinhos) e cantores nacionais, no Trapiche da Avenida Beira-mar Norte, estão entre os atrativos culturais da festa em homenagem à capital catarinense. A programação de comemoração foi iniciada no último sábado (18) e só termina na segunda-feira (26). Além da ilha de Santa Catarina, a capital ocupa parte do continente, incorporada à cidade em 1927 com a construção da ponte pênsil Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis.
O turismo em Florianópolis é rico em atrativos históricos, culturais e naturais, com mais de 40 praias. Entre as mais badaladas estão Jurerê, Canasvieiras, Ingleses, Mole e Joaquina, cenário de campeonatos nacionais e internacionais de surf. A atividade turística contribui para a economia local o ano inteiro.
A movimentação da cidade é intensa, notadamente no verão, com a chegada de estrangeiros, principalmente argentinos, além de gaúchos e turistas das demais regiões do Brasil. A ilha é recortada com várias enseadas, pontas, ilhas, baías e lagoas. Os bairros ficam entre as montanhas, lagoas, manguezais, dunas e praias e são interligados por rodovias sinuosas.

Os cenários entre um atrativo e outro são paradisíacos, como a famosa Lagoa da Conceição, no centro da ilha. Nos arredores da lagoa, se destacam as rendas de bilro, de tradição açoriana. No Centro Histórico, estão atrativos importantes como a Catedral de Nossa Senhora do Desterro (nome original da cidade), a Figueira Centenária da Praça XV de Novembro, o Museu Cruz e Sousa (antigo palácio do governo), o Teatro Álvaro de Carvalho, a Alfândega e o Mercado Público. Apesar das construções modernas, a paisagem urbana ainda mantém o aspecto colonial. Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha estão entre os bairros mais preservados, onde predomina a pesca artesanal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.