sexta-feira, 29 de abril de 2016

Turismo gerou 7,2 milhões de novos empregos

O setor de viagens e turismo gerou 7,2 milhões de novos empregos em todo o mundo no ano passado. O dado é do informe anual de Impacto Econômico 2016 elaborado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC). O setor contribuiu com 9,8% do avanço do PIB mundial.
“Apesar das incertezas na economia internacional e dos desafios específicos para o setor de viagem e turismo, no ano passado o setor cresceu 3,7% e aportou 9,8% ao crescimento do PIB global”, sublinha o presidente e diretor executivo do WTTC, David Scowsill.
Scowsill explica também que a indústria turística “concentrou um total de 284 milhões de empregos em 2015, com um aumento de 7,2 milhões. Isso significa que, entre empregos diretos e indiretos, atualmente representa um de cada 11 postos de trabalho do planeta”.
A contribuição direta do turismo ao PIB foi superior ao crescimento da economia nacional em 127 dos 184 países analisados pelo estudo.
Deste modo, Scowsill destaca que “o setor de viagem e turismo demonstra mais uma vez sua força. Ataques terroristas, epidemias, instabilidade cambial e problemas geopolíticos afetam o setor em escala nacional e regional, mas seu rendimento segue sendo robusto”.

Os países nos quais o turismo superou com mais clareza a economia em seu conjunto em 2015 foram a Islândia, Japão, México, Nova Zelândia, Catar, Arábia Saudita, Tailândia e Uganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.