sábado, 13 de maio de 2017

Peruíbe, uma pérola no litoral paulista

Conhecida como "Terra de Eterna Juventude", Peruíbe é uma das mais belas cidades da Costa da Mata Atlântica, no litoral paulista.
Com uma população estimada em 60 mil habitantes, o município reúne lindas praias, cachoeiras, rios e uma natureza inigualável, que nos presenteou com um produto mineral riquíssimo em propriedades medicinais: a conhecida Lama Negra de Peruíbe, que oferece saúde e beleza.
Por ter parte de sua área dentro da Estação Ecológica Juréia-Itatins, reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade, é considerada o Portal da Juréia.
Conta com excelente infraestrutura e grande potencial turístico, integrando o ecoturismo e o progresso, proporcionando aos turistas e veranistas momentos agradáveis de lazer, descontração, cultura, descanso e muita qualidade de vida, tornando sua passagem por Peruíbe inesquecível.
No verão, Peruíbe atinge sua plenitude: veranistas superlotam os hotéis, casas, praias, restaurantes, praças, shoppings, desfrutando intensamente a beleza local.
“Peruíbe” é um vocábulo indígena que significa “no rio dos tubarões”, pela junção dos termos tupis iperu (tubarão), ‘y (rio) e pe (em) . Consta, porém, em alguns documentos, que esse nome estaria associado ao modo como José de Anchieta se referia ao lugar, chamando-o de “Tapirema do Peru”, por suas semelhanças com a região peruana, onde os jesuítas haviam enfrentado dificuldades no exercício da catequese.
Peruíbe é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de “estância balneária”, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Peruíbe tem praias para todos os gostos, algumas tranquilas e ótimas para banhistas e famílias, outras excelentes para o surf. O centro tem uma orla com muitas atrações: ciclovia e calçadão com belos jardins e quiosques.

Tem movimento tanto durante o dia como à noite, pela boa iluminação. A cidade oferece ainda muitos passeios como aquário, feira de artesanato, ruínas históricas, museu arqueológico, uma rica gastronomia e ecoturismo pela Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.