sexta-feira, 22 de abril de 2016

Costa Verde & Mar faz pesquisa entre turistas

As praias, a infraestrutura, a gastronomia e os museus foram itens de destaque da nova Pesquisa de Demanda Turística, realizada em parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) e seus nove municípios, entre os quais estão Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Ilhota, Itajaí, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O estudo reforça os caminhos utilizados para a profissionalização turística local e regional, com base no interesse do visitante. Houve importante crescimento de satisfação em relação à pesquisa anterior, realizada em 2012. Nesta edição foram ouvidas 3.138 pessoas, em três diferentes fases, entre 28 de dezembro do ano passado e 12 de fevereiro deste ano. O erro amostral é de cinco pontos percentuais e com 95% de nível de confiança. A amostra mínima por município foi de 382 entrevistas.
O perfil do turista é de família com quatro pessoas (50%), casados (67%), com leve maioria masculina (54%) e como principal motivação as férias. De todos os entrevistados, 98% disseram voltar à região, mesmo índice daqueles que recomendariam a visita para outras pessoas. Também foram identificados visitantes estrangeiros, além daqueles já reconhecidos do Mercosul, como os argentinos, paraguaios e uruguaios. Segundo a amostragem, os alemães representam 4,5% dos entrevistados, assim como os americanos respondem por 4%. Em menor proporção, também foram identificados turistas originários da África do Sul, Canadá, Cingapura, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça.

O gasto médio do turista pesquisado foi de R$ 321 por dia, para o grupo de quatro pessoas (em média) bem como a renda salarial cuja maior fatia é de 38% entre aqueles que recebem entre quatro e 10 salários mínimos. “Esses números revelam um aumento tanto na renda familiar quanto no gasto, revelando que a região tem atraído cada vez mais turistas com poder aquisitivo maior”, revela o presidente do colegiado de Secretários de Turismo da AMFRI, Sérgio Schultz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.