quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Barra Velha prepara a Festa Nacional do Pirão

Versátil e acessível, há anos o pirão é prato comum no Brasil, principalmente no Sul do país. Por contar com uma base simples, da soma de farinha, água quente e mãos habilidosas, se tornou prático para muitas famílias. Além disso, seu sabor leve permite a mistura com infinitos molhos, sendo os mais tradicionais de peixes e carnes. A iguaria é tão típica no litoral norte de Santa Catarina que ganhou um evento em sua homenagem: a Festa Nacional do Pirão, em Barra Velha. A 21ª edição será realizada entre os dias 6 e 10 de setembro oferecendo mais de 10 opções do prato.
No cardápio estão confirmados pirão de peixe frito, linguiça, camarão, caldo de galinha e caldo de peixe. O visitante poderá encontrar ainda opções diferenciadas como pirão acompanhado com miúdo de boi ou de porco, dobradinha ensopada e ovo frito. E os turistas poderão degustar também o prato típico do litoral sul do Brasil, o pirão “Cambira”, que é feito com o peixe defumado. O nome vem do cipó “Cambira” muito abundante nas regiões próximas ao mar, que era utilizado no século passado como suporte para o pescado que era exposto ao sol.

O historiador Cacá Fagundes explica que o pirão se tornou típico no litoral de Santa Catarina após a chegada dos açorianos, responsáveis pela colonização de parte da região. Eles trouxeram a experiência no refino da farinha e aliaram o conhecimento aos índios que já lidavam com a mandioca. Com isso, passaram a produzir uma farinha ainda mais fina que as comercializadas em outras regiões do Brasil. O educador relembra que os açorianos também estimularam a forte tradição pesqueira, tornando o caldo do peixe um dos principais molhos do até então chamado ‘pirão de água’. “Barra Velha, é uma das cidades que possuem maior relação histórica e cultural com pirão de farinha de mandioca. Foi um dos maiores exportadores de farinha nos séculos passados e por isso nada mais justo do que este município ser sede da festa nacional em homenagem ao prato”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.