sexta-feira, 8 de abril de 2016

Mercosul cria estratégia integrada para atrair turistas

Os Ministros de Turismo do Mercosul decidiram, por consenso, promover o bloco de forma integrada em mercados distantes. Os participantes da 17ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul discutiram também a criação de uma marca única para o Mercosul e a implementação de medidas que facilitem a circulação dos viajantes internacionais pelos países do bloco. O documento-síntese do encontro realizado na íltima quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai, aponta a Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 como uma importante plataforma para mostrar ao mundo os destinos da América do Sul.
“Os Jogos Olímpicos são uma vitrine privilegiada para a divulgação dos destinos turísticos do Mercosul”, afirmou o representante do Ministério do Turismo, Acir Pimenta. “O ganho com os megaeventos é incalculável. E isso ocorre, justamente, porque os grandes eventos ajudam a aumentar e a reforçar a visibilidade de qualquer País em escala global”, completou o presidente da Embratur, Gilson Lira.
Os representantes do turismo brasileiro aproveitaram a oportunidade para convidar os ministros do bloco a visitarem o Brasil no megaevento, que contará com a participação de 206 países, 25 mil profissionais de comunicação e cerca de 500 mil turistas internacionais. De acordo com estimativas do Comitê Olímpico Internacional, aproximadamente 5 bilhões de telespectadores em todo mundo assistirão aos jogos. Neste sentido, apresentaram um texto referente a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve o apoio de todos os ministros presentes referente à reunião.
Na discussão sobre a facilitação para o turismo no Mercosul, entraram em pauta a flexibilização das barreiras físicas e a repactuação das exigências consulares. Uma das propostas é garantir ao turista internacional, que possua visto de um dos países do Mercosul, o trânsito livre nas demais nações do bloco. Entre os países de mercados distantes que poderão receber a promoção integrada do Mercosul estão a China, Coréia do Sul, Singapura, Nova Zelândia e Austrália.
O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, estava entre os participantes do encontro. “Nós apoiamos os Jogos Olímpicos pois será um importante evento para o continente. Sendo ainda importante para as relações bilaterais entro os dois países”, enfatizou. Os argentinos são os turistas que mais visitam o Brasil. Em 2014, conforme dados do Ministério do Turismo, mais de 1,7 milhão estiveram no País.

País-sede do encontro dos ministros, o Uruguai, ocupa a 6ª posição no ranking de visitantes da América do Sul, com mais de 223 mil turistas. A próxima reunião acontecerá na Venezuela, ainda com data a ser marcada.

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