sexta-feira, 27 de julho de 2018

O turismo como indutor da economia


A 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros - Encatho & Exprotel, realizada em Florianópolis (SC), foi palco na manhã da última quinta-feira (26) do 3º Seminário de Secretários Municipais e Trade Turístico de Santa Catarina. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, participou do debate que teve como tema “Pesquisa, inovação e promoção do ambiente de negócios”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Indústria Hoteleira de Santa Catarina (ABIH-SC).
O ministro defendeu a melhoria do ambiente de negócios no país para ampliar a atração de investimentos e desenvolver a indústria brasileira de Viagens e Turismo de maneira sustentável. “Temos a maior diferença entre o nosso potencial turístico e o realizado. Um exemplo disso é que somos o 1º país em atrativos naturais, mas o 126º no quesito priorização do governo para o turismo, segundo o Fórum Econômico Mundial. Precisamos reverter esse cenário”, avaliou.
Lummertz reforçou a importância da mudança do pensamento estratégico em Turismo para alcançar resultados de magnitude na economia. “O turismo precisa ser encarado como agente indutor da economia e não ao contrário. O tempo do ‘a economia vai bem, então o turismo pode se desenvolver’ deve ser invertido. Chegou a vez de o turismo desenvolvido fazer a economia ir bem. Essa fórmula está sendo praticada pela França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e tantos outros”, disse o ministro. Ele também apresentou aos participantes o Prodetur + Turismo, linha de crédito do BNDES que disponibiliza R$ 5 bilhões para gestores públicos e empresários interessados em investir no setor.
A hotelaria está entre as principais atividades econômicas impactadas pelo turismo. É responsável por 350 mil empregos formais e 1,5 milhão de postos de trabalho indiretos no país. E o setor está otimista com o cenário econômico. Pesquisa recente do Ministério do Turismo com 664 empreendimentos de todos os portes apontou que 64,2% dos entrevistados manifestaram a possibilidade de realizarem investimentos nos próximos meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.